• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Massa

Member

3027904-9067763407-giphy.gif
 

Shizuka

Member
Queria mandar um salve para o OP que me recomendou o perfume mais viciante que já encontrei nessa vida. Eu e as pessoas ao meu redor agradecem.
 

maouvin

Member
Queria mandar um salve para o OP que me recomendou o perfume mais viciante que já encontrei nessa vida. Eu e as pessoas ao meu redor agradecem.

O twist é que ele queria recomendar um perfume e o corretor dele recomendou outro.
Mas deu tudo certo no final.
 
Um governo pode fazer dinheiro surgir do nada, basta imprimir mais notas. :) Governos não são pessoas, esqueça essas noções.

Ou seja, imposto, e o mais maligno de todos pow kkk

Claro, vamos usar como base os gastos em um ano de crise, quando a arrecadação tá muito abaixo do normal, e usar isso como teto pros gastos públicos... Sucateamento da educaçào pública e do SUS em poucos anos será o resultado dessa barbaridade.

Mas os gastos só tem crescido acima da inflação nos últimos anos (foi de 11% em 95 pra 19% do PIB em 2015, acho), e a arrecadação tem caído. Sucatear educação e SUS é uma hipérbole da esquerda, IMO, até porque a grana não vai diminuir, sem contar que muita grana é também desperdiçada por falta de uma gestão otimizada e sem foco político (sei + ou - o que rola na área municipal). Pelo menos nisso e na lei das estatais (já que não vai privatizar esses encostos) Temer acertou.

Não é. Austeridade aprofunda a crise em um primeiro momento e retarda a saída da crise comparada a medidas Keynesianas, por exemplo. É aquilo que eu venho dizendo, governos não são pessoas. Austeridade é a coisa mais sensata pra uma pessoa ou empresa em época de crise, mas é uma das piores coisas que um governo pode fazer.
O ideal é que o governo aumente os gastos em épocas de crise, assim compensando a queda do setor privado, e aplique austeridade em épocas de bonança. O detalhe é que o aumento de gastos não pode ser irresponsável, ele tem que focar em questões estratégicas que tragam benefícios ao país além de aumentar a demanda.
Por exemplo, em vez de ficar dando incentivos fiscais pra grandes empresas, o que derrubou a arrecadação, a Dilma poderia ter feito um estudo dos gargalos no sistema de transporte de cargas no Brasil e ter expandido a infraestrutura pública a fim de resolver ou amenizar esses problemas.

Depende da crise, em 2013 aqui no Brasil já estava chovendo de alertas de economistas para controlar a gastança que iria ter consequências mais na frente, e o que ela fez? Aumentou os gastos numa tentativa frívola de estimular a economia e deu no que deu a partir do final de 2014. Sim, ela escolheu os "campões" errados (aka grandes empresas) mas, imo, esse é o problema, dar tanto poder ao governo para interferir assim na economia, sem contar que também é uma aposta e tem seus riscos né (com estudos ou não), fora a óbvia interferência política.

Infra-estrutura é um problema que era pra ser resolvido há séculos =x (é sucateada desde quando? Acho que no início do período militar)

Se pegar só esses exemplos, parece mesmo que são políticas de esquerda. Mas olhando no conjunto, não são, são propostas típicas da terceira via social democrata dos anos 90. São políticas de centro, na verdade.

hmm Quais seriam o conjunto?
 

Sblargh

Banned
Mas os gastos só tem crescido acima da inflação nos últimos anos (foi de 11% em 95 pra 19% do PIB em 2015, acho), e a arrecadação tem caído. Sucatear educação e SUS é uma hipérbole da esquerda, IMO, até porque a grana não vai diminuir, sem contar que muita grana é também desperdiçada por falta de uma gestão otimizada e sem foco político (sei + ou - o que rola na área municipal). Pelo menos nisso e na lei das estatais (já que não vai privatizar esses encostos) Temer acertou.

A lei das estatais tem um esquema que permite que uma obra seja aprovada sem que o projeto de engenharia esteja completo. Tem umas coisas boas na lei, mas isso, por si só, é capaz de ser tão ruim que vai acabar com todas essas coisas boas.

É basicamente dizer que eu quero tanto de dinheiro por esse trampo sem ter que justificar nenhum gasto.

E eu não acho que você está errado, acho que ninguém vai discordar que precisa acabar com desperdícios do tipo corrupção e excessiva burocracia, mas a questão é o quanto isso é significativo. Em linguagem populesca a la Ciro: "dá bilhão"?

