• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Metra

Member
Ah! Agradeço a resposta.

Assembléia constituinte exclusiva é ilusão. Nenhum partido no poder seria burro de abrir uma constituinte com congresso dividido.
Assumo minha ignorância sobre o assunto. Não faço a mínima ideia das implicações, consequências e significado de uma assembleia constituinte, haha! Mas dada a importância, é algo que terei que ler/estudar depois.

Voto em lista seria ótimo. È o sistema australiano, em que voce vota em ordem se preferencia. Se o teu preferido nao conseguir maioria, teu voto passa para o segundo que tu indicou, e mesma coisa se tu indicar um terceiro. Evidentemente, torna o segundo turno desnecessario.
Essa parece uma boa ideia mesmo. Não precisar de segundo turno reduziria os custos das eleições (teoricamente, haha). Mas tem que ver como que vai funcionar, nos detalhes. Por exemplo, se o voto for para o partido - semelhante à eleição para os cargos proporcionais - eu não acho que seria vantajoso.

Mais mulheres na politica é questao de cidadania, congresso eh 90% zorba. Nao importa necessariamente em efeitos beneficos, mas nao consigo ver sequelas negativas em acabar com o clube do bolinha. Menor ideia de como eles fariam isso, tho. Metade das cadeiras para homens e metade pra mulheres, pra forçar partido a nomear mulher?
Com certeza! O problema aqui, como você disse, é como isso seria posto em prática. Se for por cotas, por exemplo, eu não sei se concordaria.

Apesar de nao mencionado no site do pt, creio que conseguiriam enfiar fim da reeleição nisso aí.
O fim da reeleição é uma proposta que considero interessante. Resta saber se o PT concorda, haha!

Financiamento publico é pra diminuir influencia de grandes fortunas sobre candidatos. Em tese iguala o campo e extingue a "necessidade" do caixa 2.
Eu não sei se, a longo prazo, os benefícios seriam reais. Por um lado, parece uma boa proposta, já que, teoricamente, candidatos teriam verbas iguais para suas campanhas. Assim, candidatos com menor poder financeiro teriam condições equitativas de competir. Mas, por outro lado, seria mais um gasto para o dinheiro público. Ou seja, a gente pagaria pelas campanhas dos políticos.
 
Dinheiro público federal = dinheiro público estatal.

Tú não paga pelo dinheiro público federal em um sistema monetário fiduciário, como o nosso. (Bom, a não ser ultra-mega-hiper indiretamente através de um possível aumento inflacionário desacompanho de aumento de poderio econômico, devido à maior quantidade de moeda em circulação).

Não, eu não tenho a menor idéia de porque todos os candidatos fingem que esse é o caso.

Imposto federal só serve pra remover moeda de circulação.

A eleição em lista pode ser tanto por lista adaptável quanto por lista fechada. Dependeria do frigir dos ovos. Brasil sendo brasil? Lista fixa. Bah.
Depois de ver tanto candidato eleger poste, não creio que faça diferença.
 

Brazil

Living in the shadow of Amaz
Acreditar que o fim da reeleição vá mudar algo é uma bobagem enorme em um país que vota em partidos e não em propostas.

Não que eu sou contra... Mas não mudaria nada na prática. Acho que o PT provavelmente teria até se saído melhor se o candidato deles esse ano fosse outro.
 

Metra

Member
Dinheiro público federal = dinheiro público estatal.

Tú não paga pelo dinheiro público federal em um sistema monetário fiduciário, como o nosso. (Bom, a não ser ultra-mega-hiper indiretamente através de um possível aumento inflacionário desacompanho de aumento de poderio econômico, devido à maior quantidade de moeda em circulação).

Não, eu não tenho a menor idéia de porque todos os candidatos fingem que esse é o caso.

Imposto federal só serve pra remover moeda de circulação.
Interessante. Eu não sabia disso. Acho que está tudo supimpa então, hehe.

A eleição em lista pode ser tanto por lista adaptável quanto por lista fechada. Dependeria do frigir dos ovos. Brasil sendo brasil? Lista fixa. Bah.
Depois de ver tanto candidato eleger poste, não creio que faça diferença.
Se for essa lista fechada mesmo, aí complica. E o plebiscito não permite aprovar a reforma, mas barrar propostas específicas, não é isso?
 

bishopp35

Member
De reforma politica o que eu quero mais eh o voto distrital porque ele facilita o controle do eleitor com o deputado eleitos. E sem contar que isso acabaria com os puxadores de votos.
 

