Bom, eu não vou ficar de debate já que não é algo que eu realmente acredite pra valer. Também não gosto de arma e acho que esse papo de que o "cidadão de bem" faz bom uso dela uma besteira. Eu sei que se eu tivesse arma em casa, ao invés de tentativas de suicídio falhas, eu provavelmente teria cometido uma que deu certo. E das vezes que fui assaltado, não vejo como uma arma faria qualquer coisa senão dar uma arma na mão de quem me assaltou.
Dito tudo isso, o princípio de que proibir não funciona me parece sólido. Acho que violência está mais ligada há muitos outros fatores (principalmente a desigualdade social, mas também fatores sociais difíceis de quantificar; os EUA são uma sociedade "violenta" por exemplo e é difícil apontar o motivo) que cria umas cadeias confusas de causa e efeito.
Muitos desses países europeus que a gente toma como modelo pra um monte de coisas possui um tipo de coesão social que simplesmente jamais vai existir nem aqui no Brasil, nem nos EUA, não importa quanto a gente consiga resolver questões de desigualdade e prosperidade. O que é lei lá meio que "bate" exatamente com o que a população pensa, diferente daqui que temos um problema enorme de representatividade em que o congresso é uma espécie de célula isolada.
Isso pra dizer que lá a proibição funciona porque não há um interesse sincero por parte da população em adquirir armas mesmo assim. Mas isso também é especulação, claro.
Mas por via de ceticismo, eu tomei a decisão de apoiar a liberdade e a educação (o que não significa necessariamente política pública de conscientização tanto quanto eu e você saindo por aí defendendo ideias) ao invés de legislação.
Minha pegada atual é deslegislar a sociedade.
-
Mas mais sinceramente, esse caso do menino tatuado me fez querer sair desse país de vez. Sei lá. O número de gente no meu facebook comemorando a tortura é muito pra mim. É o tipo de coisa que mata a fé em todo esse trabalho de discutir política, estudar o assunto, debater ,etc.
Um país com um bando de animal que acha certo torturar um moleque por ter tentado roubar uma bicicleta não tem muito futuro ou esperança de qualquer coisa. Se falta esse mínimo de civilização, esquece falar em se desenvolver em qualquer outra coisa como economia, ciência, mercado, o que for. É uma terra fadada à bestialidade dos violentos.