• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Sblargh

Banned
Temer parece ter voltado atras com o Ministerio da Cultura

....sera que ele cede a pressão de outros lados tb ? =D

Ele já está cedendo. Aliás, está cedendo a todas as pressões. Recriar o MinC é o episódio mais emblemático até agora, mas na real, se for ver, ele ainda não tomou nenhuma decisão em relação a nada. Um ministro vai no jornal, diz algo idiota, logo dá um jeito de dizer que não é bem assim.
O PMDB é partido de mafioso, não de líderes. Joga um holofote na cara deles e ficam paralisados com medo.

Bom pro Temer, a última presidente que não mostrou maleabilidade teve um péssimo destino :)

Parte de mim concorda, mas uma hora ele vai ter que tomar uma decisão que não é popular. Ter acabado com o MinC foi uma decisão estúpida em primeiro lugar, mas uma vez feita, ele poderia ter feito algo nesse sentido: http://aeconomianoseculo21.blogfolh...rio-da-cultura-uma-oportunidade-desperdicada/

O simbolismo disso não é que ele sabe ouvir a população, mas sim que ele é fraco e ouve um grupelho de interesses especiais que, no fim, vão continuar protestando contra ele não importa o que aconteça (não é o que eu penso, diga-se de passagem, é a impressão que fica). Agora fica a esperança que ele seja fraco demais para não fazer boa parte das besteiras que diz que vai fazer (minha preocupação enorme é a previdência, é onde se tira redes de segurança que levam as pessoas à miséria e violência), mas ele vai ter que tomar alguma decisão.

Não sei pra onde ele vai agora. Mas parece grande a possibilidade que ele não vai pra lugar nenhum enquanto os partidários continuam a roubar nas sombras, ou seja, ele realmente é vice da Dilma e faz o que ela fazia.

Os 100 mil reais que a Caixa deu para o evento de blogueiros em favor da Dilma eram para ser destinados ao combate ao Zika. Quando você acha que o nível não podia cair mais...

Quem defende isso é muito ingênuo ou não tem caráter, não é possível.

Sim. É a coisa mais difícil das pessoas entenderem nesses tempos de nós versus eles.
O Brasil não só tem muita corrupção ilegal, como tem muito desvio legalizado também. Muitos grupos pequenos recebendo quantidades desproporcionais de recursos porque alguém conhece alguém que conhece alguém que trabalha em tal departamento do governo.
Isso inclui ruralistas, parte dos artistas protestando agora, bancos, acadêmicos, sindicalistas, empresários, líderes religiosos, a lista vai.

Muita gente tem interesses nada honestos nesses debates e leva muito dinheiro com isso e esse clima de "os golpistas" versus "os corruptos" num geral só faz de você um peão em um jogo.
E nisso aumenta a alienação em relação ao governo já que fica essa impressão de que todo mundo rouba e não há debate legítimo, o que corrói a democracia que fica parecendo um jogo onde o resto de nós somos apenas peças sem consequência, o que leva a coisas terríveis mais tarde quando a frustração de classe média virar raiva popular.
 
Parte de mim concorda, mas uma hora ele vai ter que tomar uma decisão que não é popular. Ter acabado com o MinC foi uma decisão estúpida em primeiro lugar, mas uma vez feita, ele poderia ter feito algo nesse sentido: http://aeconomianoseculo21.blogfolh...rio-da-cultura-uma-oportunidade-desperdicada/

O simbolismo disso não é que ele sabe ouvir a população, mas sim que ele é fraco e ouve um grupelho de interesses especiais que, no fim, vão continuar protestando contra ele não importa o que aconteça (não é o que eu penso, diga-se de passagem, é a impressão que fica). Agora fica a esperança que ele seja fraco demais para não fazer boa parte das besteiras que diz que vai fazer (minha preocupação enorme é a previdência, é onde se tira redes de segurança que levam as pessoas à miséria e violência), mas ele vai ter que tomar alguma decisão.

Não sei pra onde ele vai agora. Mas parece grande a possibilidade que ele não vai pra lugar nenhum enquanto os partidários continuam a roubar nas sombras, ou seja, ele realmente é vice da Dilma e faz o que ela fazia.

Concordo 100% com isso que você falou, na verdade eu nunca tive uma expectativa alta sobre o governo Temer. A única coisa boa que eu consigo dizer sobre ele é que ele não é a Dilma, então não tem como ser tão ruim quanto ela porque isso é uma impossibilidade técnica. De resto, alguma melhoria na economia e um mercado mais saudável é o melhor dos mundos pra gente até 2018.
 

Sblargh

Banned
Até aquele doido do maduro se ofender e resolver criar algum empecilho tarifário. Lembrar que Brasil exporta quase 5bi pra eles ao ano, ao passo que a gente só importa 1bi deles. Com uma balança tão favorável quanto essas, dá pra gente ouvir muita merda antes de resolver ficar bocudo.

que era algo que seu celso entendia tri-bem.

Não estava bem informado disso. Pois é, com uma balança dessa pode falar que é golpe, Wagner Moura fala e eu ainda amo ele. S2
 
