• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Sblargh

Banned
Ele é superficialmente referencial. The dark knight returns é um gibi sobre muitas coisas. Tem a fascinação fascista típica do Frank Miller com respostas violentas para problemas sociais, mas também tem lá sobre como a mídia transforma tudo em espetáculo, sobre como o poder corrompe não necessariamente pela ganância, mas às vezes por sentimentos bons como dever à pátria (é o caso do superman lá).

Colocar pedaços dessa obra num filme sobre assassino obcecado vs alien sem alma gera... Bom, o que gerou.
 

Platy

Member
Todo o rolo da Liga é baseado no novos 52... Recomendo ver o filme Justice League War para entender o
futuro que o flash quer evitar

...MY Nintendo online ! 4 meses de weekly Quest pra pegar um jogo de 3ds =P
 

Sblargh

Banned
Pensei que a referência fosse crisis on the infinite earths, que é quando a DC disse "ao invés de tentar copiar a Marvel aqui e ali, deveríamos apertar o reset para copiar a Marvel por inteiro".
 
Eu estou tentando preencher essa lacuna e ler mais quadrinhos, baixei um app pra isso no celular e to achando bem legal pra algumas coisas que eu não encontro fisicamente. Só que eu leio na horizontal pqp na vertical as letras ficam muito pequenas (e eu tenho um Moto X que é relativamente grande).

Isso é socialmente aceitável ou eu sou tiozão?
 

Shinriji

Member
Eu estou tentando preencher essa lacuna e ler mais quadrinhos, baixei um app pra isso no celular e to achando bem legal pra algumas coisas que eu não encontro fisicamente. Só que eu leio na horizontal pqp na vertical as letras ficam muito pequenas (e eu tenho um Moto X que é relativamente grande).

Isso é socialmente aceitável ou eu sou tiozão?

Ler quadrinhos nunca será socialmente aceitável.
 
Ler quadrinhos nunca será socialmente aceitável.

Pô sei não, mas eu acho que celular na horizontal sofre mais bullying. Eu lembro uns muitos anos atrás que eu tinha um Xperia pequeno e não conseguia nem mandar SMS sem teclar com ele deitado e meus amigos já me chamavam de tiozão.
 

Platy

Member
Pensei que a referência fosse crisis on the infinite earths, que é quando a DC disse "ao invés de tentar copiar a Marvel aqui e ali, deveríamos apertar o reset para copiar a Marvel por inteiro".

Voltar no tempo e chegar antes é referencia a crise, mas todo o futuro é o darkseid controlar o superman do novos 52
 

maouvin

Member
Pô sei não, mas eu acho que celular na horizontal sofre mais bullying. Eu lembro uns muitos anos atrás que eu tinha um Xperia pequeno e não conseguia nem mandar SMS sem teclar com ele deitado e meus amigos já me chamavam de tiozão.

Antes ser chamado de tiozão do que ficar forçando as vistas lendo letrinhas miúdas por teimosia.

"Ah, mas eu dou zoom e fico rolando a página horizontalmente"
Come on.
 
Mangás no celular pq MangaWatcher é a melhor coisa que jesus ja desenvolveu.
Comics tem q ser em tablet ou pc mesmo.


Sei que tô ficando uma nota só com posts de política, mas comaqui tem outros familiares com o homem, o ídolo, a obra...

BBC said:
BBC Brasil - Como avalia a saída do partido?

Roberto Requião - Em primeiro lugar, a saída de um partido do governo é uma coisa normal no sistema democrático. Mas, tudo isso tem que ter um pressuposto: por que vamos sair? O que queremos ao sair? O que propomos para o país? Não vi nada nisso. Vi na mesa o (Eduardo) Cunha, o (Eliseu) Padilha e o (Romero) Jucá comandando uma reunião em que não sei quem votou, porque não havia identificação de eleitores, foi por aclamação. Logo não se pode nem saber se era o PMDB que estava lá.

