• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Incrível.

hr38RkP.gif

BZF2xeh.gif

LuuKyK

Member
Esse semestre a minha professora pediu que lemos literatura Brasileira. Peguei, entao, o livro "Iracema."

Boa sorte pra você. Hahaha Brincadeira.

Eu lembro de ter lido todos esses livros clássicos pro vestibular (já que vários caem nas provas) uns dois anos atrás.

Sinceramente, as histórias não são tão ruins. Algumas são até bem interessantes, mas a linguagem usada é tão arcaica/antiga que dá até uma certa preguiça de ler. Mas se você conseguir superar esses "obstáculos" acho que tem sim como tirar proveito deles.

Mas pra ser bem honesto eu nem lembro direito de muitos. :p Iracema sendo um dos que eu não lembro. Acho que me recordo mais ou menos de Memórias Póstumas de Bras Cubas, O Auto da Compadecida e de Primo Basílio.

Incrível.

Esse vídeo tem tantos momentos "gifáveis" que nem sei por onde começar. :lol

Eu lembro de ter lido todos esses livros clássicos pro vestibular (já que vários caem nas provas) uns dois anos atrás.

Sinceramente, as histórias não são tão ruins. Algumas são até bem interessantes, mas a linguagem usada é tão arcaica/antiga que dá até uma certa preguiça de ler. Mas se você conseguir superar esses "obstáculos" acho que tem sim como tirar proveito deles.

Mas pra ser bem honesto eu nem lembro direito de muitos. :p Iracema sendo um dos que eu não lembro. Acho que me recordo mais ou menos de Memórias Póstumas de Bras Cubas, O Auto da Compadecida e de Primo Basílio.

Li alguns desses livros no colegial, mas nem lembro mais. Achava a interessante ter contato com esses livros escrito com um português mais clássico, o só ir lê-los sem preconceito e sabendo o que esperar. Ainda nesse tema de literatura brasileira um livro que gostei muito de ler foi Grande Sertão Veredas, a narrativa do livro me deixou totalmente preso principalmente por não seguir uma "linha reta" e pela utilização de várias palavras próprias dos habitantes do sertão.

CorvoSol

Member
Iracema é chato

Recomendo Suasuna, mas Machado de Assis (principalmente "Dom Casmurro" e "Brás Cubas") são classicos melhores

Macunaima é um livro bem legal tb

Kkkk, queria ler Macunaima e Dom Casmurro tambem, mas a Iracema parecia a mais curta entao ela peguei. Tem a possibilidade que terei de ler literatura moderna Brasileira mais tarde no semestre tambem.

Vish, voce nem sabe. Pelo menos voces sao Brasileiros e podem adivinhar a definicao dessas palavras. Eu tenho somente 5 anos de experiencia e nenhuma educacao concreta da linguagem pra me ajudar. Pior que as minhas experiencias maiores com a lingua Portuguesa sao: 1)O dialeto goiano e 2) A Biblia Sagrada.

Acho que vi um parte do Auto da Compadecida, mas falar a verdade as unicas filmes brasileiras que assisti sao "Tropa de Elite" e "Deus e' Brasileiro".

Kkkk, queria ler Macunaima e Dom Casmurro tambem, mas a Iracema parecia a mais curta entao ela peguei. Tem a possibilidade que terei de ler literatura moderna Brasileira mais tarde no semestre tambem.

Vish, voce nem sabe. Pelo menos voces sao Brasileiros e podem adivinhar a definicao dessas palavras. Eu tenho somente 5 anos de experiencia e nenhuma educacao concreta da linguagem pra me ajudar. Pior que as minhas experiencias maiores com a lingua Portuguesa sao: 1)O dialeto goiano e 2) A Biblia Sagrada.

Acho que vi um parte do Auto da Compadecida, mas falar a verdade as unicas filmes brasileiras que assisti sao "Tropa de Elite" e "Deus e' Brasileiro".

Baseado nos seus posts nesse tópico acho você já está conseguindo se comunicar bem através da língua portuguesa, só tem que prestar atenção no gênero das palavras, como por exemplo em "as unicas filmes brasileiras" o correto seria "os únicos filmes brasileiros" fora isso tem a acentuação das palavras, mas sempre fui péssimo nessa parte do português. :D

LuuKyK

Member

Seu português é bem bom então, pra 5 anos tá ótimo.

