• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Shizuka

Member
Engraçado que na primeira eleição desde que saí do MS, as eleições lá estariam mais fáceis de decidir um candidato.
 

bishopp35

Member
Fique feliz por não morar no HELL DE JANEIRO.

Aqui no DF o primeiro colocado nas pesquisas (Arruda) é um ex-presidiário que já foi condenado em segunda instância. Já o atual governador e segundo colocado achou razoável gastar 1.5 Bilhão no estádio da copa e atualmente tem uma rejeição de quase 50%.
 

Brazil

Living in the shadow of Amaz
Aqui no DF o primeiro colocado nas pesquisas (Arruda) é um ex-presidiário que já foi condenado em segunda instância. Já o atual governador e segundo colocado achou razoável gastar 1.5 Bilhão no estádio da copa e atualmente tem uma rejeição de quase 50%.

Garotinho e Arruda colocam todas as reclamações sobre o Alckmin em perspectiva.

Não dá pra respeitar voto obrigatório quando essas coisas acontecem. Óbvio que não sou daqueles imbecis reacionários cegos que dizem que "Pobre não pode votar por causa do coronelismo". Meu problema não é com as classes baixas votando: é com imbecil votando. Trouxa vê nome que conhece na lista de candidatos e já vai votando... Sem lembrar que foi na porra do Datena que ele ouviu o nome.

E tem outros que parecem que votam na base do hue. Se a Marina for eleita vou virar gay só de raiva.
 

red13th

Member
Garotinho e Arruda colocam todas as reclamações sobre o Alckmin em perspectiva.

Não dá pra respeitar voto obrigatório quando essas coisas acontecem. Óbvio que não sou daqueles imbecis reacionários cegos que dizem que "Pobre não pode votar por causa do coronelismo". Meu problema não é com as classes baixas votando: é com imbecil votando. Trouxa vê nome que conhece na lista de candidatos e já vai votando... Sem lembrar que foi na porra do Datena que ele ouviu o nome.

E tem outros que parecem que votam na base do hue. Se a Marina for eleita vou virar gay só de raiva.

Opa, você vem sempre aqui? ;)
 
Garotinho e Arruda colocam todas as reclamações sobre o Alckmin em perspectiva.

Não dá pra respeitar voto obrigatório quando essas coisas acontecem. Óbvio que não sou daqueles imbecis reacionários cegos que dizem que "Pobre não pode votar por causa do coronelismo". Meu problema não é com as classes baixas votando: é com imbecil votando. Trouxa vê nome que conhece na lista de candidatos e já vai votando... Sem lembrar que foi na porra do Datena que ele ouviu o nome.

E tem outros que parecem que votam na base do hue. Se a Marina for eleita vou virar gay só de raiva.

Collor.

Se tem uma coisa que não me desce neste país, é esse homem ainda ter assento em qualquer cargo político.
 

Tiu Neo

Member
Paraná estamos entre o atual incompetente, um ex-governador maluco, ditador e egocêntrico e explode por qualquer coisa, ou a atual ministra da Casa Civíl que, quando era pra agir/decidir algo em nosso estado, era pra ferrar, por que o governador é de um partido oposto ao dela.

Entre incompetência ou ser ruim de propósito, acho que fico com incompetência que é um pouco menos pior...
 

maouvin

Member
Eu não faço ideia de como as coisas estão em SC (não transferi o título pro PR). Eu votaria na reeleição do atual governador porque ele é do partido (ou pelo menos base) do prefeito de Blumenau, mas pelo que cheguei a conhecer do atual governo municipal não sei se faz diferença quem tá no governo do estado.
 
O governador atual de SC costumam dizer que é melhor que os anteriores simplesmente porque ele não existe. Se ele não faz nada, pelo menos não faz merda.
 

mantidor

Member
Não está fácil para ninguém D:


O voto em branco faz alguma coisa no Brasil? A Colômbia tem a mesma porcaria de políticos mas se o voto em branco ganhar, as eleições devem repetir, com candidatos novos. Na última eleição para presidente o voto em branco assustou aos candidatos, infelizmente não ganhou mas pelo menos os políticos ficaram preocupados.
 

