• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

I feel for you guys right now. I have to ask: For the locals there, how did it feel with people living in Rio that the Olympics were there?
 

Massa

Member
Eu achei o texto muito ruim. Ele fala muito sobre o óbvio (que nenhum partido tem moral) e perde tempo apontando contradições do governo Dilma e do PT que todo mundo tá cansado de saber. É o típico texto critico a esquerda feito para direitista ler, porque cria uma falsa imagem de que a esquerda não ve as incoerências que ele aponta. A esquerda critica tudo isso faz muito tempo, mesmo durante o pico de popularidade o Lula recebia críticas. O texto se aplica aos petistas fanáticos, mas esses não passam de uma minoria barulhenta dentro da esquerda.

Que parte do texto é "para direitista ler", mostrar que a Dilma não era de esquerda?

I feel for you guys right now. I have to ask: For the locals there, how did it feel with people living in Rio that the Olympics were there?

You don't have to feel sorry for us right now, you have a lot to worry about in your own country.
 

Massa

Member
Aprovaram hoje nas assembleias.

Acho que até o mais conservador dos bancários aprovaria essa greve, heh:

CrTvohPXEAE07FS.jpg:large
 

Platy

Member
Se tem algo que eu não consigo sentir a MENOR pena é banco sendo depredado durante protesto.

Vcs tiveram um lucro maior que o pib de alguns paises ... vocês sobrevivem a uns vidros quebrados
 

Sblargh

Banned
O senado deu um jeito de resolver as coisas ontem que eu vou ter ouvir gente falando "golpe" agora á esquerda E à direita. *chora*
 
Que parte do texto é "para direitista ler", mostrar que a Dilma não era de esquerda?



You don't have to feel sorry for us right now, you have a lot to worry about in your own country.

To be honest, I couldn't care less what happens to my country. Sorry if I offended you, but I love Brazil. My post wasn't pity sympathy, it was legit.
 

maouvin

Member
Se tem algo que eu não consigo sentir a MENOR pena é banco sendo depredado durante protesto.

Vcs tiveram um lucro maior que o pib de alguns paises ... vocês sobrevivem a uns vidros quebrados

Quando os caixas eletrônicos finalmente se rebelarem contra as pessoas, esses fulanos ali serão os primeiros a serem explodidos!

Mas não me incomoda o custo que vidros quebrados têm pros bancos - problema é que dependendo do estrago a agência terá que reduzir seu horário de atendimento até que atenda novamente o mínimo de segurança exigido (que não é muita coisa pra uma sala de autoatendimento, mas hey).
Pelo menos não explodiram nada I guess :p
 
Bom, depredar seja lá o que for é proibido né :p

Se fez baderna a polícia tem que interferir, agora a interferência também não pode ser exagerada.
 

Sblargh

Banned
Eu tenho uma visão que talvez seja cínica de que cada um tem seu papel. Talvez seja um lance tipo uso privado e uso público da razão (vão ler Kant), mas é tipo, o cidadão, como pessoa privada, como protestante, não tem o direito legal, mas tem um certo dever moral em causar alguma destruição (quanta destruição? Depende do contexto). No caso, ao lutar contra a outra metade do governo ilegítimo, não faz sentido queimar o carro de um cidadão particular que vai se foder com isso, mas faz sentido quebrar os vidros de um banco que lucram com a instabilidade política do país. É um crime relativamente sem vítima ou, pelo menos, cuja vítima é irrelevante. Ainda joga um troco na economia do país dado que algum trabalhador honesto vai consertar aquela vidraça.

Já o policial, no seu papel de profissional que deve manter a lei, deve também cumprir o seu papel e reprimir a violência contra a propriedade privada. Nesse caso, um está do lado da lei e o outro contrário a lei, mas acho que ambos estão moralmente corretos.
Eu diria até que caso surja uma história de um policial que, no seu dia de folga, quebra os vidros de um banco e, no seu dia no trabalho, reprime outro cidadão que esteja fazendo o mesmo, que ele não está sendo incoerente.

Então pra deixar claro que é pra todo mundo me odiar. Eu sou a favor do vandalismo E da repressão policial.
 

