• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Então acho que a demora é de umas duas semanas do lançamento americano para o brasileiro mesmo.

Isso depende muito do jogo, a Nintendo não parece seguir qualquer tipo de padrão. Hyrule Warriors surgiu por aqui esses dias também (vi no Sábado passado), tá até como demo na Saraiva do Plaza Niterói.

Agora, Smash de 3DS saiu alguns dias antes aqui do que nos EUA enquanto Mario Kart eu acho que demorou quase um mês a mais (não lembro de cabeça).

Espero que saia rápido, comprei um Wii U basicamente só por esse jogo.
 

Shizuka

Member
AvNyKfz.png


Pelo visto ainda vai demorar. Duas semanas depois do lançamento norte-americano.
 

Tiu Neo

Member
Converted the price to American dollars, and $73 isn't that bad (a little less than 25% more). I was under the impression that games in Brazil were hilariously expensive.

Real is very undervalued right now, so the difference isn't that bad. Also, most new games are R$199 right now, only a few are 179.

Also, some games are pressed here on Brazil. I don't think this is the case with Nintendo games, but those don't have as many taxes on then as the imported ones.
 

maouvin

Member
Converted the price to American dollars, and $73 isn't that bad (a little less than 25% more). I was under the impression that games in Brazil were hilariously expensive.

It would cost BRL 179 even if the exchange rate was 2/1 instead of the 2,43/1 we have now. though. 179/199 is our MSRP, with some exceptions (like Ubi games).
 
Welp, time to go back to the waiting boat. But I'm going to buy it without thinking if I find an American copy around Niterói costing at most R$199.


Converted the price to American dollars, and $73 isn't that bad (a little less than 25% more). I was under the impression that games in Brazil were hilariously expensive.

Things got much better lately on this front. When this generations was beginning, our games were at least R$250 and 1USD was approximately 1,8BRL. Importing was a much better choice. Nowadays, some releases are even on the R$130 level, I remember getting Metal Gear Rising on the release date with this price.

I would just like to see more games around here, some are hard to find because they're not popular enough so you're stuck with importing yourself(which nowadays is kind of hard) or paying considerably more to get the game.
 

Shizuka

Member
Como eu tinha dito, vou ter que esperar a Livraria Cultura mesmo, já que eu tenho um vale-compra guardado especificamente para esse jogo.
 

Unai

Member
Vocês participam de algum fórum brasileiro? Se sim, qual? :3

Forum propriamente dito eu não participo de nenhum atualmente. Os únicos foruns que eu participei ativamente foram relacionados a desenvolvimento de software alguns anos atrás.

Comunidades do Orkut eu participava de algumas ativamente. Relacionada a games tinha a "Wii Brasil" que apesar do nome se discutia de tudo relacionado a Nintendo, e também outros consoles em tópicos OFF. Mantenho contato com o pessoal de lá até hoje pelo facebook. Fora games, eu participava ativamente da comunidade Cavaleiros do Zodíaco (como meu avatar sugere sou muito fã), e tenho um montes de amigos que fiz lá e que também mantenho contato pelo facebook.

Aí hoje particpo de alguns grupos do facebook, principamente o "GameHall [PC GAMES only]". De vez em quando passo no grupo "Uol Jogos", mas o espírito HUE HUE BR lá é muito grande e é difícil manter uma conversa interessante. Foram jogos, também vou muito no grupo "Os Novos 52 Brasil", pois também sou fã da DC Comics.

Lendo isso, acho que passo tempo demais na internet...


Na eShop americana, sai meia-noite do dia 24 desse mês.

Perfeito!
 

DD

Member
Forum propriamente dito eu não participo de nenhum atualmente. Os únicos foruns que eu participei ativamente foram relacionados a desenvolvimento de software alguns anos atrás.

Comunidades do Orkut eu participava de algumas ativamente. Relacionada a games tinha a "Wii Brasil" que apesar do nome se discutia de tudo relacionado a Nintendo, e também outros consoles em tópicos OFF. Mantenho contato com o pessoal de lá até hoje pelo facebook. Fora games, eu participava ativamente da comunidade Cavaleiros do Zodíaco (como meu avatar sugere sou muito fã), e tenho um montes de amigos que fiz lá e que também mantenho contato pelo facebook.