Aquele tipo de negócio que não surpreende ninguém, ma ta valenu
SÉRGIO MACHADO - Mas viu, Romero, então eu acho a situação gravíssima.
ROMERO JUCÁ - Eu ontem fui muito claro. [...] Eu só acho o seguinte: com Dilma não dá, com a situação que está. Não adianta esse projeto de mandar o Lula para cá ser ministro, para tocar um gabinete, isso termina por jogar no chão a expectativa da economia. Porque se o Lula entrar, ele vai falar para a CUT, para o MST, é só quem ouve ele mais, quem dá algum crédito, o resto ninguém dá mais credito a ele para porra nenhuma. Concorda comigo? O Lula vai reunir ali com os setores empresariais?
MACHADO - Agora, ele acordou a militância do PT.
JUCÁ - Sim.
MACHADO - Aquele pessoal que resistiu acordou e vai dar merda.
JUCÁ - Eu acho que...
MACHADO - Tem que ter um impeachment.
JUCÁ - Tem que ter impeachment. Não tem saída.
MACHADO - E quem segurar, segura.
JUCÁ - Foi boa a conversa mas vamos ter outras pela frente.
MACHADO - Acontece o seguinte, objetivamente falando, com o negócio que o Supremo fez [autorizou prisões logo após decisões de segunda instância], vai todo mundo delatar.
JUCÁ - Exatamente, e vai sobrar muito. O Marcelo e a Odebrecht vão fazer.
MACHADO - Odebrecht vai fazer.
JUCÁ - Seletiva, mas vai fazer.
MACHADO - Queiroz [Galvão] não sei se vai fazer ou não. A Camargo [Corrêa] vai fazer ou não. Eu estou muito preocupado porque eu acho que... O Janot [procurador-geral da República] está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho.
[...]
JUCÁ - Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. [...] Tem que ser política, advogado não encontra [inaudível]. Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra... Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.
[...]
MACHADO - Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].
JUCÁ - Só o Renan [Calheiros] que está contra essa porra. 'Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha'. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.
MACHADO - É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.
JUCÁ - Com o Supremo, com tudo.
MACHADO - Com tudo, aí parava tudo.
JUCÁ - É. Delimitava onde está, pronto.
[...]
MACHADO - O Renan [Calheiros] é totalmente 'voador'. Ele ainda não compreendeu que a saída dele é o Michel e o Eduardo. Na hora que cassar o Eduardo, que ele tem ódio, o próximo alvo, principal, é ele. Então quanto mais vida, sobrevida, tiver o Eduardo, melhor pra ele. Ele não compreendeu isso não.
JUCÁ - Tem que ser um boi de piranha, pegar um cara, e a gente passar e resolver, chegar do outro lado da margem.
*
MACHADO - A situação é grave. Porque, Romero, eles querem pegar todos os políticos. É que aquele documento que foi dado...
JUCÁ - Acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com...
MACHADO - Isso, e pegar todo mundo. E o PSDB, não sei se caiu a ficha já.
JUCÁ - Caiu. Todos eles. Aloysio [Nunes, senador], [o hoje ministro José] Serra, Aécio [Neves, senador].
MACHADO - Caiu a ficha. Tasso [Jereissati] também caiu?
JUCÁ - Também. Todo mundo na bandeja para ser comido.
[...]
MACHADO - O primeiro a ser comido vai ser o Aécio.
JUCÁ - Todos, porra. E vão pegando e vão...
MACHADO - [Sussurrando] O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele ser presidente da Câmara? [Mudando de assunto] Amigo, eu preciso da sua inteligência.
JUCÁ - Não, veja, eu estou a disposição, você sabe disso. Veja a hora que você quer falar.
MACHADO - Porque se a gente não tiver saída... Porque não tem muito tempo.
JUCÁ - Não, o tempo é emergencial.
MACHADO - É emergencial, então preciso ter uma conversa emergencial com vocês.
JUCÁ - Vá atrás. Eu acho que a gente não pode juntar todo mundo para conversar, viu? [...] Eu acho que você deve procurar o [ex-senador do PMDB José] Sarney, deve falar com o Renan, depois que você falar com os dois, colhe as coisas todas, e aí vamos falar nós dois do que você achou e o que eles ponderaram pra gente conversar.
MACHADO - Acha que não pode ter reunião a três?
JUCÁ - Não pode. Isso de ficar juntando para combinar coisa que não tem nada a ver. Os caras já enxergam outra coisa que não é... Depois a gente conversa os três sem você.
MACHADO - Eu acho o seguinte: se não houver uma solução a curto prazo, o nosso risco é grande.
*
MACHADO - É aquilo que você diz, o Aécio não ganha porra nenhuma...
JUCÁ - Não, esquece. Nenhum político desse tradicional ganha eleição, não.
MACHADO - O Aécio, rapaz... O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB...
JUCÁ - É, a gente viveu tudo.
*
JUCÁ - [Em voz baixa] Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca'. Entendeu? Então... Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST, não sei o quê, para não perturbar.
MACHADO - Eu acho o seguinte, a saída [para Dilma] é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais. Essa cagada desses procuradores de São Paulo ajudou muito. [referência possível ao pedido de prisão de Lula pelo Ministério Público de SP e à condução coercitiva ele para depor no caso da Lava jato]
JUCÁ - Os caras fizeram para poder inviabilizar ele de ir para um ministério. Agora vira obstrução da Justiça, não está deixando o cara, entendeu? Foi um ato violento...
MACHADO -...E burro [...] Tem que ter uma paz, um...
JUCÁ - Eu acho que tem que ter um pacto.
[...]
MACHADO - Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.
JUCÁ - Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara... Burocrata da... Ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça].
o chato do negócio do lula aparecer no meio é que oferece suporte à ideia de que é um grande conchavo de todos os lados, o que explica porque a dilma não foi adiante com uma PEC pra novas eleições. Porque iria, se ta tudo acertado?

timer pra temer arrancar jucá da posição: start!
 

Sblargh

Banned
Fuuuuuuuuck essas gravações de hoje. Fuuuuck. Nem sei o que pensar. Fuuuuck.

Coisas que saltam aos olhos:
O Aécio diretamente envolvido em algo claramente ilegal e sei lá se alguém nesse país vai defender ele agora.
Existe uma preocupação (genuína?) com a economia ao mesmo tempo que existe em simplesmente não ser preso. Acho que isso é uma questão psicológica interessante sobre como essa gente racionaliza o que faz. É uma espécie de "nós roubamos, mas fazemos".
Militares de olho no mst? Fuuuuck.
A Dilma, incompetente que foi, fica como vítima da história. Talvez todo o PT, já que mesmo o Lula é citado de forma meio rasteira. Roubaram sim, roubam, mas por qualquer que seja o motivo, não iriam interromper a lava-jato. O discurso de bem vs mal vai ganhar dimensões incríveis agora.
 

hawk2025

Member
@Platy


Nunca pensei que ia perder uma aposta inclusive com gravacao de audio! Apesar dos termos originais serem nao sobre a intencao ou a continuacao ou nao em pratica da Lava Jato, vale o fato de que a situacao e hilaria o suficiente pra valer o fim da aposta antes da hora :p

Manda ai seu Steam name e o que voce vai querer :)

Outras lojinhas virtuais tb ta valendo
 

Tyrael

Member
geQUHLB.jpg


A festa está só começando. :)
 
Olha o nível né... Zé Dirceu, Dilma, Temer, Romero Jucá, Mercadante... Não é por acaso que o país está beirando a falência pqp.