Kansoku

Member
Não está fácil para ninguém D:


O voto em branco faz alguma coisa no Brasil? A Colômbia tem a mesma porcaria de políticos mas se o voto em branco ganhar, as eleições devem repetir, com candidatos novos. Na última eleição para presidente o voto em branco assustou aos candidatos, infelizmente não ganhou mas pelo menos os políticos ficaram preocupados.

Eu nunca lembro a diferença entre branco e nulo, mas acho que um deles o voto vai pra "todos" e outro vai pra "ninguém", como o exemplo que vc deu.
 

Metra

Member
Não está fácil para ninguém D:


O voto em branco faz alguma coisa no Brasil? A Colômbia tem a mesma porcaria de políticos mas se o voto em branco ganhar, as eleições devem repetir, com candidatos novos. Na última eleição para presidente o voto em branco assustou aos candidatos, infelizmente não ganhou mas pelo menos os políticos ficaram preocupados.
Pelo que sei, não. Mesmo que os votos em branco somem mais de 50%, o canditado com o maior número de votos é eleito. Exemplo: se todo mundo votar em branco, e só eu votar no candidato X, esse candidato será eleito mesmo assim.

O voto nulo, mesmo sendo maioria, também não implica em eleições com candidatos novos. Pela lei brasileira, se os votos nulos forem maioria, poderá haver nova eleição em um prazo de 20 a 40 dias, mas os candidatos podem ser os mesmos.
 

Kansoku

Member
Pelo que sei, não. Mesmo que os votos em branco somem mais de 50%, o canditado com o maior número de votos é eleito. Exemplo: se todo mundo votar em branco, e só eu votar no candidato X, esse candidato será eleito mesmo assim.

O voto nulo, mesmo sendo maioria, também não implica em eleições com candidatos novos. Pela lei brasileira, se os votos nulos forem maioria, poderá haver nova eleição em um prazo de 20 a 40 dias, mas os candidatos podem ser os mesmos.

É só ir votando nulo toda fez que uma hora eles trocam :)
 

LuuKyK

Member
Garotinho e Arruda colocam todas as reclamações sobre o Alckmin em perspectiva.

Não dá pra respeitar voto obrigatório quando essas coisas acontecem. Óbvio que não sou daqueles imbecis reacionários cegos que dizem que "Pobre não pode votar por causa do coronelismo". Meu problema não é com as classes baixas votando: é com imbecil votando. Trouxa vê nome que conhece na lista de candidatos e já vai votando... Sem lembrar que foi na porra do Datena que ele ouviu o nome.

E tem outros que parecem que votam na base do hue. Se a Marina for eleita vou virar gay só de raiva.

Eu ri do final ali. Hahahah

Paraná estamos entre o atual incompetente, um ex-governador maluco, ditador e egocêntrico e explode por qualquer coisa, ou a atual ministra da Casa Civíl que, quando era pra agir/decidir algo em nosso estado, era pra ferrar, por que o governador é de um partido oposto ao dela.

Entre incompetência ou ser ruim de propósito, acho que fico com incompetência que é um pouco menos pior...

Pior que é bem isso mesmo.

O requião é alucinado, completamente fora da casinha. Transtornado mesmo, boatos de que um dia ele pediu uma maquete de um projeto de praça e quando o arquiteto foi levar ele não gostou e tacou a maquete no chão. Por mais que seja engraçado os pitis dele, nao quero um cara assim no governo.

A Gleisi Hoffmann barbie quando era ministra fez bosta nenhuma pro parana, é uma metida que corta fila de restaurante com segurancas. Mas tirando isso nao acho ela tao ruim assim. Pelo menos ela entende o q esta fazendo. Ainda assim...

