• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Então, eu sou a favor de um estado mínimo mas-não-tão-mínimo assim, porém otimizado (sem gasto desnecessário de recursos). Não vejo como o governo não tendo participação na educação ou saúde (não precisam ser necessáriamente donos de escolas e hospitais) ou mesmo contribuindo para uma relação empresário x trabalhador mais equilibrada, por exemplo.

Acho programas sociais importantes, mas IMO deveriam ser temporários ou se ajustarem com a realidade. Programas econômicos também, como o teto de gastos públicos que o Temer quer aprovar, por exemplo.
 
Um amigo meu "virou youtuber" e fez um vídeo de lançamento do canal vlogeando sobre a vida dele e o declínio da civilização ocidental envolvido na coisa toda foi assustador demais e eu acho que eu vou passar o resto do mês trancado no meu quarto gritando citações de Tarzan.
 

Apzu

Member
Um amigo meu "virou youtuber" e fez um vídeo de lançamento do canal vlogeando sobre a vida dele e o declínio da civilização ocidental envolvido na coisa toda foi assustador demais e eu acho que eu vou passar o resto do mês trancado no meu quarto gritando citações de Tarzan.
Declínio da civilização ocidental? Só me confirma uma coisa, ele reclamou da migração de refugiados para a Europa nesse vídeo? Recentemente a maior parte das pessoas na internet reclamando do declínio da civilização sempre gostam de apontar para a islamização do mundo como o fim dos tempos. Ou então como o politicamente correto está fazendo os homens ficarem fracos e que é tudo culpa das feministas e LGBTs.
 
Declínio da civilização ocidental? Só me confirma uma coisa, ele reclamou da migração de refugiados para a Europa nesse vídeo? Recentemente a maior parte das pessoas na internet reclamando do declínio da civilização sempre gostam de apontar para a islamização do mundo como o fim dos tempos. Ou então como o politicamente correto está fazendo os homens ficarem fracos e que é tudo culpa das feministas e LGBTs.

Não não, o declínio da civilização eu percebi pelo quão ridículo e sem sentido foi o vídeo dele. E fiquei pensando nos youtubers brasileiros populares e senti um puta dum vazio na alma. Na boa, eu posso soar esnobe falando isso, mas qual o sentido de produzir um conteúdo SEM conteúdo no qual você fica só falando da sua vida e fazendo gracinhas sem graça?
 

Sblargh

Banned
É um pouco esnobe, mas acho que tem que ser um pouco esnobe às vezes.
Mas sei lá, a internet faz tudo de errado que a mídia tradicional faz de errado, mas agora o orçamento de um programa caiu de centenas de milhares de reais pra seja lá quanto custa um webcam.
E ao invés de uma equipe é uma pessoa que tem que ser legal, carismática, saber escrever, procurar pauta, divulgar, etc etc.

Acho que quando a escala cai pro individual fica mais claro ver o quanto certas coisas são bobas. Ter uma celebridade que não sabe nada da vida ficar falando da vida é estúpida, mas todo o glamour ao redor que maquia a realidade de que é só uma pessoa falando do mundinho dela sem a intenção ou capacidade de expandir o mundo dos outros. É uma pessoa falando no espelho ou fazendo monólogo de chuveiro, só que com uma câmera na frente.

Youtuber é a mesma coisa, mas sem o brilho, sem um apresentador fingindo que está super interessado, sem uma platéia rindo, sem uma revista fingindo que importa. A internet é o abismo sem máscara.

(vou transformar isso num texto de vlog e ficar rico, brb)
 
Youtuber é a mesma coisa, mas sem o brilho, sem um apresentador fingindo que está super interessado, sem uma platéia rindo, sem uma revista fingindo que importa. A internet é o abismo sem máscara.

Eu acho que é pior do que isso. Olha isso por exemplo. São 5 minutos de nada e todos os vídeos são assim, essa porra é como se tudo aquilo que o pessoal posta no Facebook sobre BBB se tornasse realidade. Não é nem sobre ser bom ou ruim, mas sobre a completa ausência de conteúdo duma porra dessas. Você assiste a um vídeo sobre um jogo porque ele te interessa, ou algo sobre música, arte, cinema, o raio que for. Mas essa porra é só um gurizão falando de nada, é como se o Seinfeld tivesse ido pro inferno e voltado zumbificado.

Pelo menos o PewDiePie está usualmente jogando algum jogo.
 
Olha isso por exemplo.

...jesus amado, que que eu tinha que clicar nisso

ma na real, não tem muito que estressar. só lembrar que nem vinte anos atrás, este tipo de coisa, mesmo com todo o aparato de produção, era considerado aceitável
879757047.jpg
e anos 90 nos trouxeram maravilhas como isto

então... tá, tem um monte de youtuber com canal e (aparentemente) platéia cativa produzindo vídeo sobre nada, mas... véi, nós tamos num mundo em que A Praça É Nossa ainda tá no ar, então, quem sou eu pra criticar como o próximo ganha seu pão.

(ia comentar que até admirava didi um teco por ter sabido quando parar, mas uma rapida googlada mostrou que não só aquele homem não parou nunca, como também tem novo filme dos trapalhões saindo ano que vem)
 

Mobius 1

Member
...jesus amado, que que eu tinha que clicar nisso

ma na real, não tem muito que estressar. só lembrar que nem vinte anos atrás, este tipo de coisa, mesmo com todo o aparato de produção, era considerado aceitável

e anos 90 nos trouxeram maravilhas como isto

então... tá, tem um monte de youtuber com canal e (aparentemente) platéia cativa produzindo vídeo sobre nada, mas... véi, nós tamos num mundo em que A Praça É Nossa ainda tá no ar, então, quem sou eu pra criticar como o próximo ganha seu pão.

(ia comentar que até admirava didi um teco por ter sabido quando parar, mas uma rapida googlada mostrou que não só aquele homem não parou nunca, como também tem novo filme dos trapalhões saindo ano que vem)

Sério? Didi Mocó forévis
 

Platy

Member
São videos que as pessoas gostam de ver como se fosse um amigo virtual, vc vê a vida do cara e cada vez ele fala da vida dele e vc acompanha ... uma mistura de big brother com a versão ocidental de

ptXcF0x.jpg


O triste é q isso (youtubers "blog", não jantar com a "waifu") faz MUITA fama com crianças e pré adolescentes .... deve ser a versão atual de fotologs =P
 

allansm

Member
Ministro da casa civil e nova AGU acusados de obstrução de justiça pra proteger políticos e abafar a Lava jato e nada acontece. Tô esperando MBL, Vem pra Rua e afins chamarem um protesto contra o governo corrupto.

