• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Esquecendo ideologia política, a Dilma teve 6 anos pra fazer algo de bom, a gente já vai descartar o Temer em 6 horas?
Imagine que o primeiro ato de um novo governo seja entupir cargos de confiança com pessoas sendo investigadas por corrupção. Imagine que o segundo ato seja ventilar idéias de dificultar sua remoção do poder.

Não, a gente não vai descartar o temer em seis horas. Idealmente a gente teria descartado a chapa, porque era óbvio que ele faria exatamente o que está fazendo.

Tipo, véi. Um dos primeiros atos do cara foi extinguir a CGU. Existe exatamente um motivo para alguém querer extinguir um órgão que promove transparência governamental, e ele definitivamente não é contenção de despesas.

Imagina se tu tivesse acordado hoje e lido "dilma nomeia 7 investigados na lava-jato como ministros. Dilma ventila idéias de alterar a lei do impeachment. Dilma extingue órgão de transparência governamental.". Vai fazer vista grossa e tentar tapar o sol com peneira só porque o nome no começo não é dilma?
 

hawk2025

Member
Imagine que o primeiro ato de um novo governo seja entupir cargos de confiança com pessoas sendo investigadas por corrupção. Imagine que o segundo ato seja ventilar idéias de dificultar sua remoção do poder.

Não, a gente não vai descartar o temer em seis horas. Idealmente a gente teria descartado a chapa, porque era óbvio que ele faria exatamente o que está fazendo.

Tipo, véi. Um dos primeiros atos do cara foi extinguir a CGU. Existe exatamente um motivo para alguém querer extinguir um órgão que promove transparência governamental, e ele definitivamente não é contenção de despesas.

Imagina se tu tivesse acordado hoje e lido "dilma nomeia 7 investigados na lava-jato como ministros. Dilma ventila idéias de alterar a lei do impeachment. Dilma extingue órgão de transparência governamental.". Vai fazer vista grossa e tentar tapar o sol com peneira só porque o nome no começo não é dilma?


Fica dificil mesmo.

A unica coisa certa que eu vi ate agora foi na area economica. O resto ta uma merda generalizada.

Dilma e PT tinham que ter articulado pra ter novas eleicoes ao inves de ter se recusado a largar o osso, pqp. A vontade de poder e grande demais. Arrogancia -- devem ter achado que realmente nao iam perder.


Pior, os reports do CGU tavam funcionando e punindo politicos nas eleicoes :/

http://eml.berkeley.edu//~ffinan/Finan_Audit.pdf

This paper uses publicly released audit reports to study the effects of disclosing
information about corruption practices on electoral accountability. In 2003, as
part of an anticorruption program, Brazil’s federal government began to select municipalities
at random to audit their expenditures of federally transferred funds.
The findings of these audits were then made publicly available and disseminated
to media sources. Using a data set on corruption constructed from the audit reports,
we compare the electoral outcomes of municipalities audited before versus
after the 2004 elections, with the same levels of reported corruption. We show that
the release of the audit outcomes had a significant impact on incumbents’ electoral
performance, and that these effects were more pronounced in municipalities
where local radio was present to divulge the information. Our findings highlight
the value of having a more informed electorate and the role played by local media
in enhancing political selection.
 

Platy

Member
Imagina se tu tivesse acordado hoje e lido "dilma nomeia 7 investigados na lava-jato como ministros. Dilma ventila idéias de alterar a lei do impeachment. Dilma extingue órgão de transparência governamental.".

A capa da veja seria uma grande ereção
 
Por mim ja tinha descartado o Temer antes de impitimar a Dilma =P

Defender o Temer é realmente uma tarefa quase impossível, então eu não seria contrário a uma ideia que levasse alguma outra pessoa a essa possibilidade de assumir a presidência.

Tipo, véi. Um dos primeiros atos do cara foi extinguir a CGU. Existe exatamente um motivo para alguém querer extinguir um órgão que promove transparência governamental, e ele definitivamente não é contenção de despesas.

Imagina se tu tivesse acordado hoje e lido "dilma nomeia 7 investigados na lava-jato como ministros. Dilma ventila idéias de alterar a lei do impeachment. Dilma extingue órgão de transparência governamental.". Vai fazer vista grossa e tentar tapar o sol com peneira só porque o nome no começo não é dilma?

De novo, não defendendo o Temer, mas ele não simplesmente extinguiu a CGU. Ele criou um troço bizarro chamado Fiscalização, Transparência e Controle pra teoricamente cumprir melhor a função exercida pela CGU. Provavelmente não é uma boa, mas a gente não sabe o suficiente ainda pra passar um julgamento definitivo.

E a Dilma ano passado nomeou 8 ministros que estavam envolvidos em escândalos de corrupção, então ela ganhou do Temer por um :) 5 dos atuais ministros dela estão agora se cagando de medo do que pode acontecer com eles, isso sem falar do Primeiro Ministro que ela queria nomear que tem 101% de chance de acabar o ano preso.

Eu não defendo o Temer, apesar de que foi o Renan e não ele que falou a respeito de mudar a lei do impeachment. O meu ponto é sim que a alternativa à qual ele sucedeu é pior e teve 6 anos para se provar pior.
 
E a Dilma ano passado nomeou 8 ministros que estavam envolvidos em escândalos de corrupção, então ela ganhou do Temer por um :) 5 dos atuais ministros dela estão agora se cagando de medo do que pode acontecer com eles, isso sem falar do Primeiro Ministro que ela queria nomear que tem 101% de chance de acabar o ano preso.

Eu não defendo o Temer, apesar de que foi o Renan e não ele que falou a respeito de mudar a lei do impeachment. O meu ponto é sim que a alternativa à qual ele sucedeu é pior e teve 6 anos para se provar pior.