O que eu lembro de ter gostado no livro do Auto da Compadecida é que ele é escrito em forma de roteiro de filme, e eu sempre gostei de cinema e tal (mais como hobby - apesar de sempre querer me aprofundar na área mas faltar motivação/mercado etc).

maouvin

Member

Haha, cuidado com essa de ler "o menor livro". "A Pata da Gazela" tem umas 40 páginas, e metade delas servem para descrever os ambientes ou as roupas.
Dom Casmurro, que eu me lembre, foi tranquilo de ler. Mas A Pata da Gazela... agh.

edit: dia de muito júbilo, porque não sou mais um Junior.

Lembro muito mal desses livros que fui obrigado a ler no ensino fundamental e médio mas tenho péssimas lembranças de "Vidas Secas" e "Memórias Postumas de Brás Cubas".

Acho que o livro que li desses antigos consagrados que mais gostei foi "Capitães da Areia" e mesmo assim não lembro uma palavra dele.

O que eu lembro foi aprender a ler livros com a antiga linha juvenil Vagalume. "Escaravelho do Diabo" foi um dos primeiros livros que li. Só que comecei a ler mais e mais gibis/mangás e deixei os livros de lado.

mantidor

Member
Minha amiga recomendou para mim as Memórias Póstumas, mas acho que não é boa idéia como prática de português, isso é bem especial aqui no Brasil. Lá na Colômbia, livros vem antigos tem um espanhol um poco parecido com o espanhol falado do dia a dia, mas aqui vocês escrevem totalmente diferente de como falam, nem nos jornais modernos e parecido, eu sempre demoro muito escrevendo um email, fico com a dúvida se esta tudo certo rs

Ainda assim eu quero ler mas literatura brasileira, antiga e moderna.

(Desculpem qualquer coisa engraçada no meu português :p)

Platy

Member
Ler qualquer coisa quando você esta na escola é um porre

Reler esses livros quando você quiser, na sua velocidade, por que você QUER ler os livros e tiver mais maturidade para eles é uma experiencia MUITO melhor

Kansoku

Member
Baseado nos seus posts nesse tópico acho você já está conseguindo se comunicar bem através da língua portuguesa, só tem que prestar atenção no gênero das palavras, como por exemplo em "as unicas filmes brasileiras" o correto seria "os únicos filmes brasileiros" fora isso tem a acentuação das palavras, mas sempre fui péssimo nessa parte do português. :D

Você e todo mundo no Brasil. Ainda mais depois do novo acordo ortográfico. ~.~

maouvin

Member
Eu fico feliz de não ter passado pela reforma enquanto estudava. E não preciso escrever textos formais no trabalho (mal usamos acentos no dia a dia), então posso continuar usando trema e aqueles acentos circunflexos abolidos. Por mim, "ü" seria substituído por "w" (lingwiça, so classy), mas paciência.

E o pior é que nenhum dos países envolvidos gostou da coisa toda (fora as exceções aqui e ali).

Kansoku

Member
O ultimo ano em que podia ser usado o antigo acordo foi o ano que eu fiz vestibular, dei sorte. Fiz ENEM de novo ano passado e minha redação caiu bastante, deve ser por causa disso. Agora o problema é os artigos pra faculdade ~.~

CorvoSol

Member
Gente, to 4 capitulos dentro da Iracema e tenho que dizer que admiro o Martim. O cara mal chegou conhecer essa tal de Iracema, mulher de um mundo completamente differente dele, e nao hesita em paqueirar com ela no minimo. Cada vez que fala com ela saia outra flirtagem da sua boca.

Ou ele e' simplesmente um maranheiro que ha muito tempo nao ve mulher e, se a capa do livro pode ter a minha confianca, a Iracema anda desnuda da barriga pra cima.

A parte mais dificil desse livro ate agora e' a geografia. Morei em Goias e Minas, nao conheco a geografia de Ceara e Piaui nem um pouco. As palavras indigenas sao dificeis tambem, mas o livro tem anotacoes explicando elas.

Obrigado! o genero das palavras e' sim uma dificuldade por mim. A minha professora me corriga muito nessa area. Acho que e' porque nao existe esse conceito em Ingles, entao tenho que treinar com ele mesmo.