O país arrecada pouco, isso você concorda e o allansm concorda, acho que parece claro que tem que aumentar a arrecadação. Vai ficar difícil fugir da realidade de que os ricos precisam contribuir mais. E mesmo a classe média, acho.
Pregar austeridade no país é difícil, SUS já é subfinanciado e a educação, obviamente, é também subfinanciada. Não é alarmismo falar em sucateamento, já é o que estamos vivendo mesmo antes de falarem em medida de austeridade.
Ajuste das contas públicas tem que vir por meio do aumento de arrecadação e da taxação. Sinceramente acho utopia falar em arrumar as contas públicas sem aumento de imposto. Foi, aliás, a utopia tanto do FHC quanto do Lula: um estado de bem-estar social europeu financiado por impostos dos próprios pobres. O resultado foi um estado de bem-estar social capenga e uma população supertaxada; tudo em nome dos ricos ficarem em paz.
Tem que jogar imposto nessa gente, velho. Medida de austeridade sem imposto nos mais ricos é isso que a gente já vive desde sempre.
 

Platy

Member
Não é de luta mas olha, pra mim isso é perfil de gente que precisa jogar uns overwatch ¯\_(ツ)_/¯
(Eu to muito viciada nessa droga de jogo, dammit)

Meu problema com Overwatch é que eu comprei Team Fortress 2 quase 1 mes antes de virar F2P ... e o Overwatch JÁ FUNCIONA como f2p mesmo sendo muito bem pago então ... meh eu espero =P

Eu comecei jogando SF II e SFA3 online contra um amigo no 2DF e eu era muito ruim. Eu perdia com ele jogando de Dan no SFA3.

Daí fui jogando o modo arcade dos dois e pesquisando os básicos do gênero no SRK e outros fóruns. Daí acabei escolhendo chun-li um dia no SF II e ela ficou decidida como minha main em ambos os jogos. Treinei um pouco mais e comecei a ganhar desse meu amigo, dai ele resolveu treinar e ganhar de mim, dai eu fiz o mesmo e ficou nesse ciclo. Até entrou um terceiro em SFA3 e a gente ficava se matando =P

Meus amigos aqui tb são bem noobs em luta, mas eu apoio quando o pessoal quer aprender para jogar melhor. Mais concorrência ajuda tb a melhorar o nível. Tava esses dias na casa de um amigo e eu forcei a ele entrar na ranked de SF V pq ele já tinha um básico para ganhar dos jogadores rookie e bronze. Venceu 2 lutas e perdeu 1.

Um dia tente jogar online depois de praticar uns combos bem basicos. Vai ver q vai melhorar mto o jogo.

To de boa de estudar pra jogar joguinho =P
Prefiro ficar jogando o jogo feliz aprendendo a IA mesmo xD
 

Sblargh

Banned
_Estamos aqui reunidos pro impeachment da Dilma !
Ok, senador, vc acha que ela cometeu crime ?
_Não !
_Então seu voto é contra o impeachment, certo ?
_...não é a favor do impeachment


Só no brasil mesmo =P

No Brasil e em qualquer país parlamentarista. Mas acho que se for cavar em outros países presidencialistas, coisas assim devem ocorrer também.
Achar que um presidente não tem condições de governar é motivo mais que suficiente pra mim.
 

Sblargh

Banned
El País, jornal da Espanha, ainda se mostrando o mais brasileiro de todos:
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/11/opinion/1470866763_182634.html

É por isto que veremos o Governo tentar votar até o fim do ano uma série de propostas que visam “fazer a economia voltar a crescer” reduzindo o custo da mão de obra, e portanto a segurança e a renda, bem como os direitos e os benefícios obtidos com investimentos sociais, da maioria da população. São reformas como a trabalhista, que entre as propostas há tornar direitos como férias e 13o salário negociáveis, e a previdenciária, que pretende elevar a idade mínima de aposentadoria para 70 anos; e a PEC 241, cujo limite de 20 anos sobre gastos sociais terá impacto devastador na saúde e na educação, o que sem dúvida será futuramente usado como argumento para a privatização dos dois setores. Trata-se, em suma, de transferir toda a conta do ajuste para as classes média e baixa, isentando os mais ricos dos “sacrifícios necessários”.

Acima de tudo, Temer entende que a virada do ano marca o momento em que lançá-lo ao mar tornar-se-á mais barato. A partir de então, basta que Gilmar Mendes dê continuidade a um dos pedidos de cassação da chapa Rousseff-Temer, ou que se passe a considerá-lo um peso excessivo a se carregar, para que ele seja deposto sem que a classe política precise se expor ao embaraço de chamar eleições diretas. A probabilidade de acabarmos 2017 com um presidente indiretamente eleito pelo Congresso mais desmoralizado da história não é desprezível – pelo menos, não matematicamente.

Muito mais coisas no link.