Assim como a dilma ja demonstrou que faria merda assim que nomeou esses ministros, o temer está a fazer igual. Assim como a dilma não merecia o benefício da duvida quando os nomeou, o temer não merece.

Adicionalmente, ele sucedeu uma administração da qual ele e seu partido sempre fizeram parte. Não há que se falar em novo marco. O pmdb sempre foi parte do governo, assim como ele. Esta era a chance dele de mostrar que, agora que assumiu diretamente as rédeas, as coisas seriam diferentes.

Fez exatamente o oposto.

Bonus: dos oito no artigo linkado, 6 são do pmdb. Ai realmente fica tenso achar que tem que dar chance pro cara.
 

Massa

Member
Sabe, o que eu admiro no pmdb é como ele não perde tempo.




Porque será que só agora, né amiguinhos?

Ué, para o Temer não vai mudar em nada essa lei, a chance dele sofrer impeachment é zero. E seria impossível aprovar uma mudança dessa com a situação do jeito que estava, então é óbvio que só faz sentido falar nisso agora.

Eu vejo como uma mudança positiva. Imagina que Dilma tivesse conseguido 40 votos no Senado, ao invés de 20. Ela seria afastada por uns meses e depois voltaria? Não faz muito sentido mesmo, por sorte nossa nos casos do Collor e Dilma isso não fez diferença, mas em outro caso isso poderia gerar problemas.
 

Massa

Member
Estaria quebrada de todo jeito, com a queda absurda no preço do barril.

Ma claro que com os tubos de roubalheira porca que fizeram em cima, facilitou para que os oponentes cooptassem a narrativa em seu favor.

Não foi só roubalheira não, a Petrobrás foi mal usada para tentar cobrir a bagunça econômica que fizeram. Por exemplo, ações da Petrobras caem 37% em 5 anos, enquanto as de rivais sobem 70%. Não dá para dizer que a culpa é do barril.

No setor de energia em geral a incompetência do governo impixado foi muito grande.
 
Não foi só roubalheira não, a Petrobrás foi mal usada para tentar cobrir a bagunça econômica que fizeram. Por exemplo, ações da Petrobras caem 37% em 5 anos, enquanto as de rivais sobem 70%. Não dá para dizer que a culpa é do barril.

Do próprio artigo
Por este segundo gráfico, vemos que a queda das ações da Petrobras nos últimos cinco anos não foi forte o suficiente para anular a alta registrada nos cinco anos anteriores. Desde 19 de maio de 2004, os papéis preferenciais da estatal subiram 333% em dólares, enquanto o índice das empresas rivais aumentou 172%. Em reais, a alta acumulada da estatal em dez anos é de 208%, de acordo com a Economática, valor que já considera os ganhos dos acionistas com dividendos e juros sobre capital próprio.

Não. Não dá pra dizer que a culpa é do barril. Também não dá pra dizer que a culpa é da corrupção. A culpa é dos dois conjuntamente juntos.

Ué, para o Temer não vai mudar em nada essa lei, a chance dele sofrer impeachment é zero. E seria impossível aprovar uma mudança dessa com a situação do jeito que estava, então é óbvio que só faz sentido falar nisso agora.

Eu vejo como uma mudança positiva. Imagina que Dilma tivesse conseguido 40 votos no Senado, ao invés de 20. Ela seria afastada por uns meses e depois voltaria? Não faz muito sentido mesmo, por sorte nossa nos casos do Collor e Dilma isso não fez diferença, mas em outro caso isso poderia gerar problemas.

Se a chance dele sofrer imptxima é zero, não há motivo mara para mudar a lei. Da mesma forma, como ambos os antecedentes demonstram, o número de votos não é problema.

Tu tá mui provavelmente sob o efeito do backfire effect.
 
Assim como a dilma ja demonstrou que faria merda assim que nomeou esses ministros, o temer está a fazer igual. Assim como a dilma não merecia o benefício da duvida quando os nomeou, o temer não merece.

Adicionalmente, ele sucedeu uma administração da qual ele e seu partido sempre fizeram parte. Não há que se falar em novo marco. O pmdb sempre foi parte do governo, assim como ele. Esta era a chance dele de mostrar que, agora que assumiu diretamente as rédeas, as coisas seriam diferentes.

Fez exatamente o oposto.

Bonus: dos oito no artigo linkado, 6 são do pmdb. Ai realmente fica tenso achar que tem que dar chance pro cara.

Tá, tudo bem, o que fazer então? Convocar novas eleições? Como?
 
Tá, tudo bem, o que fazer então? Convocar novas eleições? Como?
Veja:
O PT que vá à merda por não ter tido coragem de dar a última cartada que podia, e arriscado uma PEC pra nova eleiçao + abdicação da dilma. Agora, realmente, aguenta.


como não dá mais, fazer o que foi feito até o momento: panelaço, pressão, passeata, não vou pagar o pato, hostilização em toda oportunidade...

num mundo ideal e tal.

Pelas reações de hoje, no entanto...
 
Ah sim, eu concordo com isso, mas ficou claro desde o início que o PT perdeu completamente o norte. Suas decisões nos últimos meses e especialmente a assessoria de comunicação do partido (e eu já falei isso umas 200 bilhões de vezes) foram de uma imbecilidade ímpar.

E eu não acho que o Temer vai ser popular, com razão, e com certeza as coisas que você citou vão acontecer. Mas eu acho que ele inevitavelmente sinaliza uma mudança para o mercado e pelo menos a economia tem a chance de se ajustar um pouco. Já é uma vitória, né?
 