O Beto Richa é o beto richa ne. Mais preocupado com as harleys e supostas amantes dele do que qualquer outra coisa. Sem contar que realmente nao fez quase nada no atual. Enfim. Realmente nao esta facil.
 
Eu nunca lembro a diferença entre branco e nulo, mas acho que um deles o voto vai pra "todos" e outro vai pra "ninguém", como o exemplo que vc deu.

Em nenhum dos dois o voto vai para todos.

Paraná Beto Richa aparentemente já ganhou, quase 20 pontos de vantagem sobre Requião. Meh, psdb, e tendo que aturar o poste que ele elegeu em maringá, que me renova as avenidas do centro, mas finge que ciclovia não pode existir.

Minha birra com Requião é que ele já foi governador vezes demais. Chega, deu o que tinha que dar.

Único lado potencialmente positivo da Gleisi seria talvez mais acesso ao governo federal se Dilma levasse. hrm.
 

Kansoku

Member
Em nenhum dos dois o voto vai para todos.

Todos entre aspas. É como o Metra falou, mesmo se branco tiver mais que 50% dos votos forem brancos o mais escolhido ainda ganha. Você pode considerar que quando você vota em branco ele vai pra todos. Tipo, candidato 1 ta com 50 votos, o 2 com 49 e o 3 com 51. O ultimo voto é branco, e ai todo munda "fica" com + um voto, ou seja, 51, 50 e 52 respectivamente. O 3o ainda ta com a maioria e ele ainda ganha.
 
Todos entre aspas. É como o Metra falou, mesmo se branco tiver mais que 50% dos votos forem brancos o mais escolhido ainda ganha. Você pode considerar que quando você vota em branco ele vai pra todos. Tipo, candidato 1 ta com 50 votos, o 2 com 49 e o 3 com 51. O ultimo voto é branco, e ai todo munda "fica" com + um voto, ou seja, 51, 50 e 52 respectivamente. O 3o ainda ta com a maioria e ele ainda ganha.

E se tu considerar que o voto não foi para nenhum, o terceiro ainda ganha do mesmo jeito.

Lei 9.504 art 2
 

Metra

Member
É só ir votando nulo toda fez que uma hora eles trocam :)

Eu geralmente voto nulo para os cargos proporcionais. Mas apenas por uma questão de coerência, e não como forma de "protesto". Sinceramente, acho muito difícil que as coisas mudem nesse país - pelo menos no curto e médio prazo - apenas por causa de protestos ou reclamações; vide as manifestações do ano passado.

Ah, sei que esse discurso foge do politicamente correto, mas não estou defendendo violência, "revolução armada" ou semelhantes; apenas acho que algo precisa acontecer, mas - devido à minha ignorância e comodismo - não sei o quê.
 

Shizuka

Member
O processo eleitoral não é tão difícil, não sei porque mesmo com a internet, muitas pessoas no dia-a-dia ainda acreditam em alguns mitos.
 
O processo eleitoral não é tão difícil, não sei porque mesmo com a internet, muitas pessoas no dia-a-dia ainda acreditam em alguns mitos.

X não é tão difícil, não sei porque mesmo com a internet, muitas pessoas no dia-a-dia ainda acreditam em alguns mitos.
 

Unai

Member
Nessa sexta eu começo a dar aula de "Programação Estruturada de Dados". Não como o trabalho principal, é apenas um bico por assim dizer, até porque esse é um daqueles cursos técnicos do governo para o ensino médio e o pagamento é bem baixinho. Estou indo mais pela experiência e por eu achar que pode ser uma área interessante a seguir se um dia eu quiser chutar o balde e dar adeus ao mundo empresarial.
 

Tiu Neo

Member
Nessa sexta eu começo a dar aula de "Programação Estruturada de Dados". Não como o trabalho principal, é apenas um bico por assim dizer, até porque esse é um daqueles cursos técnicos do governo para o ensino médio e o pagamento é bem baixinho. Estou indo mais pela experiência e por eu achar que pode ser uma área interessante a seguir se um dia eu quiser chutar o balde e dar adeus ao mundo empresarial.