Então, eu sou a favor de um estado mínimo mas-não-tão-mínimo assim, porém otimizado (sem gasto desnecessário de recursos).

Acredito que 99% das pessoas quer um estado sem gasto desnecessário de recursos, independente de ser esquerda ou direita.

Não vejo como o governo não tendo participação na educação ou saúde (não precisam ser necessáriamente donos de escolas e hospitais) ou mesmo contribuindo para uma relação empresário x trabalhador mais equilibrada, por exemplo.

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que defenda um estado que vá além de providenciar o básico (saúde, educação e segurança) e atue nas poucas áreas que são monopólio (distribuição e tratamento de água, saneamento e distribuição e geração de eletricidade.

Acho programas sociais importantes, mas IMO deveriam ser temporários ou se ajustarem com a realidade.

Outra coisa que praticamente todo mundo concorda.

Programas econômicos também, como o teto de gastos públicos que o Temer quer aprovar, por exemplo.

Programas econômicos costumam ser temporários. E o tal teto de gastos é uma das coisas mais idiotas que já vi. Pelo que li, a proposta usa os gastos atuais como ponto de partida e corrige só pela inflação mas não pelo crescimento da arrecadação(!). Além disso, o problema do Brasil não são os gastos com a máquina, mas sim com os juros da dívida pública. Ontem li um texto sobre isso e foi mencionado que 82% por cento do déficit ano passado foi por causa de pagamento de juros! Levando em conta que o Brasil, comparado com outros países em desenvolvimento semelhantes (Turquia, Africa do Sul , Chile, México, entre outros) tem a maior taxa de juros real disparado, fica claro que não é cortando gastos nos serviços públicos que se tem o maior impacto no déficit.

Basicamente eu me referia ao governo continuar adotando políticas de incentivo a um setor por muito tempo. Quando isso acontece o mercado se adapta ao incentivo e ele perde boa parte da sua eficácia de injeção de dinheiro.

Mas isso é praticamente um consenso, não? Só na nova Matriz Econômica da Dilma que isso funcionaria.

São videos que as pessoas gostam de ver como se fosse um amigo virtual, vc vê a vida do cara e cada vez ele fala da vida dele e vc acompanha ...

Também acredito que esse seja o motivo das pessoas verem.


Nos aúdios vazados o Jucá mencionava que o exército tava vigiando os movimentos de esquerda. Vê-se que ele não tava blefando.
 

NSESN

Member
Ministro da casa civil e nova AGU acusados de obstrução de justiça pra proteger políticos e abafar a Lava jato e nada acontece. Tô esperando MBL, Vem pra Rua e afins chamarem um protesto contra o governo corrupto.

Não discordando da sua opinião, mas eu realmente não gosto desse tipo de atitude de "apontar" o dedo para os outros, sei lá fica parecendo que o fato que esses grupos não estão fazendo nada é mais problemático que a propria corrupção em si.
Tipo eu sei que é no mínimo duvidoso esses grupos fazerem nada, mas no fim isso não seria meu primeiro pensamento após ver que está tendo corrupção no governo.
Só acho que esse tipo de atitude mais atrapalha que ajuda.
 

allansm

Member
Não discordando da sua opinião, mas eu realmente não gosto desse tipo de atitude de "apontar" o dedo para os outros, sei lá fica parecendo que o fato que esses grupos não estão fazendo nada é mais problemático que a propria corrupção em si.
Tipo eu sei que é no mínimo duvidoso esses grupos fazerem nada, mas no fim isso não seria meu primeiro pensamento após ver que está tendo corrupção no governo.
Só acho que esse tipo de atitude mais atrapalha que ajuda.

Muito antes do impeachment acontecer já se sabia que o pessoal hoje no governo era um bando de corruptos. Alguns deles, inclusive, foram ministros de Dilma/Lula e acusados de corrupção quando no governo. Todo mundo sabia que essa galera iria ascender ao poder uma vez que a Dilma caísse. Os tais movimentos se declaravam contra a corrupção, ajudaram corruptos a chegar ao poder, e desde então silenciam. Esses movimentos obviamente não são movidos pela luta contra corrupção, mas sim por outros interesses. Relevar isso e ser conivente com o mau caratismo desses movimentos é um modo de ser conivente com a corrupção que assola o país.
 

NSESN

Member
Muito antes do impeachment acontecer já se sabia que o pessoal hoje no governo era um bando de corruptos. Alguns deles, inclusive, foram ministros de Dilma/Lula e acusados de corrupção quando no governo. Todo mundo sabia que essa galera iria ascender ao poder uma vez que a Dilma caísse. Os tais movimentos se declaravam contra a corrupção, ajudaram corruptos a chegar ao poder, e desde então silenciam. Esses movimentos obviamente não são movidos pela luta contra corrupção, mas sim por outros interesses. Relevar isso e ser conivente com o mau caratismo desses movimentos é um modo de ser conivente com a corrupção que assola o país.
Como você disse os mesmos corruptos estavam no poder antes
Mas o meu ponto é que querer antagonizar esses movimentos não ajuda muito no combate a corrupção e ao meu ver até atrapalha pois reforça a divisão na população e desvia o foco da corrupção dos politicos.
 

allansm

Member
Como você disse os mesmos corruptos estavam no poder antes
Mas o meu ponto é que querer antagonizar esses movimentos não ajuda muito no combate a corrupção e ao meu ver até atrapalha pois reforça a divisão na população e desvia o foco da corrupção dos politicos.

Antagonizar movimentos que falsamente combatem a corrupção não ajuda o combate? Pra mim ajuda, pois assim desmascaramos os falsos e abrimos espaço para quem realmente se preocupa com a corrupção.
 

NSESN

Member
Antagonizar movimentos que falsamente combatem a corrupção não ajuda o combate? Pra mim ajuda, pois assim desmascaramos os falsos e abrimos espaço para quem realmente se preocupa com a corrupção.
O problema é discernir quem é falso e quem é verdadeiro, e wuando os dois lados fazem isso cria uma briga que para mim é desnecessaria.
 

