• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Also I think I've only bought one game in a store while living here. No wait, 2. Fire Emblem Awakening because that special 30 credit sale was going to end and I really wanted to play it and Shogun 2 which I miraculously found for 5 reais in a FNAC store.

Buying games on store around here is something I do only if there's some kind of promotion or the price is already low. Most of the time, it's cheaper to buy through the website of the same store.

I got Gran Turismo 6 on my local Americanas because I didn't want to wait 2 weeks, so I payed ~30R$ more (now I think it was a mistake...). Cheapest game I got on release date was Metal Gear Rising for ~R$117 with a cool steelbook.

And I didn't know that Moacyr guy worked for the government. There all kinds of weird stories about him so I don't really know if he can be trusted or not (at least on a minimum level).

Kansoku

Member
Posting again for the new page:

É lei: compras internacionais abaixo de US$ 100 não podem ser tributadas

...
Ou seja, uma instrução normativa e uma portaria não podem se sobrepor a um Decreto-Lei, devendo ser, portanto desconsideradas. A isenção de imposto se aplica a compras feitas por pessoas físicas, não importando se o remetente é pessoa física ou jurídica.
http://www.tecmundo.com.br/governo/...abaixo-de-us-100-nao-podem-ser-tributadas.htm

EDIT: lol reading again, I see that's not a new thing. oh well.

maouvin

Member
I bought a fone de ouvido yesterday from AccessoryJack and was afraid of being taxado pelos putos da receita. So happy to read this. #chupaIt

It's not all the rage if you're in a hurry to get your order, mind you.
But I will certainly try that with figures. I can wait for figures. Not so much for games.

Also, the USD 100 magic value considers the shipping costs too, aye? They love to tax the shipping costs.

Kansoku

Member
I bought a fone de ouvido yesterday from AccessoryJack and was afraid of being taxado pelos putos da receita. So happy to read this. #chupaIt

lol não misture inglês e portugês, é mbem confuso =X

Um cara de Blumenau tem feito isso, e o dinheiro do imposto fica em juízo.
Algum dia ele recebe de volta, porque a União nem tem contestado os processos.

E sim, o tal decreto-lei é coisa velha.

Como assim?

Pelo que eu to vendo no artigo, se cobrarem o imposto você pode mandar uma carta pra receita e pedir a remoçaõ do imposto, e se não fizerem teria que levar num juiz e talz.

Acho que se não tirare depois da carta vou pagar mesmo, dá muito trabalho e vai demorar um seculo ~.~

EDIT: Parece util: http://importarsemimposto.blogspot.com.br/

maouvin

Member
Como assim?

Pelo que eu to vendo no artigo, se cobrarem o imposto você pode mandar uma carta pra receita e pedir a remoçaõ do imposto, e se não fizerem teria que levar num juiz e talz.

Acho que se não tirare depois da carta vou pagar mesmo, dá muito trabalho e vai demorar um seculo ~.~

Ele fez um video: https://www.youtube.com/watch?v=1rD1RRT1lqc

Ele explica a coisa toda depois dos 2 minutos (no começo do vídeo, você pode ver o prédio dos Correios de Blumenau, ostentando sua falsa arquitetura enxaimel porque dá desconto no IPTU, se não deram fim nessa lei).

No caso, ele pediu a revisão do imposto pra SRF, eles só reduziram o valor ao invés de isentar, e daí ele levou pro juízo - por isso precisou depositar o valor.

Kansoku

Member
Ele fez um video: https://www.youtube.com/watch?v=1rD1RRT1lqc

Ele explica a coisa toda depois dos 2 minutos (no começo do vídeo, você pode ver o prédio dos Correios de Blumenau, ostentando sua falsa arquitetura enxaimel porque dá desconto no IPTU, se não deram fim nessa lei).

No caso, ele pediu a revisão do imposto pra SRF, eles só reduziram o valor ao invés de isentar, e daí ele levou pro juízo - por isso precisou depositar o valor.

Hmm, bom video. Imagino quanto tempo demorou pra isso tudo.

red13th

Member

Meu namorado é auditor fiscal da Receita Federal e trabalha com aduana, o que ele disse sobre isso:

O art. 2º do decreto-lei citado fala exatamente isso: "O Ministério da Fazenda (...) poderá (...) dispor sobre a isenção do imposto de importação dos bens contidos em remessas de valor até cem dólares norte-americanos (...) quando destinados a pessoas físicas."

E o que o Ministério da Fazenda fez? Dispôs sobre isso em uma portaria e em uma instrução normativa da Receita Federal.

Entendam, o decreto-lei dá os critérios mínimos:
(i) Remessas de até 100 dólares poderão ser isentos, não mais que isso. Hmmm... 50 dólares é abaixo de 100.
(ii) Tem que ser a remessa destinada a pessoa física. Pois bem, além disso, o Ministério da Fazenda tb inclui outro critério: ter sido enviado por pessoa física.