Massa

Member
Do próprio artigo


Não. Não dá pra dizer que a culpa é do barril. Também não dá pra dizer que a culpa é da corrupção. A culpa é dos dois conjuntamente juntos.



Se a chance dele sofrer imptxima é zero, não há motivo mara para mudar a lei. Da mesma forma, como ambos os antecedentes demonstram, o número de votos não é problema.

Tu tá mui provavelmente sob o efeito do backfire effect.

Além da corrupção e preço de barril tinha o Mantega lá, fazendo merda a todo custo e mandando segurar preços a níveis inviáveis para a Petrobrás. Eles usaram ela para mascarar os desmandos da economia, tentar esconder a inflação ou atrasar para depois das eleições, e isso ajudou em muito para coisa chegar no nível que chegou.

Impeachment não vou discutir mais, se você acha que Renan e Temer são aliados e que a chance de isso acontecer não é ínfima, então tá.
 

Sblargh

Banned
Ah sim, eu concordo com isso, mas ficou claro desde o início que o PT perdeu completamente o norte. Suas decisões nos últimos meses e especialmente a assessoria de comunicação do partido (e eu já falei isso umas 200 bilhões de vezes) foram de uma imbecilidade ímpar.

E eu não acho que o Temer vai ser popular, com razão, e com certeza as coisas que você citou vão acontecer. Mas eu acho que ele inevitavelmente sinaliza uma mudança para o mercado e pelo menos a economia tem a chance de se ajustar um pouco. Já é uma vitória, né?

Depende que outro tipo de mudança ele traz junto. Mercado não é tudo.
Se a extinção desses ministérios significar menos proteção às minorias e menor apoio à cultura, então ele está abraçando o lado que perdeu a eleição e esse é o tipo de mudança que não pode ocorrer.

Quando eu disse que fico tranquilo com meu voto na Dilma é porque meu voto sinalizou que o que eu espero do governo é que ele seja progressista (o PT não é lá um exemplo lindo de progresso, mas vá lá, simbolicamente se nada mais um voto pra Dilma era um voto na esquerda e um voto no Aécio um voto na direita, isso vai além das questões econômicas). O que eu espero do Temer, como alguém em quem eu também votei, é que o comportamento sanguessuga dele e do seu partido leve isso em consideração ao formar uma nova administração.

Um problema é a própria esquerda que se organizou em proteção do PT como partido e indivíduos, mentindo para si própria que o PT é equivalente aos valores de esquerda. Mas agora esse momento passou, o que foi feito foi feito, a questão é se "a mensagem das urnas" vai ser interpretada como a vitória de um partido que não está mais no poder (e que portanto deve ser ignorada) ou a vitória de um conjunto de valores.

Por enquanto o Temer está sinalizando uma ruptura preocupante com muito desses valores. Eu votei na chapa sem nenhuma ingenuidade do que o pmdb compartilhava esses valores comigo, mas eu pensei que pelos habituais motivos egoístas, eles não fariam uma ruptura à direita, pois não foi a direita que venceu a eleição.

Mas de certo modo o "pecado original" disso tudo foi realmente eu ter votado 13 naquele segundo turno. Simbolicamente ou com ressalvas, eu votei na Dilma acreditando que era um voto em um tipo pragmático e governista de esquerda. Afinal de contas, talvez sequer isso.

Seja como for, com ajuda da Platy, talvez finalmente possamos protestar em favor de um governo realmente progressista ao invés de brigas do tipo "meu partido não é assim tão sujo quanto o seu".
 

ldcommando

Banned
Longe de mim querer interromper a conversa sobre política mas alguém ai conseguiu comprar o Doom de pc por menos de 180? Foi o melhor preço que eu vi até agora mas ainda tá salgado demais.
 
Acho besteira reclamar dele ter extinguido o ministério da cultura e a CGU, porque ele não extinguiu de fato, só reorganizou incorporando a cultura na educação e a CGU nesse novo ministério.

Agora ter 7 investigados na Lava Jato é problema sim, e maior ainda é ele ter colocado uns lixos apenas por indicação política (conforme a dilma fez também).

Enfim, acho que será um bom governo, mas bom no nível de Lula I, ou seja, muito longe do ideal ainda.
 

Mariip

Member
gente, ninguém aqui vai chorar a morte do MinC?
tipo, ele e a lei rouanet eram as duas coisas que incentivavam a produção brasileira de jogos e animação, agora todas as perspectivas q quem queria trabalhar com isso com produções independentes....vão tipo sumir pq arte cultura e memória é inútil e a gente já devia ter se fundido aos EUA faz tempo ou alguma merda assim '-'

Eu sei que pra quase todo mundo esse rolê é inútil mas cara, o que o país podia ter de alma morreu, e era um dos avanços que eu mais percebia no governo dilma pq foi tipo, um mercado que não existia at all que tinha dado um boom, pelo menos na área de animação =/, agora o que sair vai depender da globo ou algo assim -_-, se sair algo, mas não quero entrar em teorias da conspiração~~ não é que eu ache que é impossivel conseguir financiamento por meios alternativos, mas é que o país ligar nem q seja um tico pra produção cultural é sinal de responsabilidade...o canadá faz isso, a frança faz isso, não é algo impossivel de manter sabe =/?

Foi mais um desabafo pq eu n acho que alguém realmente ligue, só queria chamar a atenção pq não é só questão de colocar corruptos no poder, é alienação mesmo :/ e eu tenho que repensar todo meu plano de vida ou algo assim pq no mesmo dia o governo me chamou de cidadã de segunda classe duas vezes(já que levaram o MMIRDH tb :|)

nem sei pq to postando isso aqui na real, talvez eu goste de sofrer mesmo pelo que responderam pra mim as outras vezes que eu falei de política, hah,
e pq eu já sei meio q a posiçao de vcs sobre o assunto por causa da lei q obrigava a ter conteudo nacional na tv fechada
, é só que foi um soco bem forte no estômago pra mim e eu precisava jogar em algum lugar pq n curto ficar postando disso no face :|

Só peço pra pisarem em mim de leve dessa vez :/
 

Platy

Member
A cultura foi falada na outra pagina.

