• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Muito legal ver o povo casando e etc mas não mentir que isso doi um pouco no meu coração de solteirão eterno que provavelmente irá passar a vida inteira sozinho =p

EDIT: Topo da página.

UOU BRASIL ELIMINADO NOS PÊNALTIS AEEE
 

Shizuka

Member
Muito legal ver o povo casando e etc mas não mentir que isso doi um pouco no meu coração de solteirão eterno que provavelmente irá passar a vida inteira sozinho =p

dWeNZSW.jpg


Sempre teremos o Vita.
 

NSESN

Member
se eu tivesse dinheiro comprava um vita, mas já to tendo que guardar pro meu ps4 ou wiiu(provavelmente ps4, zelda é só ano que vem)
 

Ezalc

Member
than you discover that your friend is a lesbian and use you as a decoy to her parents don't find out

Well that'd be kind of weird given all that's happened already, and the fact that I know she's hooked up with women before, but I wouldn't really mind it either. We were friends for a while before we started hooking up.
 

Platy

Member
http://www.theguardian.com/world/2015/jun/29/brazil-prisons-criminal-responsibility-law-overcrowded
Brazil’s justice minister has described his country’s violent and overcrowded prison system as “terrible” and warned that it will only get worse if congress votes this week to lower the age of criminal responsibility.
[..]
The bill’s sponsor, Laerte Bessa, a congressman from the Partido da República (PR), said: “The law is a good law that will end the sense of impunity in our country.”

The congressman sees this legislation as the first step towards further reductions in the age of criminal responsibility. “In another 20 years we will reduce it to 14, then 12.”
[..]
“One day, we will get to a stage in which we are able to determine whether a child in the womb has criminal tendencies and if it does the mother won’t be allowed to give birth,” he said.

...I am almost starting a thread "Brazilian politician that is probably against abortion wants to arrest fetus"
 

red13th

Member
Conte-nos sua opiniao/experiencia. É um dos possiveis cargos de meu interesse

bom, se vc gosta de mta desgraça, vem para a infância. :p
se bem que pra ser defensor só quem gosta, porque vc só vê miséria e desgraça e injustiça o dia todo. é tanta coisa que é difícil falar resumidamente.
eu sou absolutamente contra a redução porque na Fundação CASA ao menos eles fazem algo pelos adolescentes (depende mto da unidade, nas da comarca onde eu trabalho é tudo bem sério). pensando logicamente, não acho que faça sentido deixar na cadeia (onde não tem absolutamente nada) adolescente que poderia aprender algo de bom na Fundação - a não ser que você pense estritamente em "justiça" como "vingança", daí faz todo o sentido. você vai saciar a sede de vingança de muita gente, suponho eu.
 

Shizuka

Member
Eu acho que a maioria das pessoas que apoiam a redução da maioridade são pessoas que não são da área do Direito. Eu digo, é só ler a PEC que você entende porque um negócio desses é inviável.
 

Meaty

Member
bom, se vc gosta de mta desgraça, vem para a infância. :p
se bem que pra ser defensor só quem gosta, porque vc só vê miséria e desgraça e injustiça o dia todo. é tanta coisa que é difícil falar resumidamente.
eu sou absolutamente contra a redução porque na Fundação CASA ao menos eles fazem algo pelos adolescentes (depende mto da unidade, nas da comarca onde eu trabalho é tudo bem sério). pensando logicamente, não acho que faça sentido deixar na cadeia (onde não tem absolutamente nada) adolescente que poderia aprender algo de bom na Fundação - a não ser que você pense estritamente em "justiça" como "vingança", daí faz todo o sentido. você vai saciar a sede de vingança de muita gente, suponho eu.

É algo que me deixa muito triste. O adolescente que vai ser mandado pra cadeia vai deixar de ser um adolescente bandido, vai virar um adulto bandido. Como se isso fosse melhor pra sociedade.
 

Metra

Member
Não sei... penso que a imputabilidade (ie. característica/condição de quem é capaz de agir com discernimento) não deve ser presumida, mas sim provada.