LuuKyK

Member
Particularmente não acredito no exercício pleno da democracia quando um partido fica no poder 12 anos com probabilidade de ficar ainda mais. Não vou mentir que me assusta um pouco, ainda mais vendo com quem esse povo do PT gosta de fazer um "social".

Sobre as mídias sociais, nunca vi tanta discriminação e separatismo na minha vida. O país realmente está dividido, mais do que nunca. Apesar de abominar a Dilma, acho horrível e desumano esses comentários pseudo-elitistas em relação ao Nordeste, sem dúvida nenhuma ninguém é melhor que ninguém, e toda essa raiva é culpa desse governo de merda que ao invés de criar soluções apenas remendou os problemas, garantindo soluções temporárias. Quer dizer, como culpar os nordestinos de votar naqueles que lhes dão tudo que precisam? Eles são é espertos, qualquer um no lugar deles faria o mesmo. E era essa a intenção do PT, criar uma relação de dependência entre povo e Estado, pelo menos na região que mais precisa, porque assim não depende só do cidadão crescer na vida, e sim do fornecimento daquilo por parte do governo.

Enfim, é assim que eu vejo as coisas e não sei sinceramente que rumo o país vai tomar (nem sei se vai tomar um rumo, vai provavelmente ficar na mesma que está por um booom tempo), só sei que estou de saco cheio de tudo isso, e minha ligação patriótica com o Brasil tá muito abalada, por mais idiota que isso soe.

Eh, not exactly what I wanted, but it's kinda ok.

Espero que a Dilma cumpra o que falou no discurso dela, e realmente revise algumas posições, já que essa votação deveria servir como um wake-up call. D:

Reforma política já seria um excelente começo, que faria a reeleição dela já valer a pena.

Só sinto muito pelo dólar, que já disparou. Espero que volte a níveis aceitáveis logo, preciso pagar algumas coisas em dólar até o final do ano ;_;

EDIT: E aqui no Paraná, espero que o resultado das eleições façam Requião e Gleisi acordarem para o fato de que eles precisam ajudar nosso estado, para ter qualquer chance caso queiram ser governadores. D:

Acho que só de ela cumprir a tal "união" do Brasil já seria um bom começo. Porém, não vou me iludir. Pelo menos no PR tenho quase certeza que continuaremos sendo tratados pelo governo federal como se não fizéssemos parte do Brasil. Infelizmente.
 
Quanto ao país estar dividido.

10710262_761074197292653_5900890284287018861_o.jpg

Economia das regiões norte e nordeste é a que mais cresce no país, fwiw.

Sim, o país está dividido. Entre pobres e ricos. Como sempre esteve, como índice de gini sempre indicou. O mesmo índice que finalmente apontou uma leve queda no nível de desigualdade.

Embora seja uma explicação putamente simplória pra revolta geral, gostei desta coluna da folha.


Quem fode o PR é o governo do PR, btw. Que esperar de um estado que elege jaime lerner, requião, e toda santa merda de reeleição elege os dias? Agora com família Barros também. Vsf.
 
Quem fode o PR é o governo do PR, btw. Que esperar de um estado que elege jaime lerner, requião, e toda santa merda de reeleição elege os dias? Agora com família Barros também. Vsf.

Achei surpreendente o Alckmin ser reeleito em SP com todo esse problema da seca e falta de água.
 

red13th

Member
bom pelo menos a Dilma não defende a redução da maioridade penal, ao contrário do Aécio. tem que ver o lado bom das coisas.
 

Tiu Neo

Member
Quanto ao país estar dividido.
Economia das regiões norte e nordeste é a que mais cresce no país, fwiw.

Posso falar do que conheço, que é a área de pesquisa e desenvolvimento: boa parte do incentivo para investir nesta área está disponível apenas para essas duas regiões. Por também serem regiões menos desenvolvidas, é óbvio que isso ajuda.

E acho que o problema do Paraná é Estadual E Federal também. Governo estadual incompetente, cheio de dívidas, e o governo Federal que, no melhor caso, ignora que nós existimos. Essa eleição estadual de 2014 foi lastimável, as três opções "principais" eram horríveis.
 