Se tu quiser também da pra lembrar da época em que FHC mexeu altos palitos pra manter Renan como Ministro. Ou dos ministros do Collor, que ironicamente foi inteligente o suficiente pra deixar o manobreiro-chefe dele sem cargo publico (e garantir que ali jamais ocorresse delação premiada). Ou do Sergio Motta com Sarney.


É so uma questão do tanto que tu quer se deprimir e tal.
 

Sblargh

Banned
A Dilma, incompetente que é, não demitiu o Mercadante numa situação parecida.

Irrelevante. Muita coisa se torna pequena diante de um episódio desse.

Até então, a defesa do governo de que o processo não tinha legitimidade por causa que o Cunha abriu o processo por vingança era uma péssima defesa, não tinha nada a ver, só servia como argumento de Facebook.
Adapta-se essa mesma defesa para dizer que o processo inteiro foi uma manobra de obstrução de justiça e agora você tem um ponto muito legítimo. De repente o impeachment foi realmente uma farsa e uma conspiração e por mais que os argumentos iniciais contra a Dilma continuem os mesmos, o processo agora está, de fato, contaminado. Eu sei lá como se resolve essa situação judicialmente, mas o impeachment de uma presidente foi realizado por obstrução de justiça. Isso é enorme.

O Brasil nesse momento se encontra ingovernável porque todas as instituições estão corruptas. Pessoal de esquerda dizendo "eu te disse", mas é o fascismo quem comemora numa hora dessa. Medo do salvador da pátria acima do bem e do mal que vai surgir numa hora dessa.
 
O Brasil nesse momento se encontra ingovernável porque todas as instituições estão corruptas. Pessoal de esquerda dizendo "eu te disse", mas é o fascismo quem comemora numa hora dessa. Medo do salvador da pátria acima do bem e do mal que vai surgir numa hora dessa.

A bem da vera o Brasil sempre teve instituições corruptas. Logo, se ele está atualmente ingovernável, não é porque as instituições são corruptas, mas por algum outro fator.

Eu diria que é o contrario: o judiciário, e os membros do executivo que o assessoram em nivel federal, estão menos corruptos, e é justamente isso que ta travando tudo, ja que o acordo de conivência está se esfalecendo e a preocupação passa de "roubar" pra "roubar E colocar o de outro na reta", o supracitado boi de piranha.
 
Nop. Licença é iniciativa do próprio ministro e reversível quando ele mesmo quiser voltar. Elw continua sendo ministro.

Isso é só pra gringo ver.
--
Ri alto com o edit
 

Sblargh

Banned
Só pra gente não ficar na mão da Platy:
"Eu pensei que a lava-jato era conspiração de direita para derrubar o PT e que o Sergio Moro tinha rabo preso com o PSDB, portanto que gravações nunca mais vazariam e a investigação ia acabar em pizza agora com o impeachmnt. Eu te avisei!"
 
Foi o que eu disse anteriormente.
Este país está completamente ATOLADO em merda. Não existe UM, com poder suficiente, que se salva.
Ministros do Supremo, Militares, Governo, "Oposição", "Vira-casaca".
A "solução" seria o que Jucá está morrendo de medo
MACHADO - A situação é grave. Porque, Romero, eles querem pegar todos os políticos. É que aquele documento que foi dado...
JUCÁ - Acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com...

Tirar o CÂNCER que permeia esse país que tem comando do país a décadas, e ver se com uma nova leva de políticos, QUEM SABE não aparece um ou dois que tenham o que precisa pra não se afogarem em podridão depois de um mandato.
 

Sblargh

Banned
Foi o que eu disse anteriormente.
Este país está completamente ATOLADO em merda. Não existe UM, com poder suficiente, que se salva.
Ministros do Supremo, Militares, Governo, "Oposição", "Vira-casaca".
A "solução" seria o que Jucá está morrendo de medo


Tirar o CÂNCER que permeia esse país que tem comando do país a décadas, e ver se com uma nova leva de políticos, QUEM SABE não aparece um ou dois que tenham o que precisa pra não se afogarem em podridão depois de um mandato.

Eu acho engraçado esse tipo de coisa porque puta que pariu, parece vilão de história em quadrinho dando exposição que é pro leitor saber o que está em jogo.

"Nós temos que matar o Capitão América, pois ele é o único que pode nos impedir agora!"
 

M3d10n

Member
Só pra gente não ficar na mão da Platy:
"Eu pensei que a lava-jato era conspiração de direita para derrubar o PT e que o Sergio Moro tinha rabo preso com o PSDB, portanto que gravações nunca mais vazariam e a investigação ia acabar em pizza agora com o impeachmnt. Eu te avisei!"

Essa foi mais ou menos a ideia original: encontrar provas de corrupção envolvendo Dilma e Lula, mesmo que custasse alguns membros do PMDB no processo. O problema é que a queimada saiu do controle devido à enorme quantidade de rabos presos no esquema.

E ainda não se sabe quem vazou o áudio. Pode ter sido o próprio Machado.

Me assusta um pouco a forma como ele admite que nenhum dos "tradicionais" consegue se eleger. Oras, se os grandes partidos sabem que não tem mais como colocar candidato algum plano B eles devem estar montando... e coisa boa não é.
 

Sblargh

Banned
Essa foi mais ou menos a ideia original: encontrar provas de corrupção envolvendo Dilma e Lula, mesmo que custasse alguns membros do PMDB no processo. O problema é que a queimada saiu do controle devido à enorme quantidade de rabos presos no esquema.