Aí hoje particpo de alguns grupos do facebook, principamente o "GameHall [PC GAMES only]". De vez em quando passo no grupo "Uol Jogos", mas o espírito HUE HUE BR lá é muito grande e é difícil manter uma conversa interessante. Foram jogos, também vou muito no grupo "Os Novos 52 Brasil", pois também sou fã da DC Comics.

Lendo isso, acho que passo tempo demais na internet...




Perfeito!

Hmm, eu comecei no UOL em 2004, e o nível lá é lamentável. Nos últimos anos eu estive postando na Start Select, do qual fui um dos fundadores. Eu gostava muito de lá, era tipo minha casinha na internet, mas o povo não gostava muito de mim, então nukei minha conta ontem pra não voltar mais. GAF eu uso mais pra praticar o inglês, mas não me sinto tããão em casa aqui porque é um fórum MUITO grande, onde as coisas acontecem muito rapidamente. Então é meio sufocante pro meu gosto. Digo o mesmo para o Reddit. Estou sentindo falta de um fórunzinho mais aconchegante, onde um post ou usuário não seja apenas mais um em uma avalanche. Tentei o Outerspace anos atrás, mas aquilo é ainda mais doentio que o UOL. Ontem fiz conta no Brasil Gamer e no GamesFoda, mas os fóruns são mortinhos mortinhos...
 
Vocês participam de algum fórum brasileiro? Se sim, qual? :3

Participei por muito tempo do Power Sonic Fórum e do concorrente Fórum Portal Sonic por ser viciado em Sonic. Acho que fiquei de 2005 até 2010 em pelo menos um. O PSF acabou faz tempo enquanto o FPS (lol essas siglas) morreu por falta de interesse basicamente mas ainda tá lá ativo. Também participei por um tempo do Fórum da Panini Comics no Brasil, que foi morto pela editora. Ai a gente migrou pra um grupo de facebook mas não é a mesma coisa. Estou ponderando em criar uma conta no Miolos já que sou muito fã de HQs.

Depois disso, nunca mais entrei em fóruns brasileiros. Pra falar a verdade, mal posto na GAF também, fico mais lurkando por ai como sempre fiz. Acho que postei umas duas vezes nos tópicos de Sonic e HQs daqui, o que é estranho considerando meu background.
 

DD

Member
Participei por muito tempo do Power Sonic Fórum e do concorrente Fórum Portal Sonic por ser viciado em Sonic. Acho que fiquei de 2005 até 2010 em pelo menos um. O PSF acabou faz tempo enquanto o FPS (lol essas siglas) morreu por falta de interesse basicamente mas ainda tá lá ativo. Também participei por um tempo do Fórum da Panini Comics no Brasil, que foi morto pela editora. Ai a gente migrou pra um grupo de facebook mas não é a mesma coisa. Estou ponderando em criar uma conta no Miolos já que sou muito fã de HQs.

Depois disso, nunca mais entrei em fóruns brasileiros. Pra falar a verdade, mal posto na GAF também, fico mais lurkando por ai como sempre fiz. Acho que postei umas duas vezes nos tópicos de Sonic e HQs daqui, o que é estranho considerando meu background.

Fóruns de Sonic morreram porque o Sonic morreu em 1994. :bigode:
 
Fóruns de Sonic morreram porque o Sonic morreu em 1994. :bigode:

E é por essas e outras que eu parei de discutir sobre o personagem :D

Brincadeira. Eu acho que a época mais divertida foi entre 2007~08, quando o fracasso de 06 ainda estava fresco e tinha diversos fanboys que defendiam o jogo "porque sim". As comparações com Secret Rings (que pelo menos era jogável) eram hilárias, haha

outro jeito de jogar lenha na fogueira na época: eu acho Adventure 2 um péssimo jogo (minha sincera opinião). Pronto, podia sair do tópico e ver o povo se destruir.
 

DD

Member
OuterSpace mas mal posto lá mais porque, velho, OuterSpace.