Assim, a portaria e a instrução normativa complementam o decreto-lei e não contrariam este último, como a reportagem quer afirmar.

Há algumas decisões apoiando a reportagem? Sim, mas não faz uma jurisprudência.

E se há duas interpretações possíveis, não é excesso de exação o Auditor-Fiscal aplicar aquela no qual a instituição onde trabalha adotou como padrão.

Eu preferia que fosse isento hehe.

Tiu Neo

Member
And I didn't know that Moacyr guy worked for the government. There all kinds of weird stories about him so I don't really know if he can be trusted or not (at least on a minimum level).

Never confie in anyone from the governo.

Meu namorado é auditor fiscal da Receita Federal e trabalha com aduana, o que ele disse sobre isso:

Considerando que até a regra dos US$50 eles desrespeitam, sometimes... Of course, you can always recorrer na justiça, mas o time that you waste fazendo isso most of times não vale a pena. =\

maouvin

Member
Well, damn :(
Negócio é continuar exploitando contatos no exterior então. Digital-only next-gen não vai rolar.

Also: Zeroth, diga se você está ok no meio desse super awesome mix de línguas.

red13th

Member
Não é uma posição oficial da Receita, foi só o que ele falou sobre esse negócio, não sei se é esse mesmo o motivo hehe.
E sobre o frete ele me disse que é porque o frete agrega ao valor do camarote produto, por exemplo o indivíduo que importa algo quando for revender ele acresce no preço o valor do frete. Algo do tipo.

Eu estou confused com this mistura de languages.

E as unicas "regras" em impostos que já valeream na minha experiência pessoal foram:

• Caixa Pequena\Envelope abaixo de 50 Obamas: Sem imposto.
  • Caixa grande em qualquer valor: Imposto certo.

Por isso limito minhas compras no exterior para no máximo 3 jogos. A eStarland (sempre pego jogos de lá) sempre declara um valor abaixo do real e sempre manda como pessoa física, assim as encomendas nunca passam das 50 doletas .

Tiu Neo

Member

E as unicas "regras" em impostos que já valeream na minha experiência pessoal foram:

Por isso limito minhas compras no exterior para no máximo 3 jogos. A eStarland (sempre pego jogos de lá) sempre declara um valor abaixo do real e sempre manda como pessoa física, assim as encomendas nunca passam das 50 doletas .

This regra worked bem for me até I was taxado a first vez na eStarland for one jogo.

From lá até today, most of meus envelopes are taxados, unless eles come from Japão ou Europe. Eu stopped de comprar things from EUA algum time depois that.

Platy

Member

Isso me lembra de uma duvida que eu sempre tive.

Se você puder perguntar para ele eu agradeceria MUITO =x

Se eu vou no canada na casa de um amigo e esqueço random videogame la, mas SÓ o videogame.
Sem cabos, sem controle sem nada.
Se meu amigo me enviar por correio eles vão taxar baseado no valor de compra mesmo com o videogame estando fora da caixa e sem o resto de coisas q vem na caixa ?

Zeroth

Member
Well, damn :(
Negócio é continuar exploitando contatos no exterior então. Digital-only next-gen não vai rolar.

Also: Zeroth, diga se você está ok no meio desse super awesome mix de línguas.

Eu estava muito ocupado tendo um aneurisma para participar da conversa.

Unai

Member

Eu já fui taxado comprando um único jogo USADO na eStarland em envelope. Costumava ser taxado mais da metade das vezes que eu comprava no exterior. Já desisti.

Talvez isso varie de região para região.

Eu já fui taxado comprando um único jogo USADO na eStarland em envelope. Costumava ser taxado mais da metade das vezes que eu comprava no exterior. Já desisti.

Talvez isso varie de região para região.

Minha única compra taxada foi quando eu comprei dois jogos de DS, um de Wii e um Wii Motion Plus que vieram numa caixa relativamente grande.

Minha ultima compra foram dois jogos (1 de Wii U e outro pra 3DS) e não tive problema nenhum de taxas mas meu jogo ficou preso um tempão na fiscalização aduaneira. Parece que é coisa de região mesmo.

red13th

Member
Isso me lembra de uma duvida que eu sempre tive.

Se você puder perguntar para ele eu agradeceria MUITO =x

Se eu vou no canada na casa de um amigo e esqueço random videogame la, mas SÓ o videogame.
Sem cabos, sem controle sem nada.
Se meu amigo me enviar por correio eles vão taxar baseado no valor de compra mesmo com o videogame estando fora da caixa e sem o resto de coisas q vem na caixa ?

Ele disse que provavelmente taxariam sim.
O que acontece é que ele tinha me dito que a verificação é por lotes, então se vc der sorte o seu lote pode não ser taxado.