Legal! Tem idéia do que vai ensinar lá? Linguagem, matéria?
 

Unai

Member
Legal! Tem idéia do que vai ensinar lá? Linguagem, matéria?

O básico da disciplina é como utilizar estruturas de condição, repetição, métodos, etc. Coisa bem básica. Eles tiveram aulas de algoritmo no semestre passado então já possuem noção de lógica.

Eu ainda vou confirmar, mas a linguagem parece que está por minha conta. A apostila que chegou do curso parece ser de C, e a sugestão do coordenador era java, mas me sinto estranho dando aula de java em uma disciplina de programação estruturada e nunca sequer usei C puro na minha vida (nada que uma estudada rápida não resolvesse se fosse mesmo o caso). Talvez pascal? Acho que pra quem está iniciando talvez ainda seja a melhor opção.
 

Tiu Neo

Member
O básico da disciplina é como utilizar estruturas de condição, repetição, métodos, etc. Coisa bem básica. Eles tiveram aulas de algoritmo no semestre passado então já possuem noção de lógica.

Eu ainda vou confirmar, mas a linguagem parece que está por minha conta. A apostila que chegou do curso parece ser de C, e a sugestão do coordenador era java, mas me sinto estranho dando aula de java em uma disciplina de programação estruturada e nunca sequer usei C puro na minha vida (nada que uma estudada rápida não resolvesse se fosse mesmo o caso). Talvez pascal? Acho que pra quem está iniciando talvez ainda seja a melhor opção.

Se você não for passar ponteiros nem nada, C é legal pra começar. Se você tem noção de Java, não é nada do outro mundo... até se aprofundar. O bom de C é que já é similar a C++, C#, Java, e tantas outras por aí.

Pascal também é bacana, mas hoje em dia acho que ninguém mais usa...
 

Kansoku

Member
O básico da disciplina é como utilizar estruturas de condição, repetição, métodos, etc. Coisa bem básica. Eles tiveram aulas de algoritmo no semestre passado então já possuem noção de lógica.

Eu ainda vou confirmar, mas a linguagem parece que está por minha conta. A apostila que chegou do curso parece ser de C, e a sugestão do coordenador era java, mas me sinto estranho dando aula de java em uma disciplina de programação estruturada e nunca sequer usei C puro na minha vida (nada que uma estudada rápida não resolvesse se fosse mesmo o caso). Talvez pascal? Acho que pra quem está iniciando talvez ainda seja a melhor opção.

Se eles ja aprenderam uma linguagem, é bom continuar com ela. Also, eu tive todas as minhas aulas em Java por 3 períodos, e não é uma linguagem ruim pra começar
 
O básico da disciplina é como utilizar estruturas de condição, repetição, métodos, etc. Coisa bem básica. Eles tiveram aulas de algoritmo no semestre passado então já possuem noção de lógica.

Eu ainda vou confirmar, mas a linguagem parece que está por minha conta. A apostila que chegou do curso parece ser de C, e a sugestão do coordenador era java, mas me sinto estranho dando aula de java em uma disciplina de programação estruturada e nunca sequer usei C puro na minha vida (nada que uma estudada rápida não resolvesse se fosse mesmo o caso). Talvez pascal? Acho que pra quem está iniciando talvez ainda seja a melhor opção.

Na dúvida, comece com Assembly.

Já traumatiza geral de vez e pronto.
 

Unai

Member
Se você não for passar ponteiros nem nada, C é legal pra começar. Se você tem noção de Java, não é nada do outro mundo... até se aprofundar. O bom de C é que já é similar a C++, C#, Java, e tantas outras por aí.

Pascal também é bacana, mas hoje em dia acho que ninguém mais usa...


Eu trabalho com java há vários anos. O problema que eu vejo em utilizar ela é que muita coisa eu teria que apenas falar que é daquela forma em 99% dos casos e pronto, sem me aprofundar em nada, porque eles ainda não vão ter visto coisa suficiente para entender.