Apzu

Member
Programas econômicos costumam ser temporários. E o tal teto de gastos é uma das coisas mais idiotas que já vi. Pelo que li, a proposta usa os gastos atuais como ponto de partida e corrige só pela inflação mas não pelo crescimento da arrecadação(!). Além disso, o problema do Brasil não são os gastos com a máquina, mas sim com os juros da dívida pública. Ontem li um texto sobre isso e foi mencionado que 82% por cento do déficit ano passado foi por causa de pagamento de juros! Levando em conta que o Brasil, comparado com outros países em desenvolvimento semelhantes (Turquia, Africa do Sul , Chile, México, entre outros) tem a maior taxa de juros real disparado, fica claro que não é cortando gastos nos serviços públicos que se tem o maior impacto no déficit.
A proposta do teto só corrige pela inflação porque o governo vinha crescendo seu gasto acima do crescimento de arrecadação desde 2012, uma maneira de corrigir isso é exatamente forçando que os gastos subam menos do que a arrecadação. Esse artigo aqui é mais sobre a volta da CPMF, mas ele mostra como o gasto do governo subiu mais que a arrecadação:

http://dinheiropublico.blogfolha.uo...overno-cresceu-mais-que-a-receita-do-tributo/

E os dados que ele usa são encontrados no site do tesouro, que você pode exportar para excel e fazer seus próprios gráficos.

http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/series_temporais/principal.aspx#ancora_consulta

Outra coisa, a dívida realmente é um grande gasto do governo, mas não é tão simples assim a questão do juros. Uma das primeiras coisas que a Dilma tentou fazer na nova Matriz Econômica foi forçar a redução dos juros para baixar essa parte da despesa do governo e esse foi o pontapé inicial para a subida da inflação, no fim a inflação subiu tanto que tivemos que subir juros para um nível acima do que tínhamos antes dessa política econômica doida dela. E vale lembrar que nossa maior dívida hoje é interna e não mais externa.
 
Um, ou mais, gatos vivem entrando no meu terraço e mijando nas cadeiras. O QUE DIABOS eu faço pra afastar estas criaturas das cadeiras? Tem algum tipo de cheiro que afasta gato?
 

NSESN

Member
Um, ou mais, gatos vivem entrando no meu terraço e mijando nas cadeiras. O QUE DIABOS eu faço pra afastar estas criaturas das cadeiras? Tem algum tipo de cheiro que afasta gato?
Isso me lembra do gato do vizinho que usava nosso quintal como banheiro, com o tempo ele parou e nunca mais o vi, acho que morreu
 

Massa

Member
Um, ou mais, gatos vivem entrando no meu terraço e mijando nas cadeiras. O QUE DIABOS eu faço pra afastar estas criaturas das cadeiras? Tem algum tipo de cheiro que afasta gato?

Descobre onde o gato mora e mije nas cadeiras dele.

Edit: alternativa 2: arrumar um cachorro para mijar em cima do xixi do gato e abafar o cheiro do xixi do gato. Se não der certo o cachorro pode brincar de pega-pega com o gato.

alternativa 3: parece que existem uns repelentes que funcionam bem, sim. :p
 

allansm

Member
A proposta do teto só corrige pela inflação porque o governo vinha crescendo seu gasto acima do crescimento de arrecadação desde 2012, uma maneira de corrigir isso é exatamente forçando que os gastos subam menos do que a arrecadação.

Corrigir 4 anos de gastos crescendo mais com a inflaçào com 20 anos de congelamento? Um pouco de exagero isso, não?

Outra coisa, a dívida realmente é um grande gasto do governo, mas não é tão simples assim a questão do juros. Uma das primeiras coisas que a Dilma tentou fazer na nova Matriz Econômica foi forçar a redução dos juros para baixar essa parte da despesa do governo e esse foi o pontapé inicial para a subida da inflação, no fim a inflação subiu tanto que tivemos que subir juros para um nível acima do que tínhamos antes dessa política econômica doida dela. E vale lembrar que nossa maior dívida hoje é interna e não mais externa.

Tem algum artigo que mostre que a disparada da inflação é em grande parte devido a queda do juros? Eu tenho dificuldade em acreditar nisso, já que o preço de alimentos, combustível e energia elétrica, uma parte grande da inflação nos últimos anos, nada tem a ver com juros. Além disso, aumento de juros afeta a inflação se ela for de demanda devido a fácil acesso ao crédito, o que não era o caso fora do setor imobiliário. Os juros podem também afetar a inflação via valorização do real frente ao dólar devido a entrada de capital especulativo, mas isso é nocivo para setores exportadores porque encarece nossos produtos no exterior, então não é um mecanismo vantajoso de controle da inflação. No mais, essa comparação que mencionei, também comparava a inflação média durante 15 anos no Brasil com outros países no mesmo nível de desenvolvimento e, adivinhe só, as taxas são semelhantes em países com menores taxas de juro. O que me leva a crer que há mais lenda do que verdade nessa história de juros pra controlar inflação.
 

allansm

Member
Tirando as pessoas que concordam em salario basico minimo xD

Eu vejo salário mínimo básico como algo diferente de programas sociais tradicionais como cotas e bolsa família, mas reformulando:

Praticamente todo mundo concorda que programas sociais, com exceção de programas de renda mínima universais, devem ser temporários. :)
 

Peterthumpa

Member
Os juros podem também afetar a inflação via valorização do real frente ao dólar devido a entrada de capital especulativo, mas isso é nocivo para setores exportadores porque encarece nossos produtos no exterior, então não é um mecanismo vantajoso de controle da inflação. No mais, essa comparação que mencionei, também comparava a inflação média durante 15 anos no Brasil com outros países no mesmo nível de desenvolvimento e, adivinhe só, as taxas são semelhantes em países com menores taxas de juro. O que me leva a crer que há mais lenda do que verdade nessa história de juros pra controlar inflação.
Até onde eu entendo sobre o assunto, a função primária da SELIC não é de controlar a inflação, mas sim de financiar os gastos do estado por meio de investimentos a longo prazo. De certa forma, para o governo, quanto maior a taxa, mais facilmente se rola a dívida de financiamentos em investimentos. Claro, obviamente, quem paga a conta são os brasileiros, os contribuintes.

Sobre o bolded aí em cima, vou citar um trecho de um texto que explique, em termos, ao menos uma das razões:

Encontrar um valor ideal para a taxa Selic depende de diversos fatores da conjuntura nacional e internacional. Por exemplo, se um pais com economia mais sólida que a nossa oferece uma taxa de juros de 5% aa para quem emprestar dinheiro para eles, um pais com uma economia menos sólida somente conseguirá receber empréstimos se oferecer uma taxa de remuneração de capital maior que 5% aa.