Atualmente, e até onde eu sei, a idade do indivíduo funciona como um modificador/limitador arbitrário da imputabilidade. Em outras palavras, presume-se que todas pessoas menores de 18 anos têm desenvolvimento mental incompleto e, por isso, não têm consciência/compreensão total de seus atos (e consequências). E é aí onde mora minha pulga: do ponto de vista médico, não é possível avaliar o desenvolvimento mental e, muito menos, atestar incapacidade de discernimento a partir apenas da idade cronológica.

Mas sei lá... acho que a relação idade x imputabilidade deve ser revisada from the ground up (e não apenas modificar/reduzir arbitrariamente a maioridade penal).
 

red13th

Member
Não sei... penso que a imputabilidade (ie. característica/condição de quem é capaz de agir com discernimento) não deve ser presumida, mas sim provada.

Atualmente, e até onde eu sei, a idade do indivíduo funciona como um modificador/limitador arbitrário da imputabilidade. Em outras palavras, presume-se que todas pessoas menores de 18 anos têm desenvolvimento mental incompleto e, por isso, não têm consciência/compreensão total de seus atos (e consequências). E é aí onde mora minha pulga: do ponto de vista médico, não é possível avaliar o desenvolvimento mental e, muito menos, atestar incapacidade de discernimento a partir apenas da idade cronológica.

Mas sei lá... acho que a relação idade x imputabilidade deve ser revisada from the ground up (e não apenas modificar/reduzir arbitrariamente a maioridade penal).

tem que se ter muita fé no sistema de justiça pra acreditar que são capazes de averiguar "discernimento". até porque, na prática, se você for fazer um estudo sério sobre capacidade de autodeterminação/compreensão das consequências dos próprios atos/o que seja, teria que aumentar a maioridade, e não reduzir hehe.
qualquer escolha que seja feita com o caráter de punir vai ser em alguma medida arbitrária. mesmo que seja realizada uma avaliação individual, vai ficar no arbítrio do perito que avaliar, e se ele tiver que pautar por critérios objetivos, a escolha desses critérios vai ser relativamente arbitrária (porque vai ser política), etc.
mas de qualquer modo o direito penal é um sistema totalmente falho e disfuncional, a imputabilidade é apenas um dos aspectos bizarros. na minha opinião, nada se compara por exemplo à função da pena. hehe. acho que é pior de todas as discussões.
 

Metra

Member
tem que se ter muita fé no sistema de justiça pra acreditar que são capazes de averiguar "discernimento". até porque, na prática, se você for fazer um estudo sério sobre capacidade de autodeterminação/compreensão das consequências dos próprios atos/o que seja, teria que aumentar a maioridade, e não reduzir hehe.
qualquer escolha que seja feita com o caráter de punir vai ser em alguma medida arbitrária. mesmo que seja realizada uma avaliação individual, vai ficar no arbítrio do perito que avaliar, e se ele tiver que pautar por critérios objetivos, a escolha desses critérios vai ser relativamente arbitrária (porque vai ser política), etc.
mas de qualquer modo o direito penal é um sistema totalmente falho e disfuncional, a imputabilidade é apenas um dos aspectos bizarros. na minha opinião, nada se compara por exemplo à função da pena. hehe. acho que é pior de todas as discussões.

Pow, a avaliação médica é um procedimento técnico, científico, imparcial e baseado em evidências fundamentadas. Essas evidências são apresentadas ao Juiz, e podem ser questionadas ou, até mesmo, refutadas. Sendo assim, a perícia não é um procedimento político, nem arbitrário. A não ser, é claro, que parta-se do pressuposto de que a maioria dos médicos/peritos é "corrupta" - ou seja, quer julgar (função do Juiz) - ou incompetente.

Além disso, pelos motivos expostos anteriormente, acho que a maioridade penal deve ser discutida de forma abrangente, e não apenas modificar seu valor numérico (reduzir ou aumentar). Para mim, faz muito mais sentido avaliar - a partir de evidências médicas/científicas - a imputabilidade de indivíduos com 17 e 19 anos, por exemplo, do que simplesmente presumí-la, de acordo com um número arbitrário (no caso, 18, mas poderia ser qualquer outro), sem qualquer tipo de fundamentação.
 