NSESN

Member
Eu tenho uma visão que talvez seja cínica de que cada um tem seu papel. Talvez seja um lance tipo uso privado e uso público da razão (vão ler Kant), mas é tipo, o cidadão, como pessoa privada, como protestante, não tem o direito legal, mas tem um certo dever moral em causar alguma destruição (quanta destruição? Depende do contexto). No caso, ao lutar contra a outra metade do governo ilegítimo, não faz sentido queimar o carro de um cidadão particular que vai se foder com isso, mas faz sentido quebrar os vidros de um banco que lucram com a instabilidade política do país. É um crime relativamente sem vítima ou, pelo menos, cuja vítima é irrelevante. Ainda joga um troco na economia do país dado que algum trabalhador honesto vai consertar aquela vidraça.

Já o policial, no seu papel de profissional que deve manter a lei, deve também cumprir o seu papel e reprimir a violência contra a propriedade privada. Nesse caso, um está do lado da lei e o outro contrário a lei, mas acho que ambos estão moralmente corretos.
Eu diria até que caso surja uma história de um policial que, no seu dia de folga, quebra os vidros de um banco e, no seu dia no trabalho, reprime outro cidadão que esteja fazendo o mesmo, que ele não está sendo incoerente.

Então pra deixar claro que é pra todo mundo me odiar. Eu sou a favor do vandalismo E da repressão policial.
Já pensei que nem você
Digamos que me fodi muito e mudei de opinião.
 
Pouco importa de onde vem ... mas eu welcomeio os novos bancos digitais overlordes

Sim, mas é relativamente hipócrita você defender a depredação dos bancos como se você estivesse "fora do sistema" por usar o Nubank. Você não está.

Isso sem entrar no mérito de que qualquer governo existe para manter a segurança física de seus estabelecimentos.
 

Platy

Member
...em nenhum momento eu disse que to fora do sistema.
Eu até brinquei estar dentro do sistema MESMO vivendo de arte.

Entendo totalmente a policia impedir os vandalismos, mas NUNCA vou entender policia descendo o cacete em manifestante.

Policia Militar não é treinada pra ser pacifica
 
...em nenhum momento eu disse que to fora do sistema.
Eu até brinquei estar dentro do sistema MESMO vivendo de arte.

Entendo totalmente a policia impedir os vandalismos, mas NUNCA vou entender policia descendo o cacete em manifestante.

Policia Militar não é treinada pra ser pacifica

Então é ainda pior, porque você defendeu a depredação de um sistema que você utiliza e toma parte.

E sobre a polícia, eu acho que ninguém é a favor de policial descendo o cacete em qualquer manifestante, mas, pergunta sincera, neste caso específico de vandalismo como a polícia deveria agir?
 

Platy

Member
Então é ainda pior, porque você defendeu a depredação de um sistema que você utiliza e toma parte.

E sobre a polícia, eu acho que ninguém é a favor de policial descendo o cacete em qualquer manifestante, mas, pergunta sincera, neste caso específico de vandalismo como a polícia deveria agir?

A ideia de protestos é fuder com o negocio. Pq acha que a greve dos bancos começa 1 dia antes do 5º dia util ? =P
Antes mostrar a revolta e a raiva na faxada de algo que ta cagando dinheiro que em pessoas

A policia deve agir sem violência, ué.
Prende quem vandalizou e boa deixa o resto protestar
 
Antes mostrar a revolta e a raiva na faxada de algo que ta cagando dinheiro que em pessoas

Esse argumento é circular, por que eu preciso mostrar "minha revolta e raiva" depredando um patrimônio particular? Isso nunca está certo e a função do governo é garantir o direito à vida e à propriedade.

A policia deve agir sem violência, ué.
Prende quem vandalizou e boa deixa o resto protestar

Como você acha que eles vão prender os vândalos? Pedindo "por favor gente, venham pra cadeia"?
 

allansm

Member
Que parte do texto é "para direitista ler", mostrar que a Dilma não era de esquerda?

Como eu disse antes, sugerir que Temer e Dilma são a mesma coisa porque o governo Dilma não foi de esquerda, é discurso pra direitista. Para a esquerda faz diferença um governo Dilma de um governo Temer.

Acho que até o mais conservador dos bancários aprovaria essa greve, heh:

Manifestantes não tem nada contra bancários, mas sim contra banqueiros. E por mais que a atitude seja condenável, eu não tenho nenhuma pena de dono de banco.