O problema do que do jeito que ta, a verba da Educação e Cultura é uma só .... então por um lado, fudeu que a cultura tem que lutar com verba junto com a educação, mas por outro lado o ministro da educação e cultura é contra o ProUni, o Enem, Cotas e varias outras coisas que a verba de educação pode ser utlizada então .... talvez sobre coisa pra cultura ? =P

Produção nacional seria legal ... principalmente quando chegar no momento "spotify" da globo perceber que o melhor jeito de lutar contra o netflix é fazer uma versão propria dele onde todo mundo pode ver Hoje é Dia de Maria e Auto da Compadecida
 
Eu sinceramente acho que a gente não sabe o suficiente sobre os novos rumos que a cultura vai tomar no Brasil pra se revoltar. Tudo é prognóstico e intuição, não há nem uma sinalização pra algo de fato revoltante.

Não que eu me oponha a opor as decisões do Temer, afinal, eu tenho a consciência tranquila porque nunca votei nele pra nada :)
 

Platy

Member
Edson Fachin retira da pauta do STF denúncia contra Renan Calheiros

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu retirar da pauta de julgamentos uma denúncia apresentada em 2013 contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de peculato, uso de documento falso e falsidade ideológica.

O caso já estava pronto para julgamento, à espera de uma data para análise pelo plenário, no gabinete do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.
 

Metra

Member
gente, ninguém aqui vai chorar a morte do MinC?
tipo, ele e a lei rouanet eram as duas coisas que incentivavam a produção brasileira de jogos e animação, agora todas as perspectivas q quem queria trabalhar com isso com produções independentes....vão tipo sumir pq arte cultura e memória é inútil e a gente já devia ter se fundido aos EUA faz tempo ou alguma merda assim '-'

Eu sei que pra quase todo mundo esse rolê é inútil mas cara, o que o país podia ter de alma morreu, e era um dos avanços que eu mais percebia no governo dilma pq foi tipo, um mercado que não existia at all que tinha dado um boom, pelo menos na área de animação =/, agora o que sair vai depender da globo ou algo assim -_-, se sair algo, mas não quero entrar em teorias da conspiração~~ não é que eu ache que é impossivel conseguir financiamento por meios alternativos, mas é que o país ligar nem q seja um tico pra produção cultural é sinal de responsabilidade...o canadá faz isso, a frança faz isso, não é algo impossivel de manter sabe =/?

Foi mais um desabafo pq eu n acho que alguém realmente ligue, só queria chamar a atenção pq não é só questão de colocar corruptos no poder, é alienação mesmo :/ e eu tenho que repensar todo meu plano de vida ou algo assim pq no mesmo dia o governo me chamou de cidadã de segunda classe duas vezes(já que levaram o MMIRDH tb :|)

nem sei pq to postando isso aqui na real, talvez eu goste de sofrer mesmo pelo que responderam pra mim as outras vezes que eu falei de política, hah,
e pq eu já sei meio q a posiçao de vcs sobre o assunto por causa da lei q obrigava a ter conteudo nacional na tv fechada
, é só que foi um soco bem forte no estômago pra mim e eu precisava jogar em algum lugar pq n curto ficar postando disso no face :


Só peço pra pisarem em mim de leve dessa vez :/

Olha, minha opinião em relação a este assunto (incentivos fiscais, cotas) é a mesma do ano passado. Incentivo à cultura e ao desenvolvimento das artes é fundamental. Porém, esses incentivos só terão efeito benéfico, no longo prazo, se eles fizerem parte de algum projeto real de desenvolvimento. Se os incentivos se encerram neles mesmos, então nada mais são que medidas meramente paliativas. E isso acaba sendo ruim no longo prazo, pois além de não resolver o problema, eles dão uma falsa sensação de resolução e, desta forma, "acomodam" as pessoas que os recebem. Em outras palavras, é aquela história de curar câncer com morfina; pode até parecer que o problema está sendo abordado e resolvido mas, na verdade, não está.

Mas isso não quer dizer que eu concorde com a decisão de mimimichel, muito pelo contrário. Talvez até seja realmente "cedo" para chegar a algum tipo de conclusão sobre os efeitos da extinção do MinC, como o Lionel disse, mas, a priori, eu acho que foi um grande retrocesso, sim.

Also (e esse é o real motivo para eu ter postado), gostaria de te pedir desculpas, se falei alguma bobagem na discussão sobre as cotas para conteúdo nacional na TV.
 

Mariip

Member
A cultura foi falada na outra pagina.