Also:
https://www.nexojornal.com.br/entre...impeachment-é-no-seu-mais-alto-grau-político’

"Todo impeachment no seu mais alto grau é político"

Temer foi contingencial; veio no pacote do impeachment. Não foi escolha; foi o preço.
 

maouvin

Member
Muito estranho ver alguém gostar de jogar mais em portátil do que numa tv O_O

Vita, vulgo "estado da arte em consoles portáteis", tem esse problema. Tem coisas que é tão maravilhoso de se jogar nele que você desacostuma a jogar em outras plataformas.

Platformer, rhythm, RPGs turn based, VN, DRPG e ~joguinhos pixelados~ são algumas das coisas que hoje acho estranho jogar no PC/PS4.
 

allansm

Member
PEC que limita gastos deve tirar R$ 654 bi do SUS em 20 anos e R$ 58 bi da educação nos próximos 10 anos.

http://www.valor.com.br/brasil/4667...-gastos-deve-tirar-r-654-bi-do-sus-em-20-anos

Pra deixar mais do que claro que limitar gastos é uma idiotice e que garantir que as contas públicas sejam saudáveis deve ser feito por outros meios.

Temer e seus apoiadores preparando a operação salva-Cunha:

http://www.blogdokennedy.com.br/governo-e-camara-tentam-salvar-cunha-meirelles-se-enfraquece/

A votação vai ser numa segunda feira (!) próxima as eleições municipais (!!!) para garantir que o quórum seja mínimo e Cunha escape da cassação. E depois dizem que o impeachment foi pra acabar com a corrupção. :D
 

NSESN

Member
Prefiro jogar tudo no 3ds por ser portátil e com duas telas, estou extremamente desapontado que a Nintenfo vai voltar pra uma com o NX.
 

Shizuka

Member
Prefiro jogar tudo no 3ds por ser portátil e com duas telas, estou extremamente desapontado que a Nintenfo vai voltar pra uma com o NX.

Eu achei uma dinâmica legal para o DS, mas o 3DS manteve as duas telas sem qualquer motivo. Quase nenhum jogo de 3DS aproveitou as duas telas como os de DS aproveitavam.
 

NSESN

Member
Eu achei uma dinâmica legal para o DS, mas o 3DS manteve as duas telas sem qualquer motivo. Quase nenhum jogo de 3DS aproveitou as duas telas como os de DS aproveitavam.
Pokemon ainda utiliza muito bem.
O menu do pokemon de gameboy é nojento.
E o problema do 3ds é diferença no tamanho das telas, a nintenfo só precisava tirar o 3d e ter duas telas do mesmo tamanho e com qualidade maior.
 

Sblargh

Banned
PEC que limita gastos deve tirar R$ 654 bi do SUS em 20 anos e R$ 58 bi da educação nos próximos 10 anos.

http://www.valor.com.br/brasil/4667...-gastos-deve-tirar-r-654-bi-do-sus-em-20-anos

Pra deixar mais do que claro que limitar gastos é uma idiotice e que garantir que as contas públicas sejam saudáveis deve ser feito por outros meios.

Concordo.
Quer dizer, eu não chamaria de idiotice porque né, ficar xingando os outros. Mas concordo que não é o correto.

Temer e seus apoiadores preparando a operação salva-Cunha:

http://www.blogdokennedy.com.br/governo-e-camara-tentam-salvar-cunha-meirelles-se-enfraquece/

A votação vai ser numa segunda feira (!) próxima as eleições municipais (!!!) para garantir que o quórum seja mínimo e Cunha escape da cassação. E depois dizem que o impeachment foi pra acabar com a corrupção. :D

Discordo.
 

Shizuka

Member
Pokemon ainda utiliza muito bem.
O menu do pokemon de gameboy é nojento.
E o problema do 3ds é diferença no tamanho das telas, a nintenfo só precisava tirar o 3d e ter duas telas do mesmo tamanho e com qualidade maior.

A segunda tela me deixou mal acostumado com o Pokémon mesmo, mas não é algo que me faça falta na maioria dos jogos. Igual ao Etrian Odyssey, me dá preguiça ter de completar os mapas, quadrado por quadrado, ainda que com o modo que te "ajudaria".

Edit: olha o Brasil ganhando a medalha de ouro!

Eh a small indie game with simplistic visuals is bound to get pirated globally in poorer countries and a lower percentage in first world.

The first day sample for dev tycoon had

Genuine version: 214 users
Cracked version: at least 3104 users.

But it sold like over a million by now so they're doing fine.

For punch club, this is the ratio of pirates based on the apparent 1 mil pirated copies

V1SSZpw.png
 

allansm

Member
Concordo.
Quer dizer, eu não chamaria de idiotice porque né, ficar xingando os outros. Mas concordo que não é o correto.