Será que agora os ingênuos entendem que esse impeachment nada tinha a ver com cumprimento da lei fiscal?
 

mantidor

Member
I feel for you guys right now. I have to ask: For the locals there, how did it feel with people living in Rio that the Olympics were there?

It was actually pretty great, I went to a lot of events and had a wonderful time. At times it felt like carnival but safer and much less chaotic. It did feel the city locked away certain parts
the poorest parts
of itself which is a whole other discussion, it was certainly not an event for everyone, the prices alone were insane.


So much happened and there were so many things to do that everyone jokes that it felt like a whole year packed into a month.
 

Massa

Member
Como eu disse antes, sugerir que Temer e Dilma são a mesma coisa porque o governo Dilma não foi de esquerda, é discurso pra direitista. Para a esquerda faz diferença um governo Dilma de um governo Temer.

O artigo não diz que são a mesma coisa, ele diz que o governo do PT tem muitíssimos dos defeitos que as pessoas atribuem a "direta". E ele usa isso para dizer que a disputa é uma disputa entre indivíduos pelo poder, não uma disputa entre ideologias, e que justamente esse é o nosso grande problema. Daqui dois anos vai ser a mesma coisa.

Manifestantes não tem nada contra bancários, mas sim contra banqueiros. E por mais que a atitude seja condenável, eu não tenho nenhuma pena de dono de banco

Você acha que banqueiro liga para depredação de agências? Alguns bancários vão sair literalmente aterrorizados, mas enquanto isso os banqueiros estão fazendo seja-la-o-quê um bilionário faz. Enquanto uns idiotas enfrentam polícia e destroem propriedade pública e privada a Dilma anda de bicicleta e o Lula faz reunião para discutir a melhor forma de voltar a ter poder.

To be honest, I couldn't care less what happens to my country. Sorry if I offended you, but I love Brazil. My post wasn't pity sympathy, it was legit.

Well I'm sorry, but to be honest the one frustrating thing about the Olympics for me personally was seeing people on GAF show a significant amount of ignorance and prejudice against Brazil and people from Brazil (and developing countries in general). I knew the kind of people who vote for Trump would act that way, but it was sad to see that behavior across the board.
 

Sblargh

Banned
Será que agora os ingênuos entendem que esse impeachment nada tinha a ver com cumprimento da lei fiscal?

Ah Allan, às vezes, viu, na boa. :p
A gente falando desde o início que o julgamento é político. Desde o início. Eu desafio você ir na rua e encontrar um único brasileiro que acha que a coisa foi tipo "ah, então, a Dilma era ótima, excelente, mas puxa, infelizmente, para nosso azar, ela cometeu um crime de responsabilidade, portanto teremos que fazer o impeachment".

Não ser petista, se colocar contra o PT e repetir como mantra o marketing oficial dos funcionários do instituto Lula enquanto chama os outros de ingênuo beira a trollagem.
 

Massa

Member
Essa lei não mudaria em nada o impeachment. Vi uns "jornalistas" falando isso mas pelo menos o G1 fez a lição de casa.


http://g1.globo.com/politica/notici...regra-para-credito-sem-aval-do-congresso.html


...
O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, sancionou nesta sexta-feira (2) uma lei que muda as regras para abertura de créditos suplementares sem necessidade de autorização do Legislativo. A lei, proposta em abril pela ex-presidente Dilma Rousseff, foi aprovada em 23 de agosto pelo Congresso.
...
A edição de créditos suplementares sem a autorização do Congresso Nacional foi um dos pontos técnicos que embasaram o processo de impeachment de Dilma Rousseff, aprovado no Senado no último dia 31.
...
No entanto, o impeachment não teve relação com o percentual remanejado, mas com o fato de que o governo estava em desacordo com a exigência legal de cumprir a meta de superávit primário e, mesmo assim, liberou os créditos extras.
A mudança na meta fiscal foi aprovada apenas em dezembro de 2015, após a edição dos decretos em questão.
Segundo técnicos da Comissão Mista de Orçamento, que discutiu no Congresso a lei sancionada nesta sexta, o texto não teria nenhum efeito sobre o processo que resultou na destituição da ex-presidente.
O entendimento inicial da acusação de Dilma no julgamento do impeachment é o mesmo. "O caso da Dilma não tratava de percentual, mas da falta de autorização. Entendo que a lei não impacta nosso caso", afirmou a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment.
Do lado da defesa, a avaliação é a mesma. “De fato, não era sobre os limites de percentual. Isso ficou superclaro que foi atendido", afirmou um integrante da equipe técnica que assessorou a defesa.
 

allansm

Member
Engraçado, quando usam essa desculpa pra falar do Bolsonaro só vejo gente falando "nah."

