• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Platy

Member
7sPIWjj.jpg

Cuidado pra não filmar vertical denovo
 
com o PT em cima? querido, o Moro deitou e rolou em cima das leis. em nome do 'republicanismo' deixou-se que tudo ocorresse de qlqr jeito, sem respeito a normas.

condução coercitiva do Lula foi completamente ilegal (tem q chamar pra depor, se a pessoa nao comparece, aí na segunda vez chama de novo e se a pessoa se recusar a ir a policia pode levar 'coercitivamente), porém antes dele foram mais de 100 conduções coercitivas (imagina quantas outras nao foram ilegais?)

grampo na cela do Youssef, desde 2014 e nada de saber quem é o responsável, ngm afastado, nada... isso em instancias superiores pode melar toda a operação, pq era um grampo ilegal.

as prisoes temporárias que duram mais de um ano... só pra forçar delação. isso não existe em Estado Democrático de Direito.

o Moro justificou prisão porque o acusado entrou com pedido de habeas corpus (!!!), ele deve achar que o direito a defesa é facultativo rs

e os vazamentos? 2 anos de vazamentos, um atras do outro, nunca ngm apurou quem faz isso, nunca tentaram parar. chegamos hoje ao ápice que é o Juiz vazar direto pra um jornalista !

aliás, deixo aqui os parabens aos promotores do MP SP e o pedido de prisao do lula da semana passada, conseguiram ser criticados até pelo PSDB, tamanha era a alucinação deles eqto escreviam o pedido (aquele de Marx e Hegel).

se o lula fez algo de errado o STF vai condená-lo, fique tranquilo. Mas o que inquieta muita gente é que depois de uma caçada dessas não conseguem provar nada contra ele, e que só um juiz que passa por cima das leis poderia aceitar uma prisão dele.

ps. vcs ja viram noticia bombastica ser publicada de manhã? não né? pois a conta da Famiglia Aecio Neves em Liechtenstein foi publicada hoje cedo, sendo q a delação q falava dela é de ontem, porém a matéria tinha documentos obtidos na justiça (obviamente n conseguiram nessa madrugada né?), ou seja, a materia estava guardadinha esperando o momento pra ser publicada. se aproveitaram da iminente nomeação do Lula e publicaram ela, logo depois lula vira ministro e a notícia some do noticiário. hue. bem tramado, tenho que admitir.

A única coisa que concordo aí é na condução coercitiva do Lula. Não havia necessidade. O resto você tem que provar o que alega, já que não tenho acesso aos autos desses processos que você citou para chegar a conclusão de que não houve decisão fundamentada para cada um desses casos. Como disse, basta decisão de autoridade judicial competente para interceptação telefonica. Se no caso do Youssef, que era apenas um doleiro e não tinha foro privilegiado, foi concedido a medida, não tem nada de ilegal. As prisões temporárias tem que ver em cada caso concreto, mas, de fato, se o motivo pelo qual se decretou a prisão (normalmente para evitar prejuizo ao processo) cessar, deve ser revogada a prisão imediatamente.

E os "vazamentos" como já dito acima nada mais são do que levantamento de sigilo, que normalmente ocorrem após os fins das diligências. O sigilo existe para proteger o processo, não sendo mais necessário, revoga-se pois como regra, os processos são públicos no Brasil. A imprensa que tem interesse em divulgar pode ir a qualquer vara e abrir um processo para fazer uma matéria sobre ele, contanto que não o retire do local.

E foda-se o Aécio, que seja preso também.

O grampo é nele porém legalmente se alguém com foro privilegiado entra na conversa, a conversa inteira ou é apagada ou vai pro STF fazer o que bem entender com ela. Isso é lei. Senão seria só um juiz do interior do acre decidir grampear a esposa e os filhos do presidente pra ficar por dentro das conversas dele.

Outra coisa, se vc é acusado de fazer X, tem seu celular grampeado e vc está numa conversa que nada tem a ver com esse acontecimento X, essa conversa também nem deveria entrar pra ser transcrita e enviada pra juiz. O grampo só é feito para obter informações ligadas ao acontecimento que motivou a existencia do grampo. [n sei se expliquei direito]


Qual é a obstrução de justiça se duas horas antes dessa conversa já estava noticiado que ele era o novo ministro? a conversa é basicamente q vao levar o termo pra ele assinar e fim.

outra coisa, ele como ministro e investigado terá seu julgamento direto na mais alta corte, sem direito a recorrer, como seria o caso dele com o Moro. ele acaba perdendo possibilidade de defesa ao fazer isso.

nao estou defendendo o sistema (esse que o PT em 14 anos não mudou em nada), estou defendendo o que a constituição diz. não podemos aceitar 'os fins justificam os meios'. não é assim que se fortalece uma democracia, nem que se evolui um país.

a parte trágica/cômica disso tudo é que foi justo o Nove Dedos que fortaleceu a PF, que antes fazia dezenas de operações por ano e agora faz centenas.