CorvoSol

Member
Pergunta! Acabei de ler um pouco mais da Iracema hoje, e quero saber se entendi o que li.

O Martim foi abandonado pelos outros Portugueses, ne? E agora ele esta assentado na floresta, pensando do Portugal. Principalmente da familia que ele nao mais vera'.

Dai', chega Iracema, e pergunta pq ele parece tao infeliz. Eles paqueram um pouco e ele explica que e' por nao mais ver a familia dele. Ela pergunte se ele tem noiva, e ele admita que tem. A Iracema decida que vai ajudar-lhe ver a noiva dele, e oferece ele o licor sagrado do seu povo. Martim bebe, e tem uma visao da sua familia e depois de Iracema.

O que nao entendi depois disso e' se eles estao simplesmente deitados juntos, ou se eles "deitaram" juntos.

Like, did Iracema just give Martim the drink and then lay down to him while he's having an episode, did his episode end and they had sex because he realized how in love with her he was, or did she drug him?

Platy

Member
O que nao entendi depois disso e' se eles estao simplesmente deitados juntos, ou se eles "deitaram" juntos.

Like, did Iracema just give Martim the drink and then lay down to him while he's having an episode, did his episode end and they had sex because he realized how in love with her he was, or did she drug him?

I don't remember, but those old books is always about sex

DD

Member

ibmPnZhluCJjEj.gif

Platy

Member
GAF !

....eu quero um WiiU =(

qual é a maneira mais barata de conseguir um que não involva visitar meu amigo no canada ? =P

Tiu Neo

Member
Ele só vem ano q vem ....ai o Smash bros ja vai ter lançado =/

... se ele desmontar o WiiU e me mandar sera q eu consigo montar o videogame ? xD

...acho que o Paraguai/importar de outro lugar é sua melhor aposta XD

O mais barato que achei aqui numba busca rápida pelos sites que conheço foi 1400 reais, e é uma loja meia boca.

I want a PS4.

Cheapest shop in town: R$1800. One year warranty.
The owner is an arrogant asshole. Lied to me before, made me spend more money than I should have, but I'm the ONLY person I know that hates his guts.

Shop that I like: R$2000. 3 months warranty.
The owner is a nice guy.

What now?

maouvin

Member
I want a PS4.

The owner is an arrogant asshole. Lied to me before, made me spend more money than I should have, but I'm the ONLY person I know that hates his guts.

The owner is a nice guy.

What now?

If the arrogant guy can keep his word about the 1 year warranty, it's hard to pass it up (200 brl means an extra game after all), even him being an arsehole.

Love me some warranty... but none of my Sony consoles have it, ha.

Tiu Neo

Member
I want a PS4.

The owner is a nice guy.

What now?

Don't know about the situation with the cheap shop, but if one shop lied to me before, I wouldn't buy with them unless the price difference was VERY good. If the price was the only difference, in your case, I would go to the more expensive shop, fuck the arrogant prick.

The biggest problem here is the warranty time. If you think the asshole can keep his word about it being one year, without additional costs, it would certainly become your best option. Of course, if he fucked you over once, what's the guarantee he won't do it again?

The thing about him is that it's a pretty big shop, with more than one location, and the only person that is a pos is the owner. I'm guessing that my friends love the shop because they simply had to deal with the attendants instead.

The price is no big deal, it's the warranty that is bugging me. I'm gonna try to negotiate with the shop I like before I make any choices. Still, it's hard to not get personal.

Zeroth

Member
GAF !

....eu quero um WiiU =(

qual é a maneira mais barata de conseguir um que não involva visitar meu amigo no canada ? =P

Estou numa situação parecida, Eu pesquisei algumas lojas e posso lhe mandar os links por PM, mas em médio o preço fica em torno dos 1300~1400 reais. Se você puder ir para o Paraguay seria melhor, mas lojas locais são menos trabalhosas.

Platy

Member
1200 ...

Se ele me mandar e eu pegar uma random promoção de 250 dolares... na PIOR das hipoteses chega a Mil né ?

Ou to viajando na matematica ?

maouvin

Member
1200 ...

Se ele me mandar e eu pegar uma random promoção de 250 dolares... na PIOR das hipoteses chega a Mil né ?

Ou to viajando na matematica ?

Difícil ficar em mil porque o dólar tá caro. Os impostos (importação + icms, que grosso modo incide duas vezes) normalmente chegam a uns 90~95% do valor do bem, daí tu joga o dólar atual e passou de 1k.

Zeroth

Member
Sem falar que, se não me engano,o valor da taxação não é o que você pagou, mas sim o valor no sistema deles (ou seja, o nacional) do bem. Bem, pelo menos foi isso que li.

Top Bottom