Eu acho que Bolsomitos são só uma minoria barulhenta. Mas não deixa de assustar a quantidade de gente dando atenção pra ele. Ao menos a impressão que tenho é que os malucos da esquerda, que acreditam em coisas estilo Moro a serviço do FBI, são uma quantidade muito menor.

Essa lei não mudaria em nada o impeachment.

Pois é, me dei conta disso depois de postar. A lei não é retroativa, se o ato foi cometido antes da lei é crime independente da aprovação.

Ah Allan, às vezes, viu, na boa. :p

Vocês vestem a carapuça demais. :p Eu teria que ter memória muito fraca pra achar que o pessoal postando aqui é inocente a esse ponto. :)

O que eu escrevi foi um lamento pela cara de pau da nossa clássica política que não tem nem vergonha em aprovar uma lei dessas (independente de quem propos) poucos dias depois do impeachment.

Eu desafio você ir na rua e encontrar um único brasileiro que acha que a coisa foi tipo "ah, então, a Dilma era ótima, excelente, mas puxa, infelizmente, para nosso azar, ela cometeu um crime de responsabilidade, portanto teremos que fazer o impeachment".

Eu já vi gente que acha que a Dilma era péssima, o julgamento foi técnico e as pedaladas e decretos suplementares causaram a recessão. Serve?

Não ser petista, se colocar contra o PT e repetir como mantra o marketing oficial dos funcionários do instituto Lula enquanto chama os outros de ingênuo beira a trollagem.

Eu teria que ter algum tipo de clarividência pra fazer isso, já que eu não perco meu tempo lendo o que o Instituto Lula, ou própria Lula, tem a dizer.
 

Massa

Member
Pois é, me dei conta disso depois de postar. A lei não é retroativa, se o ato foi cometido antes da lei é crime independente da aprovação.

O ato não foi o crime cometido, essa é a questão. O que a Dilma fez continua sendo proibido por essa nova lei.
 

Sblargh

Banned
Eu teria que ter algum tipo de clarividência pra fazer isso, já que eu não perco meu tempo lendo o que o Instituto Lula, ou própria Lula, tem a dizer.

Ou pessoas que leêm o instituto Lula e/ou são pagas pelo PT para fazer campanha virtual. Essa é a internet, a maioria das coisas vem de segunda mão e não se dizem como tal. O que eu venho defendendo aqui também é propaganda de muita gente, mas pelo menos fazendo essa autocrítica, eu busco me inocular.

"Golpe" é marketing do PT, um partido que contém muitos criminosos e que consistentemente nos últimos anos auxiliou o PMDB em esquemas de corrupção cuja contribuição para a recessão não é pouca. Se você não consegue nem admitir isso pra si próprio, como é que chama os outros de ingênuo?

O ato não foi o crime cometido, essa é a questão. O que a Dilma fez continua sendo proibido por essa nova lei.

Sim. O que a Dilma fez foi um decreto que furava o teto aprovado pelo congresso; eu considero válida até a defesa dela de que ela tirou dinheiro de outro lugar (dos pobres ou dos ricos? Eu deixo você escolher) para pagar, mas não é do que essa lei se trata.
Continua sendo proibido furar o teto via decretos orçamentários.
 

allansm

Member
"Golpe" é marketing do PT, um partido que contém muitos criminosos e que consistentemente nos últimos anos auxiliou o PMDB em esquemas de corrupção cuja contribuição para a recessão não é pouca. Se você não consegue nem admitir isso pra si próprio, como é que chama os outros de ingênuo?

Golpe pode ser marketing do PT, mas dizer que todo mundo que chama o que aconteceu de golpe acredita no marketing do PT é reducionismo.

E o que eu não admito pra mim próprio? Por exemplo, eu concordo que o PT tá cheio de criminosos e que ajudaram o PMDB em esquemas de corrupção. Porém eu não consigo ver como os esquemas de corrupção contribuíram muito pra recessão, a não ser indiretamente (permitindo a reeleição da Dilma, por exemplo).
 

