Ah! Agradeço a resposta.
Assumo minha ignorância sobre o assunto. Não faço a mínima ideia das implicações, consequências e significado de uma assembleia constituinte, haha! Mas dada a importância, é algo que terei que ler/estudar depois.Assembléia constituinte exclusiva é ilusão. Nenhum partido no poder seria burro de abrir uma constituinte com congresso dividido.
Essa parece uma boa ideia mesmo. Não precisar de segundo turno reduziria os custos das eleições (teoricamente, haha). Mas tem que ver como que vai funcionar, nos detalhes. Por exemplo, se o voto for para o partido - semelhante à eleição para os cargos proporcionais - eu não acho que seria vantajoso.Voto em lista seria ótimo. È o sistema australiano, em que voce vota em ordem se preferencia. Se o teu preferido nao conseguir maioria, teu voto passa para o segundo que tu indicou, e mesma coisa se tu indicar um terceiro. Evidentemente, torna o segundo turno desnecessario.
Com certeza! O problema aqui, como você disse, é como isso seria posto em prática. Se for por cotas, por exemplo, eu não sei se concordaria.Mais mulheres na politica é questao de cidadania, congresso eh 90% zorba. Nao importa necessariamente em efeitos beneficos, mas nao consigo ver sequelas negativas em acabar com o clube do bolinha. Menor ideia de como eles fariam isso, tho. Metade das cadeiras para homens e metade pra mulheres, pra forçar partido a nomear mulher?
O fim da reeleição é uma proposta que considero interessante. Resta saber se o PT concorda, haha!Apesar de nao mencionado no site do pt, creio que conseguiriam enfiar fim da reeleição nisso aí.
Eu não sei se, a longo prazo, os benefícios seriam reais. Por um lado, parece uma boa proposta, já que, teoricamente, candidatos teriam verbas iguais para suas campanhas. Assim, candidatos com menor poder financeiro teriam condições equitativas de competir. Mas, por outro lado, seria mais um gasto para o dinheiro público. Ou seja, a gente pagaria pelas campanhas dos políticos.Financiamento publico é pra diminuir influencia de grandes fortunas sobre candidatos. Em tese iguala o campo e extingue a "necessidade" do caixa 2.