Comecei a jogar o BotW, primeira vez que compro um jogo duas vezes*
Na minha opinião, valeu a penas esperar tanto tempo por esse jogo.
Primeiramente, não é perfeito.
Ainda estou no começo, sequer enfrentei uma das bestas divinas mas está bem claro que a história deixa a desejar, em parte eu culpo a ausência de linearidade, nunca fui fã de mundo 100% aberto, uma estrutura semi-linear como é feita nos demais Zeldas em 3D permite desenvolver melhor a história sem engessar o jogador num determinado caminho.
Sentindo falta do Hookshot, (único spoiler que fui atrás) em todo Zelda eu não vejo a hora de adquirí-lo ou o item que se faz de substituto, entendo que atrapalharia um pouco o senso de exploração e desafio (Como provavelmente sentiram aqueles que jogaram Xenoblade X e correram pra adquirir o robô) mas poderia ser um item adquirível no pós game.
Fora esses dois pontos e o aparente número limitado de dungeons "de verdade" (embora alguns dos shrines que completei sejam bem interessantes) não tenho do que reclamar.
Estou curtindo todas os aspectos que achei que não iria gostar, como equipamentos quebradiços, cozinhar, não estar usando a famosa túnica por todo o jogo e alguns outros.
É um dos poucos jogos para um jogador que está conseguindo me deixar engajado por tanto tempo, mesmo sem progredir na história, e que a mera transposição de parte do terreno é suficiente pra ter uma sensação de conquista (outro foi o Xenoblade Chronicles X), sempre tem algo novo a ser descoberto ou catalogado, além de belíssimo, mesmo com as limitações do Wii U. É um mundo que dá gosto de explorá-lo.
Outro aspecto que considero positivo e que as mecânicas parecem confluir pra ressaltar esse sentimento, é a fragilidade do Link. É notório que ele é apenas um ser humano comum (Hylian) , não é resistente às intempéries, não é imbatível e nem toda batalha vale a pena ser lutada, não é um Deus, é só um Hylian com uma missão, bastante coragem e um tablet mágico.
Cabe ao jogador decidir se vale a pena tentar forçar uma travessia se não tiver preparado o alimento correto ou obtido a vestimenta adequada, se vai enfrentar um grupo de monstros ou preservar o equipamento para não ter que decidir o combate desgastando uma das armas raras que você está resguardando para uma ocasião especial. Ironicamente as limitações do sistema forçam você a ampliar seu leque de opções ao invés de se confortar com o básico.
Estou jogando sem qualquer guia e evitando as threads e entrar em sites de games. Vou voltar pro jogo porque outro desse vai levar pelo menos uns 5/7 anos.
*Não iria aguentar a demora dos correios, minhas encomendas internacionais não estão chegando com menos de 3 meses e não estava com paciência para tentar destravar o Wii U e encontrar a versão correta do jogo.