Onde você viu essa lei, cara?

Cara, a obstrução é que a Dilma diz no áudio para que o Lula tenha o termo em mãos "em caso de necessidade", isto fica claro que é pra garantir o foro privilegiado. Pouco importa se ele já estava nomeado, empossado ou não, o que vale é a intenção aqui, pois não cola mais o papo que a nomeação foi feita com idoneidade e isenção, se não ela estaria se preocupando em enviar um termo pra ele ser usado em caso de necessidade. Se mesmo sem essa intenção confirmada, o STF ja poderia afastar o foro por entender que a nomeação teria sido feito como manobra ou fraude as investigações como tem na própria jurisprudencia do tribunal, agora com a confirmação da Dilma é que eles não tem mais duvida dessa nomeação e a própria agiu com intenção de obstruir as investigações.

E não, o PT não fortaleceu a PF. O Executivo não interfere no trabalho da PF, que detém autonomia investigava, sempre teve. Se a produtividade dela é maior hoje, isso é ligado a vários fatores, entre eles o surgimento de novas tecnologias e aumento da criminalidade (leia-se corrupção no governo federal).

A interceptação telefônica, feita pela Polícia Federal, que gravou a conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi realizada duas horas após o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, ter determinado a suspensão das interceptações telefônicas sobre Lula.

A decisão de Moro que determina o fim das interceptações ao ex-presidente foi juntada ao processo judicial às 11h12 desta quarta-feira (16). O juiz determina que a Polícia Federal seja comunicada da decisão “com urgência, inclusive por telefone”, diz o texto do despacho.

Às 11h44, em outro despacho, a diretora de Secretaria Flavia Cecília Maceno Blanco escreve que informou o delegado sobre a interrupção. “Certifico que intimei por telefone o Delegado de Polícia Federal, Dr. Luciano Flores de Lima, a respeito da decisão proferida no evento 112”, diz o documento.

O evento 112 refere à decisão de interromper as interceptações telefônicas do ex-presidente. Neste despacho, Moro afirma que não há mais necessidade das interceptações, pois as ações de busca e apreensão da 24ª fase da Lava Jato já foram realizadas.

“Tendo sido deflagradas diligências ostensivas de busca e apreensão no processo 5006617-29.2016.4.04.7000, não vislumbro mais razão para a continuidade da interceptação”, diz o despacho, assinado pelo juiz.

A conversa entre Lula e Dilma foi gravada pela Polícia Federal às 13h32, segundo consta em relatório encaminhado ao juiz. No diálogo, Dilma informa a Lula que está enviando a ele o “termo de posse” para que ele utilize o documento “em caso de necessidade”.

-----

o juiz fala 'parem de grampear', continuam grampeando, mandam pra ele e ele vaza pra Globo. tá serto.

É, eu vi essa notícia agora. Sinceramente, não conheço caso parecido. Não sei se nos autos ele explicou a inclusão das gravações feitas ou se revogava o despacho anterior. Mas não acredito que haja problemas de ilegalidade aqui, já que era prerrogativa do juiz decidir sobre o fim da interceptação a qualquer momento, a não ser que havia prazo fixado e este tenha sido expirado. Se não foi o caso entendo que ele poderia reaver o despacho dele, uma vez que o juiz pode e deve reaver suas decisões. E Lula não tinha sido empossado ainda e portanto não detinha foro privilegiado.
 

Meaty

Member
O grampo é nele porém legalmente se alguém com foro privilegiado entra na conversa, a conversa inteira ou é apagada ou vai pro STF fazer o que bem entender com ela. Isso é lei.



Me mostre o artigo ou súmula que fale a esse respeito.


Ou jurisprudencia

Ou doutrina.

Por favor.
 
Foda que não tem nenhum nome forte pra suceder o PT.

Sugiro união com a Argentina e deixar o Macri governar os dois países. De quebra o Messi ia jogar na Seleção. Só vi vantagens.
 
Foda que não tem nenhum nome forte pra suceder o PT.

Sugiro união com a Argentina e deixar o Macri governar os dois países. De quebra o Messi ia jogar na Seleção. Só vi vantagens.

Aceito por causa de Bariloche, sempre quis ir então seria uma boa.

Na real seria uma bosta por causa da moeda deles.
 

Sblargh

Banned
Eu preciso ir no mercado comprar um monte de enlatado pra me preparar para a anarquia.

...

Espero que tenha internet na anarquia.
 
E aí galera, vim aqui só dizer oi nesse momento de caos e discórdia no nosso país.