O problema do que do jeito que ta, a verba da Educação e Cultura é uma só .... então por um lado, fudeu que a cultura tem que lutar com verba junto com a educação, mas por outro lado o ministro da educação e cultura é contra o ProUni, o Enem, Cotas e varias outras coisas que a verba de educação pode ser utlizada então .... talvez sobre coisa pra cultura ? =P

Produção nacional seria legal ... principalmente quando chegar no momento "spotify" da globo perceber que o melhor jeito de lutar contra o netflix é fazer uma versão propria dele onde todo mundo pode ver Hoje é Dia de Maria e Auto da Compadecida

foi mal, eu n tava com cabeça pra digerir a situção toda ainda @_@

bem, educação e cultura andam juntos, se você focar em um sem o outro você forma máquinas e não seres humanos, mas creio que o governo atual acha que cultura é só pra vagabundo né -_-~~

Olha, minha opinião em relação a este assunto (incentivos fiscais, cotas) é a mesma do ano passado. Incentivo à cultura e ao desenvolvimento das artes é fundamental. Porém, esses incentivos só terão efeito benéfico, no longo prazo, se eles fizerem parte de algum projeto real de desenvolvimento. Se os incentivos se encerram neles mesmos, então nada mais são que medidas meramente paliativas. E isso acaba sendo ruim no longo prazo, pois além de não resolver o problema, eles dão uma falsa sensação de resolução e, desta forma, "acomodam" as pessoas que os recebem. Em outras palavras, é aquela história de curar câncer com morfina; pode até parecer que o problema está sendo abordado e resolvido mas, na verdade, não está.

Mas isso não quer dizer que eu concorde com a decisão de mimimichel, muito pelo contrário. Talvez até seja realmente "cedo" para chegar a algum tipo de conclusão sobre os efeitos da extinção do MinC, como o Lionel disse, mas, a priori, eu acho que foi um grande retrocesso, sim.

Also (e esse é o real motivo para eu ter postado), gostaria de te pedir desculpas, se falei alguma bobagem na discussão sobre as cotas para conteúdo nacional na TV.

Tudo bem, era um ponto polêmico mesmo, eu não lembro de nenhum absurdo muito grande mas é que falar do MinC as vezes resulta numa chuva de "ah mas brasil não tem cultura" e eu não queria ter vontade de socar ninguem hoje xD

Eu também queria um projeto sólido, tipo o que o governo do Canadá fez pra animação =/ a gente tem o pessoal, a garra e as ideias pra transformar o brasil numa potência audiovisual mas o incentivo tá meio frouxo, ainda mais agora =/, as chances q teriam pro brasil conseguir isso tão praticamente extintas...sem falar no combo ciencia e tecnologia + comunicação que eu ainda to tentando computar @_@

Minha esperança é que alguns estudios tenham conseguido faturar o bastante pra sustentar uns projetos sem ajuda...e aguentar a crise -__-~~

quanto a esse incentivo acomodar as pessoas... cara era um incentivo mas eu nunca vi gente falando que isso deixou a vida mais fácil, o povo sempre buscava mais fundos externos(além da rouanet) pq pra jogo pelo menos é bem caro...e tb pq nem todo mundo tava recebendo o dinheiro por causa dos cortes de verba... eu via mais como uma plataforma q dava um incentivo pra algumas pessoas realizarem uns projetos q nunca sairiam do papel, mas q mta gente se aproveitava pq preferiam dar o benefício pra gente q ja tinha coisa feita/empresa grande/ não creio q precise citar os projetos q ganharam/iam ganhar grana de lá e eram polêmicos =P~~ mas ainda era alguma coisa né =/
 

Shizuka

Member
Até então, direito à cultura está assegurado pela Constituição Federal. Não sei como vão ficar os investimentos, mas como disse, é um direito fundamental de todos. Espero que as contas sejam ajustadas de acordo com a necessidade sem prejudicar completamente esse direito.
 

Metra

Member
Tudo bem, era um ponto polêmico mesmo, eu não lembro de nenhum absurdo muito grande mas é que falar do MinC as vezes resulta numa chuva de "ah mas brasil não tem cultura" e eu não queria ter vontade de socar ninguem hoje xD
Ah, tá tudo supimpa então!

quanto a esse incentivo acomodar as pessoas... cara era um incentivo mas eu nunca vi gente falando que isso deixou a vida mais fácil, o povo sempre buscava mais fundos externos(além da rouanet) pq pra jogo pelo menos é bem caro...e tb pq nem todo mundo tava recebendo o dinheiro por causa dos cortes de verba... eu via mais como uma plataforma q dava um incentivo pra algumas pessoas realizarem uns projetos q nunca sairiam do papel, mas q mta gente se aproveitava pq preferiam dar o benefício pra gente q ja tinha coisa feita/empresa grande/ não creio q precise citar os projetos q ganharam/iam ganhar grana de lá e eram polêmicos =P~~ mas ainda era alguma coisa né =/
Só para esclarecer: sei que a vida da grande maioria das pessoas que tem a arte como profissão não é nada fácil! Quando eu disse que "os incentivos acomodam as pessoas que os recebem", não foi uma crítica a você ou aos artista em geral, mas sim ao governo (pelos motivos explicados no post anterior).
 

NSESN

Member
Eu vejo a situação como um grande dilema, ao mesmo tempo que fico feliz com a Dilma fora eu não consigo não olhar pro Temer e o PMDB no poder e pensar isso está errado. Só espero que não importa o que aconteça que pelo menos a situação do Brasil melhore.
 

Sblargh

Banned
Eu vejo a situação como um grande dilema, ao mesmo tempo que fico feliz com a Dilma fora eu não consigo não olhar pro Temer e o PMDB no poder e pensar isso está errado. Só espero que não importa o que aconteça que pelo menos a situação do Brasil melhore.

Está errado. No momento parece que o melhor a acontecer seriam novas eleições.

No que consta agora, sinto que fui feito de trouxa por uma presidenta eleita e agora por um presidente interino. Eu não pensei que o Temer fosse ir tanto para a direita, como o Sakamoto disse, ele está defendendo uma agenda que jamais ganharia eleição; que jamais seria sequer proposta durante eleição nem pelo psdb, pois não ganharia.