O Brasil hoje não tem o "luxo" de reduzir bruscamente a taxa SELIC, não só por conta do controle inflacionário, mas por razões de avaliação de seu desempenho no mercado internacional. O país nunca seria atrativo para investidores caso o retorno financeiro não fosse maior em comparação a outros países de conjunturas semelhantes.
 

Apzu

Member
Um, ou mais, gatos vivem entrando no meu terraço e mijando nas cadeiras. O QUE DIABOS eu faço pra afastar estas criaturas das cadeiras? Tem algum tipo de cheiro que afasta gato?
Olha tem uns produtos comerciais que dizem que afastam gatos, não conheço ninguém que tenha comprado e testado para confirmar se funcionam. Se não quiser comprar um produto específico para isso, já ouvi falar que gatos não gostam de odores cítricos, então as vezes citronela funcione. A citronela afasta insetos, então seria uma coisa meio 2 em 1, só que o cheiro dela é um pouco forte.

Corrigir 4 anos de gastos crescendo mais com a inflaçào com 20 anos de congelamento? Um pouco de exagero isso, não?


Tem algum artigo que mostre que a disparada da inflação é em grande parte devido a queda do juros? Eu tenho dificuldade em acreditar nisso, já que o preço de alimentos, combustível e energia elétrica, uma parte grande da inflação nos últimos anos, nada tem a ver com juros. Além disso, aumento de juros afeta a inflação se ela for de demanda devido a fácil acesso ao crédito, o que não era o caso fora do setor imobiliário. Os juros podem também afetar a inflação via valorização do real frente ao dólar devido a entrada de capital especulativo, mas isso é nocivo para setores exportadores porque encarece nossos produtos no exterior, então não é um mecanismo vantajoso de controle da inflação. No mais, essa comparação que mencionei, também comparava a inflação média durante 15 anos no Brasil com outros países no mesmo nível de desenvolvimento e, adivinhe só, as taxas são semelhantes em países com menores taxas de juro. O que me leva a crer que há mais lenda do que verdade nessa história de juros pra controlar inflação.
Concordo que o tempo do congelamento é alto só para corrigir esse problema do gasto, nessa conta aí provavelmente entrou também a questão do governo estar com credibilidade em baixa, então tem que fazer um extra pro mercado acalmar.

E assim, os juros servem para controlar a inflação, só que eles são um péssimo jeito de fazer isso. A maior parte da inflação brasileira realmente não é de demanda, quando os juros afetariam de forma mais direta, mas sim de custo e mesmo psicológica. A inflação de custo acontece quando a produção dos bens encarece, mesmo com a demanda constante. Isso pode acontecer por vários motivos como infraestrutura precária, carga tributária alta, aumento salariais acima da produtividade ou insumos mais caros. É nessa última parte que os juros combatem a inflação de custo, uma vez que os juros influenciam na cotação usada para importação. Como você mencionou a grande entrada de capital prejudica as indústrias exportadoras, mas também auxilia bastante na redução do preço de insumos importados como petróleo e máquinas, que por sua vez diminuem o custo de produção das empresas daqui. Outra vantagem de um dólar baixo é que ele também serve para diminuir as dívidas contraídas por empresas no exterior (como a Petrobras), dívida essa que é repassada para os preços quando o dólar sobe. Quando então os juros baixam, o dólar sobe por recebermos menos capital especulativo e com isso os custos de produção aumentam fazendo a inflação subir. Agora de novo, os juros não são a melhor forma de combater esse tipo de inflação, tanto que o governo sempre precisa subir bastante os juros antes de se começar a ter uma queda real da inflação. A questão é que é muito mais fácil subir juros do que fazer as reformas e investimentos necessários para diminuir esse problema. Enquanto subir juros depende só de uma canetada, fazer uma reforma tributária gera muitas discussões e dor de cabeça, investir seriamente em infraestrutura envolve várias etapas de planejamento e, o fator mais importante, tudo isso demora tempo demais para quem só se importa em ganhar a próxima eleição.

Sobre a inflação psicológica, ela também é um fator muito presente mesmo com mais de 20 anos de plano real. Muitas coisas na nossa economia ainda são indexadas, a gente usa a inflação passada para prever a futura e aí já reajusta o preço com base nessa inflação que ainda nem aconteceu. Com isso mesmo que a causa da inflação passada não esteja mais lá, nós continuamos propagando parte dela para o futuro e isso vai acumulando. Outro fator da inflação psicológica é usar aquelas velhas táticas dos anos de hiperinflação e correr para fazer estoque de tudo quando a inflação começa a subir um pouco. Essa daqui é outra inflação que os juros afetam de forma indireta, uma vez que quando os juros sobem as pessoas se acalmam mais, porque já estão acostumadas a ouvir que isso vai baixar a inflação. No fim aqui os juros também não são a forma mais eficiente, melhor mesmo seria mostrar para as pessoas que o próprio fato de elas ficarem com tanto medo assim da inflação gera inflação. Só que para isso você precisa criar primeiro um ambiente de confiança na economia.

Por fim, fazer comparações da inflação brasileira com a de outros lugares é uma tarefa complicada. A nossa inflação tem várias questões bem brasileiras que acabam fazendo ela ser naturalmente alta, os vários planos econômicos criados após a ditadura por exemplo ainda são parte do imaginário coletivo. O medo de um novo confisco das poupanças a la Collor volta e meia reaparece, mesmo tendo um artigo na constituição proibindo que algo do tipo aconteça de novo. A brilhante ideia de usarmos rodovia para tudo, ao invés de fazer uma malha ferroviária como vários outros países, também tem seu custo no nosso índice de inflação.
 
Eu ainda tô na dúvida que o congresso, nosso querido congresso, vai votar pra político ter menos verba pra gastar.

Votar pra flexibilizar lei trabalhista? Claro. Previdência? Opa. Mexer numa das fontes de desvio de verba? ahhh nem ein. Mas veremos. Pra mim isso é quase tão utópico quanto tentativa de reduzir número de funcionários do legislativo.

Mas hey, milagres acontecem. Jamais achei que cortariam 14º e 15º salário, mas rolou.
 

