Pergunta, eu não pratico meu Português muito porque não tenho com quem falar aqui no Canada(falar eu consigo, escrever...), então eu estava pensando em ler uns livros de autores Brasileiros para melhorar isso um pouco...alguma sugestão de autores?
Para ser honesto não posto muito aqui no BrazilGAF porque fico com medo da minha gramatica estar muito ruim haha. O que me lembra bem quando eu me mudei para o Canada e tinha medo de falar Inglês...irônico, isso haha.
Olha, no geral a internet em portugues está lotada de gente que escreve com vários problemas de gramática, mas isso não é um problema, o mais importante é conseguir passar a mensagem, não se preocupe muito. E claro que é sempre melhor escrever de forma certa, mas a gente só melhora nas habilidades linguísticas quando treina elas, então eu recomendaria tentar escrever o máximo enquanto você ainda tem uma noção melhor, porque se deixar passar mais tempo sem usar português aí que a gramática e o vocabulário vão enferrujando.
Sobre os livros você também pode treinar com traduções, uma das melhores dicas que eu recebi quando comecei a aprender outras línguas além do inglês é reler livros conhecidos e de certa forma ela ainda me ajuda a manter as que aprendi. Então por exemplo, você pode tentar reler Harry Potter, só que agora em português, a maior vantagem é que como você conhece a história e vai lembrando dela a medida que lê, com isso você consegue focar no modo como se escreve e quais as palavras mais usuais.
Pra ser justo, "livro de vestibular" é muito bom. Nossa literatura canônica é excelente.
Livro de vestibular é ótimo, desde que você não esteja lendo ele pro vestibular. Uma coisa que percebi é que eu comecei a gostar muito mais da literatura clássica brasileira quando eu não era mais obrigado a ler os livros para fazer uma prova.
O foda que mistério eu li mais quando criança... Então só lembro dos infanto juvenis... Os do Pedro Bandeira eram muito bons (pelo menos na época =P) tipo "Droga da Obediência" e "Descanse em Paz, Meu Amor"
E dos livros de vestibular o mais próximo de mistério é o Dom Casmurro, que é legal, mas eu acho o "mistério" tão overrated...
Pior que é a mesma coisa aqui, eu lia muito mais mistério quando era mais novo. Tem também alguns livros do Jô Soares que eram meio policiais, tipo o Xangô de Baker Street e Assassinatos na Academia Brasileira, mas como foram escritos pelo Jô Soares eles acabam sendo mais de comédia.
Dom Casmurro overrated, masoque. É um dos melhores livros de vestibular e aquela adaptação para TV que fizeram, Capitu, também foi muito boa.