O dia do meu aniversário de 25 anos entrará pros livros de história. :v

Enquanto isso, eu dou risada das gifs e rezo pelos poderes maiores.
 
E não, o PT não fortaleceu a PF. O Executivo não interfere no trabalho da PF, que detém autonomia investigava, sempre teve. Se a produtividade dela é maior hoje, isso é ligado a vários fatores, entre eles o surgimento de novas tecnologias e aumento da criminalidade (leia-se corrupção no governo federal).

Essa parte é bem pacífica.

Ainda mais quando tu entra no site da PF e nota que antes de 2003 nem estatística de operações eles tinham.

Não que PT não tenha reduzido os investimentos ao longo do tempo também.

mas só de se ter tamanha dificuldade para achar dados da PF antes de 2003 dá pra desconfiar de como era o andar da carruagem, pra quem não viveu a época.

O motivo pro valor alto em 2002 tá aqui, por sinal.

Pelas contas do Planejamento, o salário inicial de delegados e peritos da Polícia Federal era, em dezembro 1994, de R$ 545. Em setembro de 2002, passou para R$ 7.728,00 _ um aumento de 1.336%. Em final de carreira, os dois cargos passaram de R$ 1.168, em 1994, para R$ 9.282, em 2002. Uma elevação de 694%.

No caso dos escrivães, agentes e papiloscopistas, a situação em 1994 era a seguinte: em início de carreira, recebiam R$ 381 e passaram a ganhar, em 2002, R$ 4.099. Um aumento de 975%. Em final de carreira, o salários, nesses cargos, eram, em 2002, de R$ 6.011.

...

Fernando Honorato diz que entre 1994 e 2002, a categoria teve apenas um aumento. "Conquistado na Justiça", lembra. Segundo ele, os atrasados não foram pagos ainda e o processo também corre na Justiça.

quanto a achar que a pf ta prendendo mais porque hoje tem mais corrupção... heh.
--
A PF é parte do executivo, por sinal.
Sugiro união com a Argentina e deixar o Macri governar os dois países. De quebra o Messi ia jogar na Seleção. Só vi vantagens.
O Macri aumentou o salário minimo em 40% de uma vez. Se fizer isso no brasil, empresariado coloca uma azeitona na testa dele no mesmo dia.
 

hawk2025

Member
http://www1.folha.uol.com.br/poder/...jato-tem-que-ter-medo-diz-lula-em-audio.shtml


Lula: E.. e.. e eu tô botando muita fé de que se a nossa bancada tiver animada ela pode fazer a diferença nesse processo com o Moro, com Lava Jato, com qualquer coisa, sabe?

Wadih: A bancada tá outra bancada.

Lula: Eu acho que eles têm que ter em conta o seguinte, bixo, eles têm que ter medo.

Wadih: Aham.

Lula: Eles têm que ter preocupação. Um filho da p. desses qualquer que fala merda, ele tem que dormir sabendo que no dia seguinte vai ter dez deputados na casa dele enchendo o saco, no escritório dele enchendo o saco, vai ter uma representação no Supremo Tribunal Federal, vai ter qualquer coisa.

Wadih: Aham.

Lula: Vai ter dez discursos na câmara contra ele, vai citar o nome dele, sabe? Se não parar com esse negócio de que eles tão acima do bem e do mal.

Wadih: É isso mesmo.

Lula: Sabe? Se um filho da p. desses qualquer pode pegar [ininteligível] sabe? E achincalhar, porque a gente não pode achincalhar.
 

LuuKyK

Member
Já coloquei esse petistas bitolados na ignore list que é pra não me estressar. Que continuem achando que tem razao e que caiam com esses dois incompetentes que dizem governar nosso país.
 
Essa parte é bem pacífica.

Ainda mais quando tu entra no site da PF e nota que antes de 2003 nem estatística de operações eles tinham.

Não que PT não tenha reduzido os investimentos ao longo do tempo também.


mas só de se ter tamanha dificuldade para achar dados da PF antes de 2003 dá pra desconfiar de como era o andar da carruagem, pra quem não viveu a época.

O motivo pro valor alto em 2002 tá aqui, por sinal.



quanto a achar que a pf ta prendendo mais porque hoje tem mais corrupção... heh.

A PF é parte do executivo, por sinal.

A PF tem autonomia investigativa, o chefe do executivo não intervem no trabalho do delegado, isso que eu quis dizer. Quanto aos investimentos, como você disse, caiu durante os anos de governo do PT.

A falta de dados no período pré-2003 provavelmente relacionam-se à falta de tecnologia para falta de levantamento de arquivos. Lembrando que na decada de 90, computadores e internet não eram tão comuns como hoje. Por isso que falei no meu outro post, que o avanço tecnológico ao longo dos anos beneficiou a PF.