E ainda não se sabe quem vazou o áudio. Pode ter sido o próprio Machado.

Me assusta um pouco a forma como ele admite que nenhum dos "tradicionais" consegue se eleger. Oras, se os grandes partidos sabem que não tem mais como colocar candidato algum plano B eles devem estar montando... e coisa boa não é.

O impeachment foi o plano B. O que se salva é que ditadura militar em si parece só um plano J ou K, mas né, a cada besteira que os imbecis do governo federal fazem, chega um pouquinho mais perto.
 

M3d10n

Member
O impeachment foi o plano B. O que se salva é que ditadura militar em si parece só um plano J ou K, mas né, a cada besteira que os imbecis do governo federal fazem, chega um pouquinho mais perto.

Houve menções sobre parlamentarismo ultimamente em Brasília.
 
Até então, a defesa do governo de que o processo não tinha legitimidade por causa que o Cunha abriu o processo por vingança era uma péssima defesa, não tinha nada a ver, só servia como argumento de Facebook.
Adapta-se essa mesma defesa para dizer que o processo inteiro foi uma manobra de obstrução de justiça e agora você tem um ponto muito legítimo. De repente o impeachment foi realmente uma farsa e uma conspiração e por mais que os argumentos iniciais contra a Dilma continuem os mesmos, o processo agora está, de fato, contaminado. Eu sei lá como se resolve essa situação judicialmente, mas o impeachment de uma presidente foi realizado por obstrução de justiça. Isso é enorme.

É, não, isso não faz sentido nenhum e não tem a menor possibilidade de se sustentar. Qualquer argumento pela invalidade do processo contra a Dilma ainda está na categoria de "argumento de Facebook".

A gravação do Jucá reforça a necessidade de uma reforma política, mas não defende e nem isenta a Dilma. Como no resto do cenário atual, a Dilma simplesmente não tem relevância alguma.

Se tu quiser também da pra lembrar da época em que FHC mexeu altos palitos pra manter Renan como Ministro. Ou dos ministros do Collor, que ironicamente foi inteligente o suficiente pra deixar o manobreiro-chefe dele sem cargo publico (e garantir que ali jamais ocorresse delação premiada). Ou do Sergio Motta com Sarney.


É so uma questão do tanto que tu quer se deprimir e tal.

A parte verdadeiramente deprimente é que o Collor quase parece o mocinho nessa história. Pensa o quão absurdo é isso. Olha a história dos últimos 30 anos do Brasil, é uma sucessão de líderes indefensáveis.
 
A "solução" seria o que Jucá está morrendo de medo
Tirar o CÂNCER que permeia esse país que tem comando do país a décadas, e ver se com uma nova leva de políticos, QUEM SABE não aparece um ou dois que tenham o que precisa pra não se afogarem em podridão depois de um mandato.

Aham. Precisamos de... de... de um caçador de marajás, digamos assim.

A parte verdadeiramente deprimente é que o Collor quase parece o mocinho nessa história.
De fato, uma queima de arquivo bem feita faz maravilhas pro histórico da pessoa.
 

Platy

Member
Passei o dia fora (esperava mais do X-Men =P) e quando eu vejo brasil explodiu denovo.

Medo desse audio ... principalmente o Cunha ser boi de piranha
 

Granjinha

Member
Nop. Licença é iniciativa do próprio ministro e reversível quando ele mesmo quiser voltar. Elw continua sendo ministro.

Isso é só pra gringo ver.
--
Ri alto com o edit

Não é licença. Ele não continua sendo ministro.

http://epoca.globo.com/tempo/expres...-sera-exonerado-amanha-no-diario-oficial.html

Jucá fala em 'licença', mas será exonerado amanhã no Diário Oficial

Apesar de ter afirmado em um primeiro momento que se licenciaria do ministério do Planejamento, Romero Jucá será exonerado amanhã, a pedido, do comando da pasta.

Falar em "licença" foi uma forma encontrada por ele e pelo presidente interino de suavizar seu afastamento do posto. Na prática, ele só pode reassumir seu mandato no Senado, como pretende fazer, se for exeonerado do ministério.
 

Sblargh

Banned
É, não, isso não faz sentido nenhum e não tem a menor possibilidade de se sustentar. Qualquer argumento pela invalidade do processo contra a Dilma ainda está na categoria de "argumento de Facebook".

A gravação do Jucá reforça a necessidade de uma reforma política, mas não defende e nem isenta a Dilma. Como no resto do cenário atual, a Dilma simplesmente não tem relevância alguma.

Eu concordo em parte. Eu ainda acho que as pedaladas fiscais foram, sim, um crime gravíssimo e que ter aberto o processo de impeachment baseado nelas não foi de modo algum o absurdo que algumas pessoas insistem em dizer que é. A corrupção envolvendo o PT na Petrobrás também permanece altíssima, o Lula ainda não chegou perto de explicar qualé a de todo o dinheiro que saiu das empreiteiras e chegou a ele, etc e tal. Cada um dos pontos que fez a Dilma chegar aos seus 80% de desaprovação do governo continua fato, isso sem nem levar em consideração a entrevista do Delcidio ao Roda Viva em que ele basicamente diz que o mensalão não se resolveu, mas todo mundo fez um acordo e pizza. MAS
O processo em si agora está contaminado por uma conspiração para obstrução da justiça. Dizer que o Cunha tinha contaminado o processo simplesmente ao abrir o processo (ele não foi relator, nem nada do tipo, ele só deu o sinal verde e disse "ok go") foi absurdo; mas dizer que o Jucá (e todos com quem ele conspirou, que pelo jeito não foram poucos) contaminaram esse processo é muito mais coerente na minha opinião.