E acho que o problema do Paraná é Estadual E Federal também. Governo estadual incompetente, cheio de dívidas, e o governo Federal que, no melhor caso, ignora que nós existimos. Essa eleição estadual de 2014 foi lastimável, as três opções "principais" eram horríveis.

Considere que quando Lerner estava no poder, era base aliada do PSDB. Fez mais merda que qualquer coisa.

Quando Requião estava no poder, era base aliada do PT. Não fez praticamente p.n., só consertou algumas cagadas do lerner e olhe lá. Comparado com lerner, no entanto, foi o mais puro creme do milho. Comparado com Lerner, até um peixe-boi morto é suprassumo.

Richa no poder, oposição. Primeiro mandato, meh. Segundo mandato? Aposto o que for que vai ser meh também.

Se quando éramos base aliada, não melhorou, quem dirá agora?
É triste, mas o que segura o paraná é o paranaense. Cabe à administração estadual convencer a federal a investir em seu estado, afinal.
 

Tiu Neo

Member
Considere que quando Lerner estava no poder, era base aliada do PSDB. Fez mais merda que qualquer coisa.

Quando Requião estava no poder, era base aliada do PT. Não fez praticamente p.n., só consertou algumas cagadas do lerner e olhe lá. Comparado com lerner, no entanto, foi o mais puro creme do milho. Comparado com Lerner, até um peixe-boi morto é suprassumo.

Richa no poder, oposição. Primeiro mandato, meh. Segundo mandato? Aposto o que for que vai ser meh também.

Se quando éramos base aliada, não melhorou, quem dirá agora?
É triste, mas o que segura o paraná é o paranaense. Cabe à administração estadual convencer a federal a investir em seu estado, afinal.

Tem razão. Na verdade, acho que o estado carece de bons candidatos. Principalmente fora do triângulo infernal PT/PSDB/PMDB... se bem que não sei se algum candidato que não seja desses dois últimos partidos tem alguma chance, aqui. Talvez algo "inesperado" como foi o Fruet ganhando em Curitiba.
 

Metra

Member
Posso falar do que conheço, que é a área de pesquisa e desenvolvimento: boa parte do incentivo para investir nesta área está disponível apenas para essas duas regiões. Por também serem regiões menos desenvolvidas, é óbvio que isso ajuda.

E acho que o problema do Paraná é Estadual E Federal também. Governo estadual incompetente, cheio de dívidas, e o governo Federal que, no melhor caso, ignora que nós existimos. Essa eleição estadual de 2014 foi lastimável, as três opções "principais" eram horríveis.

Penso da mesma forma, inclusive em nível nacional.

Aliás: https://www.youtube.com/watch?v=AiQMUhBPjTk
 

LuuKyK

Member
Quanto ao país estar dividido.



Economia das regiões norte e nordeste é a que mais cresce no país, fwiw.

Sim, o país está dividido. Entre pobres e ricos. Como sempre esteve, como índice de gini sempre indicou. O mesmo índice que finalmente apontou uma leve queda no nível de desigualdade.

Embora seja uma explicação putamente simplória pra revolta geral, gostei desta coluna da folha.


Quem fode o PR é o governo do PR, btw. Que esperar de um estado que elege jaime lerner, requião, e toda santa merda de reeleição elege os dias? Agora com família Barros também. Vsf.

Eu sei que sempre esteve dividido, mas era uma coisa meio "oculta" ou velada, com essa eleição as pessoas perderam a vergonha na cara e deixaram essas diferenças aflorar pra todo mundo ver. Principalmente com o advento das mídias sociais e tal.

Sobre o governo do PR, concordo que é horrível, tanto que votei no RIcha porque me recuso a votar no Requião, e a Gleisi não preciso nem comentar. Ou seja, por completa falta de opção. Mas o que estou falando é o repasse de dinheiro/investimento do governo FEDERAL, que vamos combinar é praticamente nulo, principalmente quando comparado com o resto do país, mesmo com outros estados que também têm governo de oposição, acho que nenhum é tratado como nós somos.