As acentuacoes faltam do que escrevo pq nao sei digitar elas com teclado Americano. Tenho programa especial pra me ajudar com isso no Word, mas nao sei fazer no Internet ainda.

Seu português é bem bom então, pra 5 anos tá ótimo.

O que eu lembro de ter gostado no livro do Auto da Compadecida é que ele é escrito em forma de roteiro de filme, e eu sempre gostei de cinema e tal (mais como hobby - apesar de sempre querer me aprofundar na área mas faltar motivação/mercado etc).

Obrigado! Nunca tinha muito ensino formal de Portugues. Passei 2 meses aprendendo o base em Sao Paulo e depois 1 ano e 10 meses nas ruas de Goias e o Triangulo Mineiro. Dai os ultimos 3 anos so dava para praticar no internet e tomar aulas de vez enquando (a minha faculdade nao oferece Portugues de verdade, mas o meu "Minor" e' "Multi-Lingual--Portuguese."

Haha, cuidado com essa de ler "o menor livro". "A Pata da Gazela" tem umas 40 páginas, e metade delas servem para descrever os ambientes ou as roupas.
Dom Casmurro, que eu me lembre, foi tranquilo de ler. Mas A Pata da Gazela... agh.

edit: dia de muito júbilo, porque não sou mais um Junior.

Em aulas de literatura Inglesa a gente tem que ler um livro que se chama "Heart of Darkness." Tem apenas 200 e poucos paginas, mas odiei ler mesmo assim.

E aí BrasilGAF, beleza?

Presenting myself. Still more a lurker than an active member.

Born and raised in Bahia. Now I live in Campinas, SP, where I work as a interface designer.

I believe I share almost the same tastes as everyone around here. Games, movies, series, cartoons, 80's and 90's stuff...

Hope I can blend myself around earliest as possible. =)

void666

Banned

Tiu Neo

Member
Eu tinha um amigo que jogava tibia e criou um char feminino pra seduzir algum high level.
Pois bem, ele conseguiu. Só que meio que se apaixonou pelo cara. Roubou tudo dele, mas devolveu no dia seguinte e revelou que era homem. O tal high level nem ficou com raiva e ainda lamentou por ele não ser mulher de verdade.

Coisa de doido.

Meu irmão sempre criava personagens femininos no Ultima Online, para pedir coisas pros outros jogadores. Nada de se fazer de namorada, simplesmente pedia as coisas e ganhava.

Na internet, todos são homens até provar o contrário :p

EDIT: E, incrivelmente, boa parte das mulheres que conheço que jogam MMO usam personagens masculinos.

Platy

Member
E justamente por isso as minhas amigas sempre faziam personagens masculinos.

Eu tinha um assasinO no ragnarok, mas pq eu usava um laço gigante vermelho as pessoas achavam que eu era uma sacerdotisa e me davam itens ><

red13th

Member
Eu tinha um amigo que jogava tibia e criou um char feminino pra seduzir algum high level.
Pois bem, ele conseguiu. Só que meio que se apaixonou pelo cara. Roubou tudo dele, mas devolveu no dia seguinte e revelou que era homem. O tal high level nem ficou com raiva e ainda lamentou por ele não ser mulher de verdade.

Coisa de doido.

HAHAHAHA jesus.
Eu só jogo de homem em MMO, tentei criar uma mulher uma vez mas não deu certo.

maouvin

Member
Minha javazon em Diablo 2 volta e meia ganhava coisas (porque apenas garotas jogariam de zon/sorc, óbvio). Tudo itens de bowzon :(

Zeroth

Member
Não consigo jogar com personagens mulheres em jogos, mas eu conheço homens que já jogaram como mulheres em MMOs para ganhar items.

Platy

Member
O problema é "dar itens"

Se fosse só um bando de punheteiro só dando cantada sem parar, eu recomendaria todos os homens da terra a jogar com personagem feminino uma vez na vida, só para ver o quão CHATO é cantadas aleatorias na rua =P

Nunca ganhei itens ou recebi cantadas enquanto jogava com personagens femininas em MMO's, apesar de que quando eu e meu irmão tínhamos cabelo comprido confundiram ele com uma garota de costas. Estávamos voltando para casa de noite e eu estava usando o capuz da blusa, quando passa um carro e um dos muleques grita "oooooooh gostosa!" quando viram que era um rapaz só escutei o maluco gritando "ih caralho é um homem".