Agora esse papo é muito estranho, afinal nada mais fizeram do que sua obrigação. É hilário os defensores do PT vangloriando-se pelas inumeras prisões de seus membros achando que estão trazendo a corrupção à tona.
 
A PF tem autonomia investigativa, o chefe do executivo não intervem no trabalho do delegado, isso que eu quis dizer. Quanto aos investimentos, como você disse, caiu durante os anos de governo do PT.

A falta de dados no período pré-2003 provavelmente relacionam-se à falta de tecnologia para falta de levantamento de arquivos. Lembrando que na decada de 90, computadores e internet não eram tão comuns como hoje. Por isso que falei no meu outro post, que o avanço tecnológico ao longo dos anos beneficiou a PF.

Agora esse papo é muito estranho, afinal nada mais fizeram do que sua obrigação. É hilário os defensores do PT vangloriando-se pelas inumeras prisões de seus membros achando que estão trazendo a corrupção à tona.

investimento aumentou e caiu, orçamento aumentou. Fazer leitura so da parte que te agrada também não né, champs? Ainda mais sem ver como tava antes de 2002.

E pelamor depender de computador e internet pra ter dados tão simples quanto quantidade de operações realizadas. Se assim fosse, banco só teria passado a existir após a internet. IBGE então, nem se fale. Bom senso por favor.

O parágrafo final é novamente lógica seletiva: se os governos anteriores não faziam nem a obrigação, claro que o governo que finalmente fez a obrigação se vangloriará. Nada mais natural. Se os governos anteriores forem capazes de demonstrar que também fizeram, no mínimo, o que o atual fez na área, de pronto contestará. O que, até onde eu sei, neste quesito específico, nunca ocorreu.
 

Sblargh

Banned
A PF tem autonomia investigativa, o chefe do executivo não intervem no trabalho do delegado, isso que eu quis dizer. Quanto aos investimentos, como você disse, caiu durante os anos de governo do PT.

A falta de dados no período pré-2003 provavelmente relacionam-se à falta de tecnologia para falta de levantamento de arquivos. Lembrando que na decada de 90, computadores e internet não eram tão comuns como hoje. Por isso que falei no meu outro post, que o avanço tecnológico ao longo dos anos beneficiou a PF.

Agora esse papo é muito estranho, afinal nada mais fizeram do que sua obrigação. É hilário os defensores do PT vangloriando-se pelas inumeras prisões de seus membros achando que estão trazendo a corrupção à tona.

Mas dizer que antes havia menos corrupção? Qualé.
O post dele é bom; é bem documentado como que o governo Lula criou condições para que, hoje, ele próprio fosse investigado. Eu diria que é irônico "os defensores do PT... etc."; mas a realidade às vezes é irônica mesmo.
O governo do PT ajudou a PF a crescer o que levou a PF a perseguir o governo do PT. Irônico? Sim. Mas nada diz que não é verdade.

Em outro assunto:

Lula said:
Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado. Somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B começaram a acordar e começaram brigar", disse o ex-presidente.

"Nós temos um presidente da Câmara fodido, um presidente do Senado fodido, não sei quantos parlamentares ameaçados. E fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e vai todo mundo se salvar", afirmou Lula.

"Estou sinceramente assustado com a República de Curitiba. Porque a partir de um juiz da primeira instância tudo pode acontecer nesse país. Tudo pode acontecer"

Um dia, as pessoas que se dizem a favor do povo e se dizem contra as elites vão apreciar a beleza de um milionário corrupto amigo das grandes construtoras desesperado dizendo que o poder está acovardado, finalmente percebendo que não são imunes à lei.
Que um juiz da primeira instância tem - como deve ter - poder o bastante pra bater de frente com um poderoso.
Um rico - Odebrecht - já está na prisão, agora outro rico - o Lula - tem que ir pra lá também. E que não paremos de jogar esses ricos na cadeia.
 

Massa

Member
com o PT em cima? querido, o Moro deitou e rolou em cima das leis. em nome do 'republicanismo' deixou-se que tudo ocorresse de qlqr jeito, sem respeito a normas.

Já deu para ver que é fã do Lula, não precisa chamar de querido. :p

Não só o PT, mas advogados pesados dos empresários que participavam do esquema de corrupção com o PT estão com tudo para cima dele, e o fato é que todas as suas decisões são sustentadas pelo STF. Assim como a gravação de hoje. Tanto é que querem intimidar o cara como mafiosos fazem mesmo, porque a lei está contra eles.
 
Já deu para ver que é fã do Lula, não precisa chamar de querido. :p

Não só o PT, mas advogados pesados dos empresários que participavam do esquema de corrupção com o PT estão com tudo para cima dele, e o fato é que todas as suas decisões são sustentadas pelo STF. Assim como a gravação de hoje. Tanto é que querem intimidar o cara como mafiosos fazem mesmo, porque a lei está contra eles.

não exatamente...
 

