Quem organiza o protesto importa muito. Bandeira do CUT e do MST é, na prática, a bandeira do PT.
Eu ia lá hoje na paulista, mas fiquei bêbado no sábado e preguiça.
Vou tentar participar mais. Uma coisa é que grade parte das pessoas vai ter que se acostumar com a ideia de protestar contra o governo ao lado das bandeiras do CUT e do MST mesmo; por qual motivo pessoal favorável à prisão do Lula iria às ruas em atos denunciando um golpe que eles acham que não aconteceu e que, de quebra, servem como construção de base de uma candidatura de 2018 que eles são contra?
Acho que dependendo do quanto o Temer fode, as pessoas começam a deixar essa rivalidade pra trás. Mas essa é a diferença entre 2013, entre os protestos pró-impeachment e os protestos "Fora Temer".
Em 2013 foi espontâneo. Por isso mesmo desorganizado e sem propósito. Você tinha que ler nas entrelinhas o que estava rolando e não sei se alguém realmente leu.
Os protestos pró-impeachment juntaram pessoal de fato de direita e pessoal em geral anti-PT. Chamar todo mundo com camisa da cbf lá de "direita" e "fascista" é o tiro no pé que faz com que muita gente não vá nos protestos fora temer hoje, talvez temporário, talvez não.
Como eu vi alguém dizendo no twitter:
"O impeachment da Dilma nasceu em 2013, quando a esquerda começou a chamar de 'coxinha' a população que ia nas ruas". É uma exagero, piadinha de twitter, mas tem o seu fundo de verdade por trás.
A tal da população vai às ruas, mas ah, é o governo Dilma e ah, é protesto contra a copa que o Lula, tadinho, conseguiu com tanto esforço, logo devemos alienar essas pessoas o mais forte possível. Conseguiram, alienaram, os "coxinhas" são objeto de riso e não povo de verdade, portanto, nas manifestações que o PT e amigos pelegos organizam, você vai lá pra que? Alguém apontar pra você e dar risada? E se você gosta de usar camisa da seleção num protesto? E se você acha patriótico de verdade? Você vai lá seguir as regras e guidelines escritas numa apostila das pessoas que tiraram sarro de você esse tempo todo e vestir uma roupa vermelha?
Agora os protestos anti-Temer são mais do mesmo. São grupos pelegos como a UNE e a CUT, funcionários do Instituto Lula, contratando carros de som com suas polpudas fortunas, distribuindo uniformes e bandeiras, preparando as cantigas e sendo seletivos na sua indignação. O que não é pra dizer que o MBL e o "Vem pra rua" não eram iguais, mas eles pelo menos conseguiam esconder isso quando não faziam apologia direta à nenhum partido, o que fazia com que os protestos fossem maiores do que o que eles próprios defendiam. Tanto que em 30/07, o MBL "cancelou" o protesto e teve mesmo assim.
Agora que motivação tem a pessoa de ir às ruas cantar "fora temer" mesmo sendo algo que ele 100% defende quando ele terá que andar ao lado de gente que, literalmente, até dois dias atrás estava xingando ela? A minha resposta é que a motivação é "fora temer", mas essa é a uma barreira difícil de desconstruir. O ideal seria que um grupo neutro ou que se passe por neutro chamasse os protestos de novo, mas aí é um teste de quantas vezes o facebook tem essa capacidade. Mas bandeira de grupo que recebeu fortuna de dinheiro público durante a admnistração do PT não vai chamar ninguém pro protesto. E acho que há hipocrisia em denunciar hipocrisia nisso porque vocês *sabem* que o pessoal com camisa do CBF só anda ao lado de uma bandeira da UNE com uma arma engatilhada na cabeça por mais que concordem com o ponto final. Pelo menos hoje, pelo menos nesse primeiro momento.
--
Outra coisa importante é não deixar esse tipo de peteca cair:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/...adores-do-pmdb-a-propinas-de-belo-monte.shtml
E continuar pressionando a Lava Jato. Continuar pressionando o STF.
Ser contra a corrupção é especificamente essa parte: sair às ruas mantendo o apoio à Lava Jato e à PF.
Agora, pergunta, assim, inocente, como quem não quer nada, esses protestos da "Frente Sem Medo", eles são a favor ou contra a Lava Jato?