Unai

Member

Coisa de doido.

Nunca ganhei itens ou recebi cantadas enquanto jogava com personagens femininas em MMO's, apesar de que quando eu e meu irmão tínhamos cabelo comprido confundiram ele com uma garota de costas. Estávamos voltando para casa de noite e eu estava usando o capuz da blusa, quando passa um carro e um dos muleques grita "oooooooh gostosa!" quando viram que era um rapaz só escutei o maluco gritando "ih caralho é um homem".

hahaha, só o ouro.

Eu não gosto muito de MMO, mas em RPGs offline como os da bethesda costumo criar personagens femininos simplesmente porque gosto mais do design delas.

LuuKyK

Member
O que são esses rolezinhos agora? Todo dia vai ter um? É muita falta do que fazer, pelo amor de deus. Vergonha alheia total. O que têm na cabeça dessas pessoas? Merda né. só pode.

Aparentemente a CBF ofereceu empréstimo de 4 milhões para a Lusa ficar na série B.

http://globoesporte.globo.com/futeb...a-lusa-desistir-de-acoes-e-jogar-serie-b.html

Eu não duvido de nada que envolva a CBF, porém a CBF só pode estar desesperada para oferecer essa oferta indecente enquanto toda essa confusão ainda tá na mídia.

Absurdo! Mas não duvido nada também.

Como tudo no Brasil, nós só vemos uma fachada da realidade. Se soubéssemos tudo o que se passa "nos bastidores"... é muito dinheiro envolvido.

mantidor

Member
Eu não entendo porque tem gente que compara rolezinhos com flashmobs, não tem nada a ver. Racismo é um problema mas esses comparações fazem sentido nenhum.

maouvin

Member
O que são esses rolezinhos agora? Todo dia vai ter um? É muita falta do que fazer, pelo amor de deus. Vergonha alheia total. O que têm na cabeça dessas pessoas? Merda né. só pode.

Po, nem estarei em Curitiba dia 26 pra poder prestigiar :(
hue

LuuKyK

Member
Eu não entendo porque tem gente que compara rolezinhos com flashmobs, não tem nada a ver. Racismo é um problema mas esses comparações fazem sentido nenhum.

Sério que estavam comparando com flashmob? lol Uma coisa não tem literalmente nada a ver com a outra.

Passear no shopping ! O que essas pessoas tem na cabeça ??? NAS FERIAS AINDA !!!!!

Não sei se você está sendo sarcástico ou não (sou péssimo em detectar sarcasmo), mas essa galera aí vai fazer tudo menos passear no shopping.

Platy

Member
É ... eles vão encontrar fãs de suas musicas

Muitos dos rolezinhos não acontece NADA alem de um bando de burguezinho fechando as lojas com medo de chinelo havaiana

Rolezinho é a versão classe baixa de socialite indo em miami comprar desenfreadamente sem educação

Tiu Neo

Member
É ... eles vão encontrar fãs de suas musicas

Muitos dos rolezinhos não acontece NADA alem de um bando de burguezinho fechando as lojas com medo de chinelo havaiana

Rolezinho é a versão classe baixa de socialite indo em miami comprar desenfreadamente sem educação

Não sei o que é pior, as pessoas achando que isso é um movimento criminal querendo acabar com a civilização não-baixa renda, ou o outro lado, dizendo que esta é uma forma de protesto para demonstrar o preconceito que a sociedade tem contra estas pessoas, dando um tom político a isso.

No fundo, pelo menos para a maioria de quem vai a esses eventos, é só um pouco de diversão descompromissada.