Platy

Member
Eu vejo salário mínimo básico como algo diferente de programas sociais tradicionais como cotas e bolsa família, mas reformulando:

Praticamente todo mundo concorda que programas sociais, com exceção de programas de renda mínima universais, devem ser temporários. :)

A unica diferença de salário mínimo básico pra bolsa família é que um tem pré requisitos o outro não. Até a wikipedia coloca o bolsa família no artigo sobre isso em inglês
 

Peterthumpa

Member
Eu vejo salário mínimo básico como algo diferente de programas sociais tradicionais como cotas e bolsa família, mas reformulando:

Praticamente todo mundo concorda que programas sociais, com exceção de programas de renda mínima universais, devem ser temporários. :)
É, com exceção de partidos políticos que se beneficiam do alcance de tais programas em regiões de menor inclusão social para fins eleitoreiros.
 

allansm

Member
Até onde eu entendo sobre o assunto, a função primária da SELIC não é de controlar a inflação, mas sim de financiar os gastos do estado por meio de investimentos a longo prazo. De certa forma, para o governo, quanto maior a taxa, mais facilmente se rola a dívida de financiamentos em investimentos. Claro, obviamente, quem paga a conta são os brasileiros, os contribuintes.

Não é bem por aí. O próprio banco central declara a inflação como o motivo pra manter os juros nas alturas toda vez que tem uma reunião do COPOM. A idéia é que a SELIC regula a taxa de juros de empréstimos bancários, afinal não faz sentido emprestar dinheiro por uma taxa menor que o governo oferece nos títulos da dívida. Aumentando os juros, então, aumenta-se o custo do crédito, o que leva pessoas e empresas a evitarem contrair dívida e diminui a demanda, assim baixando a inflação. O problema é que: os preços da energia elétrica e combustíveis não são afetados por uma queda na demanda. O preço dos alimentos não é só afetado pela demanda, como também pelo preço dos alimentos no mercado internacional já que exportamos produtos agrícolas. Se o preço dos alimentos sobe lá fora, não tem jeito de evitar que ele suba aqui a não ser que o real se valorize, demanda mal vai afetar o preço. Outra coisa que se deve levar em conta é que aumentos de energia e combustível implicam em aumentos em praticamente todos os produtos porque aumentam os custos de transporte e produção. Queda na demanda não vai evitar que esse aumento seja repassado.

O maior problema é que a demanda no Brasil já tá baixa por causa da crise, tenho certeza que a maioria dos que postam aqui tão evitando gastar demais nos últimos meses, por exemplo. Aumentar juros ou mantê-los em níveis estratosféricos em plena crise só leva a crise a se prolongar.

O Brasil hoje não tem o "luxo" de reduzir bruscamente a taxa SELIC, não só por conta do controle inflacionário, mas por razões de avaliação de seu desempenho no mercado internacional. O país nunca seria atrativo para investidores caso o retorno financeiro não fosse maior em comparação a outros países de conjunturas semelhantes.

Isso não é verdade. Apesar da crise e dos déficits nos últimos anos, a razão dívida/pib ainda é baixa e não há risco de moratória no horizonte. E mesmo que a crise implicasse em dificuldade de financiamento, os juros estiveram nas alturas durante o governo Lula. Qual a justificativa?

Dá uma olhada na wikipedia onde são listados os países com as maiores taxas de juros nominais (não corrigidas pela inflação):

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_central_bank_interest_rates

Os países com taxas maiores que o Brasil são:

Malawi (27.00%), Gana (26.00%), Gambia (23.00%), Bielorússia (20.00%), Moçambique (17.25%), Angola (16.00%), Ucrânia (15.50%), Zambia (15.50%) e Uganda (15.00%). Estamos em ótima companhia. Até a Argentina, com inflação acima de 20% ao ano, paga juros menores que o Brasil.
 

Peterthumpa

Member
Não é bem por aí. O próprio banco central declara a inflação como o motivo pra manter os juros nas alturas toda vez que tem uma reunião do COPOM.
Diria que é o motivo principal da vez, visto a situação economica atual. Não é o único, nem o que justifica a existência da SELIC em si.

Isso não é verdade. Apesar da crise e dos déficits nos últimos anos, a razão dívida/pib ainda é baixa e não há risco de moratória no horizonte. E mesmo que a crise implicasse em dificuldade de financiamento, os juros estiveram nas alturas durante o governo Lula. Qual a justificativa?

A justificativa está na taxa real de juros. Não é correto, até onde entendo, analisar a taxa SELIC sem consideração com a inflação do período. Um exemplo seria, entre 1999 e 2011, a média da SELIC ficou em 15,4%. Porém, no mesmo período a média da inflação medida pelo IPCA ficou em 6,8%, o que culmina em juro real médio de 8,6%.

E sim, existem vários riscos inerentes com a atual situação política e econômica brasileira. Não é atôa que Fitch's, Moody's e S&P rebaixaram os ratings do país recentemente.

PS.: não sou, nem de longe, nenhum especialista no assunto, meu conhecimento hoje é baseado em leitura e muita rádio CBN por Internet, haha.
 
De fato, eles rebaixaram principalmente em razão da crise política. Único fator? Claro que não, mas com certeza um dos principais.

A CBN tem um viés extremamente conservador nesse aspecto, e frequentemente errado. Parte disso é porque o Sardenberg tem um peso imenso lá dentro, e adora puxar pro lado da austeridade. A outra parte é pq ele às vezes é legitimamente doido, como as várias e várias vezes que ele achava que a Bolsa estava acompanhando intimamente o processo do impítima e reagindo instantaneamente a cada desdobramento (ao invés de dar uma googlada ninja rápida e ver que, tipo, na variação do dia tal saiu relatório do mercado de empregos americano ou algum relatório de contração do mercado chines e bababa).

(sim, eu também escuto tubos de cbn)
 

Peterthumpa

Member
De fato, eles rebaixaram principalmente em razão da crise política. Único fator? Claro que não, mas com certeza um dos principais.

A CBN tem um viés extremamente conservador nesse aspecto, e frequentemente errado. Parte disso é porque o Sardenberg tem um peso imenso lá dentro, e adora puxar pro lado da austeridade. A outra parte é pq ele às vezes é legitimamente doido, como as várias e várias vezes que ele achava que a Bolsa estava acompanhando intimamente o processo do impítima e reagindo instantaneamente a cada desdobramento (ao invés de dar uma googlada ninja rápida e ver que, tipo, na variação do dia tal saiu relatório do mercado de empregos americano ou algum relatório de contração do mercado chines e bababa).