red13th

Member
Pow, a avaliação médica é um procedimento técnico, científico, imparcial e baseado em evidências fundamentadas. Essas evidências são apresentadas ao Juiz, e podem ser questionadas ou, até mesmo, refutadas. Sendo assim, a perícia não é um procedimento político, nem arbitrário. A não ser, é claro, que parta-se do pressuposto de que a maioria dos médicos/peritos é "corrupta" - ou seja, quer julgar (função do Juiz) - ou incompetente.

ser um procedimento técnico não significa que seja isento ou imparcial (na verdade, a imparcialidade é quase que um ideal). a mera escolha das "evidências" que serão apresentadas é uma decisão política, seja estritamente política, se a lei determinar quais seriam essas evidências, seja genéricamente política, se vc der esse arbítrio absurdo ao perito - então, no aspecto de legitimidade, acho que não mudaria muita coisa. além disso, ser apresentado ao juiz é a MENOR maneira de ser imparcial, como eu disse, é preciso ter muita fé (para não falar outra coisa) no sistema de justiça para achar que algo do tipo funcionaria. uma quantidade imensa dos problemas são ou podem ser submetidos ao Judiciário, se só o fato de haver apreciação judicial de algo funcionasse para fazer "justiça"... sem contar que é irreal pensar que seria uma avaliação técnica submetida ao crivo do juiz - se é estritamente técnico, QUE QUE o juiz tem que falar, já que ele não tem o conhecimento técnico? enfim.
a decisão de submeter todos a uma avaliação individual é política criminal da mesma maneira que a fixação de um critério objetivo (os 18 anos), com a diferença que dá margem a mais abusos, arbítrios e é impraticável porque todas as pessoas presas no país teriam que passar por perícia, que se fosse minimamente séria seria muito demorada, para serem processados criminalmente. é absolutamente inviável.
disclaimer que eu tenho muito pouca (para não dizer nenhuma) confiança na Justiça penal, ainda menos na Justiça da Infância. em minha defesa, eu trabalho com infância faz 8 anos, então não estou falando de algo que desconheço na prática. nesse tema (como em mtos outros), prefiro sempre pensar em adotar a opção menos ruim.
 

Metra

Member
ser um procedimento técnico não significa que seja isento ou imparcial (na verdade, a imparcialidade é quase que um ideal). a mera escolha das "evidências" que serão apresentadas é uma decisão política, seja estritamente política, se a lei determinar quais seriam essas evidências, seja genéricamente política, se vc der esse arbítrio absurdo ao perito - então, no aspecto de legitimidade, acho que não mudaria muita coisa.
Concordo com a primeira frase, mas discordo da segunda. A lei não determina o que é evidência - ela pode apenas classificá-la (ilícita, ilegítima). Agora, a perícia pode (e deve) encontrar as evidências para produzir a prova, pois esta nada mais é do que o elemento demonstrativo do fato - o qual dá ao Juiz a possibilidade de aproximar-se de uma decisão racional e fundamentada (veja que não estou falando em "justiça").

Porém, que fique claro: na perícia, não há "escolha de evidências", nem decisões políticas. A não ser, como eu disse no post anterior, que parta-se do pressuposto de que o médico é corrupto e/ou incompetente. Enquanto eu até concordo com esta premissa (acho que a maioria dos profissionais, em qualquer área, é medíocre; e a corrupção é, sim, um problema extremamente prevalente), ela não deve ser usada para justificar outro problema (na minha opinão), que é a arbitrariedade de um dos principais modificadores de imputabilidade.

além disso, ser apresentado ao juiz é a MENOR maneira de ser imparcial, como eu disse, é preciso ter muita fé (para não falar outra coisa) no sistema de justiça para achar que algo do tipo funcionaria. uma quantidade imensa dos problemas são ou podem ser submetidos ao Judiciário, se só o fato de haver apreciação judicial de algo funcionasse para fazer "justiça"...
Pow, não se trata de ter fé no judiciário. Trata-se de um problema (grave), que precisa ser encarado e resolvido. Ou seja, transformar a inércia - "justificada" pela falta de esperança em um sistema sobrecarregado e quebrado - em ação.