E não há nenhuma proposta alternativa, pelo contrário. O Jucá é o porta-voz de um documento que se chama Uma Ponte para o Futuro, que é uma espécie de protocolo dos sábios do mercado. É mais radical do que toda a operação fiscal do (ex-ministro da Fazenda) Joaquim Levy, que beneficia o capital especulativo e prejudica duramente o trabalho. É pior do que o que se propôs para Grécia, Itália, Portugal e Espanha. Mas esse documento não é do partido.

BBC Brasil - Ele não pode ser considerado uma proposta?

Roberto Requião - Claro que não. Não tem proposta. Esse documento foi levado a uma reunião nacional da Fundação Pedroso Horta (órgão de formulação política do PMDB) e foi rejeitado. Nem puseram em votação porque havia uma rejeição absoluta da base partidária.

Não entendo o que significa sair do governo. Por quê? Para quê? Propondo o quê? Digo isso com conforto, porque me manifesto contra a política econômica do governo desde o primeiro dia.
=/=/=/=/=/=/=/=
BBC Brasil - O senhor falou em ameaça à democracia. Acha que os caminhos que estamos percorrendo na política arriscam o sistema democrático?

Roberto Requião - (Os caminhos) são imprevisíveis. Há uma campanha amplíssima de desmoralização, em parte merecida, da política e dos políticos. Isso pode abrir espaço para vir um super-herói, dependendo das circunstâncias, da direita ou da esquerda.

BBC Brasil - Quem seria esse super-herói?

Roberto Requião - Pode vir um Bolsonaro, um general salvador. Por isso prefiro que as coisas sejam resolvidas dentro do processo democrático. Sérgio Moro, por exemplo. Achava um sujeito extraordinário no começo do seu trabalho, mas extrapolou os limites do direito.

Sem o trabalho dele e dos procuradores, nós não saberíamos de nada. Só que são juízes e não percebem a utilização de seus exageros para a dominação do capital financeiro sobre o país. Eles estão sendo instrumentalizados e (ficam) satisfeitíssimos pela própria vaidade. Agora, o trabalho deles é muito bonito.

BBC Brasil - Mas é questionável?

Roberto Requião - Porque está atropelando espaços do garantismo jurídico. Acho que o Moro é quem menos acredita na Justiça no Brasil. Porque ele provoca esses vazamentos para pressionar o Supremo Tribunal Federal. Mas Moro tem que ver o que aconteceu primeiro com Weimar (república estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial), que, num esforço moralizante, só punia os progressistas e a esquerda. E deu margem para o surgimento do Hitler. O que aconteceu na Itália quando surge o Berlusconi. Quer dizer, estão embalados pela sua visão paladina e estão abrindo espaço para a direita brasileira.

Não quero que parem. Mas não podem passar do limite legal.

Na real, é uma entrevista consideravelmente longa e absolutamente fascinante.

the zuera never ends said:
BBC Brasil - O senhor pensa em desfiliar-se?

Roberto Requião - Eu não! Acho que a briga é dentro do partido. Sou uma frente de resistência, desde que nasci. Não tenho outras opções melhores. Você não propõe que eu vá para o PT, né?
 

Massa

Member
Mangás no celular pq MangaWatcher é a melhor coisa que jesus ja desenvolveu.
Comics tem q ser em tablet ou pc mesmo.


Sei que tô ficando uma nota só com posts de política, mas comaqui tem outros familiares com o homem, o ídolo, a obra...



Na real, é uma entrevista consideravelmente longa e absolutamente fascinante.

Não li a entrevista, mas esse trecho que você citou me parece mais do mesmo da propaganda governista, já vimos isso aí várias vezes na boca de outras pessoas.

Fascinante mesmo é a entrevista do Jefferson no Estadão.
 
O aspecto fascinante da entrevista vem de ser o Requião que está falando. O resto vem de ser uma oportunidade de olhar dentro de alguem que está e sempre esteve intimamente ligado a o partido que acabou de desembarcar. Mas se tu leu ele falando da Ponte para o Futuro de uma perspectiva interna do PMDB e achou que só esta repetindo discurso governista... bem, nem perca tempo lendo o resto. Não trará nada inusitado para ti.


Eu tinha lido essa entrevista do Jefferson hoje cedo. Desde que rodou, sempre tem feito essas explosivas.