Sobre o que você falou do Lerner, eu realmente não me lembro muito bem, porque eu era muito novo (mesmo) então não posso falar muito, mas o que eu sei é que ele deixou um legado muito bom de infra-estrutura e meio ambiente pra cidade de Curitiba. Ouço falar de várias iniciativas dele que melhoraram a cidade e tornaram ela em "modelo", de resto não posso opinar. Mas concordo com o que você falou do Requião, pessoa totalmente alucinada e fora de si.

Qual o problema do Alvaro Dias? Não entendi. Ele é um dos senadores mais ativos e mais eficientes. Não tem tanto apoio aqui à toa.
 

Shizuka

Member
Aviso: o lançamento brasileiro do Bayonetta 2 foi dia 24, junto com o americano. Isso nas lojas físicas, perdi de comprar na perto de casa e tive que reservar numa loja mais longe para buscar amanhã.
 
Sobre o que você falou do Lerner, eu realmente não me lembro muito bem, porque eu era muito novo (mesmo) então não posso falar muito, mas o que eu sei é que ele deixou um legado muito bom de infra-estrutura e meio ambiente pra cidade de Curitiba. Ouço falar de várias iniciativas dele que melhoraram a cidade e tornaram ela em "modelo", de resto não posso opinar. Mas concordo com o que você falou do Requião, pessoa totalmente alucinada e fora de si.

Qual o problema do Alvaro Dias? Não entendi. Ele é um dos senadores mais ativos e mais eficientes. Não tem tanto apoio aqui à toa.

Lerner governou pra curitiba. Exclusivamente pra curitiba. Instalou pedágio, deixou anel de integração ir às favas, abandonou o interior. No mais, tem isto e também isto. Tentou privatizar a copel também, e provavelmente teria conseguido se a população não estivesse absolutamente emputecida depois dos pedágios e bloqueado.

Álvaro Dias tem cargo de senador garantido até 2023. Isso significa que, caso ele não seja reeleito novamente, em 2023 ele terá exercido vinte e oito anos como senador. 28. Vinte e oito. Atualmente ele tem só 20 anos como Senador.

Paraná tem Coronel. Se chama Álvaro Dias.

Senador é mandado de 8 anos. Deu oito anos, fez o que tinha que dar? Ótimo. Elege teu sucessor e vaza. Coloca outro nome.

Ou elege o Osmar pra outra cadeira do Senado. Ele só foi senador pelo Paraná por 16 anos.

Situação tá ruim? Estado não tá recebendo verba? Talvez seja porque nego elege o mesmo filhodaputa pro mesmo cargo tem duas décadas. Continua fazendo exatamente a mesmíssima coisa e espera resultado diferente. Uma hora acontece.

A gente tira sarro do nordeste quando elegem Sarney, Collor e essas merdas que perpetuam no poder. Daí vamos na urna e fazemos a mesma coisa.
 
Aviso: o lançamento brasileiro do Bayonetta 2 foi dia 24, junto com o americano. Isso nas lojas físicas, perdi de comprar na perto de casa e tive que reservar numa loja mais longe para buscar amanhã.
Pior que foi mesmo...menos aqui em salvador, denovo :p Liguei pra cultura, e soube que quase todas as lojas receberam, menos varias do nordeste. Teoricamente chegou hoje, mas como um amigo meu já comprou pela bigboygames, e vai me emprestar(ele nem sequer tem um Wii U), eu nem estou com pressa.
 
Aviso: o lançamento brasileiro do Bayonetta 2 foi dia 24, junto com o americano. Isso nas lojas físicas, perdi de comprar na perto de casa e tive que reservar numa loja mais longe para buscar amanhã.

Procurei aqui em Niterói hoje e não achei, não chegou lá :(

Vou torcer pra chegar essa semana ou vou ter que me perder no Rio pra tentar achar...
 
I don't really see a country being divided as bad. I see it as something that has always existed finally stepping in showing face. Of course there is a limit to this because eventually a divide could cause a civil war. But I think it's okay to pursue politics that divide people to attempt to resolve closet politics.
 

Shizuka

Member
I don't really see a country being divided as bad. I see it as something that has always existed finally stepping in showing face. Of course there is a limit to this because eventually a divide could cause a civil war. But I think it's okay to pursue politics that divide people to attempt to resolve closet politics.

zero shift
oh man u fell for it u thought i was serious lolololol i got u
 

Metra

Member
I don't really see a country being divided as bad. I see it as something that has always existed finally stepping in showing face. Of course there is a limit to this because eventually a divide could cause a civil war. But I think it's okay to pursue politics that divide people to attempt to resolve closet politics.