Não tenho intenção de xingar ninguém além do Temer e Meireles, porque eles sabem muito bem a sacanagem que é essa proposta e apoiam mesmo assim. Só pra deixar bem claro, eu respeito quem tem opiniões diferente das minhas, não me irrito nem tenho intenção de xingar, a não ser que seja político, aí não tenho respeito nenhum mesmo porque eles não merecem.

Discordo.

Discorda do que, exatamente? A câmara geralmente só funciona de terça a quinta e muitos deputados se mandam pra sua região na época das eleições municipais pra fazer campanha pros seus candidatos. Eu até entendo marcar perto das eleições municipais, mas numa segunda?
 

Sblargh

Banned
Discorda do que, exatamente? A câmara geralmente só funciona de terça a quinta e muitos deputados se mandam pra sua região na época das eleições municipais pra fazer campanha pros seus candidatos. Eu até entendo marcar perto das eleições municipais, mas numa segunda?

Discordo da implicação de que os protestos não foram motivados por luta contra a corrupção.
E discordo também da interpretação de que quem é a favor do impeachment o seja por achar que a queda da Dilma "vai acabar com toda a corrupção".
Há interesses e interesses e interesses de boa parte das pessoas, assim como de boa parte da câmara e do senado, foi simplesmente acabar com o PT mesmo, mas quando você ridiculariza as manifestações contra a corrupção você... bom, ridiculariza manifestações contra a corrupção num país que desesperadamente precisa desse tipo de movimentação. Você cria divisões no um ponto nesse país que deveria ser universal: acabar com a corrupção sistêmica.

Isso que o Maia fez foi estratégia, sim. Concordo com o blogueiro de que há o medo ainda pairando que com a queda do Cunha, todos os podres que ele conhece, que ele leve muita gente junta, mas aqui do auge da minha ingenuidade, eu acho que ele faz isso pra poder dizer pro diabo "olha, eu tentei", mas sabendo que não vai dar certo.
Então, é, print-screen nisso que estou dizendo agora, se chegar na votação e ele não for cassado, então ops, mas acho que nada mais salva o Cunha agora. E movimentações como essa que criam a ilusão de que ajudam ele é menos os políticos tentando enganar a nós do que os políticos tentando enganar a ele; afinal, é dele que os políticos tem medo, não de nós.
 

Platy

Member
Quero muito ver terminar o impeachment, a dilma cair de vez e a paulista ficar lotada de pessoas com a camisa da seleção pedindo pro temer, serra, cunha e aécios da vida serem presos e pedindo pela volta de obrigatoriedade de fgts, 13º e outras coisas que eles "flexibilizaram" (que na pratica significa que mataram)
 

Sblargh

Banned
Quero muito ver terminar o impeachment, a dilma cair de vez e a paulista ficar lotada de pessoas com a camisa da seleção pedindo pro temer, serra, cunha e aécios da vida serem presos e pedindo pela volta de obrigatoriedade de fgts, 13º e outras coisas que eles "flexibilizaram" (que na pratica significa que mataram)

Se você colocar as duas metades dessa equação no mesmo protesto não vai acontecer porque tem uma boa parte de pessoas (especialmente em São Paulo) que apóia essas mudanças.
É o mesmo problema que a direita enfrentou agora dia 31/07; ao invés de chamar o pessoal ir pra rua defender de vez o impeachment, era "venha defender o impeachment..... e a escola sem partido...... e a volta dos militares......... e o Bolsonaro" etc e tal; não foi quase ninguém.
E quem foi é o tipo de extremista que grita com atriz.

Se você organizar uma manifestação contra Temer e Serra dado que a lava-jato chegou nos dois e o povo sentir que ela é "neutra" (na medida do possível), acho que você consegue repetir os números altos. Se você dizer "A CUT convoca a classe operária para lutar contra a burguesia e pelos direitos do 13² e do FGTS ah, e por acaso, como uma nota de rodapé, também contra o Temer e o Serra", não rola mesmo.
 