Ri alto quando ele falou issaqui, tho

O Estadão: O PTB vai fazer parte do governo?

Jefferson: O PTB não é de gente oferecida.

A parte referente a conselho de ética e cpi também é uma antiga verdade. Só pódio.
 
Antes ser chamado de tiozão do que ficar forçando as vistas lendo letrinhas miúdas por teimosia.

"Ah, mas eu dou zoom e fico rolando a página horizontalmente"
Come on.

Bom, eu não posso argumentar com essa lógica e isso me convenceu de vez, aceitei minha tiozãonice e vou ler de boa com o celular na horizontal. Até eu comprar um tablet pelo menos (o que provavelmente vai ser nunca, todas as vezes que eu fucei num tablet eu não vi muita graça).
 

Platy

Member
...o WiiU ainda não tem eshop brasileiro né ?

F3drRLH.png


e ai ?
 

Tiu Neo

Member
Mangás no celular pq MangaWatcher é a melhor coisa que jesus ja desenvolveu.
Comics tem q ser em tablet ou pc mesmo.


Sei que tô ficando uma nota só com posts de política, mas comaqui tem outros familiares com o homem, o ídolo, a obra...



Na real, é uma entrevista consideravelmente longa e absolutamente fascinante.

Não gosto do Requião, mas muito do que ele falou aí é bem verdade.

Uma coisa que sempre me intrigou é o tal do "Uma Ponte para o Futuro". Não sei se esse é o remédio amargo que vamos precisar para nos recuperarmos, mas, se tem uma coisa que me deu *um pouco* de esperança num possível governo do PMDB é esse plano.

Pelo que ele falou, é algo... não tão bom? Não sei, o Requião sempre puxou pro lado governista, é dificil de saber o quanto isso é verdade, exagero ou ameaça. Por exemplo, aumento de taxas seria algo ruim, pra um pais que já cobra demais. Mudanças em lei trabalhista a favor de quem contrata, dependendo do que for, pode parecer ruim, mas acabar tendo efeitos positivos. É complicado.
 

Sblargh

Banned
O triste é que ainda acho que a melhor coisa para lidar com a crise teria sido o PT manter apoio à Dilma desde o primeiro dia, ela admitir a crise e então fazer... Qualquer coisa.

Posso estar interpretando errado a história recente. Mas parece que veio a crise, o PT decidiu deixar a Dilma engolir a inevitável falta de popularidade que acontece à todo governante em época de crise para que o candidato de 2018 possa dizer "a Dilma se isolou, ela é arbitrária, não ouve ninguém, não se comunica com o partido, não tenho nada a ver com ela" que é o que era comum de se ouvir de políticos do PT antes da lava-jato ganhar essa notoriedade.
Então veio a lava-jato e todo mundo começou a correr por aí em pânico feito galinha sem cabeça, o que culminou na pior de todas as decisões possíveis quando a Dilma tentou transferir a própria presidência para um velho rico amigo das empreiteiras.

Eu queria uma realidade alternativa onde o PT lidou com essa crise sem ter tomado uma decisão política errada atrás da outra, seja lá qual fosse o plano econômico de escolha.
 
Pra mim o grande erro do governo foi nomear o Lula como ministro. Foi num momento indelicado e com toda certeza sem isso, não teria tido toda essa comoção pelo impeachment. Se ele de fato assumir o ministério na quinta-feira como prometeu, de quebra ainda vai abalar de vez a confiança popular no Supremo.

Engraçado como provavelmente o presidente mais popular da história do país rapidamente se transforma nesse tipo de personagem né.
 

Sblargh

Banned
O Lula criou um espírito de governo que não deve ser esquecido. Uma espécie de social democracia com uma bela dose de pragmatismo e sem a habitual retórica "é tudo culpa dos Estados Unidos" que acontece em outros governos de esquerda da América Latina. Vá lá, às vezes irrita o quanto o PT é pragmático, fica parecendo que governa pela governança, mas num geral democracia é isso mesmo. O governo Lula foi uma aula de democracia pra esse país mesmo com esses esquemas de corrupção correndo no segundo plano.