Zeroth

Member
Acho que o aspecto social dos "rolezinhos" é bem interessante. Se fosse um rolezinho de classe média+, comentários como "O que que eles tem na cabeça?" surgiriam da mesma forma, mas não é difícil perceber que nos rolezinhos de classes baixas também tem um aspecto de pertencimento ("Essas pessoas não tem por quê estar aqui", etc). Creio que como qualquer coisa social, cada lado distorce para o seu lado (a matéria da Veja desta semana sobre rolezinhos foi bonitinha), mas acho que é importante pensarmos um pouco além do que esperamos.

bishopp35

Member
Meu problema com os rolezinhos é que se um sem noção decidisse cantar rap no meio da praça de alimentação o segurança prevalente o retiraria e impediria que ele atrapalhasse os outros. Agora se uma multidão decide cantar junto eu duvido que haja segurança suficiente para impedir que esse bando de gente possa atrapalhar os outros.

red13th

Member
Um post do Aury Lopes Jr (grande professor gaúcho de processo penal) sobre rolezinhos que eu dei share no Face porque é ótimo.
É mais sobre a indignação gerada pelos rolezinhos do que sobre os próprios rolezinhos, mas é bem isso que o torna ótimo. hehe.
Merece ser lido.

SOBRE OS ‘ROLEZINHOS’ NO SHOPPING, OS CONCEITOS DE ‘ORDEM’, ‘DESORDEM’ E ‘PUREZA’...
Pois é, uma multidão de jovens da periferia invadem um shopping em São Paulo. Finalidade? Passear no templo do consumismo, inserir-se no meio da classe ‘média’, sair da ‘invisibilidade social’, protestar contra o preconceito, a segregação social, etc. Infelizmente alguns partiram para a prática de furtos, danos, etc. Em relação a esses, nenhuma palavra de aceitação. Não estou pactuando com esse tipo de conduta criminosa. Não é disso que se trata a minha reflexão.
Estou falando da essência do movimento, da ‘subversão da ordem’ e sobre isso queria escrever, no momento em que tomo conhecimento de que alguns shoppings de SP conseguiram liminares para proibir as ‘aglomerações’ (deste tipo de gente, é óbvio...).
Preciso resgatar o que há muitos anos, em 2003 acredito, escrevi no meu livro “Introdução Crítica ao Processo Penal’ (depois incluído no manual “Direito Processual Penal’) que:
“A visão de ordem nos conduz, explica BAUMAN, a de pureza, a de estarem as coisas nos lugares “justos” e “convenientes”. É uma situação em que cada coisa se acha em seu justo lugar e em nenhum outro. O oposto da pureza (o imundo, o sujo) e da ordem são as coisas fora do seu devido lugar. Em geral, não são as características intrínsecas das coisas que as transformam em “sujas”, senão o estar fora do lugar, da ordem. Exemplifica o autor com um par de sapatos, magnificamente lustrados e brilhantes, que se tornam sujos quando colocados na mesa de refeições. Ou, ainda, uma omelete, uma obra de arte culinária que dá água na boca quando no prato do jantar, torna-se uma mancha nojenta quando derramada sobre o travesseiro.
O exemplo é interessante e bastante ilustrativo, principalmente num país como o nosso, em que vira notícia no Jornal Nacional o fato de um grupo de favelados ter “descido o morro” e “invadido” um shopping center no Rio de Janeiro (escrevi isso em 2003!). Ou seja, enquanto estiverem no seu devido lugar, as coisas estão em ordem. Mas, ao descerem o morro e invadirem o espaço da burguesia, está posta a (nojenta) omelete no travesseiro. Está feita a desordem, a quebra da organização do ambiente.
Explica BAUMAN que ‘ordem’ significa um meio regular e estável para os nossos atos; um mundo em que as probabilidades dos acontecimentos não estejam distribuídas ao acaso, mas arrumadas numa hierarquia estrita – de modo que certos acontecimentos sejam altamente prováveis, outros menos prováveis, alguns virtualmente impossíveis.
Ora, tal “império da ordem” só pode ser fruto do autismo jurídico e de uma boa dose de má-fé. A falácia do discurso salta aos olhos, pois tal ordem, numa sociedade de risco como a nossa e com um altíssimo nível de complexidade, só pode decorrer do completo afastamento do direito da realidade e/ou da imensa má-fé por parte de quem o prega. Não sem razão foi o argumento largamente utilizado por programas políticos totalitários, como o nazismo (pureza de raça) ou mesmo o comunismo (pureza de classe).
Mas cada esquema de pureza gera sua própria sujeira e cada ordem gera seus próprios estranhos. Isso se reflete muito bem na tolerância zero para o outro e tolerância dez para nós e os nossos. E o critério da pureza é a aptidão de participar do jogo consumista. Os deixados de fora são os consumidores falhos e, como tais, incapazes de serem “indivíduos livres”, pois o senso de liberdade é definido a partir do poder de escolha do consumidor. Eis os impuros, os objetos fora do lugar.”
Portanto, tirando obviamente os que praticarem condutas criminosas, assisto preocupado a ‘judicialização’ e até ‘criminalização’ desta suposta ‘des-ordem’. Enquanto estiverem nas favelas, nas vilas, tudo está em ordem. Quando subirem para o asfalto e invadirem o shopping, é desordem, liminar neles, cacetete e direito penal. A cena se repete, mais de 10 anos depois do meu primeiro texto, agora muito mais grave. Sigo pensando o mesmo. Mas estou bem preocupado com o que vejo...
O problema é bem mais complexo...