Platy

Member
Justo .. classe media burra de são paulo sempre quer que os rico fiquem mais fodas pq acham que vão virar ricos um dia =P

Mas tem q protestar contra o todo mundo sim pq se lava jato significasse algo pra esses fodões o Cunha não somaria 1 ano de processo imovel daqui a 1 ou 2 meses =P
 

Sblargh

Banned
Justo .. classe media burra de são paulo sempre quer que os rico fiquem mais fodas pq acham que vão virar ricos um dia =P

Mas tem q protestar contra o todo mundo sim pq se lava jato significasse algo pra esses fodões o Cunha não somaria 1 ano de processo imovel daqui a 1 ou 2 meses =P

A divisão aqui não é nem entre ricos e pobres, mas entre profissionais liberais, autônomos e operário de fábrica e tal, num google rápido tem isso aqui:

Relacionamos a seguir as categorias de profissionais liberais: advogados, médicos, odontologistas, médicos-veterinários, farmacêuticos, engenheiros (civis, de minas, mecânicos, eletricistas, industriais e agrônomos), químicos (químicos industriais, químicos industriais agrícolas e engenheiros químicos), economistas, atuários, contabilistas, professores (privados), escritores, autores teatrais, compositores artísticos, musicais e plásticos, assistentes sociais, jornalistas, protéticos dentários, bibliotecários, estatísticos, enfermeiros, administradores, arquitetos, nutricionistas, psicólogos, geólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, auxiliares de fisioterapia e auxiliares de terapia ocupacional, zootecnistas, profissionais liberais de relações públicas, fonoaudiólogos, sociólogos, biomédicos, corretores de imóveis, técnicos industriais de nível médio (2º grau), técnicos agrícolas de nível médio (2º grau) e tradutores.

Profissionais liberais são beneficiados pela CLT, mas esses tendem a ser empregos que normalmente remuneram mais do que o que a CLT diz, de forma que os deveres (contribuição sindical por exemplo) acaba parecendo um desperdício ou uma limitação como as regras específicas em relação a férias, horas de trabalho, coisa e tal.

O mundo está indo pra uma direção pós-industrial (pós-trabalho, eu diria, mas enfim) em que o grosso dos empregos existentes são precisamente nessa área dos profissionais liberais (ou seja, na área do "eu tenho um diploma que eu nem sei qual é direito, mas é um diploma"); essa crise que a gente vê o Trump parasitando é precisamente em cima de profissionais sem faculdade, se tirar eles da conta, então a economia americana cresce de boa (portanto um NeoGAF, reduto dos gamers com diploma, que geralmente apóia Hillary).

Então a classe média paulistana não acha necessariamente que vai ser rica, ela acha que vai ser aquilo que ela já é, trabalhando como engenheiro, advogado, veterinário e enfins que muitas vezes sentem que mais perdem do que se beneficiam com a CLT. É possível que estejam errados, mas um fenômeno que já acontece é ao invés do cara ser contratado como um assalariado, ele registra um CNPJ e finge que é um autônomo, embora na prática trabalhe na empresa, tudo pra driblar o que a CLT exige dele. O problema é que nessa ele fica basicamente sem direito nenhum, já que a lei sequer reconhece ele como trabalhador; com a flexibilização, a coisa fica menos um "tudo ou nada".

Claro, em relação aos mais pobres, a história frequentemente é outra, no caos deles, sim, a flexibilização pode simplesmente significar que eles vão ser consumidos por condições horríveis de trabalho.

E oh, um dos meus economistas favoritos nos ama:
http://www.bloomberg.com/view/articles/2016-08-11/brazil-is-still-the-country-of-the-future

The race between dynamism and chaos has been going on for a long time, with neither winning.
 
Justo .. classe media burra de são paulo sempre quer que os rico fiquem mais fodas pq acham que vão virar ricos um dia =P

Meu bom Deus, "classe média burra"? Nós oficialmente voltamos aos dias do FHC.

Pensando nisso, cês já pensaram como seriam as postagens de Facebook se ele já existisse na época do FHC? Na época do apagão? Puta que pariu, eu to quase tendo um derrame só de imaginar.
 
Da minha parte sou a favor de várias mudanças da CLT, principalmente esses "benecífios" que mais prejudicam o trabalhador que ajudam, como, IMO, 13ª, FGTS e vale transporte/alimentação. Muitas dessas coisas parecem ser boas a primeira vista, mas no final só servem pra descontar do salário do trabalhador, ou, no caso dele ser muito pobre, jogá-los para a irregularidade. FGTS mesmo eu acho absurdo d+, é um dinheiro que você recebe mas não pode usar e rende uma mixaria muito abaixo da inflação (cortesia da ditadura militar). Porra, se eu pudesse pegar esse dinheiro e botar em qualquer investimento jaguara iria render muito mais.

Claro, outras coisas eu acho importante manter, though, como férias e limite da carga horária, que imo deveria ser bem menos que 44 horas kkk (se deixar flexível, então dar mais poder ao trabalhador escolher do que ao empresário). Outras coisas tem o seu custo, mas acho essencial manter, como auxílio maternidade/paternidade, doença, etc.