Platy

Member
4ZIxdQZ.png

https://twitter.com/renatothibes/status/709815563162226689

E ... vcs viram esse audio onde o Lula LITERALMENTE fala que não vai pro ministerio pra se proteger (se quiser só ouvir essa parte eu deixei um comentario com a time stamp .. só clicar no numero)

E aí galera, vim aqui só dizer oi nesse momento de caos e discórdia no nosso país.

O dia do meu aniversário de 25 anos entrará pros livros de história. :v

Enquanto isso, eu dou risada das gifs e rezo pelos poderes maiores.

Parabens !
Entrará na historia como um dos momentos mais wtf hehe

Já coloquei esse petistas bitolados na ignore list que é pra não me estressar. Que continuem achando que tem razao e que caiam com esses dois incompetentes que dizem governar nosso país.

Pô mancada falar pra eu cair ... se quebrar o oculos é mó caro comprar um novo =(
 
investimento aumentou e caiu, orçamento aumentou. Fazer leitura so da parte que te agrada também não né, champs? Ainda mais sem ver como tava antes de 2002.

E pelamor depender de computador e internet pra ter dados tão simples quanto quantidade de operações realizadas. Se assim fosse, banco só teria passado a existir após a internet. IBGE então, nem se fale. Bom senso por favor.

O parágrafo final é novamente lógica seletiva: se os governos anteriores não faziam nem a obrigação, claro que o governo que finalmente fez a obrigação se vangloriará. Nada mais natural. Se os governos anteriores forem capazes de demonstrar que também fizeram, no mínimo, o que o atual fez na área, de pronto contestará. O que, até onde eu sei, neste quesito específico, nunca ocorreu.

Cara, eu especulei sobre pré-2003 porque não tinha dados, você não tem como provar o aumento do número de operações durante o governo Lula se não tinha dados do governo anterior. A razão para essa falta de dados eu imagino que seja por algum motivo o levantamento dos arquivos não foi feito. Usei o exemplo do computador e internet pra mostrar que muito provavelmente não fizeram a conversão de muita coisa e por isso a PF não colocou no site. Isso não significa dizer que é uma desculpa aceitável. Não era essa a minha intenção, até porque me parece ser culpa da própria PF a falta de organização.

A verdade é que não sei se foi culpa da PF ou do Executivo pela falta de verba ou outro motivo. Mas se os arquivos e os dados não foram destruídos, algum motivo a PF durante esses anos todos teve pra não publicar em seu site.
 
E ... vcs viram esse audio onde o Lula LITERALMENTE fala que não vai pro ministerio pra se proteger (se quiser só ouvir essa parte eu deixei um comentario com a time stamp .. só clicar no numero)

O que ele diz não importa, poderia ter a melhor das intenções mas quem nomeia é a Dilma. E é o ato de nomeação da Dilma e a motivação deste é que interessa para as investigações da justiça sobre obstrução de justiça e desconsideração do foro privilegiado.

edit: mal pelo double post.
 

Sblargh

Banned
Eu sei lá como interpretar essa nomeação dele como qualquer coisa senão fuga da justiça na esperança de receber tratamento preferencial pelo STF.

O país precisa tanto do Lula como chefe da casal civil, mas tanto, taaanto, que a Dilma, nas melhores das intenções, prefere até que se passe a impressão de que ela está desmontando a República para garantir favores pessoais a um amigo. O país precisa que Lula esteja em Brasília resolvendo a economia, oh veja só coincidência das coincidências, quando um juiz está prestes a declarar sua prisão preventiva.
Coisa que, aliás, se justificou plenamente. Pois ele de fato usou seu capital político para evitar a investigação, coisa que a prisão preventiva queria, justamente, prevenir.
Mas tudo isso não passa de um mal entendido e um inocente erro de timing, pois é óbvio que ele só está lá, pois o país não funciona sem ele.

Na segunda-feira, Lula conversava com o então ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, quando falou sobre sugestões dadas ao colunista Mino Carta, da revista Carta Capital, para um artigo sobre as manifestações de domingo.

“Acabei de conversar com o Mino Carta aqui, pra ele escrever um artigo mostrando que teve duas coisas nesse movimento: primeiro, a vontade das pessoas de que o combate à corrupção continue e o Moro representa isso fortemente; segundo, que a negação à política é total. E o resultado disso você sabe o que é, né?”, questionou. “O autoritarismo”, respondeu Wagner.

Ministro da casa civil diz à revista qual tem que ser a posição editorial dela.
Não há facepalms o bastante nesse mundo.