Lembro quando cheguei lá, com a intenção de usá-lo como main fórum certa vez, e criei um tópico para os usuários postarem imagem de jogos, tipo esse daqui: http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=743719

Abri o tópico com imagens de, sei lá, Forza 3 ou PGR4, na maior inocência, e o primeiro post já mandava eu enfiar as imagens no cu. Os posts seguintes não foram nada amigáveis também, então taquei o foda-se pra aquela bosta, lol. Demorei um pouquinho pra entender o motivo. Gran Turismo 5 havia fora recém lançado, e as impressões e análises não estavam muito boas.
 

maouvin

Member
Vocês participam de algum fórum brasileiro? Se sim, qual? :3

Fórum Adrenaline, mas só posto no tópico de Vita. E olhe lá.

Fui incluído em alguns grupos no FB também, mas dificilmente passo por lá. Impossível navegar naquilo.
 

DD

Member
E é por essas e outras que eu parei de discutir sobre o personagem :D

Brincadeira. Eu acho que a época mais divertida foi entre 2007~08, quando o fracasso de 06 ainda estava fresco e tinha diversos fanboys que defendiam o jogo "porque sim". As comparações com Secret Rings (que pelo menos era jogável) eram hilárias, haha

outro jeito de jogar lenha na fogueira na época: eu acho Adventure 2 um péssimo jogo (minha sincera opinião). Pronto, podia sair do tópico e ver o povo se destruir.

Nem me fale. Eu era fanzaço de Sonic na época do Master e Mega, mas nunca tinha jogado os de Saturn, 32X e Sega CD. No Dreamcast eu só joguei a demo curtíssima do primeiro Adventure, então nem dava pra tirar nenhuma conclusão. Lembro quando comprei um Xbox, e descobri (super feliz) que tinham feito um Sonic pra ele. Era o tal do Sonic Heroes. Eu ficava babando nas imagens. Quando achei o jogo, nem acreditei. Quando terminei o jogo, também nem acreditei que eu tive coragem de chegar até o fim daquele martírio. Também joguei os Rush do Nintendo DS. O Rush 1 era fraquinho, mas passável. O Rush 2 era tenebroso.

Depois disso eu joguei o Sonic Generations no PC, e achei MEIO bom. E por MEIO bom, me refiro à parte com o Sonic gordinho, porque as partes com o Sonic moderno continuam um cu. Se bem que o chefe final é um cu com ambas as versões do Sonic. xD

Comprei também os episódios 1 e 2 do Sonic 4, mas nunca criei coragem pra jogar. xD
 

red13th

Member
Lembro quando cheguei lá, com a intenção de usá-lo como main fórum certa vez, e criei um tópico para os usuários postarem imagem de jogos, tipo esse daqui: http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=743719

Abri o tópico com imagens de, sei lá, Forza 3 ou PGR4, na maior inocência, e o primeiro post já mandava eu enfiar as imagens no cu. Os posts seguintes não foram nada amigáveis também, então taquei o foda-se pra aquela bosta, lol. Demorei um pouquinho pra entender o motivo. Gran Turismo 5 havia fora recém lançado, e as impressões e análises não estavam muito boas.

Eu entrava lá porque como era do Terra o firewall do serviço não bloqueava. Agora no meu novo emprego o GAF é liberado então não tenho motivos. É um lixo de forum mas fiz grandes amigos lá. Eu basicamente só entrava no Vale Tudo hehe.
 
E é por essas e outras que eu parei de discutir sobre o personagem :D

Brincadeira. Eu acho que a época mais divertida foi entre 2007~08, quando o fracasso de 06 ainda estava fresco e tinha diversos fanboys que defendiam o jogo "porque sim". As comparações com Secret Rings (que pelo menos era jogável) eram hilárias, haha

outro jeito de jogar lenha na fogueira na época: eu acho Adventure 2 um péssimo jogo (minha sincera opinião). Pronto, podia sair do tópico e ver o povo se destruir.
Nah, você está falando a verdade. Joguei quando era bem mais jovem, e achava o maximo. joguei ano passado, a achei horrivel. Regra dos 15 anos destruindo corações D:
 
Nem me fale. Eu era fanzaço de Sonic na época do Master e Mega, mas nunca tinha jogado os de Saturn, 32X e Sega CD. No Dreamcast eu só joguei a demo curtíssima do primeiro Adventure, então nem dava pra tirar nenhuma conclusão. Lembro quando comprei um Xbox, e descobri (super feliz) que tinham feito um Sonic pra ele. Era o tal do Sonic Heroes. Eu ficava babando nas imagens. Quando achei o jogo, nem acreditei. Quando terminei o jogo, também nem acreditei que eu tive coragem de chegar até o fim daquele martírio. Também joguei os Rush do Nintendo DS. O Rush 1 era fraquinho, mas passável. O Rush 2 era tenebroso.