IMO, no final seria mais dinheiro para o empresário e o trabalhor, e menos para o Estado. Outra coisa também que não adianta muito fazer isso se não facilitar e desburocratizar o empreendedorismo.
 

allansm

Member
Então a classe média paulistana não acha necessariamente que vai ser rica, ela acha que vai ser aquilo que ela já é, trabalhando como engenheiro, advogado, veterinário e enfins que muitas vezes sentem que mais perdem do que se beneficiam com a CLT. É possível que estejam errados, mas um fenômeno que já acontece é ao invés do cara ser contratado como um assalariado, ele registra um CNPJ e finge que é um autônomo, embora na prática trabalhe na empresa, tudo pra driblar o que a CLT exige dele. O problema é que nessa ele fica basicamente sem direito nenhum, já que a lei sequer reconhece ele como trabalhador; com a flexibilização, a coisa fica menos um "tudo ou nada".
http://www.bloomberg.com/view/articles/2016-08-11/brazil-is-still-the-country-of-the-future

Nesse caso, tanto tu quanto a Platy estão certos. Existe uma parcela significativa da classe média que acredita que pode ficar rica, e isso não é só no Brasil. A chance disso acontecer, porém, é praticamente zero. Algumas semanas atrás li sobre um estudo feito na Toscana que mostrou que as famílias mais ricas da região são as mesmas famílias que eram as mais ricas na república da Toscana na renascença. 500 anos sem praticamente mobilidade social nenhuma nessa classe. No caso da Inglaterra, a situação é ainda pior: a maioria das famílias mais ricas hoje são descendentes dos conquistadores Normandos de 1066...

Da minha parte sou a favor de várias mudanças da CLT, principalmente esses "benecífios" que mais prejudicam o trabalhador que ajudam, como, IMO, 13ª, FGTS e vale transporte/alimentação. Muitas dessas coisas parecem ser boas a primeira vista, mas no final só servem pra descontar do salário do trabalhador, ou, no caso dele ser muito pobre, jogá-los para a irregularidade.

IMO, no final seria mais dinheiro para o empresário e o trabalhor, e menos para o Estado.

Não são os direitos que jogam o trabalhador pra irregularidade, mas sim o empregador que se recusa a pagá-los. Nunca vi um estudo que mostrasse de maneira inquestionável que abolir direitos gera mais benefícios que malefícios. Pelo que sei, o que costuma acontecer é que as perdas são maiores que os ganhos nesse caso.

Outra coisa: eu não duvido que tu fizesse melhor uso do dinheiro extra do que faz dos benefícios, mas isso não vale para a maioria das pessoas.
Tornar benefícios facultativos é dar poder pro patrão, que tem meios de impor sua vontade sobre o trabalhador, afinal tem mão de obra demais e emprego de menos. Se o mundo fosse justo, isso que tu propõe seria o ideal, mas esse não é o caso.

Meu bom Deus, "classe média burra"? Nós oficialmente voltamos aos dias do FHC.

Concordo que a expressão é ruim, mas há vários exemplos de diferentes momentos históricos em que a classe média se colocou contra os próprios interesses e apoio políticas que benificiam majoritariamente os ricos.
 

Sblargh

Banned
Nesse caso, tanto tu quanto a Platy estão certos. Existe uma parcela significativa da classe média que acredita que pode ficar rica, e isso não é só no Brasil. A chance disso acontecer, porém, é praticamente zero. Algumas semanas atrás li sobre um estudo feito na Toscana que mostrou que as famílias mais ricas da região são as mesmas famílias que eram as mais ricas na república da Toscana na renascença. 500 anos sem praticamente mobilidade social nenhuma nessa classe. No caso da Inglaterra, a situação é ainda pior: a maioria das famílias mais ricas hoje são descendentes dos conquistadores Normandos de 1066...

Ah é, mobilidade social é praticamente uma mentira. Tipo, acontece, mas é insignificante mesmo pra basear qualquer política nisso. Mas quanto ao tópico específico, eu sei lá, acho que deveria ter uma pesquisa a esse respeito, tipo, anedotalmente, eu conheço o paspalho que é contra a CLT por se achar entrepeneur e culpar toda ideia estúpida dele que vai a falência por ser estúpida no governo, mas eu também conheço engenheiro que não gosta da CLT porque atrapalha a vida.

Não são os direitos que jogam o trabalhador pra irregularidade, mas sim o empregador que se recusa a pagá-los. Nunca vi um estudo que mostrasse de maneira inquestionável que abolir direitos gera mais benefícios que malefícios. Pelo que sei, o que costuma acontecer é que as perdas são maiores que os ganhos nesse caso.