Edit: eu li errado, é o Lula que decide qual a opinião do Mino Carta. Menos mal, mas ainda interessante saber que sabe-se lá quantos artigos do Mino Carta foram "sugestões" do Lula ou algum outro poderoso.
 
Fiquei um bom, bom tempo conversando com uma galera e chegamos numa teoria sobre esse áudio (Valeu, Brazil): se o grampo for na operadora, desde que chamaram a linha começariam a gravar. Não tem como NENHUM site grande ter reportado isso, nem a DILMA falou, se acha que ela não iria falar pra meio mundo que alguém grampeou o palácio?

Pelo menos um, UM site grande de esquerda teria dito isso. Não sou expert em grampos, claro, por isso posso estar errado. Mas duvido que não teriam visto isso até agora, principalmente já que se passaram horas do ocorrido.
 

Sblargh

Banned
A PF disse que funciona assim:
Quem realiza o grampo é a operadora, que é também quem interrompe. Então no assunto do Moro ter pedido o fim da gravação e ela ter ocorrido mesmo assim é porque o que acontece é que o juiz pede para a PF que pede para a operadora que, por sua vez, demorou essas horas todas para interromper a gravação. Mas isso é normal e é assim que sempre funciona.

Se a dúvida então é "planalto ou operadora", isso é resolvido (indiretamente) pela justificativa da PF de porque gravou coisas horas depois que o juiz pediu para suspender a gravação.

E sim, se houvesse grampo no planalto seria um estardalhaço. Todo mundo sabe que só o Obama pode fazer isso.
 

Sblargh

Banned
A fiesp pedindo renúncia da Dilma é uma das bizarrices desse momento.
Eu vou admitir que é algo explicável se você cair no peleguismo que os coitados dos milionários envolvidos em roubar o país são vítimas das elites, mas pra mim é aquilo de que elites também brigam entre si e a esperança da fiesp é que o psdb entre no lugar da Dilma e isso de investigações acabe.

É o meu medo também. Que de fato isso tudo foi para pegar o PT e uma vez pego, que tudo volte à pouca vergonha de antes. Mas eu realmente desejo no futuro ver um monte de empresário se afundando na justiça e pensar na ironia que é a fiesp ter apoiado isso.
 
A PF disse que funciona assim:
Quem realiza o grampo é a operadora, que é também quem interrompe. Então no assunto do Moro ter pedido o fim da gravação e ela ter ocorrido mesmo assim é porque o que acontece é que o juiz pede para a PF que pede para a operadora que, por sua vez, demorou essas horas todas para interromper a gravação. Mas isso é normal e é assim que sempre funciona. .

Como funciona, além disso, é que no quartel/delegacia/onde for há uma seção pra operações de inteligência, e lá eles têm o equipamento de monitoramento. Após a operadora ter "ativado o grampo", o que nada mais é do que um processo de escuta e gravação de tudo o que vai para os números grampeados, incluindo sms, cabe aos funcionários encarregados do serviço de inteligencia monitorar, gravar e transcrever.

Sauce: tipo uma década atrás eu advogava bastante no criminal. Já era modernim assim.

também é na lei de interceptação telefonica que tu vê a interpretação seletiva quando convém, ja que ela claramente especifica:
Art. 8° A interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza, ocorrerá em autos apartados, apensados aos autos do inquérito policial ou do processo criminal, preservando-se o sigilo das diligências, gravações e transcrições respectivas.

Parágrafo único. A apensação somente poderá ser realizada imediatamente antes do relatório da autoridade, quando se tratar de inquérito policial (Código de Processo Penal, art.10, § 1°) ou na conclusão do processo ao juiz para o despacho decorrente do disposto nos arts. 407, 502 ou 538 do Código de Processo Penal.

Art. 9° A gravação que não interessar à prova será inutilizada por decisão judicial, durante o inquérito, a instrução processual ou após esta, em virtude de requerimento do Ministério Público ou da parte interessada.
Lei especifica, logo prioridade, que acompanha com o 5º constitucional, que traz:
XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; (Vide Lei nº 9.296, de 1996)
LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

Como o próprio Moro falou, nos trechos liberados não havia prova de nada. Justamente por isso que ele não podia ter dado publicidade a p.n.

Ma claro que a ordem foi dada sabendo que uma vez vazado, não haveria como fazer quem leu esquecer. PT ta na merda mesmo que consiga alguma punição disciplinar pra ele.
 
com o PT em cima? querido, o Moro deitou e rolou em cima das leis. em nome do 'republicanismo' deixou-se que tudo ocorresse de qlqr jeito, sem respeito a normas.

Eu admiro e respeito a ginástica mental fudida que você fez no restante do post. Nem parece que foi tudo pra defender um ex-presidente que diz que uma equipe que o investiga tem que ter medo.
 
