E como que é a Oktoberfest de Blumenau?
tl;dr: É um diabo.
A festa em si... até as 21h cumpre seu trabalho de prover ao público música, dança e gastronomia típica, além de uma boa variedade de cervejas e chopes e mais umas atrações. Você consegue conversar, sentar, andar livremente, usar os banheiros e jantar. Sim, esse é o horário que eu vou, e só quando ganho ingressos.
Depois disso começa a encher, a música típica eventualmente vira sertanejo universitario ou eletrônica, o ambiente começa a cheirar a cerveja azeda de tanto que derramaram no chão, filas são permanentes pra comprar qualquer coisa e o pessoal da limpeza não dá conta dos banheiros. Até ano passado a forma de locomoção era tirar os pés do chão e deixar o fluxo te carregar, porque os pavilhões ficavam
cheios. Esse ano impuseram limitação de público simultâneo, mas não sei se funcionou (evitei a cidade completamente em Outubro).
No centro da cidade, todos os estabelecimentos comerciais ficam tocando músiquinhas típicas, todos os restaurantes enfiam algo "típico" no cardápio, tem gente andando torto a qualquer hora do dia, e é difícil andar uma quadra sem sentir cheiro de mijo - e isso que enchem o lugar de banheiros químicos.
A não ser que você queira ir pra fazer esporro, encher a cara e se engraçar com eventuais fridas de minissaia, acho mais negócio ir na Festa Pomerana em Pomerode pra saciar sua necessidade de cultura típica em geral, e no Festival da Cerveja (em Blumenau) pra degustar cervejas e ficar no mínimo alegre no processo.
E apesar dos pesares, pretendo ir na de Munique em algum momento da vida.