Depois disso eu joguei o Sonic Generations no PC, e achei MEIO bom. E por MEIO bom, me refiro à parte com o Sonic gordinho, porque as partes com o Sonic moderno continuam um cu. Se bem que o chefe final é um cu com ambas as versões do Sonic. xD

Comprei também os episódios 1 e 2 do Sonic 4, mas nunca criei coragem pra jogar. xD


Pessoalmente, gosto do Heroes por ter sido o primeiro 3D que joguei mas é extremamente repetitivo . Ainda sim, melhor que o Adventure 2. O Adventure 1 é BEM melhor, muito melhor estruturado.

Eu joguei quase todos os jogos da série mas falando dos jogos 3D gosto bastante do Generations e do Colors. E tenho uma opinião contrária a sua: não gosto do "clássico" de que clássico tem nada (a física é toda errada) mas a alta velocidade do Moderno é muito bem feita.
Acho que um top pessoal meu dos 3D seria assim:

1-Colors
2-Generations
3-Adventure 1
4- Heroes
5- Lost World (Wii U)

Já no lado 2D, tirando os clássicos intocáveis (1~3,&K,CD), gosto muito do Advance 1,3 e dos Rush. Chaotix é um "guilty pleasure" pela estranheza do jogo mas é ruim. 3D Blast eu jogo as vezes pela nostalgia mas também é triste.
 

Tiu Neo

Member
Sonic?

Sonic 1 do Master é o melhor jogo da série. :p

Sonic 4 é uma aberração que nunca devia ter saído. D:

(Dos recentes, dos que eu joguei, o Generations é bem bom!)
 

DD

Member
Fórum Adrenaline, mas só posto no tópico de Vita. E olhe lá.

Fui incluído em alguns grupos no FB também, mas dificilmente passo por lá. Impossível navegar naquilo.

Hmm, nem sabia que tinha área de "gaems" lá. Qualquer hora eu dou uma olhada pra ver se me interesso. :3


Pessoalmente, gosto do Heroes por ter sido o primeiro 3D que joguei mas é extremamente repetitivo . Ainda sim, melhor que o Adventure 2. O Adventure 1 é BEM melhor, muito melhor estruturado.

Eu joguei quase todos os jogos da série mas falando dos jogos 3D gosto bastante do Generations e do Colors. E tenho uma opinião contrária a sua: não gosto do "clássico" de que clássico tem nada (a física é toda errada) mas a alta velocidade do Moderno é muito bem feita.
Acho que um top pessoal meu dos 3D seria assim:

1-Colors
2-Generations
3-Adventure 1
4- Heroes
5- Lost World (Wii U)

Já no lado 2D, tirando os clássicos intocáveis (1~3,&K,CD), gosto muito do Advance 1,3 e dos Rush. Chaotix é um "guilty pleasure" pela estranheza do jogo mas é ruim. 3D Blast eu jogo as vezes pela nostalgia mas também é triste.

Hmm, não lembro de ter achado nada de errado com o clássico no Sonic Generations não, mas não duvido que você esteja certo... ;P

E eu tiraria o Sonic CD da lista dos intocáveis, e colocaria o 1 de Master System no lugar dele. O 3D Blast eu não gostei nem quando eu era criança, assim como aquele Sonic Spinball. xD


Sonic?

Sonic 1 do Master é o melhor jogo da série. :p

Sonic 4 é uma aberração que nunca devia ter saído. D:

(Dos recentes, dos que eu joguei, o Generations é bem bom!)
Dizem que o 4-2 é melhorzinho, mas o primeiro tem fama de lixo mesmo. Qualquer hora eu jogo. =P

Sobre o Sonic 1 de Master, ainda acho o Sonic & Knucles melhor, mas é um jogaço também. Amo de paixão.
 