É um pouco dos dois. O problema é que o mercado tende a ser dinâmico demais pra caber em uma lei e é algo difícil de medir porque trabalhador na irregularidade não é nem tanto algo feito conscientemente, mas é um ajuste do próprio mercado em relação a lei.
Tipo, esses trabalhadores irregulares todos na Olimpíada. Acho um pouco ingênuo dizer que é porque os empregadores são gananciosos e malvados e querem tirar um lucro a mais; é mais que anos de um mercado que anda pra um lado e uma lei que anda pro outro normalizaram uma situação fora da lei.
Aí claro, entra aquele debate, muda a lei ou aumenta a fiscalização? Em geral eu favoreço mudar a lei.

Outra coisa: eu não duvido que tu fizesse melhor uso do dinheiro extra do que faz dos benefícios, mas isso não vale para a maioria das pessoas.
Tornar benefícios facultativos é dar poder pro patrão, que tem meios de impor sua vontade sobre o trabalhador, afinal tem mão de obra demais e emprego de menos. Se o mundo fosse justo, isso que tu propõe seria o ideal, mas esse não é o caso.

Mas isso é muito paternalismo, velho. O caso do FGTS eu vou dizer que é um que me dá certa repulsa ideologicamente porque no caso do seguro de saúde obrigatório, por exemplo, imagino que ele pressiona um pouco os salários pra baixo, mas o próprio mercado pressiona outro tanto pra cima e no final a diferença é "dividida".

Mas FGTS é uma vergonha, é um dinheiro seu arrancado diretamente do seu salário pra colocar numa poupança sua contra sua escolha nessa crença de que o trabalhador é burro demais pra saber que precisa economizar pro futuro. É simplesmente questão de confiar na pessoa. FGTS não é uma coisa que se deixasse de existir, esse dinheiro ia pro lucro, ele ia pra pessoa poder usar, aí a pessoa decide se o melhor é economizar ou gastar.
De novo, eu nem sei a economia da coisa como funciona, mas ideologicamente me dá uma repulsa. Tem que confiar que o cidadão sabe o que é melhor pra si próprio; nesses estudos sobre transferência direta de renda, vive-se descobrindo que a pobre sabe o que é melhor pra ele, ele sabe o quanto do salário economizar e o quanto poupar. Tem que confiar.
 
Concordo que a expressão é ruim, mas há vários exemplos de diferentes momentos históricos em que a classe média se colocou contra os próprios interesses e apoio políticas que benificiam majoritariamente os ricos.

Com certeza, mas eu acho que isso foi menos comum do que a demonização da classe média como forma de retórica pra discurso populista. E meio que nunca colou né, o Lula se elegeu em 2002 deixando essa bobagem um pouco pra lá.
 

Sblargh

Banned
Com certeza, mas eu acho que isso foi menos comum do que a demonização da classe média como forma de retórica pra discurso populista. E meio que nunca colou né, o Lula se elegeu em 2002 deixando essa bobagem um pouco pra lá.

E falando em polarização, santa polarização esse tipo de discurso, né?
Quando o PT deixou um pouco essa luta dos bons contra os maus e se comportou feito gente grande, ele até conseguia governar sem precisar de discurso de luta dos bons contra os maus baseado 97% em se aliar aos maus.
Nem vou me estender porque é sinceramente um tópico que pega demais no sentimento, magoa mesmo. A classe média paulistana aponta pra classe média paulistana e diz que a classe média paulistana é fascista (não eu, claro, meu vizinho, eu sou de boa, vou em parada gay e tudo mais). O governo que mais se vendeu pra qualquer tranqueira de político ultrapassado que quis comprar cria um discurso de que São Paulo não é o Brasil de verdade, é fascista (não eu, claro, meu vizinho, eu sou de boa, bato palma quando chamam paulista de fascista e tudo mais); achar que qualquer semelhança com o discurso do partido republicano norte-americano é mera coincidência é de chorar. Populismo é populismo, de direita, de esquerda, de cima, de baixo, só serve pra aniquilar o discurso público em nome do poder centralizador.
Uma Dilma que literalmente deixou de construir casa para os pobres pra garantir dinheiro pro Eike Batista vem dizer que o impeachment dela é uma conspiração dos ricos contra os pobres. Não, é uma conspiração dos ricos que precisam destruir hospital público porque os outros ricos faliram o país e não dá pra roubar se o país está afundado em miséria e guerra civil.
O PT é o partido dos bilionários, se eles tiram voto de uma tal classe média que vota contra os próprios interesses, não muda o fato.
 

allansm

Member
É um pouco dos dois. O problema é que o mercado tende a ser dinâmico demais pra caber em uma lei e é algo difícil de medir porque trabalhador na irregularidade não é nem tanto algo feito conscientemente, mas é um ajuste do próprio mercado em relação a lei.

Eu não discordo, só acho que não dá pra subestimar o número de gente contratando empregados irregulares pra lucrar mais. Conheci muitos que faziam isso aqui no RS.