Sobre o grampo ser no planalto: pensa que você é o Moro e você quer dar O golpe. E você é um juiz e você sabe bem claro o que você não pode fazer. E eu nem estou falando da condução coercitiva que foi exagerada, mas digo coisa que você não pode fazer do nível que se fizer fudeu o processo. Você acha que ele ia grampear o telefone da presidente da república tipo assim na cara dura? E divulgar isso na maior? E mais, ia grampear só uma ligação também e esperar que ninguém percebesse no meio das outras.

Isso não faz sentido, que golpe idiota é esse? Se essa for a defesa do governo eles estão na merda.
 

Sblargh

Banned
Não é a defesa do governo, é só a defesa da Platy.
A defesa do governo acho que vai na direção de que a gravação não deveria ter sido mantida nos autos (muito menos liberada ao público), pois se trata da Presidente no outro lado da linha.

Outra defesa é de que o contexto da gravação é outro, a saber, o "se você necessitar" ou algo assim é referente ao comparecimento dele na cerimônia e não "se você necessitar fugir da cadeia"; e a prova disso é meio estranha (uns dizem que a gravação foi feita depois da nomeação e outros antes, tudo isso baseado em uma edição extra do diário oficial), mas nesse caso, acredito que cabe aos investigadores provarem de que o contexto é referente à Lava-jato e não a Dilma provar que não é; embora para a opinião pública seja o caso de provar que não é.

Acho que a história da Dilma vai ser tipo, caso ele não pudesse comparecer a cerimônia, então ele poderia usar a papelada que ela enviou. Dito isso, mantém essa coisa de que tudo foi feito na pressa por algum motivo que por coincidência ocorreu no exato mesmo dia que a prisão preventiva dele e caso ele não pudesse ir na cerimônia, o ideal seria nomeá-lo antes e não esperar um dia que a realeza pudesse, de fato, se deslocar a Brasilia receber um dos cargos políticos mais importantes da nação.

Acho que vou começar a apostar minhas fichas no PSOL, mesmo. Esse episódio todo está fortalecendo a direita demais.
 
Pra primeira possibilidade, eu legitimamente não sei e queria ver esse artigo. Como o grampo era no Lula e a ligação foi "casual" da ex-presidente, eu tinha visto que inicialmente não ter problema. Se houver alguma proibição nesse sentido, aí pode ser uma boa.

A segunda defesa não passa de mentira que você conta pra mãe sabe. É naquele nível assim que você sabe que tá mentindo, ela sabe que você tá mentindo, e vocês ficam nessa torcendo para os dois esquecerem. É uma proposição completamente implausível. Em que caso seria necessário ele usar?

Eu não sei sinceramente se há evidências de obstrução a justiça ou fraude na coisa como foi feita. Eu sei que existe uma altíssima chance do motivo da ligação ter sido pra ele blindar com o termo antes de receber a posse. Não era uma teoria tão pouco falada que o Moro pedisse a prisão de Lula antes da posse.

Edit: além do mais, independente do motivo, ela poderia entregar um termo de posse antes dele ser empossado?
 
Vou ter que fazer um post duplo na caruda porque eis a nota pública da Ajufe apoiando a condução do Moro:

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar total apoio ao juiz federal Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, na condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato.

O juiz federal Sérgio Moro retirou o sigilo do processo de interceptação telefônica deferido judicialmente – com concordância do Ministério Público Federal – em face do ex-presidente Lula, que revela diálogos de graves repercussões, inclusive com a presidente da República Dilma Rousseff.

O artigo 5º, LX, da Constituição Federal estabelece como princípio a publicidade dos atos processuais. A prova resultante de interceptação telefônica só deve ser mantida em sigilo absoluto quando revelar conteúdo pessoal íntimo dos investigados. Tal não acontece em situações em que o conteúdo é relevante para a apuração de supostas infrações penais, ainda mais quando atentem contra um dos Poderes, no caso o Judiciário.

“Nos termos da Constituição, não há qualquer defesa de intimidade ou interesse social que justifiquem a manutenção do segredo em relação a elementos probatórios relacionados à investigação de crimes contra a Administração Pública”, diz a fundamentação da decisão do juiz federal Sérgio Moro.

As decisões tomadas pelo magistrado federal no curso deste processo foram fundamentadas e embasadas por indícios e provas técnicas de autoria e materialidade, em consonância com a legislação penal e a Constituição Federal, sempre respeitando o Estado de Direito. No exercício de suas atribuições constitucionais, o juiz federal Sérgio Moro tem demonstrado equilíbrio e senso de justiça.

A Ajufe manifesta apoio irrestrito e confiança no trabalho desenvolvido com responsabilidade pela Justiça Federal no Paraná, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, bem como pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal – todas a partir da investigação da Polícia Federal, Receita Federal e do Ministério Público Federal.