O governo PT se transformou numa cínica proteção de aliados e vitimismo de velhos ricos corruptos. O governo pmdb é uma orgulhosa proteção de aliados zombando de quem os elegeu, ignorando os motivos pelos quais eles foram eleitos em primeiro lugar. Eu não fui às ruas contra a Dilma, fiz minhas histerias aqui no neogaf e foi isso basicamente, mas vou pras ruas contra o Temer, acho.

O Temer está lá pelo voto, não foi golpe, pois ele não tomou nenhum poder, ele está exercendo o poder que eu, entre outros milhões que votaram na Dilma, deram a ele. No fim, todos nós vamos pro inferno por ter tolerado 13 anos de alianças com o que há de pior na política brasileira só porque "ao menos não é o PSDB", eles tem exatamente quanto poder demos a eles e há algo de repugnante em tentar varrer a responsabilidade pra debaixo do tapete e ficar pagando de traído agora.

A traição não está no poder que ele tem, mas agora no modo como ele está o usando para fazer um governo oposto ao plano que colocou ele lá. Ninguém votou Dilma-Temer pra ter o carniceiro do Alckimin na justiça, ninguém votou Dilma-Temer pra cultura e educação ser responsabilidade do DEM.

Maldição. Maldição em todos nós. Não foi um golpe. Foi confiança demais em um bando de vermes. Vimos o Lula e a Dilma entregarem o país para o lixo em nome da "governabilidade" e agora ficamos procurando culpados em forças externas e teorias de conspiração. Tem que acabar de realizar o impeachment na chapa, chamar novas eleições.

É um governo quase inteiro investigado por corrupção e o que não está sendo investigado, está agindo tão contrário ao prometido que faltam palavras. Só raiva.
 

Massa

Member
Bom, ninguém votou em Dilma-Temer para fazer o governo que precisam fazer, de austeridade fiscal e cortes em gastos, justamente porque eles mentiram descaradamente para ganhar voto, "fizeram o diabo". Lembra que o Aécio precisava refazer as contas dele? Pois é.

Agora, também acho exagero achar que o mundo caiu depois de dois dias de Temer. Por exemplo, o Ministro da Justiça já foi melhor que o Aragão, ao defender a Lavajato, manutenção da PF, e as regras de delação. Não ameaçou funcionar a base de cheiros.

Ver o DEM na Educação é lamentável. Só que quando você vê o PT dizendo que não vai votar a favor de medidas do governo nem que tivessem sido copiadas ipsis litteris dos planos da Dilma, não dá para esperar outra coisa.

Eu estou preocupado realmente é com o que o Meirelles vai conseguir fazer, o resto tudo se resolve daqui 2 anos. Até porque o resto vai estar sem dinheiro para fazer muita besteira. E o lado bom do governo atual é que já foi mais monitorado em dois dias por alguns órgãos de impressa do que o anterior foi em anos... rs.
 

Metra

Member
Está errado. No momento parece que o melhor a acontecer seriam novas eleições.

No que consta agora, sinto que fui feito de trouxa por uma presidenta eleita e agora por um presidente interino. Eu não pensei que o Temer fosse ir tanto para a direita, como o Sakamoto disse, ele está defendendo uma agenda que jamais ganharia eleição; que jamais seria sequer proposta durante eleição nem pelo psdb, pois não ganharia.

O governo PT se transformou numa cínica proteção de aliados e vitimismo de velhos ricos corruptos. O governo pmdb é uma orgulhosa proteção de aliados zombando de quem os elegeu, ignorando os motivos pelos quais eles foram eleitos em primeiro lugar. Eu não fui às ruas contra a Dilma, fiz minhas histerias aqui no neogaf e foi isso basicamente, mas vou pras ruas contra o Temer, acho.

O Temer está lá pelo voto, não foi golpe, pois ele não tomou nenhum poder, ele está exercendo o poder que eu, entre outros milhões que votaram na Dilma, deram a ele. No fim, todos nós vamos pro inferno por ter tolerado 13 anos de alianças com o que há de pior na política brasileira só porque "ao menos não é o PSDB", eles tem exatamente quanto poder demos a eles e há algo de repugnante em tentar varrer a responsabilidade pra debaixo do tapete e ficar pagando de traído agora.

A traição não está no poder que ele tem, mas agora no modo como ele está o usando para fazer um governo oposto ao plano que colocou ele lá. Ninguém votou Dilma-Temer pra ter o carniceiro do Alckimin na justiça, ninguém votou Dilma-Temer pra cultura e educação ser responsabilidade do DEM.

Maldição. Maldição em todos nós. Não foi um golpe. Foi confiança demais em um bando de vermes. Vimos o Lula e a Dilma entregarem o país para o lixo em nome da "governabilidade" e agora ficamos procurando culpados em forças externas e teorias de conspiração. Tem que acabar de realizar o impeachment na chapa, chamar novas eleições.

É um governo quase inteiro investigado por corrupção e o que não está sendo investigado, está agindo tão contrário ao prometido que faltam palavras. Só raiva.

Cara, você tem um discurso um pouco contraditório,e eu não entendo porquê. Você diz que o Temer e o PMDB estão "ignorando os motivos pelos quais eles foram eleitos em primeiro lugar", que estão usando o poder com propósito completamente contrário ao defendido pelas pessoas que votaram na chapa dele, e que você gostaria de novas eleições. Mas, logo em seguida, você diz que tudo que eles fizeram, da forma como fizeram, é legítimo, e não pode ser chamado de "golpe", simplesmente porque ele foi eleito.

Isso é dissonância cognitiva. Se você apoiasse o governo Temer, eu até entenderia a resistência para aceitar que a "jogada política" do PMDB é uma espécie de "golpe". Mas se não é o caso, por que tamanha resistência? É porque a Dilma usou a palavra "golpe" para tentar livrar a própria cara, e você ficou com raiva dessa palavra?