Hoje o Lula é só outro político corrupto sacrificando o que quer que seja em prol do apartamento na praia dele. Poderia ter ido pra história como um exemplo. Ele deliberadamente escolheu ir pra histórico como só mais um panaca desonesto se afogando em dinheiro devido a injustiça do mundo.

E agora ele vai tentar mais uma vez usurpar o poder. E cada vez que faz uma idiotice dessa, enfraquece todas as instituições envolvidas. Todo mundo usando a palavra "golpe" enquanto realizando ações que deixam a República tão enfraquecida que um golpe realmente se torna uma possibilidade. Isso se é que tem alguém interessado em tentar controlar essa bagunça.

A imprensa livre é golpista, a câmara eleita democraticamente é golpista, as pessoas indo às ruas protestarem são golpistas, o judiciário é golpista, eu sou golpista, você é golpista, todo mundo é golpista. Basta suspeitar de um crime do PT para ser golpista. Só o executivo que é democrático. Se a lógica disso não é, portanto, dissolver todo o resto em nome da democracia, eu sei lá qual é exatamente o plano à longo prazo do PT.

Arrasta todas as instituições pra lama e governa sem base no senado, nem na câmara, nem com aprovação da população, nem apoio das indústrias, nem da mídia. Não é um governo capaz de ser pragmático, pois falta aliados, não pode ser populista, pois falta meios (materiais e marketing) para se tornar popular. Afinal, pra quê o PT sequer quer continuar governando numa conjuntura dessa?
 
...o WiiU ainda não tem eshop brasileiro né ?

F3drRLH.png


e ai ?

Boa pergunta. Não fiz o teste depois que entrei no MyNintendo.

Quando a minha pergunta se o código do Hyrule Warriors Legends da eShop BR funciona no Wii U. Comprei hoje e fiz o teste. Sim funciona <3.

E ganhei 40 moedas douradas.
 

Feep

Banned
I apologize to any of the lovely human beings here for semi-taking-advantage of your brilliant faces. But I am sad and need halp ; ;

My game (There Came an Echo) is currently in certification for PlayStation 4 and we actually need *one line* redone...it's a line that tells the player how to move the camera. On the PC, it involved the mouse, of course. But on PS4...

If someone could translate this into (Brazilian) Portuguese, I would be very thankful

<3<3<3

"Go ahead and move the camera by moving the left thumbstick. You can also zoom in and out with the right thumbstick!"
 

KarasuEXE

Member
I apologize to any of the lovely human beings here for semi-taking-advantage of your brilliant faces. But I am sad and need halp ; ;

My game (There Came an Echo) is currently in certification for PlayStation 4 and we actually need *one line* redone...it's a line that tells the player how to move the camera. On the PC, it involved the mouse, of course. But on PS4...

If someone could translate this into (Brazilian) Portuguese, I would be very thankful

<3<3<3

"Go ahead and move the camera by moving the left thumbstick. You can also zoom in and out with the right thumbstick!"

"Vá em frente e mova a câmera movendo o analógico esquerdo. Você também pode aumentar ou diminuir o zoom com o analógico direito!"

Or something like this. :)

EDIT: Or "direcional" instead of "analógico"? Help me BrGAF, I don't remember the standard for games in PT-BR :p
 

Shizuka

Member
I apologize to any of the lovely human beings here for semi-taking-advantage of your brilliant faces. But I am sad and need halp ; ;

My game (There Came an Echo) is currently in certification for PlayStation 4 and we actually need *one line* redone...it's a line that tells the player how to move the camera. On the PC, it involved the mouse, of course. But on PS4...

If someone could translate this into (Brazilian) Portuguese, I would be very thankful

<3<3<3

"Go ahead and move the camera by moving the left thumbstick. You can also zoom in and out with the right thumbstick!"

"Vá em frente e mova a câmera ao controlar o analógico esquerdo. Você também pode aproximar ou afastar com o analógico direito!"

But I'd wait for another member to see if there's a more correct or nicer way to translate that.
 

Gvitor

Member
I apologize to any of the lovely human beings here for semi-taking-advantage of your brilliant faces. But I am sad and need halp ; ;

My game (There Came an Echo) is currently in certification for PlayStation 4 and we actually need *one line* redone...it's a line that tells the player how to move the camera. On the PC, it involved the mouse, of course. But on PS4...