Mas FGTS é uma vergonha, é um dinheiro seu arrancado diretamente do seu salário pra colocar numa poupança sua contra sua escolha nessa crença de que o trabalhador é burro demais pra saber que precisa economizar pro futuro.

Não tava falando em FGTS, tava falando de modo mais genérico. Concordo que FGTS não é necessário, assim como outras contribuições provavelmente não são.
Eu sou um daqueles que acha que o Brasil tem muitos impostos e contribuições. O sistema tributário tem que ser simplificados, sem dúvida. Provavelmente as leis trabalhistas também, mas também não dá pra flexibilizar tudo, porque aí vai precarizar a situação do trabalhador.

Com certeza, mas eu acho que isso foi menos comum do que a demonização da classe média como forma de retórica pra discurso populista. E meio que nunca colou né, o Lula se elegeu em 2002 deixando essa bobagem um pouco pra lá.

Pois é, demonização da classe média é algo que não leva a lugar algum. Acho um grande erro de parte da esquerda insistir nisso.
 

allansm

Member
Discordo da implicação de que os protestos não foram motivados por luta contra a corrupção.
E discordo também da interpretação de que quem é a favor do impeachment o seja por achar que a queda da Dilma "vai acabar com toda a corrupção"

Pensando bem, eu concordo que os protestos foram motivados pela corrupção do governo. Porém, os protestos não foram contra a corrupção, mas sim contra o PT. Isso é claro porque, como várias pesquisas mostraram, a maioria esmagadora dos participantes eram eleitores do Aécio. A corrupção e a péssima situação econômica foram só os motivos que motivaram esse pessoal a ir pra rua, o desejo de impeachment já existia entre eles desde que o resultado da eleição foi anunciado, havendo provas de corrupção ou não. Os eleitores desiludidos com o PT e a Dilma não estavam nos protestos em números significativos.

Em resumo, a corrupção motivou o pessoal a ir pra rua, mas a luta contra a corrupção não é, nem nunca foi, a motivação do impeachment. Fosse isso, já teríamos manifestações gigantescas contra Temer e seu ministério de investigados por corrupção.
 
Aécio foi vaiado quando tentou participar da manifestação. Com certeza o PT é o principal alvo, mas polarizar a situação nessa onda da PSDB x PT é simplificar as coisas para encaixar numa narrativa. IMO, um governo corrupto mas com boa performance econômica sobrevive bem (aka Lula e o mensalão), agora quando a economia está se deteriorando o povo se revolta muito mais fácil.

Mudando de assunto, tô curtindo bastante as olimpiadas hein. Brasileiras no volei de praia mandando bem bacas ontem, assim como a dupla da ginástica olímpica no masculino.
 

allansm

Member
Aécio foi vaiado quando tentou participar da manifestação. Com certeza o PT é o principal alvo, mas polarizar a situação nessa onda da PSDB x PT é simplificar as coisas para encaixar numa narrativa. IMO, um governo corrupto mas com boa performance econômica sobrevive bem (aka Lula e o mensalão), agora quando a economia está se deteriorando o povo se revolta muito mais fácil

Não tô polarizando nada, você que me entendeu mal. Quando eu mencionei que a maioria dos manifestantes eram eleitores do Aécio, não quis dizer que eram tucanos, mas que eram "anti-PT" porque já tinham votado na oposição. O objetivo deles era ver a oposição no poder, algo que não conseguiram nas urnas.

Pra deixar bem claro: os participiantes das manisfetações não eram os únicos a querer a Dilma fora, isso é claro. Só que foram os manifestantes que deram poder a essa quadrilha que tá aí, e são eles que estão bem quietinhos quanto a corrupção de Temer e companhia.
 

Platy

Member
Aécio foi vaiado quando tentou participar da manifestação. Com certeza o PT é o principal alvo, mas polarizar a situação nessa onda da PSDB x PT é simplificar as coisas para encaixar numa narrativa. IMO, um governo corrupto mas com boa performance econômica sobrevive bem (aka Lula e o mensalão), agora quando a economia está se deteriorando o povo se revolta muito mais fácil..

E desde que o temer entrou o leite triplicou de preço, extinguiu 13º, vendeu pressals a preço de banana e tão tirando verba da saude e da educação como se não houvesse amanhã.

Cade cbf pedindo fora temer ? =P
 

AsfaeksBR

Member
E desde que o temer entrou o leite triplicou de preço, extinguiu 13º, vendeu pressals a preço de banana e tão tirando verba da saude e da educação como se não houvesse amanhã.

Cade cbf pedindo fora temer ? =P

Olha, nao sei vocês, mas eu receberei 13° normalmente
 
Top Bottom