Brazil is not divided. We had a narrow runoff, and that's it. Concluding that the country is divided - based solely on electoral numbers and states' geographical distribution - is not only disinformation, but also potentially mischievous.

And just to clarify, my criticism is not directed to you, zero shift. It's directed to the people (and part of the media) spreading disinformation to satisfy political interests.
 

Tiu Neo

Member
Brazil is not divided. We had a narrow runoff, and that's it. Concluding that the country is divided - based solely on electoral numbers and states' geographical distribution - is not only disinformation, but also potentially mischievous.

And just to clarify, my criticism is not directed to you, zero shift. It's directed to the people (and part of the media) spreading disinformation to satisfy political interests.

I think he was saying it was divided in terms of different opinions, not geographically speaking. That's kinda true, since almost half of the valid votes were against the winner, and both candidates had a few divergent opinions. This may press the winner to change a few things that she didn't very well on her first tenure.

I do think it's a good thing that people have different opinions and points of view, and are able to say it, since otherwise it would be a dictatorship.
 

Metra

Member
I think he was saying it was divided in terms of different opinions, not geographically speaking. That's kinda true, since almost half of the valid votes were against the winner, and both candidates had a few divergent opinions. This may press the winner to change a few things that she didn't very well on her first tenure.

I do think it's a good thing that people have different opinions and points of view, and are able to say it, since otherwise it would be a dictatorship.

Mas esse raciocínio é falho, do ponto de vista lógico. O resultado da eleição, por si só, não representa a "opinião política" dos eleitores. É óbvio que as opiniões divergem, mas não é possível afirmar que 52% do eleitorado defende as posições do PT/Dilma, enquanto que 48% defende as posições do PSDB/Aécio. E isso fica ainda mais evidente se você levar em consideração os eventos políticos/sociais recentes no Brasil como, por exemplo, a insatisfação e descrença generalizada nos políticos (de todos os partidos), protestos e a crescente dos votos de exclusão.

Ou seja, não dá pra concluir - com base apenas no resultado numérico da eleição - que há uma polarização/divisão (vermelho vs. azul) real de opinião.

Eu penso que, se você levar em consideração o contexto político em que vivemos atualmente - e não apenas os números da eleição - é mais razoável falar em "crise de representatividade" (apesar de eu não gostar deste termo) do que em "divisão do país".
 

Tiu Neo

Member
Mas esse raciocínio é falho, do ponto de vista lógico. O resultado da eleição, por si só, não representa a "opinião política" dos eleitores. É óbvio que as opiniões divergem, mas não é possível afirmar que 52% do eleitorado defende as posições do PT/Dilma, enquanto que 48% defende as posições do PSDB/Aécio. E isso fica ainda mais evidente se você levar em consideração os eventos políticos/sociais recentes no Brasil como, por exemplo, a insatisfação e descrença generalizada nos políticos (de todos os partidos), protestos e a crescente dos votos de exclusão.

Ou seja, não dá pra concluir - com base apenas no resultado numérico da eleição - que há uma polarização/divisão (vermelho vs. azul) real de opinião.

Eu penso que, se você levar em consideração o contexto político em que vivemos atualmente - e não apenas os números da eleição - é mais razoável falar em "crise de representatividade" (apesar de eu não gostar deste termo) do que em "divisão do país".

Eu não acho que esteja dividido em dois, mas em muuuitas opniões. No geral, o resultado dessas eleições simplesmente ajudou a mostrar que boa parte dos Brasileiros estão insatisfeitos com a situação atual.

E concordo com você, mesmo por que meu próprio voto não foi pro candidato com o qual eu concordava, mas sim pelo qual eu discordava menos. Sei que tem muita gente que votou em um candidato simplesmente por rejeição do outro, também.

No fim, acaba por isso que você falou mesmo, da crise de representatividade.
 
Hi Brazil GAF.

I hope you are happy with the result of your elections.

Quick questions. Does public transport in Rio run throughout the day? Does the metro run from the airport to the city centre? Are there extra provisions on NYE?
 
Novamente, quanto à porcentagem de abstenções, brancos e nulos.