Sblargh

Banned
Por meio da Petrobrás principalmente, que como o próprio PT nos lembra, é uma empresa que ainda é lucrativa, apesar da baixa do petróleo. Mas a Petrobrás é desproporcionalmente importante pra economia desse país, não só por ter monopólio de um monte de coisas relacionadas ao petróleo como por ser uma estatal (que é o que garante o monopólio, mas enfim).
Se o preço do petróleo cai E a principal função da empresa é desviar dinheiro pra campanha eleitoral do PT e do PMDB, isso começa um efeito em dominó que contribui ativamente pra recessão.

Petrobrás é um erro maior que anime na minha opinião porque amarra o futuro do país em algo cujo planeta está trabalhando de modo ativo e insistente para superar e que um dia desses vai conseguir. Eu não sei de onde o pessoal tirou esses números, mas eu li por aí que 1% do PIB inteiro foi desviado em esquemas de corrupção da petrobrás, se isso não contribui pra recessão, velho...

Acho que se um dia privatizarem de vez, eu vou comprar uma camisa da seleção brasileira só pra ir com o resto da coxinhada comemorar nas ruas.
 

allansm

Member
Por meio da Petrobrás principalmente, que como o próprio PT nos lembra, é uma empresa que ainda é lucrativa, apesar da baixa do petróleo. Mas a Petrobrás é desproporcionalmente importante pra economia desse país, não só por ter monopólio de um monte de coisas relacionadas ao petróleo como por ser uma estatal (que é o que garante o monopólio, mas enfim).
Se o preço do petróleo cai E a principal função da empresa é desviar dinheiro pra campanha eleitoral do PT e do PMDB, isso começa um efeito em dominó que contribui ativamente pra recessão.

Aqui é uma questão de matemática: se a propina é um percentual dos contratos, e o número de contratos diminui com a queda do petróleo, o efeito no caixa da petrobrás não muda (porque a quantidade de propina cai junto com o número de novos contratos). Agora se a propina é um valor fixo, aí claro que afeta. Porém, pelo que eu li das delações premiadas, a propina era um percentual, por isso meu ceticismo quando ao efeito disso na recessão.

Petrobrás é um erro maior que anime na minha opinião porque amarra o futuro do país em algo cujo planeta está trabalhando de modo ativo e insistente para superar e que um dia desses vai conseguir. Eu não sei de onde o pessoal tirou esses números, mas eu li por aí que 1% do PIB inteiro foi desviado em esquemas de corrupção da petrobrás, se isso não contribui pra recessão, velho...

Acho que se um dia privatizarem de vez, eu vou comprar uma camisa da seleção brasileira só pra ir com o resto da coxinhada comemorar nas ruas.

Sou contra a privatização. Eu prefiro que a Petrobras seja de capital misto: 51% nas mãos do estado, 49% nas mãos da iniciativa privada. Mas precisa haver uma checagem independente das contas e contratos da empresa pra evitar desvios e que a empresa seja forçada a assumir prejuizos ou contratos ruins por interesses políticos.
 

NSESN

Member
Me expliqurm como se eu fosse cinco porque privatuzações são ruins?
E eu não estou falando de privatizar a preço de banana feito o FHC.
 

allansm

Member
Me expliqurm como se eu fosse cinco porque privatuzações são ruins?
E eu não estou falando de privatizar a preço de banana feito o FHC.

Na verdade depende. Privatizações costumam ser ruins se o setor é um monopólio, nos outros casos geralmente são boas.

Privatizar geração e distribuição de energia elétrica ou fornecimento de água, por exemplo, pode ser problemático porque nesses setores não há concorrência, não há competição com outras empresas pra estimular eficiência e queda de preços. Então se faz necessário algum tipo de fiscalização por parte do governo pra evitar abusos. E aí entra a questão: se o governo tem que fiscalizar de qualquer modo, não é melhor que o governo controle esses setores já que ao menos o governo não vai visar lucro (teoricamente os preços seriam menores) e o governo responde aos cidadãos, enquanto empresas respondem só aos acionistas?