E outra coisa, a impressão que eu tenho ao ler seus posts é que você enraizou aqueles comentários de notícia do G1, de que a culpa é de quem votou na Dilma. E, como você admite ter votado nela, fica se martirizando por isso. Pare com isso, cara. Esse discurso de "a culpa é deles e não nossa" é raso, infantil, baseado apenas na raiva, não tem nenhum sentido lógico e não traz nada de positivo.

As escolhas das pessoas são feitas com base nas informações que elas têm no momento. Naquele momento, com as informações disponíveis NAQUELE MOMENTO, a maioria das pessoas achou que Dilma era a melhor (ou a menos pior) opção. Você pode até discordar da escolha. Mas dizer que a culpa dos problemas atuais é deles, é maluquice. Você tem bola de cristal, por acaso? Você viajou para os universos paralelos, em que os outros candidatos ganharam as eleições, e viu que o universo com o governo Dilma era o pior de todos?

E digo mais: o voto não é um cheque em branco. Não dá direito a quem foi eleito de fazer o que bem entender, e também não legitima, necessariamente, todas suas ações. Só porque você votou na chapa Dilma-Temer, você é obrigado a concordar com tudo que eles fizerem? É claro que não. Você votou neles, não vendeu sua alma para eles.

Mas enfim, desculpe se fiz grosseria. As pessoas são livres para formar suas opiniões, e não vou mais insistir nesse assunto do "golpe" do PMDB.
 

Sblargh

Banned
O modo como eles chegaram ao poder foi legítimo, pois o processo de impeachment foi realizado às claras e pelas regras. O quadro que montaram e as propostas que fizeram uma vez que chegaram ao poder não é legítimo, pois é contrário ao que foi votado.
As conclusões não se contradizem, restando então verificar se os argumentos estão corretos ou não.

A Dilma caiu (entre outras razões) por ter mentido (e usado os cofres públicos pra tal) sobre qual é a real situação financeira do governo; seria dissonância agora eu aceitar o Temer no poder sendo que montar um governo tão de direita quanto que ele montou é também um tipo de estelionatário eleitoral. Não são mentiras pequenas ou "quebras de promessa" que estamos acostumados a ver dos eleitos. Um governo mente sobre toda a saúde financeira da máquina governamental e o outro governo mente sobre o seu posicionamento ideológico do começo ao fim.

Eu não culpo nós que votamos na Dilma pelo voto de 2014 apenas; eu culpo a década de leniência para com os caciques. Esse é o pecado que temos que carregar. Poderíamos ter pressionado o PT a formar governos mais honestos, a usar do poder e popularidade que gozaram para garantir uma maior participação da população na vida política, a esquerda ficou preguiçosa, se acostumou a ter um diálogo raso com o palácio do planalto e deixou o poder infiltrar os movimentos sociais.

Que seja grosseiro o que você falou, eu também estou falando grosseiramente, acho que é um momento histórico em que nós podemos ser dramáticos, apesar do drama, espero estar ancorado em argumentos, mesmo que a forma desses argumentos seja histérica. A minha preocupação em culpar o PT e os eleitores de esquerda em geral é esse:

O discurso que está sendo montado pelos pelegos do até então governo federal é tão bobo quanto alguém que diria (o que eu não vejo ninguém real dizendo até então) que "estamos livres da corrupção" agora que a Dilma caiu. O maior elogio que se pode fazer ao PT é que eles estavam mantendo essa corja pacífica por estarem alimentando eles bem. Sim, é um cão violento e assassino, mas nós damos comida duas vezes ao dia, então tudo bem deixar ele solto na rua sem coleira. E esse é o *melhor* que se pode dizer do PT, que eles viram esses setores da sociedade ganhando poder e não fizeram uma fração do que estava ao seu alcance, pois o próprio poder estava garantido.

Há um coitadismo em relação a um partido diretamente envolvido (e em grande parte responsável) em tantos esquemas de corrupção que é revoltante; não dá pra combater a corrupção do governo Temer e levantar ao mesmo tempo a bandeira do corrupto governo Dilma (em parte por serem exatamente o mesmo governo). Quem tenta fazer isso que sofre de dissonância; pra um lado ou pro outro. Esse debate "Dilma vs Temer" é o que eu estou tentando desmontar porque é de muitos pontos de vista um debate ilusório. São caciques de cá contra caciques de lá; melhor seria aos "54 milhões de brasileiros" admitir a falta de representação que sofre e buscar alternativas do que enganar a si próprio que está representado por qualquer um destes dois lados.

Outro exemplo de dissonância é quantos derrotados na eleição (PSDB e DEM principalmente) estão em posições de destaque na nova admnistração. Quem votou no Temer está infeliz com o governo dele, quem votou contra o Temer está satisfeito. O lado que perdeu a eleição está de algum modo representado pelo governo federal, o lado que ganhou não está representado por ninguém. O Temer não foi votado pra virar o plano de governo do PT de ponta-cabeça em caso de impeachment; não é ilegítimo que ele tenha se tornado presidente em caso de impeachment, mas sim que ele tenha feito alianças tão extensa com os rejeitados pelas urnas; ainda não vejo contradição entre essas duas conclusões.

É uma questão complexa. Eu faço mais bravata do que tenho certeza do que falo, mas é o modo como eu busco analisar uma realidade que não é simples em um momento que não é simples.

Se você não está confuso, então não está prestando atenção, disse alguém que nem o Google sabe quem é.