Estou tentando montar uma linha do tempo do que está rolando. Me corrijam se estou errado ou se algo está faltando. Não é uma linha do tempo de fatos, mas da minha interpretação desses fatos:

- Mensalão ocorre, o PT perde quase todo mundo que poderia suceder Lula, arrancam a Dilma sei lá de onde porque ela é a única que se salva.
- Fazem um acordo para acabar com o Mensalão (que ocorria principalmente via CPIs) e agora todo mundo que sobreviveu está se sentindo imortal e inatingível.
- Dilma se elege, 4 anos de relativa prosperidade econômica, tudo em paz, todo mundo roubando de boa. Pra manter essa aparência, ela faz as pedaladas para maquiar as contas públicas.
- Dilma se reelege com uma porcentagem pequena dos votos. As coisas parecem boas até. PT venceu, mas o PSDB tem a legitimidade para fazer uma oposição forte. O PMDB é o grande campeão das eleições, mas as pessoas em geral ignoram esse fato porque a eleição pra presidente é tudo em tempos de mídia de massa.
- A crise se aproxima e o PT decide a estratégia: Lula lá em 2018, deixa a bomba da crise estourar na mão da Dilma, "ela não fala", "ela não negocia", "ela é antipática", "Lula sim é líder e sabe negociar e faz metáfora de futebol" coisa e tal. O PT se faz de morto, deixa o PMDB deitar e rolar, e a Dilma, por design, se isola e, a partir do isolamento, aprofunda os erros na economia.
- Lava-Jato. De repente, os imortais que estavam com tudo planejadinho até 2018 são tomados de assalto. Gente graúda começa a cair, rico começa a ser preso, PT, PMDB e PSDB profundamente envolvidos enquanto "a república de Curitiba" vai comendo peixe grande e a indignação da classe média borbulha ao mesmo tempo que a crise econômica piora.
- Cunha tenta um acordo com Dilma para tirar a lava-jato das costas dele, ela recusa porque foda-se governabilidade, já não governa nada mesmo sem apoio nem do próprio partido e ele manda o processo de impeachment pra frente.
- Lava-Jato chega até Lula. Moro vira super-herói pra uns e messias fascista para outros. Protestos contra e a favor da lava-jato e, portanto, contra e a favor da prisão preventiva do Lula. O PT transforma a investigação em veículo partidário. Tudo é uma conspiração para acabar com eles. Golpe e mídia golpista e coisa e tal.
- Dilma aponta Lula para ministro em meio ao escândalo no que ainda é o pior timing da história. As gravações vazadas aumentam o caos. É o dia que ela desiste de ser presidente (e, de certa forma, de lá até cá, o Brasil está basicamente com um governo federal funcionando quase no piloto automático). Ao mesmo tempo que Dilma desiste de ser presidente, o PT resolve apoiar a presidente porque agora quem é presidente de fato é o Lula e com o Lula vem os gritos e a chamada à militância e a coisa toda.
- Com a abdicação informal de Dilma via eleição indireta do Lula, o governo federal perde toda a moral. O PMDB sabe que a lava-jato está chegando perto, que a mídia está pedindo sangue, que o STF, chamado de covarde, está atrás de sangue, que a classe média nas ruas querem alguém pagando por tudo isso e que o melhor jeito de resolver todas essas situações de uma vez é com o impeachment rápido e decisivo dela. O plano é: retira-se ela, a mídia se acalma, a classe média se acalma, o jurídico se acalma, passa-se uma lei aqui e ali barrando as investigações, acaba em pizza, mas o novo governo forte, salvador, com ministros notáveis está salvando a economia e tudo fica por isso mesmo.
- Na hora de pôr o plano em prática, os idiotas agindo como idiotas criam, ao invés do ministério de notáveis, a mesma palhaçada clientelista de sempre e o PMDB continua fantoche da própria teia de mentiras.
- Menos de 10 dias depois, a lava-jato não só não é barrada, como chega na porta deles e esvazia todo o otimismo inicial. PSDB mais envolvido que nunca na figura do primeiro a ser comido. A falência moral do Estado gravada em áudio.

Sei lá o que acontece amanhã.
 
O processo em si agora está contaminado por uma conspiração para obstrução da justiça. Dizer que o Cunha tinha contaminado o processo simplesmente ao abrir o processo (ele não foi relator, nem nada do tipo, ele só deu o sinal verde e disse "ok go") foi absurdo; mas dizer que o Jucá (e todos com quem ele conspirou, que pelo jeito não foram poucos) contaminaram esse processo é muito mais coerente na minha opinião.

Aí que está, o processo não está contaminado. Você tem um integrante do governo sendo pego tramando para obstruir a justiça, a mesma coisa que aconteceu com o Mercadante. Você não tem pessoas diretamente ligadas com o processo, você não tem nem o Temer ligado diretamente com o áudio, você não tem nada que comprometa de fato o processo que não seja a suposição de que ele tramou com centenas de deputados e dezenas de senadores.

O que não quer dizer que o governo do PMDB é limpo. Nunca seria, é o governo do PMDB. Agora isso não dá de forma alguma qualquer sobrevida pra Dilma ou reflete no processo dela de qualquer forma significativa senão para retórica de Facebook.
 

Sblargh

Banned
Aí que está, o processo não está contaminado. Você tem um integrante do governo sendo pego tramando para obstruir a justiça, a mesma coisa que aconteceu com o Mercadante. Você não tem pessoas diretamente ligadas com o processo, você não tem nem o Temer ligado diretamente com o áudio, você não tem nada que comprometa de fato o processo que não seja a suposição de que ele tramou com centenas de deputados e dezenas de senadores.

O que não quer dizer que o governo do PMDB é limpo. Nunca seria, é o governo do PMDB. Agora isso não dá de forma alguma qualquer sobrevida pra Dilma ou reflete no processo dela de qualquer forma significativa senão para retórica de Facebook.