Kansoku

Member
Vocês participam de algum fórum brasileiro? Se sim, qual? :3

A muito tempo atrás eu frequentava a Myutsu, que morreu e foi substituída pelo Route One que também morreu e depois ressuscitou, e sai de lá quando ativaram minha conta aqui. Acho que morreu de novo também.
 
Hmm, não lembro de ter achado nada de errado com o clássico no Sonic Generations não, mas não duvido que você esteja certo... ;P

E eu tiraria o Sonic CD da lista dos intocáveis, e colocaria o 1 de Master System no lugar dele. O 3D Blast eu não gostei nem quando eu era criança, assim como aquele Sonic Spinball. xD



Dizem que o 4-2 é melhorzinho, mas o primeiro tem fama de lixo mesmo. Qualquer hora eu jogo. =P

Sobre o Sonic 1 de Master, ainda acho o Sonic & Knucles melhor, mas é um jogaço também. Amo de paixão.

Haha. O problema é que não tem o "bounce"(segurar o botão no pulo -> mais impulso subindo após bater no inimigo) e é meio complicado pegar velocidade rolando. Não é ruim, é melhor que o Sonic 4 mas podia ser melhor ainda. O Sonic 4-2 é bacana. O único problema é se chamar Sonic 4, que de 4 não tem nada, pelo mesmo motivo do Sonic Generations. Se tivessem chamado de "New Sonic The Hedgehog" muito menos gente reclamava.

Bem lembrado do Sonic de Master, também acho muito bom. Mas o meu favorito dos 8-bits é o Triple Trouble de Game Gear. Fiquei putasso quando vi que o Generations de 3DS só ia ter uma fase de portátil... Queria a Sunset Park Zone do Triple Trouble. Sonic 2 MS e o Sonic Chaos são legais também mas acho mais fracos que o 1 e o Triple Trouble. E tem o Sonic Blast (sim, sem 3D, pra MS/GG) que na minha opinião é um dos piores jogos da série.
 

DD

Member
Haha. O problema é que não tem o "bounce"(segurar o botão no pulo -> mais impulso subindo após bater no inimigo) e é meio complicado pegar velocidade rolando. Não é ruim, é melhor que o Sonic 4 mas podia ser melhor ainda. O Sonic 4-2 é bacana. O único problema é se chamar Sonic 4, que de 4 não tem nada, pelo mesmo motivo do Sonic Generations. Se tivessem chamado de "New Sonic The Hedgehog" muito menos gente reclamava.

Bem lembrado do Sonic de Master, também acho muito bom. Mas o meu favorito dos 8-bits é o Triple Trouble de Game Gear. Fiquei putasso quando vi que o Generations de 3DS só ia ter uma fase de portátil... Queria a Sunset Park Zone do Triple Trouble. Sonic 2 MS e o Sonic Chaos são legais também mas acho mais fracos que o 1 e o Triple Trouble. E tem o Sonic Blast (sim, sem 3D, pra MS/GG) que na minha opinião é um dos piores jogos da série.
Nãam, Sonic 2 de Master é horroroso, min disgulpi. >.>

O design das fases é horroroso. >.>
 

Shizuka

Member
Alguém conhece alguma loja de games online confiável? Atualmente, quando decido comprar aqui no Brasil mesmo, eu uso a Zigstore, Bigboygames e Mercado Livre, mas queria ter outras opções, principalmente para lançamentos.
 
Nãam, Sonic 2 de Master é horroroso, min disgulpi. >.>

O design das fases é horroroso. >.>

Só acho ruim o local das esmeraldas, é terrível pegar algumas. Se é pra ver design ruim vá jogar o Blast, que tem uma fase inteira só de tubos de baixo da água onde você se perde fácil.

Alguém conhece alguma loja de games online confiável? Atualmente, quando decido comprar aqui no Brasil mesmo, eu uso a Zigstore, Bigboygames e Mercado Livre, mas queria ter outras opções, principalmente para lançamentos.

To por fora, nem sei te dizer fora das lojas. Sei que o Shoptime as vezes tem uns preços bons pra lançamentos, peguei meu Pokémon Y lá.

Tenho uma não recomendação:Comprei uma vez da Mula Games e me arrependi. Demorou pra entregar e ainda trocaram o jogo de caixa por alguma razão (mutreta pra passar na alfandega provavelmente)
 

Shizuka

Member
Ah, Shoptime? Me referia a lojas só de jogos, nada como Submarino, Walmart ou Saraiva. Já ouvi falar da Datishop, mas não boto muita fé.
 