Privatizar ou não a Petrobras é outro assunto. Nesse caso o argumento gira em torno da alta rentabilidade da exploração de petróleo e como esse dinheiro poderia ser investido dentro do Brasil. Ao permitir que uma empresa estrangeira explore o petróleo, estamos permitindo que ela remeta o lucro pro exterior, parte do dinheiro do petróleo estaria saindo do Brasil. Enquanto a petrobras sendo uma empresa nacional, ao menos a participação do governo nos lucros continuaria dentro do nosso país e poderia ser usada pra estimular o desenvolvimento nacional.
 

Apzu

Member
O problema da Petrobras não foi só por conta de 1~3% desviados de alguns contratos, mas sim que decisões econômicas ruins foram tomadas por conta do governo controlar a maior parte da empresa. Para desviar mais dinheiro os políticos fizeram a Petrobras realizar mais contratos e muitas vezes esses contratos eram ruins, como foi o caso da refinaria de Pasadena. Os políticos fizeram a empresa comprar uma refinaria superfaturada nos EUA para conseguir mais dinheiro desviado. Quando você compra uma refinaria por 10x o preço de mercado dela não é só o 1% que foi para os partidos que causou o rombo. E Pasadena não foi o único caso de refinaria problemática, teve o caso da Abreu e Lima que era para ser uma parceria com a PDVSA, mas que nunca recebeu dinheiro venezuelano. A Petrobras que tocou a obra toda de Abreu e Lima, obviamente de forma que o custo final ficasse bem acima do previsto no projeto, perto de 10x o preço inicial também. Além disso, por muito tempo o governo fez a Petrobras segurar o preço do gasolina para não aumentar a inflação quando o dólar já estava subindo, o que causou um grande prejuízo para ela já que nós importamos a maior parte do petróleo que refinamos para gasolina, porque o nosso petróleo não é tão bom para esse fim.

Mas o pior de tudo é que o governo fez todos esses erros com uma empresa que é importante demais para nossa economia. Em 2014 o setor de petróleo era responsável por 13% de todo nosso PIB e a Petrobras é a maior responsável pelo setor, quando você ferra uma empresa dessa estatura você ferra toda a economia do país.
 

allansm

Member
O problema da Petrobras não foi só por conta de 1~3% desviados de alguns contratos, mas sim que decisões econômicas ruins foram tomadas por conta do governo controlar a maior parte da empresa. Para desviar mais dinheiro os políticos fizeram a Petrobras realizar mais contratos e muitas vezes esses contratos eram ruins, como foi o caso da refinaria de Pasadena. Os políticos fizeram a empresa comprar uma refinaria superfaturada nos EUA para conseguir mais dinheiro desviado. Quando você compra uma refinaria por 10x o preço de mercado dela não é só o 1% que foi para os partidos que causou o rombo. E Pasadena não foi o único caso de refinaria problemática, teve o caso da Abreu e Lima que era para ser uma parceria com a PDVSA, mas que nunca recebeu dinheiro venezuelano. A Petrobras que tocou a obra toda de Abreu e Lima, obviamente de forma que o custo final ficasse bem acima do previsto no projeto, perto de 10x o preço inicial também. Além disso, por muito tempo o governo fez a Petrobras segurar o preço do gasolina para não aumentar a inflação quando o dólar já estava subindo, o que causou um grande prejuízo para ela já que nós importamos a maior parte do petróleo que refinamos para gasolina, porque o nosso petróleo não é tão bom para esse fim.

Eu tinha esquecido dessa questão da gasolina. Ainda bem que tu mencionou, porque ela reforça meu ponto: não foram os desvios que derrubaram a economia. É uma questão de matemática: os contratos giravam na casa de milhões (nem sempre pagos em um mesmo ano), enquanto o dinheiro que a Petrobras perdia com o congelamento do preço da gasolina com certeza girava na casa de bilhões por ano. Com certeza os desvios significavam só uma pequena parcela do prejuizo da Petrobras.

Mas o pior de tudo é que o governo fez todos esses erros com uma empresa que é importante demais para nossa economia. Em 2014 o setor de petróleo era responsável por 13% de todo nosso PIB e a Petrobras é a maior responsável pelo setor, quando você ferra uma empresa dessa estatura você ferra toda a economia do país.

Pois é, má gestão dessa magnitude é indefensável. Continuo acreditando que a Petrobras é importante pro país e que o governo deve sim usá-la estrategicamente pra estimular o desenvolvimento nacional. Porém essa situação deixa claro que mecanismos de controle externos são necessários pra impedir que má gestão afete a empresa. O tal conselho gestor obviamente não serve pra nada, afinal uma análise com um pouco de rigor da proposta teria levado a compra de Pasadena a ser negada.
 