Eu não acho que isso dá sobrevida à Dilma por questões políticas. Ela não tem mais senado, nem câmara; ela de volta como presidente é a definição de "lame duck", hoje ela vai, faz um discurso aqui e ali, mas vai demorar menos de uma semana para as pessoas lembrarem porque quiseram o impeachment em primeiro lugar. Nenhum problema relacionado ao PT magicamente se solucionou agora, mas acho difícil argumentar que o conteúdo das gravações não reflete no impeachment.
É um dos principais ministros do governo recém-nascido articulando com algum detalhe que vai falar com o Sarney, que vai falar com o Renan (começando a aposta de que essa coisa toda vai terminar nele como presidente) que vai articular com esse e com aquele e que o processo deve ser feito com o objetivo de acalmar a mídia, supremo e parar a lava-jato. Acho extremamente caridoso da sua parte interpretar isso como uma só pessoa agindo isoladamente e do auge dos meus conhecimentos super limitados sobre como funciona a situação jurídica, acho que agora o advogado do ex-governo federal tem uma argumentação muito forte em mãos que pode levar o STF a repensar a validade do impeachment ou, ao menos, a senadores o bastante trocar de lado daqui meses.
 

Brazil

Living in the shadow of Amaz

O pior é que esse governo realmente acredita que Serra no Itamaraty é (y), por exemplo.

Pobre Meirelles.

Eu não acho que isso dá sobrevida à Dilma por questões políticas. Ela não tem mais senado, nem câmara; ela de volta como presidente é a definição de "lame duck", hoje ela vai, faz um discurso aqui e ali, mas vai demorar menos de uma semana para as pessoas lembrarem porque quiseram o impeachment em primeiro lugar. Nenhum problema relacionado ao PT magicamente se solucionou agora, mas acho difícil argumentar que o conteúdo das gravações não reflete no impeachment.
É um dos principais ministros do governo recém-nascido articulando com algum detalhe que vai falar com o Sarney, que vai falar com o Renan (começando a aposta de que essa coisa toda vai terminar nele como presidente) que vai articular com esse e com aquele e que o processo deve ser feito com o objetivo de acalmar a mídia, supremo e parar a lava-jato. Acho extremamente caridoso da sua parte interpretar isso como uma só pessoa agindo isoladamente e do auge dos meus conhecimentos super limitados sobre como funciona a situação jurídica, acho que agora o advogado do ex-governo federal tem uma argumentação muito forte em mãos que pode levar o STF a repensar a validade do impeachment ou, ao menos, a senadores o bastante trocar de lado daqui meses.

Não cabe a STF julgar validade do impeachment. Chamem de golpe ou não, independentemente da motivação, o processo (que é político, não jurídico) correu conforme o rito e passou.

Se a Dilma quer voltar, que convença Senadores a votarem a favor dela após o prazo de governo interino. Se o STF resolve meter o dedo nisso, aí sim vai ter vermelho nas ruas.
 

Sblargh

Banned
Não cabe a STF julgar validade do impeachment. Chamem de golpe ou não, independentemente da motivação, o processo (que é político, não jurídico) correu conforme o rito e passou.

Se a Dilma quer voltar, que convença Senadores a votarem a favor dela após o prazo de governo interino. Se o STF resolve meter o dedo nisso, aí sim vai ter vermelho nas ruas.

É os dois, não? Pergunta não-retórica, cada um diz uma coisa.
Mas para o processo ser iniciado, tem que ter o aval da justiça, tipo, ela tem que ser acusada de algum crime e a partir daí a questão é política. Você não pode começar um processo de impeachment por mera insatisfação com o eleito, tem que ter uma base jurídica. Se o STF diz "não há base jurídica" e agora o advogado pode contestar essa base jurídica, então o processo pode ser anulado.
Não sei se rolaria por motivos políticos, mas enfim, o que esperar desse país hoje em dia?

A minha questão não é se o PMDB é corrupto e tem que sair no poder. Eu já defendo desde o dia 1 de governo novo, dado o quão sujo foi o ministério dele, a questão volta a ser o golpe, se houve ou não. Antes não havia evidência disso, agora há. Ainda acho exagero a enorme teoria de conspiração de que a folha de são paulo, rede globo, editora Abril, Sérgio Moro, Obama e o fantasma de Mussolini se reuniram um dia e disseram "temos que derrubar a Dilma, pois ela estragará tudo!", mas foi dito, com todas as palavras, "temos que derrubar a Dilma porque ela não está parando a lava-jato" (seja por excesso de honestidade, falta de competência, ou uma mistura de ambos). Se é isso que guiou as votações da Câmara e do Senado e não as preocupações mais legítimas com as pedaladas, a economia, a incapacidade da presidente de governar, etc e tal; então falar em golpe se torna viável, na minha opinião.
 

Brazil

Living in the shadow of Amaz
É os dois, não? Pergunta não-retórica, cada um diz uma coisa.
Mas para o processo ser iniciado, tem que ter o aval da justiça, tipo, ela tem que ser acusada de algum crime e a partir daí a questão é política. Você não pode começar um processo de impeachment por mera insatisfação com o eleito, tem que ter uma base jurídica. Se o STF diz "não há base jurídica" e agora o advogado pode contestar essa base jurídica, então o processo pode ser anulado.
Não sei se rolaria por motivos políticos, mas enfim, o que esperar desse país hoje em dia?

Sim, é isso mesmo. O processo político precisa começar com uma base jurídica, de acordo com o presidencialismo que temos.

A questão é que uma gravação assim, mesmo que fosse de uma conversa do próprio Temer, não invalida todo o processo que correu legalmente. A motivação por trás do ímpeto do processo não invalida a base jurídica, que foi julgada válida por todas as instituições responsáveis.

Uma interferência do STF em um processo que já passou não passaria de uma inteferência de caráter político.
 

Momento. A exoneração saiu mais tarde.

O que, na real, me surprendeu um tequinho. Esperava que eles tentassem enrolar mais com licenciamento pra ver o que que dava. Curiosidade de saber se o que pesou mais foi opinião pública ou a ameaça de uma prisão preventiva.

A minha questão não é se o PMDB é corrupto e tem que sair no poder. Eu já defendo desde o dia 1 de governo novo, dado o quão sujo foi o ministério dele, a questão volta a ser o golpe, se houve ou não. Antes não havia evidência disso, agora há. Ainda acho exagero a enorme teoria de conspiração de que a folha de são paulo, rede globo, editora Abril, Sérgio Moro, Obama e o fantasma de Mussolini se reuniram um dia e disseram "temos que derrubar a Dilma, pois ela estragará tudo!", mas foi dito, com todas as palavras, "temos que derrubar a Dilma porque ela não está parando a lava-jato" (seja por excesso de honestidade, falta de competência, ou uma mistura de ambos). Se é isso que guiou as votações da Câmara e do Senado e não as preocupações mais legítimas com as pedaladas, a economia, a incapacidade da presidente de governar, etc e tal; então falar em golpe se torna viável, na minha opinião.

