Pois é. O sistema serve justamente pra isso, pra filtrar todos que queiram realmente trabalhar e deixar entrar só os que se corromperem pra colaborar com o esquemão. Isso que tá aí não começou agora, não começou na ditadura e nem na época do Império, e surpreende a exatamente ninguém porque é algo que todo mundo já sabia que ocorria, só não tinha o "batom na cueca" pra comprovar, como o Boechat costuma dizer. É triste, TODO MUNDO SABE que esses esquemas rolam a torto e a direito mas ninguém era investigado a fundo e muito menos preso. (E continua não sendo preso, aliás)
"Ah, acompanhe a rotina do político que você elegeu ou pretende eleger, veja o que ele está fazendo", OK, mas como eu tenho acesso ao que eu NÃO posso ver? Como ter garantias de que aquilo é TUDO que ele está fazendo?
Essas coisas são filtradas ao máximo, imagem pública é uma coisa construída e eles só vão mostrar o que lhes convier. Efetivamente não tem como você olhar pra cara de um ser desses e dizer se ele já fez merda ou não, mesmo que não seja um dos 1829 mamadores da JBS.
Cobrar? Beleza, mas como vou cobrar? Mandando email? Vai pra lixeira. Ligando? Duvido que consiga falar diretamente com ele. Ir até o gabinete do sujeito nem se fala, quando alguém vai é uma notícia por si só. Quase nunca vejo um Zé das couves entrando no gabinete de um deputado pra cobrar algo.
A classe política brasileira é algo que se separou completamente do povo, é uma república dentro da república. Como se o Brasil tivesse seu próprio Lesoto.