A Ajufe não vai admitir ataques pessoais de qualquer tipo, principalmente declarações que possam colocar em dúvida a lisura, a eficiência e a independência dos juízes federais brasileiros.
 

Sblargh

Banned
Sim, vai criar esse descompasso horrível entre opinião pública e judiciário onde a gente sabe que ele sabe que ela sabe que a gente sabe que ele sabe que ela sabe, mas nada disso talvez seja prova o bastante para acusar ele.

Mas de qualquer modo, isso em particular só protege a Dilma, que se fodeu na opinião pública agora, que foi claramente a motivação do Moro, que a história vai decidir (ou debater pra sempre) se foi algo ético ou não a ser feito. O Lula, claro, ainda tem que explicar como ele se tornou um milionário graças aos amigos ricos ladrões dele e como que tudo que é dele é emprestado de algum amigo.

Mas assim, se essa gravação *for* prova de alguma coisa. É fundamento para um impeachment; mas provavelmente não é. Tipo, a gente sabe que é, mas não é.
 
É tipo chegar para sua companheira ou companheiro e falar: vamos fazer aquilo? e botar essa cara:

tumblr_mp7y3jopAu1sy7ipzo1_500.gif


Você sabe o que quer dizer, ela sabe o que quer dizer, mas mesmo falando em público ninguém tem prova concreta do que é. Pode ser algo bobo ou algo sacana.
 
Mas assim, se essa gravação *for* prova de alguma coisa. É fundamento para um impeachment; mas provavelmente não é. Tipo, a gente sabe que é, mas não é.

Mais do que ser fundamento para um impeachment, é um estímulo para impeachment. Se antes já estava sendo discutido essa ideia, agora isso está na cabeça do congresso. Só alguma manobra política gigante pra salvar a Dilma.

O que não precisa ser debatido é se depois disso o Lula poderá assumir de fato o Ministério E ter seu foro privilegiado mantido. Se o Mercadante vai continuar no governo. O Jacques Wagner. Se isso acontecer aí sim que eu quero ver o que vai virar essa porra.
 

Sblargh

Banned
E notas contra e a favor vão surgir de todos os lados agora. A Ajufe está protegendo um dos seus. A OAB do RJ, por exemplo, foi contra, porque eles são advogados e é do interesse deles cortar a bola de juiz.

Aí terão os "juristas" com claras tendências partidárias, isso quando não amizades pessoais com envolvidos, dando o seu pitaco.
É o pior momento possível para um argumento de autoridade, mas todo mundo vai fazer mesmo assim (ora, a presidente fez o mais vago possível "e uma série de juristas concordam comigo" quando criticando a prisão preventiva), e de certa forma, é pra isso que essas pessoas publicam essas notas, eles são espécies de rent-an-argument para pessoas com a opinião já formada.

E acho que a maioria das pessoas tem uma opinião já formada sobre o assunto.
A minha opinião já formada, por exemplo, é que a Dilma, que 48 horas atrás era a presidente legítima da nação, agora está em processo de golpe de estado e o estado deve responder removendo-a dessa posição. E um monte de gente que eu gosto vai apoiar esse golpe de estado porque os ditadores são amigos deles. E um monte de gente que eu odeio vai lutar pela democracia porque os ditadores são inimigos deles.
E as minhas confraternizações sociais vão ser awkward pro resto da vida.
 

NSESN

Member
O que dá raiva dessa situação, é que parece que o Brasil é um brinquedo para essa gente, é muita politicagem e pouco intuito de melhorar o país. Esse é um motivo que passei a desgostar do Aecio e de outros politicos da oposição, é muito oportunismo.
 

Shizuka

Member
hahaha é óbvio que a associação dele vai ficar do lado dele, é pra isso que associações servem.
eu achei ótima a divulgação da interceptação telefônica como cidadão, mas virou prova ilícita contra a Dilma. não sei se no final das contas foi bom contra ela especificamente. tomara que seja.

É uma munição que tem muito mais força caindo na boca do povo do que sendo usada num julgamento e recebendo uma explicação qualquer.
 

red13th

Member
É uma munição que tem muito mais força caindo na boca do povo do que sendo usada num julgamento e recebendo uma explicação qualquer.

assim espero. mas mostra pra que o Moro veio, se alguém tinha alguma dúvida. antes vc até podia discutir, mas agora é evidente que ele quer causar, e não "justiça" - ao menos não legitimamente, talvez a justiça da cabeça dele (que em grande parte me beneficia hehe, fora PT).
 
O Moro é um filho da puta, não tem dúvidas com isso.

Mas não é ele que está querendo dar o golpe. É o governo que está dando um golpe repetidas vezes. No próprio pé.
 
Top Bottom