If someone could translate this into (Brazilian) Portuguese, I would be very thankful

<3<3<3

"Go ahead and move the camera by moving the left thumbstick. You can also zoom in and out with the right thumbstick!"

"Vá em frente e movimente a câmera ao mover o analógico esquerdo. Você também pode ampliar e reduzir o foco com o analógico direito!"

We don't really have proper words for "zoom in" and "zoom out" that work alone, I think. So I added "o foco" (the focus). I guess "a tela" (the screen) would also work instead. "Aumentar" and "Diminuir" would also work for "zoom in" and "zoom out", respectively. And "aumentar ou diminuir o zoom" would also work, like it was pointed out by Karasu, even though "zoom" isn't a portuguese word. "Direcional" also would work for "analógico" (thumbstick/analog stick). This is way trickier than it should be >.<

Really looking forward to the game! I still haven't played it, but I adored Sequence/Before the Echo. I believe it's the only Steam game I got all the achievements (even though they aren't that hard... I rarely do this these days)
 

Tiu Neo

Member
I apologize to any of the lovely human beings here for semi-taking-advantage of your brilliant faces. But I am sad and need halp ; ;

My game (There Came an Echo) is currently in certification for PlayStation 4 and we actually need *one line* redone...it's a line that tells the player how to move the camera. On the PC, it involved the mouse, of course. But on PS4...

If someone could translate this into (Brazilian) Portuguese, I would be very thankful

<3<3<3

"Go ahead and move the camera by moving the left thumbstick. You can also zoom in and out with the right thumbstick!"

Hi Feep! Good to see the game having so much success and even getting out on a console! I still remember the first few steps of it on the old Indie dev thread.

EDIT: Actually, I'll retranslate give it one more translation, with parts from the others and my own interpretation:

"Vá em frente e mova a câmera controlando o analógico esquerdo. Você também pode afastá-la ou aproximá-la com o analógico direito!"

This is good. As Kurasu said, maybe I would switch "analógico" with "direcional", but I think both work well.

(But really, any of those that were posted are good translations, IMO. Only thing I found strange is the use of movendo and mover after one another on Kurasu's sugestion.)
 

Feep

Banned
Thanks, guys!

Sony actually has guidelines for this sort of stuff, so after some hunting, it seems that pt-BR thumbsticks are "controle esquerdo" and "controle direito". (In pt-PT, it's "manípulo esquerdo" and "manípulo direito", apparently).

Thanks a ton, you guys rock. ^^
 

Tiu Neo

Member
Thanks, guys!

Sony actually has guidelines for this sort of stuff, so after some hunting, it seems that pt-BR thumbsticks are "controle esquerdo" and "controle direito". (In pt-PT, it's "manípulo esquerdo" and "manípulo direito", apparently).

Thanks a ton, you guys rock. ^^

it's ok, just switch analógico with controle.

But it is kinda strange, since it could refer to the controllers. Eh, guidelines are guidelines, I guess.
 

Gvitor

Member
Yeah, "controle" really doesn't work... "Controle" is the whole thing, the controller. Saying that you should move the left or right controller is really weird.
 

Unai

Member
Thanks, guys!

Sony actually has guidelines for this sort of stuff, so after some hunting, it seems that pt-BR thumbsticks are "controle esquerdo" and "controle direito". (In pt-PT, it's "manípulo esquerdo" and "manípulo direito", apparently).

Thanks a ton, you guys rock. ^^

That's not right at all. I have never seen it in any game and wouldn't understand it out of context.

Controle = controller/gamepad.
 

DD

Member
I tend to consider the D-pad as the direcional and the analog stick as analógico.
Well, I'll use the pt-PT version, I guess. I'm sure they'll be fine with it.
The Pt-pt version dont make sense for Brazilians.
 

Tiu Neo

Member
Well, I'll use the pt-PT version, I guess. I'm sure they'll be fine with it.