By Terra:

De acordo com números do site Congresso em Foco, em 1994 a soma de abstenção com brancos e nulos no primeiro turno ficou em 32%, em 1998 subiu para 36%, em 2002 caiu para 25%, passando para 24% em 2006 e os cerca de 27% de 2010.

Isso de insatisfação com classe política e alto índice de não-votos não é novidade, não é de hoje, e não foi nenhuma porcentagem extraordinária. É só mídia tentando fazer alarde por p. n.

Porcentagem absurda em 1998 provavelmente tava relacionada a uma quebra da economia que havia acabado de rolar. 2002 tu teve aquela adorável campanha "lula vai quebrar o país" e Serra sendo tão empático quanto bonito.
 

Metra

Member
Novamente, quanto à porcentagem de abstenções, brancos e nulos.

By Terra:
Na minha opinião, o índice de "não-votos" (abstenção + votos inválidos) não tem relação com o grau de insatisfação política do eleitorado. E a razão para isso é muito simples: deixar de votar (ou votar em branco/nulo) não altera o desfecho da eleição.

Para a lei brasileira, esses votos representam absolutamente nada. Portanto, se alguém deixou de votar (ou invalidou o voto) como forma de protesto - ou como forma de demonstrar insatisfação política - cometeu um erro. Acho que essa é a única situação em que se pode dizer, de forma pertinente, que a pessoa "votou errado". E é aí que entra a importância do voto de exclusão. Muitos eleitores têm ciência de que invalidar o voto não muda as coisas, e se veem obrigados a votar em alguém; ou seja, obrigados a votar no "menos pior".

Isso de insatisfação com classe política e alto índice de não-votos não é novidade, não é de hoje, e não foi nenhuma porcentagem extraordinária. É só mídia tentando fazer alarde por p. n.
Concordo que não seja novidade, e esse é um dos motivos para eu não gostar do termo "crise de representatividade". A palavra "crise" transmite a ideia de que o problema é novo; de que antes estava bom/melhor.

Agora, enquanto a insatisfação com a classe política não é novidade, acho que é notório o "boost" na articulação e exposição dessa insatisfação, nos últimos anos. E um dos motivos para isso é, na minha opinião, o crescimento/desenvolvimento das mídias sociais.
 
De fato. Por isso que teve aquela passeata com 30 pessoas ontem em SP pedindo o impeachment da dilma.

30 mil confirmados no FB, tho.

- O que ela fez pra gente? O que ela fez pros eleitores ricos? Não fez nada para mim. Por que eu tenho que apoiá-la - reclamou Marianna Domingues, de 22 anos.

Guria deletando o face e pedindo pra morrer em 3..2..

Ma enquanto pessoal continuar votando nas mesmas legendas ou nos mesmos políticos, é só vento.

Discordo do argumento contra voto branco ou nulo, tho. Se recusar a participar de um sistema corrupto não o torna corrupto. Se nenhum candidato te agrade, vote em branco.
A vantagem disso, potencialmente, se traduz no pós-eleição, onde também estão fazendo a caveira do Aécio por falhar em motivar os ausentes. Cabe aí aos partidos procurarem uma maneira de motivarem os ausentes, o que se torna mais relevante principalmente em caso de acirramento.

Podes ver paralelo disso nos Estados Unidos, onde sistema é facultativo e a luta é sempre sobre os colégios eleitorais indecisos, com foco em motivar os eleitores a sairem para votar.

Claro que isso tem outras trocentas sequelas negativas.
 

Metra

Member
De fato. Por isso que teve aquela passeata com 30 pessoas ontem em SP pedindo o impeachment da dilma.

30 mil confirmados no FB, tho.



Guria deletando o face e pedindo pra morrer em 3..2..

Ma enquanto pessoal continuar votando nas mesmas legendas ou nos mesmos políticos, é só vento.

Discordo do argumento contra voto branco ou nulo, tho. Se recusar a participar de um sistema corrupto não o torna corrupto. Se nenhum candidato te agrade, vote em branco.
A vantagem disso, potencialmente, se traduz no pós-eleição, onde também estão fazendo a caveira do Aécio por falhar em motivar os ausentes. Cabe aí aos partidos procurarem uma maneira de motivarem os ausentes, o que se torna mais relevante principalmente em caso de acirramento.