(sim, eu também escuto tubos de cbn)
Sem dúvidas o Sardenberg jump to conclusions more often than not, mas diria que a CBN no geral tem um perfil bem neutro. Tirando comentaristas como o Jabor, e algumas loucuras do Sardenberg, a rádio é bem confiável em suas análises políticas, especialmente durante o Jornal da CBN (na parte da manhã) com o Milton Jung e o 2a edição com o Roberto Nonato.
 

Platy

Member
É, com exceção de partidos políticos que se beneficiam do alcance de tais programas em regiões de menor inclusão social para fins eleitoreiros.

Esse é um argumento que eu NUNCA entendi. Pq diabos "eu to votando em alguem que se preocupa com as pessoas da minha região" é um problema?

Você não vota em quem pode melhorar a sua condição tb ? Então pq isso vira algo ruim vindo de fora do sudeste ? É como se as pessoas... não gostassem das pessoas de fora do sudeste estarem bem ... hmmmm
 

allansm

Member
A justificativa está na taxa real de juros. Não é correto, até onde entendo, analisar a taxa SELIC sem consideração com a inflação do período. Um exemplo seria, entre 1999 e 2011, a média da SELIC ficou em 15,4%. Porém, no mesmo período a média da inflação medida pelo IPCA ficou em 6,8%, o que culmina em juro real médio de 8,6%.

Errado. Argentina tem taxa de juros negativa se a inflação for descontada. A Ucrânia tá em guerra civil, a beira da falência, e tem taxa de juros negativa com a inflação descontada. Chile, Africa do Sul, Russia, Turquia, Colombia, Indonésia, todos tem taxas de juros reais menores que o Brasil. E a Turquia teve uma tentativa de golpe de estado recente, o Erdogan andou tomando várias medidas ditatoriais, inclusive tomando o controle de empresas privadas, e nem por isso o país precisa ter esses juros obscenos que temos no Brasil.

Sem dúvidas o Sardenberg jump to conclusions more often than not, mas diria que a CBN no geral tem um perfil bem neutro. Tirando comentaristas como o Jabor, e algumas loucuras do Sardenberg, a rádio é bem confiável em suas análises políticas, especialmente durante o Jornal da CBN (na parte da manhã) com o Milton Jung e o 2a edição com o Roberto Nonato.

Não existe mídia neutra. Ela sempre atende aos interesses do seu público. A CBN tem atitude pró-mercado financeiro e favorável a políticas econômicas liberais. Nada de errado nisso, só é bom saber qual é o viés da nossa fonte de informação. Não é de se surpreender que eles defendam a taxa de juros atual, que é ótima pro mercado financeiro, mas péssima pro setor produtivo e de serviços. Não é a toa que dizem que industriários Brasileiros se tornaram rentistas, já que muitas vezes rende mais investir na dívida pública do que expandir o próprio negócio.

De fato, eles rebaixaram principalmente em razão da crise política. Único fator? Claro que não, mas com certeza um dos principais

Além disso, agências de risco usam a classificação de modo político pra forçar a adoção de medidas econômicas que beneficiam o mercado financeiro. Vale a pena lembrar que as tais classificações tão longe de ser algo 100% confiável e falharam em prever a crise de 2008.

É, com exceção de partidos políticos que se beneficiam do alcance de tais programas em regiões de menor inclusão social para fins eleitoreiros.

Poderia me apontar qual partido acha isso? Eu não conheço nenhum.
 

Peterthumpa

Member
Errado. Argentina tem taxa de juros negativa se a inflação for descontada. A Ucrânia tá em guerra civil, a beira da falência, e tem taxa de juros negativa com a inflação descontada. Chile, Africa do Sul, Russia, Turquia, Colombia, Indonésia, todos tem taxas de juros reais menores que o Brasil. E a Turquia teve uma tentativa de golpe de estado recente, o Erdogan andou tomando várias medidas ditatoriais, inclusive tomando o controle de empresas privadas, e nem por isso o país precisa ter esses juros obscenos que temos no Brasil.
Errado? Você precisa pesquisar um pouco melhor sobre isso. Você está comparando a política econômica do Brasil com outros países de maneira geral e esquece de levar em contas as particularidades inerentes a cada um. Não estou justificando que a taxa de juros brasileira está num nível aceitável ou correto, estou colocando simplesmente alguns dos motivos em questão que podem explicar, em partes, a taxa atual.

Não existe mídia neutra. Ela sempre atende aos interesses do seu público. A CBN tem atitude pró-mercado financeiro e favorável a políticas econômicas liberais. Nada de errado nisso, só é bom saber qual é o viés da nossa fonte de informação. Não é de se surpreender que eles defendam a taxa de juros atual, que é ótima pro mercado financeiro, mas péssima pro setor produtivo e de serviços. Não é a toa que dizem que industriários Brasileiros se tornaram rentistas, já que muitas vezes rende mais investir na dívida pública do que expandir o próprio negócio.
Qualquer jornalista de boa índole que se preze voaria no seu pescoço depois de uma dessa. Obviamente existe, talvez a CBN não seja o melhor exemplo, mas daí dizer que todo instrumento de mídia tem uma "agenda" pró alguma coisa é exagero. Fora que nunca ouvi alguém da CBN "defender" a taxa de juros atual, definitivamente. Aliás, já ouvi comentaristas como o Kennedy Alencar e a Míriam Leitão dizerem o contrário.

Além disso, agências de risco usam a classificação de modo político pra forçar a adoção de medidas econômicas que beneficiam o mercado financeiro. Vale a pena lembrar que as tais classificações tão longe de ser algo 100% confiável e falharam em prever a crise de 2008.
Em momento algum eu mencionei que elas são instrumentos infalíveis. Também é bom lembrar que os critérios que definem uma classicação X ou Y para cada país, por cada uma das agências, está claramente bem definido e disponível publicamente por cada uma delas, sempre baseados em indicadores de performance oferecidos pelos próprios governos. Se você não confia no rótulo, tudo bem, mas generalizar e dizer que tudo funciona com interesses por trás é exagero. Os ratings refletem os KPIs de cada país de forma geralmente precisa.

Poderia me apontar qual partido acha isso? Eu não conheço nenhum.
Preciso mesmo? Procure por custos de mídia e marketing do PT em campanhas realizadas no nordeste e você vai encontrar que o Bolsa Família por lá tem um papel muito mais importante na divulgação do trabalho do partido do que em outras regiões.