Uma posição que acho parecida com a minha, embora eu tive menos clareza e mais otimismo que o autor do artigo:
http://revistapiaui.estadao.com.br/materia/o-golpe-e-outro/
 

Metra

Member
A insatisfação popular é/era com o governo como um todo. Mimimichel e o PMDB eram parte desse governo. Portanto, assim como o PT e o resto da base aliada, eles têm responsabilidade direta por afundar o país na recessão. Só que, diante da iminência de tomar um merecido pé na bunda, eles viraram a casaca no último minuto, se aproveitaram da situação e tomaram o poder. Seu argumento - de que a legalidade do rito de impeachment torna legítima a manobra escrota do PMDB e, portanto, seria incorreto classificá-la como "golpe" - é uma ginástica mental que não tem propósito algum. Quero dizer, eu esperaria todo tipo de ginástica mental e leitura seletiva em defesa do PT, PCdoB, PSOL, PSDB, etc; mas do PMDB? Sério?

E outra coisa: o governo de Dilma caiu porque sua gestão foi péssima, mergulhando o país na recessão. Ponto. Esse é o real motivo. Não precisa ser comentarista da grobo para perceber isso. Dilma ter mentido, pedalado ou seja lá qual for a acusação, é uma mera formalidade técnica/jurídica para justificar o impeachment. Se este pedido do Bicudo não tivesse sido aceito, acredite, outro pedido seria, em algum momento.

Pow, se o dólar chegasse a 5 reais, eu protocolaria - pessoalmente - um pedido de impeachment, acusando o governo federal de ser nintendista. Afinal, todos nós sabemos que ser nintendista é contra a constituição federal de 88, pois Vita é vida, e é função do governo proteger a vida. Tenho plena convicção que vossa excelência, Eduardo Cunha, acataria meu pedido.
 

Sblargh

Banned
O processo de impeachment não é totalmente jurídico, mas não é 100% político como você tem repetido.
Minha defesa, que pode estar equivocada, não é do PMDB, mas sim do processo em si. Acho importante destacar onde a democracia perde seu rumo, se é que estamos indo para lá mesmo: não é quando se retira do poder uma administração corrupta, que cometeu crimes de responsabilidade, além de ter agido de modo equivocado o bastante para perder todo apoio da população, abrindo-se assim para o impeachment tanto pela lei quanto pelo parlamento, mas sim quando se usa essa oportunidade para atacar os direitos da população. Quando se ameaça chamar movimentos sociais de guerrilha (terrorista?), quando se ameaça reformas na previdência que não possuiriam mínimo de apoio popular, quando se pensa leis que enfraquecem a CLT à ponto da quase não existência, assim vai.

Os dois atos não são o mesmo, ainda que um tenha dependido do outro pra ocorrer.
 

Zero²

Member
Acho besteira reclamar dele ter extinguido o ministério da cultura e a CGU, porque ele não extinguiu de fato, só reorganizou incorporando a cultura na educação e a CGU nesse novo ministério.
Tu acha que ministérios existem só pra bonito? claro que faz diferença, ainda mais juntando com o ministério da educação, que já não tinha verbas suficientes pra se sustentar.
 

Sblargh

Banned
Mas sabe, eu estou mesmo muito emocional, está começando a afetar minha saúde. Haha.
Vou tirar umas férias desse tópico. (não são vocês me deixando assim, quero deixar claro, é ótimo falar com você metra, me dá prazer discutir as coisas sem reduzí-las a slogans)

Não vai ser em uma semana que eles vão destruir o Brasil, certo?
...certo?
 

Metra

Member
Mas sabe, eu estou mesmo muito emocional, está começando a afetar minha saúde. Haha.
Vou tirar umas férias desse tópico. (não são vocês me deixando assim, quero deixar claro, é ótimo falar com você metra, me dá prazer discutir as coisas sem reduzí-las a slogans)

Não vai ser em uma semana que eles vão destruir o Brasil, certo?
...certo?

É ótimo conversar com você também! Eu compartilho sua insatisfação e raiva com a situação de nosso país. Não apenas pelo political shitstorm que estamos passando, mas principalmente pela situação de conflito entre as pessoas.

Mas independente do que está por vir, você não deveria carregar esse sentimento de culpa. Sério, não é saudável... não traz nada de bom.
 

Platy

Member
....o cara realmente fez a porra do outdoor

wgu2bLb.jpg


Agora fica a duvida ... o Temer pode trabalhar pra enfrentar a crise SEM PENSAR NA CRISE ? Pq obviamente só vagabundo pensa na crise
 

Shizuka

Member
....o cara realmente fez a porra do outdoor

wgu2bLb.jpg


Agora fica a duvida ... o Temer pode trabalhar pra enfrentar a crise SEM PENSAR NA CRISE ? Pq obviamente só vagabundo pensa na crise

Um outdoor, em algum lugar do Brasil, significa que esse é o novo slogan do atual Presidente da República? Sensacionalismo mandou lembranças, me avisa quando exibirem uma propaganda em rede nacional com essa mensagem.
 

Platy

Member
Existe uma gigantesca diferença de dizer que crise se vence com trabalho e "não pense em crise, trabalhe"

Vc não ta falando pra ninguem não pensar na crise e não implica que quem pensa na crise é vagabundo
 
Existe uma gigantesca diferença de dizer que crise se vence com trabalho e "não pense em crise, trabalhe"

Vc não ta falando pra ninguem não pensar na crise e não implica que quem pensa na crise é vagabundo

Não existe uma diferença tão grande semanticamente entre as duas frases, você tá forçando um significado na frase do outdoor que poderia muito bem ser forçado no tweet ("AH TÁ A CRISE NÃO TÁ SENDO VENCIDA PORQUE O POVO NÃO QUER E NÃO TRABALHA E É VAGABUNDO E etc etc").

Ambas são absolutamente ridículas.
 
Top Bottom