Por exemplo, se eu pedir eles para fazerem um programa que pega a idade de 10 pessoas e depois mostra a média no final, eu teria que:

1 - Ensinar eles pegarem valor do usuário com JOptionPanel.showInputDialog jogando em uma String e depois convertendo para numero. Só nisso eu tenho o uso de método estático e conversão entre tipos diferentes.

2 - Ou utilizar algum reader para pegar o input do console, o que vai ter gerar uma série de coisinhas, como algum tratamento de exceção e tal.

Nada de outro mundo, mas são conceitos que fogem bastante do que eles realmente precisam treinar agora, que é basicamente a logica para aplicar algoritmos simples em uma linguagem de programação.

Realmente pascal hoje é pouco utilizado. As empresas que utilizam delphi hoje geralmente o utilizam apenas para software de legado e não algo novo, mas eu acho uma linguagem bacana para se ter com o primeiro contato a programação por ser bem simples de ser lida, e conter basicamente o necessário para desenvolver programas simples se preocupando apenas com a lógica do problema.

Enfim, ainda tô na dúvida lol

Se eles ja aprenderam uma linguagem, é bom continuar com ela. Also, eu tive todas as minhas aulas em Java por 3 períodos, e não é uma linguagem ruim pra começar

Eles não aprenderam linguagem nenhuma. Só foram na base do portugol até agora.
 

Tiu Neo

Member
Eu trabalho com java há vários anos. O problema que eu vejo em utilizar ela é que muita coisa eu teria que apenas falar que é daquela forma em 99% dos casos e pronto, sem me aprofundar em nada, porque eles ainda não vão ter visto coisa suficiente para entender.

Por exemplo, se eu pedir eles para fazerem um programa que pega a idade de 10 pessoas e depois mostra a média no final, eu teria que:

1 - Ensinar eles pegarem valor do usuário com JOptionPanel.showInputDialog jogando em uma String e depois convertendo para numero. Só nisso eu tenho o uso de método estático e conversão entre tipos diferentes.

2 - Ou utilizar algum reader para pegar o input do console, o que vai ter gerar uma série de coisinhas, como algum tratamento de exceção e tal.

Nada de outro mundo, mas são conceitos que fogem bastante do que eles realmente precisam treinar agora, que é basicamente a logica para aplicar algoritmos simples em uma linguagem de programação.

Realmente pascal hoje é pouco utilizado. As empresas que utilizam delphi hoje geralmente o utilizam apenas para software de legado e não algo novo, mas eu acho uma linguagem bacana para se ter com o primeiro contato a programação por ser bem simples de ser lida, e conter basicamente o necessário para desenvolver programas simples se preocupando apenas com a lógica do problema.

Enfim, ainda tô na dúvida lol



Eles não aprenderam linguagem nenhuma. Só foram na base do portugol até agora.

If that's the case, Pascal ou C mesmo. Possivelmente Pascal, já que C em teoria você também teria que explicar um pouco sobre ponteiros para qualquer coisa.

Ou C#.

Console.WriteLine, Console.ReadLine... Tá, são métodos estáticos, mas nesse caso é fácil de dizer "A palava Console significa que você quer falar/ler do prompt de comando." :p No exception handling needed, too.
 

LuuKyK

Member
Eu ainda vou confirmar, mas a linguagem parece que está por minha conta. A apostila que chegou do curso parece ser de C, e a sugestão do coordenador era java, mas me sinto estranho dando aula de java em uma disciplina de programação estruturada e nunca sequer usei C puro na minha vida (nada que uma estudada rápida não resolvesse se fosse mesmo o caso). Talvez pascal? Acho que pra quem está iniciando talvez ainda seja a melhor opção.

C é legal pra começar. Se você tem noção de Java, não é nada do outro mundo... até se aprofundar. O bom de C é que já é similar a C++, C#, Java, e tantas outras por aí..

pegarem valor do usuário com JOptionPanel.showInputDialog jogando em uma String e depois convertendo para numero. Só nisso eu tenho o uso de método estático e conversão entre tipos diferentes.