Não estou dizendo que isso é errado, e se tem algo em que o PT acertou nessa mais de década de governo é no BF, mas que já usaram o programa várias vezes como o carro chefe de campanhas políticas por lá, usaram.
 

Peterthumpa

Member
Esse é um argumento que eu NUNCA entendi. Pq diabos "eu to votando em alguem que se preocupa com as pessoas da minha região" é um problema?

Você não vota em quem pode melhorar a sua condição tb ? Então pq isso vira algo ruim vindo de fora do sudeste ? É como se as pessoas... não gostassem das pessoas de fora do sudeste estarem bem ... hmmmm
Não é problema algum, só estou dizendo que geralmente é hipocrisia política (por parte do partido, claro). Programas como o Bolsa Família são conquistas que não devem ser relembradas o tempo inteiro como uma forma de "fixar" o eleitor no partido responsável. Se depois daquilo outros programas ou melhorias não aconteceram, se outras políticas públicas retrocederam, etc, vale a pena mesmo votar com tal argumento em mente?

Um dos maiores erros de um eleitor é avaliar um partido ou candidato por apenas um projeto ou ação. Infelizmente no dia a dia de hoje é difícil sentar e perder uma tarde para fazermos um raio-x de uma proposta de governo qualquer, mas é a realidade.
 

Sblargh

Banned
Eu diria que o Bolsa Família é um programa importante o bastante pra ser lembrado "só por uma ação". Ainda mais em lugares do Brasil que o programa literalmente erradicou a fome. É marketing, mas é verdade; é o que faz bom marketing.

O lado ruim do PT é quando tudo que acontece, ele vai lá e ameaça "eles vão tirar o Bolsa Familia" mesmo que 'eles' já tenham garantido que não o faria. Uma das primeiras coisas que o Temer fez como interino foi aumentar o valor; teve aquela propaganda horrível contra a Marina Silva de uns engravatados tirando o prato de comida da mesa de uma família. Quando beira o terror psicológico, eu vou concordar com você.

Em geral, a ideia é votar em propostas futuras, não como agradecimento ao que se fez no passado. Dito isso, se a "proposta futura" for aumentar o Bolsa Família, acho completamente legítimo as pessoas votarem nisso. Não ideal, não incrivelmente bem informado, nem nada do tipo, mas enfim, de todos os motivos bestas e horríveis que levam uma pessoa a sacrificar seu voto; um dos mais eficientes programas de combate à pobreza está de bom tamanho.
 

Peterthumpa

Member
Em geral, a ideia é votar em propostas futuras, não como agradecimento ao que se fez no passado. Dito isso, se a "proposta futura" for aumentar o Bolsa Família, acho completamente legítimo as pessoas votarem nisso. Não ideal, não incrivelmente bem informado, nem nada do tipo, mas enfim, de todos os motivos bestas e horríveis que levam uma pessoa a sacrificar seu voto; um dos mais eficientes programas de combate à pobreza está de bom tamanho.
Não é simples assim, mas é por aí. Pior do que partido / candidato que fizeram uma ou duas ações de impacto, é partido / candidato que prometeram um mundo de coisas e não fizeram nada.

Acho que uma avaliação sobre o quão factível ou possível são as propostas, histórico do candidato, potencial de desenvoltura política e coisas do tipo seriam parte de uma avaliação mais completa, mas como já comentei, isso é praticamente impossível de se fazer...
 
Olha tem uns produtos comerciais que dizem que afastam gatos, não conheço ninguém que tenha comprado e testado para confirmar se funcionam. Se não quiser comprar um produto específico para isso, já ouvi falar que gatos não gostam de odores cítricos, então as vezes citronela funcione. A citronela afasta insetos, então seria uma coisa meio 2 em 1, só que o cheiro dela é um pouco forte..

Descobre onde o gato mora e mije nas cadeiras dele.

Edit: alternativa 2: arrumar um cachorro para mijar em cima do xixi do gato e abafar o cheiro do xixi do gato. Se não der certo o cachorro pode brincar de pega-pega com o gato.

alternativa 3: parece que existem uns repelentes que funcionam bem, sim. :p

Massa, vou procurar esses produtos.
 

Platy

Member
Não é problema algum, só estou dizendo que geralmente é hipocrisia política (por parte do partido, claro). Programas como o Bolsa Família são conquistas que não devem ser relembradas o tempo inteiro como uma forma de "fixar" o eleitor no partido responsável. Se depois daquilo outros programas ou melhorias não aconteceram, se outras políticas públicas retrocederam, etc, vale a pena mesmo votar com tal argumento em mente?

Um dos maiores erros de um eleitor é avaliar um partido ou candidato por apenas um projeto ou ação. Infelizmente no dia a dia de hoje é difícil sentar e perder uma tarde para fazermos um raio-x de uma proposta de governo qualquer, mas é a realidade.

"Na prática, as medidas dificultarão o acesso ao Bolsa Família, que hoje atende a cerca de 50 milhões de pessoas. O governo defende as mudanças apontando a necessidade de colocar regras mais consistentes de checagem dos critérios exigidos pelo programa. Uma fiscalização mais rigorosa, já determinada pela nova gestão, levará ao desligamento de 600 mil famílias somente na folha de pagamento de setembro. Desde maio, quando Temer assumiu, foram 916 mil cancelamentos, ante 1,3 milhão feitos em 2015."
 

Sblargh

Banned
"Na prática, as medidas dificultarão o acesso ao Bolsa Família, que hoje atende a cerca de 50 milhões de pessoas. O governo defende as mudanças apontando a necessidade de colocar regras mais consistentes de checagem dos critérios exigidos pelo programa. Uma fiscalização mais rigorosa, já determinada pela nova gestão, levará ao desligamento de 600 mil famílias somente na folha de pagamento de setembro. Desde maio, quando Temer assumiu, foram 916 mil cancelamentos, ante 1,3 milhão feitos em 2015."

Um monte dessas medidas são justificadas. Assim como um monte desses cancelamentos.
Exigir CPF sob pena de desligamento parece excessivo, mas num geral, não dá pra reclamar de qualquer programa que é fiscalizado.
 

Platy

Member
Um monte dessas medidas são justificadas. Assim como um monte desses cancelamentos.
Exigir CPF sob pena de desligamento parece excessivo, mas num geral, não dá pra reclamar de qualquer programa que é fiscalizado.