Mas concordo com a última frase desse quote. E digo mais: na minha opinião, o Direito, na prática, não tem relação alguma com "justiça". Esta foi, inclusive, uma das razões que me fez optar por outra área.

sem contar que é irreal pensar que seria uma avaliação técnica submetida ao crivo do juiz - se é estritamente técnico, QUE QUE o juiz tem que falar, já que ele não tem o conhecimento técnico? enfim.
Até onde eu sei, no nosso sistema judiciário, a prova/evidência é avaliada de acordo com o sistema da persuasão racional. Ou seja, o Juiz pode questionar e/ou refutar as provas dos autos, desde que fundamente sua opinião/decisão. Salvo engano, há outros sistemas de apreciação judiciária da prova, onde esta tem valor "absoluto" (acho que o nome é sistema tarifado).

a decisão de submeter todos a uma avaliação individual é política criminal da mesma maneira que a fixação de um critério objetivo (os 18 anos), com a diferença que dá margem a mais abusos, arbítrios e é impraticável porque todas as pessoas presas no país teriam que passar por perícia, que se fosse minimamente séria seria muito demorada, para serem processados criminalmente. é absolutamente inviável.
disclaimer que eu tenho muito pouca (para não dizer nenhuma) confiança na Justiça penal, ainda menos na Justiça da Infância. em minha defesa, eu trabalho com infância faz 8 anos, então não estou falando de algo que desconheço na prática. nesse tema (como em mtos outros), prefiro sempre pensar em adotar a opção menos ruim.
Eu entendo sua opinião, Red. Acredito que seja bem realista. Mas, ao mesmo tempo, penso que um problema não pode justificar o outro. Não deve-se confundir a opção mais fácil, com a "menos ruim". Mas enfim... são apenas meus two cents. Espero que não fique chateado, ou algo do tipo :)
 

red13th

Member
Eu entendo sua opinião, Red. Acredito que seja bem realista. Mas, ao mesmo tempo, penso que um problema não pode justificar o outro. Não deve-se confundir a opção mais fácil, com a "menos ruim". Mas enfim... são apenas meus two cents. Espero que não fique chateado, ou algo do tipo :)

tranquilo. mas, de qualquer maneira, eu discordo de tudo que tente reduzir a maioridade penal porque não acho que seja um "problema" a ser "resolvido", e qualquer "solução" que implique maior responsabilização criminal é muito mais problemática do que manter do jeito que está (que não é ideal, mas por outros motivos, certamente não por causa da idade escolhida para a maioridade penal). e como já tinha dito, seria socialmente ilógico. bom, dependendo da lógica que você se paute. pela lógica que rege atualmente o direito penal, de higienização social e extermínio da pobreza, faz todo o sentido. deixar a cargo de peritos que, de alguma maneira, seriam capazes de aferir a imputabilidade de uma pessoa e que estariam submetidos à justiça (lol) seria só mais uma engrenagem nessa máquina.
 

Shizuka

Member

Passei mal com esse vídeo agora, nunca tinha visto. Obrigado!

Shizuka agora é um "adevogado". Foi aprovado no TCC hoje. :D

Agora só falta pegar a carteira para me tornar um verdadeiro "advogado"! Até lá, aproveitar as férias enquanto não pego meu diploma.

lol parabains.

Parabains Shizuka

Obrigado! Hahahaha!

E foi aprovado AGAINST ALL ODDS!

Nem me fala, acho que acabou ficando melhor para mim no final.
 

Shizuka

Member
parabéns Shizuka! :D

Obrigado! Agora só falta estudar demais e pagar meu pedágio para prestar o concurso que eu quero.

parabéns Shizuka!

Obrigado!

Minha carteira comemora com a nota do Shizuka.

Parabéns!!!

Ainda acho que deveria um prêmio de consolação, um cartão da PSN ou algo assim, já que mesmo assim eu consegui uma baita nota.

Considering the parabains one was posted already. Congratulations!

Thank you! Tenho que assistir os outros vídeos!


Obrigado!


Obrigado, português próprio > original.
 

AsfaeksBR

Member
Ainda acho que deveria um prêmio de consolação, um cartão da PSN ou algo assim, já que mesmo assim eu consegui uma baita nota.

9 é 10, por um acaso?
Não sei o que ensinam em Direito, mas aprendi em Engenharia Elétrica que 9 é 9 e 10 é 10

e que 5.9 não é 6 :'''(
 
Top Bottom