Nada de outro mundo.

Console.WriteLine, Console.ReadLine... Tá, são métodos estáticos, mas nesse caso é fácil de dizer "A palava Console significa que você quer falar/ler do prompt de comando." :p No exception handling needed, too.

E phyton?

Well, I'm out.

iC601VkKoFPBh.gif
 
De uma arquitetura antiga que possivelmente não é mais utilizada, só para não ter utilidade prática.

I'm looking at you, 8051.

Hey, se eu tive que aprender que Plutão era um planeta, nada mais justo.

Me lembra os dev videos no blu-ray do uncharted...2? Naughty Dog comentando que tiveram que programar partes do jogo em assembly porque Cell. Fiquei todo "oh... you poor poor things..."
 

Tiu Neo

Member
Hey, se eu tive que aprender que Plutão era um planeta, nada mais justo.

Me lembra os dev videos no blu-ray do uncharted...2? Naughty Dog comentando que tiveram que programar partes do jogo em assembly porque Cell. Fiquei todo "oh... you poor poor things..."

Well, at least it was a good introduction to assembly. Bem mais fácil que começar direto no 8086, acho. :p

E Naughty Dog gosta de sofrer. Vide: http://en.wikipedia.org/wiki/Game_Oriented_Assembly_Lisp
 
Ontem fui assaltado no centro do Rio após sair do maldito Teatro Municipal lá pras 22h30m e ainda tomei uma pedrada na cabeça.

Adoro essa cidade...

edit:
Acho Java uma péssima linguagem para se aprender a programar, tem muitas particularidades de OO e ficar usando métodos como se fossem "magia" não é legal. Além disso, Java não fica bem numa forma estruturada.

Acho C uma escolha muito melhor. Pascal é mais "simples" mas C também não é lá muito difícil e é só fugir um pouco da manipulação de ponteiros que tá tudo sussa.

Eu atualmente estou voltando ao C por causa de CUDA e estou me perdendo bastante porque estou muito mal acostumado a C# e Java.
 

maouvin

Member
Essa discussão quase deu saudade da faculdade. Quase.

(Descobri que não tinha saco pra programação no penúltimo semestre de SI. Me formei assim mesmo porque, diabos, penúltimo semestre.)
 

Unai

Member
Vi lá que o laboratório é equipado com linux, então c# não é uma opção. (tá certo que tem o mono, mas não acho que vale a pena). Pascal também perde um pouco a força, já que eu planejava usar aquele compilador brasileiro, o pascalzim, por ser simples e todo em português, inclusive os erros, e também que os comandos normais funciona igual nos outros programas de windows (Ctrl C, Ctrl V, Ctrl S para salvar, etc) ao contrário das outras IDEs mais antigas, mas não tem versão dele para linux.

Eu não tinha pensando no python. Realmente pode ser uma opção boa. O mais legal dela para o aprendizado é a indentação obrigatória.

Então agora basicamente ficou entre C, Python e Java. Vou fazer uns testes em casa e pensar sobre isso a noite.
 
Como tradicional interiorano, considero, sem qualquer conhecimento de causa, que ir pro Rio de Janeiro é suicídio. Precisou de ponto?

O corte não foi profundo então não precisei passar ponto, então até que foi tranquilo. Só foi uma experiência traumatizante.


Well, java it is. Wish me luck, guys!

I would still go with C or Pascal. I don't like the idea of using Java to teach a structured language.
 

Tiu Neo

Member
Well, java it is. Wish me luck, guys!

If it's what you're comfortable with, go with it! Java é similar a muitas linguagens, se alguém se interessar pode aprender as outras fácil.

Só não tente explicar conceitos de OO sem necessidade. Eu tive que ensinar OO para algumas pessoas, e, sinceramente, as vezes é muito para a cabeça de quem ainda está aprendendo. D:
 
Top Bottom