Exigir CPF de crianças em locais sem Poupa Tempo sob pena de desligamento é beyond excessivo if you ask me =P
 

Massa

Member
Uma das fraudes cometidas pela chapa Dilma/Temer nas últimas eleições foi mentir descaradamente que Aécio e Marina acabariam com o Bolsa Família.
 

Peterthumpa

Member
"Na prática, as medidas dificultarão o acesso ao Bolsa Família, que hoje atende a cerca de 50 milhões de pessoas. O governo defende as mudanças apontando a necessidade de colocar regras mais consistentes de checagem dos critérios exigidos pelo programa. Uma fiscalização mais rigorosa, já determinada pela nova gestão, levará ao desligamento de 600 mil famílias somente na folha de pagamento de setembro. Desde maio, quando Temer assumiu, foram 916 mil cancelamentos, ante 1,3 milhão feitos em 2015."

Your point being? Não sou pró-Temer (nem pró-Dilma), mas já era notícia antiga que o Bolsa Família era repleto de irregularidades. Um pente fino no programa é mais do que bem vindo se a função é redirecionar a verba para mais famílias que realmente precisam. Lembra da mãe da menina que tinha "mais de 8 anos que recebia o BF" mas não conseguia comprar uma calça de R$ 300 para a dita cuja? Haha.
 

Platy

Member
Your point being? Não sou pró-Temer (nem pró-Dilma), mas já era notícia antiga que o Bolsa Família era repleto de irregularidades. Um pente fino no programa é mais do que bem vindo se a função é redirecionar a verba para mais famílias que realmente precisam. Lembra da mãe da menina que tinha "mais de 8 anos que recebia o BF" mas não conseguia comprar uma calça de R$ 300 para a dita cuja? Haha.

Meu point being que tem sim pq votar em quem diz q vai menter o bolsa familia que se não as pessoas começam a cortar ué =P
Tem q AUMENTAR as pessoas não diminuir.
Não faço ideia do q vc ta falando dessa mãe ai. E sem nota que o quanto as pessoas que ganham bolsa familia vão ganhar, elas não vão aumentar nada.... e com o temer querendo cortar gastos de todos menos dos mais ricos a torto e a direito, eu não to muito confiante nisso não.

E falando em pessoas cortarem coisas, eu sei que eu ja disse aqui que a constituição precisa de reformas mas...

XVCf9ql.gif
 

allansm

Member
Não estou justificando que a taxa de juros brasileira está num nível aceitável ou correto, estou colocando simplesmente alguns dos motivos em questão que podem explicar, em partes, a taxa atual.

Eu digo que a taxa atual é inexplicável por particularidades da economia Brasileira, você diz que particularidades só explicam parte da taxa. estamos de acordo, então.

Qualquer jornalista de boa índole que se preze voaria no seu pescoço depois de uma dessa. Obviamente existe, talvez a CBN não seja o melhor exemplo, mas daí dizer que todo instrumento de mídia tem uma "agenda" pró alguma coisa é exagero. Fora que nunca ouvi alguém da CBN "defender" a taxa de juros atual, definitivamente. Aliás, já ouvi comentaristas como o Kennedy Alencar e a Míriam Leitão dizerem o contrário.

Qualquer jornalista que se preze concorda comigo. Não tô falando necessariamente de agenda, mas de viés. Política e economia não são ciências naturais, nelas não existe uma só resposta certa pra uma questão. Existem várias formas de lidar com problemas, e nenhuma das formas beneficia todos de maneiras iguais. Simplesmente ao defender alguma proposta política ou econômica tu favorece um grupo (ou mais) em favor de outros, logo há um viés.

Em momento algum eu mencionei que elas são instrumentos infalíveis. Também é bom lembrar que os critérios que definem uma classicação X ou Y para cada país, por cada uma das agências, está claramente bem definido e disponível publicamente por cada uma delas, sempre baseados em indicadores de performance oferecidos pelos próprios governos. Se você não confia no rótulo, tudo bem, mas generalizar e dizer que tudo funciona com interesses por trás é exagero. Os ratings refletem os KPIs de cada país de forma geralmente precisa.

De novo, economia não é ciência natural. Essas agências classificam os países de acordo com o que eles consideram bons para investidores. O que é melhor para investidores não necessariamente é o melhor para a população pobre de um país, por exemplo. Logo há um viés pró investidor nas decisões de tais agências.

Preciso mesmo? Procure por custos de mídia e marketing do PT em campanhas realizadas no nordeste e você vai encontrar que o Bolsa Família por lá tem um papel muito mais importante na divulgação do trabalho do partido do que em outras regiões.

Eu me referia a existência de partidos que desejam que o bolsa família não seja temporário e, que eu saiba, não há nenhum. Uso eleitoreiro do bolsa família é outra coisa. E vale a pena mencionar que a equipe que gerenciava o bolsa família no governo federal do PT era competente, tanto é que não houve nenhum escândalo envolvendo verba do bolsa família. Os únicos problemas que surgiram eram relacionados a problemas de cadastro que tem origem municipal.

Uma das fraudes cometidas pela chapa Dilma/Temer nas últimas eleições foi mentir descaradamente que Aécio e Marina acabariam com o Bolsa Família.

Todos partidos fazem coisas semelhantes.

Your point being? Não sou pró-Temer (nem pró-Dilma), mas já era notícia antiga que o Bolsa Família era repleto de irregularidades. Um pente fino no programa é mais do que bem vindo se a função é redirecionar a verba para mais famílias que realmente precisam. Lembra da mãe da menina que tinha "mais de 8 anos que recebia o BF" mas não conseguia comprar uma calça de R$ 300 para a dita cuja? Haha.

Os dados não suportam essa noção de repletos. Notícia recente menciona que o MPF encontrou possíveis fraudes totalizando 2.5Bilhões entre os anos de 2013 e 2014, enquanto o orçamento do bolsa família foi de 26,1Bilhões em 2014 e 23,9Bilhões em 2013. As fraudes correspondem só a uns 5% do total. Mais do que o ideal, sim, mas longe de implicar que é repleto. No mais, como mencionei antes, a priori as prefeituras são os principais responsáveis pela fiscalização. E, como a Platy bem mencionou, a existência de fraudes acaba sendo inevitável porque mecanismos para coibí-las podem acabar dificultando o acesso ao programa de quem necessita.
 
Top Bottom