ledman

Member
Pra mim esses rolezinhos são apenas adolescentes de férias, entediados, que junto com a facilidade de marcar eventos no Facebook se juntaram em shoppings para se divertir, não acredito que a maioria deles tenha uma motivação ideológica por trás disso.
Os lojistas se assustaram afinal era muita gente mesmo, fora do normal.

LuuKyK

Member
Não me entendam mal. Eu não tinha a mínima intenção de parecer preconceituoso no meu post. Peço desculpas se me entenderam assim. Acho ótimo as pessoas que compartilham de mesmo gosto musical/cultural etc se encontrarem para demonstrar e curtir tudo isso. Mas será que elas não podiam marcar o tal rolezinho numa praça ou em qualquer outro local público? Nada impede que eles façam isso no shopping, mas as pessoas são muito rápidas pra defender dizendo que são "apenas crianças querendo se divertir nas férias", mas não enxergam o lado dos lojistas/empresários por exemplo. Além do tom claramente arruaceiro em alguns dos posts que marcam as tais reuniões, o (pequeno) histórico desses rolezinhos que resultaram em confusão, brigas, roubos (até porque é muito fácil pessoas mal intencionadas se infiltrarem em situações como essa) são fatores extremamente danosos para os comerciantes do local envolvido. Os possíveis consumidores vão sim se sentir acuados pela situação, muitos sabendo do acontecimento nem vão sequer sair de casa. No fim das contas os adolescentes ficam sem o divertimento, e os lojistas sem lucro/venda. Eu simplesmente não vejo lado positivo nesses rolezinho se continuarem nos mesmos moldes dos atuais. Acho extremamente desnecessário também até porque existem diversas outras formas de expressar-se culturalmente que não vandalizando e praticando encontros que mais pendem para o exibicionismo do que para qualquer outra coisa.

help.gif

red13th

Member

hahaha inacreditável como tem esquerdista iludido achando que é um movimento político.
São moleques pobres e (socialmente) marginalizados brigando para se encontrar no shopping center. Não tem como ser MENOS comunista. haha.

mantidor

Member
Sério que estavam comparando com flashmob? lol Uma coisa não tem literalmente nada a ver com a outra.

ha

Como estrangeiro acho bem interessante todo isso, eu entendo a necessidade literal das pessoas mais pobres que agora ganham mas dinheiro de "pertencer "a sociedade, e eu veio como a sociedade brasileira esta mudando. Mas as comparações com flashmobs são... lol, flashmob acontece de repente e acaba de repente também, rolhezinho não tem nada a ver. Pessoas sem noção tentando politizar qualquer coisa...

(desculpas de novo por meu português :p)

felipeko

Member
hahaha inacreditável como tem esquerdista iludido achando que é um movimento político.
São moleques pobres e (socialmente) marginalizados brigando para se encontrar no shopping center. Não tem como ser MENOS comunista. haha.
Meu contraditório esse seu post em. A esquerda sempre lutou contra a desigualdade social, e o que vemos nesses rolézinhos é apenas a desigualdade social.
Quando o grupo marginalizado briga pelo direito de se encontrar num shopping center, seja por farra, ou por modismo, ainda assim estão brigando pela igualdade.

Por isso é possível ver o por que esquerdistas (eu incluso) apoiam a causa.

Top Bottom