Podes ver paralelo disso nos Estados Unidos, onde sistema é facultativo e a luta é sempre sobre os colégios eleitorais indecisos, com foco em motivar os eleitores a sairem para votar.

Claro que isso tem outras trocentas sequelas negativas.
Bom, apenas para esclarecer, com relação à parte em negrito:
não acho que deixar de participar de um sistema corrupto torna o indivíduo corrupto.

Mas ressalto que, devido à lei brasileira, votar em branco/nulo como forma de protesto, é um erro. Então, para deixar bem claro: o erro, na minha opinião, não está em votar nulo/branco, mas sim em votar nulo/branco achando que é uma forma válida/útil/funcional de protesto (ou de demonstrar insatisfação política).

Se não me engano, em outros países da América do Sul, caso os votos brancos/nulos somem mais de 50% do total de votos, novas eleições - com candidatos novos - terão que ser feitas. Mas isso não acontece no Brasil. Portanto, "se nenhum candidato te agrada, vote em branco" tem o mesmo efeito prático (devido à lei brasileira) de "se nenhum candidato te agrada, dê três pulinhos". Ou seja, não muda as coisas; não representa a sua insatisfação. E se engana (daí a palavra "erro", no meu discurso) quem acha que representa.

Na minha opinião, o foco do interesse/preocupação do eleitorado, nesse período pós-eleição, não deve estar em buscar motivar os eleitores para participar das eleições (numa tentativa de mudar o resultado da eleição em prol de determinado partido/candidato), mas sim em mudar as regras da eleição.
 

Brazil

Living in the shadow of Amaz
Hi Brazil GAF.

I hope you are happy with the result of your elections.

Quick questions. Does public transport in Rio run throughout the day? Does the metro run from the airport to the city centre? Are there extra provisions on NYE?

The subway system in Rio is pretty terrible.

Trains run from 5 AM to 00 AM Monday through Saturday, and from 7 AM to 11 PM on Sunday and holidays.

AFAIK there isn't a line connecting the airport to the city. You have to take a cab or a bus.
 

Platy

Member
Hi Brazil GAF.

I hope you are happy with the result of your elections.

Quick questions. Does public transport in Rio run throughout the day? Does the metro run from the airport to the city centre? Are there extra provisions on NYE?

Totaly happy.

Public transportation in Rio is the worst I ever saw =P
 

mantidor

Member
Totaly happy.

Public transportation in Rio is the worst I ever saw =P

It's not that bad, you people would cry at the public transportation in Bogota, now that is an actual terrible system. The biggest problem for me in Rio is how expensive it is to be honest.

Hi Brazil GAF.

I hope you are happy with the result of your elections.

Quick questions. Does public transport in Rio run throughout the day? Does the metro run from the airport to the city centre? Are there extra provisions on NYE?

1) It runs throughout the day but don't expect regularly timed buses at night.

2) You'll have to take a cab. Look for actual cabs, yellow ones, people will jump at you screaming "taxi" the moment you leave the airport but those are not cabs and will overcharge you to hell and back. Look for the line forming near the actual yellow taxis.

3) For NYE you have to buy the metro tickets in advance, and they are for specific hours. It is recommended to arrive as early as possible to grab a place.
 

Platy

Member
It's not that bad, you people would cry at the public transportation in Bogota, now that is an actual terrible system. The biggest problem for me in Rio is how expensive it is to be honest.

I didn't traveled to a lot of places... so it is the worst I ever saw ... compared to south of brazil, Porto Seguro, São Paulo and a few small cities from inner São Paulo
 

Shinriji

Member
Quick questions. Does public transport in Rio run throughout the day? Does the metro run from the airport to the city centre? Are there extra provisions on NYE?

- Yes. Bus, subways, trains and taxi services works all day long. Late night service is more sparse and not every bus lines works 24/7,
- No. You should take a fast track bus or a taxi. As someone said, get the yellow cabs in the embark section of the airport.
- They are limited. In NYE, some parts of the city (mainly Copacabana, Ipanema and Leblon) are closed off for buses and taxis. The best alternative is to take the subway. As the demand is huge, they sell special NYE tickets in advance, that have a certain embark time. They sell those tickets in december, and they'll go FAST, so if you want to use the service, ask someone to buy one for you.
 
Top Bottom