Falar em golpe sempre foi viável. Na esfera jurídica...eh, nem tanto, mas deve super ajudar a ex-presidente a dar explicações pra tia Rosa. Explicação do Brazil quanto ao processo em si ta boa pra isso. Na esfera política, no entanto, isso é evidentemente ótimo, ainda mais em ano eleitoral. Partidos como Rede e Psol agora têm uma narrativa consideravelmente mais forte, ja que, por não estarem envolvidos nesses escândalos (ou ao menos não em grau nem ao menos remotamente proximo dos demais), podem usá-lo para atacar todos os demais lados, mesmo que não necessariamente com exatamente essa forma da narrativa.

Eu to razoavelmente otimista e esperando ganhos não-insignificantes da esquerda não-petista este ano, na real.
 

Massa

Member
Não gosta do PV? O PSOL eu acho um partido meio ruim, que abrigou os mais idiotas do PT, agora Rede e PV eu voto sem problemas. Só espero que o segundo turno aqui em SP não seja Haddad e Dória, aí ficaria difícil votar. :(
 
PSOL é a antiga ala do PT que deixou o partido por ter achado o PT "direita" demais. Não confio neles.

PV e Rede são opções melhores, IMO, apesar das minhas desconfianças. A melhor opção pra mim por agora é o Novo mesmo.
 

DD

Member
PSOL é a antiga ala do PT que deixou o partido por ter achado o PT "direita" demais. Não confio neles.

PV e Rede são opções melhores, IMO, apesar das minhas desconfianças. A melhor opção pra mim por agora é o Novo mesmo.

Urgh...


Mas ainda te amo <3
 
Não gosta do PV? O PSOL eu acho um partido meio ruim, que abrigou os mais idiotas do PT, agora Rede e PV eu voto sem problemas. Só espero que o segundo turno aqui em SP não seja Haddad e Dória, aí ficaria difícil votar. :(

Não é questão de gostar. Eu apenas considero provável que por eles serem Esquerda "Honesta", fica mais fácil para concretizarem ganhos, ainda mais se a ala menos hostil do partido, que tem o bom senso de não discutir abolição de propriedade privada abertamente (como a heloisa helena fazia), continuar na liderança do partido.

Fim das contas eu vou acabar votando no que perceber, no momento, como menos pior no segundo turno. Pode ser PV, Rede, Psol, PCB, PSDB ou o que for, se for, em minha percepção, menos pior que a alternativa, leva.

Por mais que eu deteste o aécio/alckmin/serra, se estiver entre algum deles e caiado ou bolsonaro, claro que votaria na alternativa psdbista, por exemplo.

Especificamente quanto ao PV, o que recentemente me deixou decepcionado com eles foi terem aceito o Álvaro Dias. Aceitar coronel, e ainda coronel que espanca professor? Pra quê? Mas é uma daquelas incongruências que todo partido tem. Soma-se a também terem Sarney Filho.
A melhor opção pra mim por agora é o Novo mesmo.

Neoliberalismo comigo definitivamente não vai, mas cada um, cada um.
 

Sblargh

Banned
Acho Novo um equívoco, mas é um equívoco honesto. Você discorda deles falando "suas teorias econômicas estão erradas por X, y e z".
Eu não sei como as pessoas justificam o PT para si próprias, mas o meu Facebook continua a fazê-lo em massa; mentalidade de culto e uma agora renovada confiança de que "estamos lutando contra as forças do mal que usam de mentiras e conspiração!" ajuda as pessoas a cegarem a si próprias de muitas coisas, especialmente quando forças do mal de fato conspiram contra você.
Meu coração está com o Psol porque eles defendem as causas que eu defendo e se discorda deles de maneira honesta "são uns comunistas doidos" e tal, ok, mas é honesto ser um comunista doido, se é bom ou não pro país, vamos conversar.

PSDB parece estar cada vez mais perto da morte.

PMDB as pessoas odeiam, mas é uma sigla que existe nas costas de coligações e figuras particulares, quando chegarem as eleições, milhões de pessoas vão dizer "ele está no PMDB, mas apesar disso é honesto" sobre seu corrupto favorito.
Se fizéssemos uma nova eleição pra deputado e senador hoje, eu não me surpreenderia em nada de ter PMDB ainda com maioria dos cargos.

O PV chegou perto de ser uma boa alternativa ao PSDB um dia, mas sei lá o que aconteceu.
 

Platy

Member
O pouco que o PV tinha de moral comigo ele perdeu quando foi um dos partidos que votou pra barrar o esquema do nome social
 

Granjinha

Member
Por que Novo seria um equívoco? Liberalismo nunca foi de fato aplicado na economia brasileira (com força) e obviamente tudo que veio antes não deu muito certo. Eles são algo novo (hue) e diferente. Seriam minha primeira escolha.

PSOL é piada. Dá pra levar essa partido a sério não. Mesma coisa que querer eleger alguém do PCdoB.
 

DD

Member
Eu não tinha uma opinião sobre o Novo, então me dei ao trabalho de conhecer o projeto de governo deles e saí com o estômago embrulhado, porque vi que eles são a favor das coisas que eu mais abomino na política, entre elas a liberação das doações de campanhas e o fim do fundo partidário. Segundo eles, isso acontece de qualquer forma, então que se libere de uma vez. Ora, se algo acontece de uma forma ou de outra, então que se libere tudo então! Liberem as drogas, o aborto, o porte de armas, assalto a mão armada. Acontece de qualquer jeito! Belo pretexto. Não que eu goste da ideia de que parte dos meus impostos estejam sendo gastos nas campanhas políticas ao invés de irem parar em hospitais e escolas, por exemplo, mas se as coisas são como estão (vide listas da Odebrecht da vida, e outras), imagine então quando as coisas forem 100% assim. Pergunte aos americanos o que eles acham de ter um congresso comprado. O que faz alguém pensar que aqui as coisas seriam diferentes ou no mínimo iguais a como são lá? Especialmente gente esperta como banqueiro, que é a quem o Novo representa. Então, não, eu não acho que o Novo seja um "equívoco honesto". Acho que eles sabem muito bem o que estão fazendo.