Apzu

Member
Eu tinha esquecido dessa questão da gasolina. Ainda bem que tu mencionou, porque ela reforça meu ponto: não foram os desvios que derrubaram a economia. É uma questão de matemática: os contratos giravam na casa de milhões (nem sempre pagos em um mesmo ano), enquanto o dinheiro que a Petrobras perdia com o congelamento do preço da gasolina com certeza girava na casa de bilhões por ano. Com certeza os desvios significavam só uma pequena parcela do prejuizo da Petrobras.
Ah sim, os desvios conseguem fornecer muita grana para os partidos e candidatos, porém nada que prejudicaria a economia de forma geral. Mas como eu falei também, a corrupção de estatais, como a Petrobras, não se dá só no desvio de dinheiro do contrato, mas também no superfaturamento constante de obras, serviços, equipamentos e aquisições gerais. Pasadena custou no fim mais de 1 bilhão de dólares e Abreu e Lima perto de 20 bilhões, esses valores não eram anuais como os bilhões perdidos com o preço da gasolina, mas esses prejuízos vão se acumulando.

Pois é, má gestão dessa magnitude é indefensável. Continuo acreditando que a Petrobras é importante pro país e que o governo deve sim usá-la estrategicamente pra estimular o desenvolvimento nacional. Porém essa situação deixa claro que mecanismos de controle externos são necessários pra impedir que má gestão afete a empresa. O tal conselho gestor obviamente não serve pra nada, afinal uma análise com um pouco de rigor da proposta teria levado a compra de Pasadena a ser negada.
Realmente deveria ter controle externo, mas o controle externo também é aparelhado pelo governo sempre que dá. A ANP era para ser um mecanismo de controle externo, mas aí o governo vai e indica os diretores da agência com nomes políticos ao invés de técnico e pronto, voltamos para uma situação em que não há controle externo real. Não foi com a Petrobras, mas anos atrás teve um caso famoso de um servidor da ANP que encontrou problemas na OGX e ao invés de seguirem com as punições contra a empresa a diretoria da ANP puniu o servidor. Agora imagina, se o governo usa da sua força para proteger a empresa de um amigo dos políticos, imagina o que ele não acoberta dos problemas criados por políticos e seus afiliados na maior empresa estatal.
 
O custo dessas políticas populistas (aka vender a gasolina dando prejuízo entre 2011~2013) para a petrobrás foi bem alto (acho que na casa dos 200 bi). A parada foi tão absurda que reduziu o PIB do Brasil:

6GeprEC.jpg


O Sistema de Contas Nacionais do IBGE traz dados alarmantes sobre o desempenho do setor de refino de petróleo do país entre os anos de 2011 e 2013, último dado disponibilizado pelo órgão. Ao analisar o Valor Adicionado Bruto das diferentes indústrias do país, dentre os 51 setores analisados o refino de petróleo foi o único a apresentar contribuição negativa para
o PIB total, em qualquer um dos três anos.

Em termos correntes e nominais, 2011 apresentou esse valor negativo em R$ 10,2 bilhões. As perdas foram ainda mais intensas em 2012 (R$ 27,2 bilhões) e 2013 (R$ 28,2 bilhões). Corrigindo pelo deflator implícito do PIB total para preços de 2015, no intervalo desses três anos, o valor negativo total foi equivalente a R$ 79,8 bilhões.

Porém, no triênio anterior, o setor de refino petróleo contribuiu positivamente com o PIB em R$ 114 bilhões, em valores também corrigidos. A comparação, assim, sugere que houve um prejuízo de R$ 194 bilhões frente ao que foi registrado no período imediatamente anterior, revelando uma situação desastrosa para o setor.

http://www.valor.com.br/opiniao/4665667/politica-anterior-de-precos-da-gasolina-reduziu-o-pib

---------------------

Isso que nem saiu o resultado pra 2014, que foi o ano onde rolou a maior parte da merda. Incompetência gera bem + prejuízo que corrupção.
 
Gente, eu comprei o Mankind Divided e eu fiquei com uma dúvida: como vocês pronunciam Deus Ex? Tipo aquele filme DEUS EX BRASILEIRO ou o day-us ex gringo?
 
Top Bottom