LuuKyK

Member
Alguém conhece alguma loja de games online confiável? Atualmente, quando decido comprar aqui no Brasil mesmo, eu uso a Zigstore, Bigboygames e Mercado Livre, mas queria ter outras opções, principalmente para lançamentos.

Eu compro na BigBoy direto e nunca deu nenhum problema. Chega rápido, dá pra acompanhar o rastreamento do pedido no próprio site e o atendimento é bem bom, se for preciso.
 

Shizuka

Member
Eu compro na BigBoy direto e nunca deu nenhum problema. Chega rápido, dá pra acompanhar o rastreamento do pedido no próprio site e o atendimento é bem bom, se for preciso.

Eu sei, a Bigboyames é muito boa, mas queria mais referências de lojas tão boas quanto.
 

Platy

Member
Patriotismo ver vcs falando da bigboy xD

A uns anos atras eu morava a uns 3 quarteirões da loja fisica deles =3


Eu gosto da parte de games da Ricardo Eletro ... não é omfg preorder de todos os jogos, mas sempre tem umas promoções supimpas
 

LuuKyK

Member
Eu sei, a Bigboyames é muito boa, mas queria mais referências de lojas tão boas quanto.

Derp, so li a primeira frase do seu post. Nem vi que você mencionou a loja ali. Haha

Outra coisa que eu gosto de lá é que eles sempre tem disponível alguns jogos muito niche, tipo uns jogos japa que nem no japão vende muito. Além de ter várias vezes algumas ediçoes e colecionador, mesmo que em números mais limitados.
 

Shizuka

Member
Já que estamos nesse clima de mútua assistência, estou pesquisando porque estou tentando achar algum lugar que já esteja vendendo o Senran Kagura Shinovi Versus e não acho, nem no Mercado Livre. Alguém sabe de alguma loja que está vendendo?
 

Tiu Neo

Member
Já que estamos nesse clima de mútua assistência, estou pesquisando porque estou tentando achar algum lugar que já esteja vendendo o Senran Kagura Shinovi Versus e não acho, nem no Mercado Livre. Alguém sabe de alguma loja que está vendendo?

Pior que não :( Acho que vou pegar ele digital quando baixar o preço, já joguei bastante a versão japonesa.
 

maouvin

Member
Curitibros, tive duas encomendas internacionais tributadas esse mês (primeiras desde que me mudei pra cá), e nas duas só me cobraram os 60% e os 12 pilas dos Correios. Nada de cobrarem ICMS.
Isso é bondade do sr. Beto Richa? Sorte? Vão me cobrar depois? Porque em SC sempre paguei os 60% + ICMS pra retirar as encomendas.

Não que eu esteja reclamando, claro.
 

Shizuka

Member
Curitibros, tive duas encomendas internacionais tributadas esse mês (primeiras desde que me mudei pra cá), e nas duas só me cobraram os 60% e os 12 pilas dos Correios. Nada de cobrarem ICMS.
Isso é bondade do sr. Beto Richa? Sorte? Vão me cobrar depois? Porque em SC sempre paguei os 60% + ICMS pra retirar as encomendas.

Não que eu esteja reclamando, claro.

Te garanto que não podem cobrar depois. Se no momento do desembaraço, ocorreu de cobrarem somente o imposto de importação, não podem cobrar o ICMS depois. Via de regra, deveriam cobrar o ICMS, mas se não cobraram, sorte sua. Dito isso, não fui taxado uma única vez nesse ano nas encomendas que vieram pelos Correios, só pelo Fedex.
 

Tiu Neo

Member
Curitibros, tive duas encomendas internacionais tributadas esse mês (primeiras desde que me mudei pra cá), e nas duas só me cobraram os 60% e os 12 pilas dos Correios. Nada de cobrarem ICMS.
Isso é bondade do sr. Beto Richa? Sorte? Vão me cobrar depois? Porque em SC sempre paguei os 60% + ICMS pra retirar as encomendas.

Não que eu esteja reclamando, claro.

Nunca me cobraram o ICMS quando fui taxado, então... Acho que é padrão, neste caso. :p
 
Top Bottom