É, existem vários projetos aqui e ali. Eu, particularmente, gosto da
auditoria pública da dívida; que passou no senado e a Dilma vetou, mas enfim.
Esse pessoal da auditoria cidadã também está trazendo gente da Grécia aqui falar lá pro Senado que as coisas só pioraram por lá depois desse tipo medida do Temer.
Por exemplo, um problema enorme hoje é o desemprego, aí o cabra vai lá e propõe facilitar que quem já tenha emprego consiga um segundo. Menos pessoas ocupando mais postos de trabalho igual mais desemprego, pô.
O problema de desenvolvimentismo, na minha muito leiga opinião, é essa coisa besta do governo achar que consegue adivinhar qual indústria específica se beneficia de isenção fiscal, empréstimo e coisa do tipo; não só é arriscado, como abre espaço pra corrupção. Por outro lado, acho que jogar dinheiro na economia a la Keynes é bom.
Isso dele criar um monte de emprego público (sei lá, desde que concursado, acho) é uma boa coisa. O ideal, se a gente tivesse dinheiro, o que não tem, seria tacar outro PAC. Mas, na falta de dinheiro, (e imprimir mais nessa inflação é horrível) o negócio seria realmente começar a arrecadar mais taxando gente específica que pode pagar. Começar a cobrar os picaretas da FIESP é um bom começo. Estava assistindo um debate na TV Câmara esses tempos e a mina estava convencida que só de cobrar os grandes sonegadores (TV Globo entre eles) já daria um alívio enorme, sem precisar nem cortar gasto, nem criar imposto.
Mas seria bom convencer a classe média que um imposto nas grandes fortunas atinge só 10 mil famílias e não, a sua não está entre elas.
-
O meu argumento é que apesar de ter essa ou aquela ideia voando por ai, nenhum partido e nenhum político, que pretensamente diz querer o poder para agora, apresentou proposta. Tipo, o PMDB apresentou a ponte pro futuro logo nos primeiros estágios do processo de impeachment, eles estavam levando a sério isso de tirar a Dilma. Penso que se alguém estivesse levando a sério isso de tirar o Temer, teria feito o mesmo.