The problem with the PT-pt version is that we don't have that word, "manípulo". I'd go with "controle", their guideline, even if it's a bit confusing. But it would be better to use "analógico" or "direcional".

I guess the person who made their guidelines doesn't really know videogames, heh.
 

Sblargh

Banned
We really don't a good word for the thumbsticks, do we?
Thinking about it, thumbsticks is not a good word, really. It looks like german where they just clobber words words together.
Eww, german.
 

Platy

Member
How do we want to be taken serious as a gaming market if we don't even have a proper word for controller parts =(
 
Isn't "alavanca" usually used for the analog stick too?

Mostly for arcade sticks, as far as I know.

I would stick with analógico. That is what makes most sense for me. But, in any case, we could check out some games that have translations on PS4 to see how it's translated.

Right now, I can't. But if I find any confirmation, then I'll post here.
 

Metra

Member
Mostly for arcade sticks, as far as I know.

I would stick with analógico. That is what makes most sense for me. But, in any case, we could check out some games that have translations on PS4 to see how it's translated.

Right now, I can't. But if I find any confirmation, then I'll post here.

In TLOU, "left and right stick" is translated as "controle esquerdo e direito", in the options menu.
 

Ether_Snake

安安安安安安安安安安安安安安安
So I follow Gracyanne Barbosa on Snapchat, love the snaps of her dogs. But I'm wondering, why is she seemingly so popular in Brazil? She goes to what seems to be supplements brands promotions or gym wear, and what she does is stand there and countless people come up and hug her and get their pictures taken with her. Old people, fat people, babies, anyone really. It's like if Marvel ever wrote an ending to their comicbook universe, she'd be post-ending Captain America, just getting his picture taken with happy people cause there's no more evil in the world.

I'd understand if she showed up at some gym, but it seems to be in random malls. She seems to just be a samba dancer and fitness model, why so popular among random people?
 

LuuKyK

Member
So I follow Gracyanne Barbosa on Snapchat, love the snaps of her dogs. But I'm wondering, why is she seemingly so popular in Brazil? She goes to what seems to be supplements brands promotions or gym wear, and what she does is stand there and countless people come up and hug her and get their pictures taken with her. Old people, fat people, babies, anyone really. It's like if Marvel ever wrote an ending to their comicbook universe, she'd be post-ending Captain America, just getting his picture taken with happy people cause there's no more evil in the world.

I'd understand if she showed up at some gym, but it seems to be in random malls. She seems to just be a samba dancer and fitness model, why so popular among random people?

Well thats Brazil for you. We sure love our "famous people".

I dont even know where she came from. I think she is married to a famous singer (btw, this singer went to jail some years ago and people still love him lol). But yeah she does a lot of samba stuff too. I guess thats it really.
 

Metra

Member
That's pretty dumb of sony.

Yeah, controle esquerdo e direito sounds a little bit weird.

I usually call it "analógico"... but if you think of it, "analógico", in this context, comes from "controle analógico". That said, translating "thumbsticks" as "controle" makes some sense, I guess.

But I dunno, maybe it's translated differently in other games.
 

Ether_Snake

安安安安安安安安安安安安安安安
Well thats Brazil for you. We sure love our "famous people".

I dont even know where she came from. I think she is married to a famous singer (btw, this singer went to jail some years ago and people still love him lol). But yeah she does a lot of samba stuff too. I guess thats it really.

I see. I remember seeing a picture of her husband before and thinking "wtf, why is she with him?", didn't even realize it was the same guy.

 

Feep

Banned
Sooooo basically these guidelines are horrible.

I need to stick with one of them, or I literally fail cert. And if the pt-PT word isn't even known in Brazil, I only have one choice. :/
 

Platy

Member
Sooooo basically these guidelines are horrible.

I need to stick with one of them, or I literally fail cert. And if the pt-PT word isn't even known in Brazil, I only have one choice. :/

A person who works for localization for a living pointed this :

VQ0NQSP.png

https://twitter.com/daniloventurini/status/716702374648279040
Sony standard is "controle", Microsoft is "direcional analógico" and Nintendo has "botão analógico"

Follow the Pt-Br standard and you are good, I guess .... it is not your fault =P
 
Top Bottom