É um partido que representa sim o Neoliberalismo, algo que na minha opinião é tão utópico quanto crer no Comunismo pregado por Marx (não confundir com regimes totalitários que se apoiam em algumas ideias comunistas pra posarem como tal [i.e. todos os países ~comunistas~ do mundo), até porque no fundo, ambas as ideologias possuem ideais similares, como o estado mínimo (na verdade o Comunismo puro prega a inexistência de um estado [Sim! Oooohhhh!!!], e que a sociedade como um todo se autorregulamente). Já o Neoliberalismo cobra o estado mínimo que não interfira no mercado, para que este se autorregulamente. Diz que o governo é corrupto, e que, portanto, deve-se diminuir o governo. Em outras palavras, diminua-se o poder do governo transfira esse poder para o empresariado. Porra, se é gente demais pra roubar no governo, imagine no empresariado! Alguém aqui acha que tem mais deputado e senador e vereador do que empresário? É tipo um comunismo, mas só pra burguesia, e não para o proletariado. Se rico já manda e desmanda neste país, imagine então num estado menos burocrático e que garanta ainda mais liberdade pra eles.

Marx acreditava que o Comunismo seria a última etapa da evolução da sociedade. Só que pra uma sociedade evoluir, é preciso que TODOS os indivíduos evoluam. É muito fácil e tentador ser corrupto na ausência de regulamentações (leis), daí a necessidade de um estado e leis. É só olhar para os políticos que elegemos pra se ter uma noção de onde ainda estamos como sociedade. Se uma sociedade mais avançada que a nossa, como a austríaca, por muito pouco não elegeu um Bolsonaro da vida no último fim de semana, imagine o quão distantes estamos de pensarmos em não precisar de um estado presente. Isso é coisa pra se pensar daqui a séculos, talvez milênios.

O Novo surfa na onda de ódio à esquerda que o país tem vivido, e há uma completa falta de honestidade quando alguns (muitos) se referem à esquerda, fazendo comparações esdrúxulas com países como Cuba e Venezuela (por mais que eu não tenha votado na Dilma e tenha até feito campanha contra ela dentro de casa, acho que ela está muito, MUITO longe de um Maduro ou Fidel qualquer em nível de horror, e o Brasil é um bicho com muito mais cabeças que uma Venezuela pra se tomar assim). Eu, como esquerdista, olho pra Suécia, Finlândia e Noruega como exemplo, e não pra porra de países de ditadorzinhos toscos. Seria igualmente ridículo usar a Somália como exemplo de neoliberalismo, como eu já vi esquerdista fazendo. Aliás, essa articulação chegou ao ponto de adultos passarem a apelar para o "lalalalaaaa, eu não to te ouvindo, lalalaaaa", vulgo Panelaço. E eu infelizmente não enxergo no Brasil uma esquerda moderada livre de sombras suspeitas no momento, e isso me deprime.

Não é porque você tem um problema na perna que se deve propor arrancar a perna fora e colocar uma prótese no lugar. As coisas podem ter conserto sem a necessidade de uma remoção.


EDIT: mas pra não ficar só falando mal, uma coisa eu admiro no Novo: o fato de eles não aceitarem políticos profissionais no quadro deles. É tipo quando o governo do PSDB quebrou as patentes dos medicamentos, que pra mim foi a coisa mais esquerda-metal da história deste país, hihihi.


EDIT 2: "Não existe corrupção do PT, do PSDB, do PMDB. O que existe é corrupção e uma das grandes causas está associada ao sistema eleitoral, aos mecanismos de financiamento de campanha", declarou Barroso no evento. Segundo o ministro, a relação de interdependência entre o Estado e o setor privado gera um ambiente de "troca de favores" danoso para a política e para a economia brasileira. "Tudo depende do Estado, das suas bênçãos, do seu apoio e financiamento. Todos os subprodutos negativos advêm como burocracia, troca de favores e corrupção pura e simples. Vivemos um modelo de capitalismo que não gosta nem de risco nem de competição. Isso não é capitalismo, isso é socialismo para os ricos", ironizou." SO MUCH THIS!!!
 
Liberalismo nunca foi de fato aplicado na economia brasileira (com força) e obviamente tudo que veio antes não deu muito certo.

Substitua liberalismo por comunismo/socialismo/anarquismo que a frase seria igualmente válida.

Qualquer uma das duas abordagens será igualmente morta no congresso, fwiw.
 

Sblargh

Banned
Meu problema com liberalismo (neo? Libertarianism?) é um debate meio à parte, mas entra em um território um pouco bizantino que ficamos a discutir qual a melhor utopia e eu acho que não dá nem pra cortar o Bolsa família sem criar mortes, quanto mais começar a falar em privatização universal de educação e saúde e tal. Mas é uma coisa que acho honesto debater no ponto a ponto.
Tipo, sus, diminuir ou não? Acho que não, mas é um debate que pode ser válido. Há quem acredita que uma privatização da saúde vai melhorar as coisas, acho equivocado, mas não se está a defender porque seus desonestos não assim tão desonestos ou porque seus corruptos são na verdade vítimas de conspiração da mídia ou algo assim. É um debate sobre política e não sobre quanta sujeira ignoramos.

Falando sobre financiamento de campanha, pelo menos até onde a própria propaganda vai, o Psol se sustenta 100% com pagamento de mensalidade pelos filiados. Está nas regras deles não receber doações acima disso. O quanto você paga como filiado varia de acordo com sua renda mensal.
É um dispositivo que, caso respeitado, explica por si só como que permanece escapando dos esquemas de corrupção.
 
Top Bottom