• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Brazil

Living in the shadow of Amaz
Prefiro morar em um país de merda do que assistir a um político começar discurso em debate falando "Our nation is great because we are good".

/s parcial
 

Kid Ying

Member
Não sei como essa ong fez essa pesquisa e talz, mas é difícil de levar a sério quando o Brasil tá abaixo de países onde o machismo é institucional. Todas as mulheres que conheço e que viram a pesquisa acharam surreal.

Eu até leria o artigo original pra ver e tal (até porque notícia de imprensa sempre se foca num número e nunca na análise) mas sei lá. Não é questão de ser melhor ou pior que ninguém. Sempre devemos aspirar melhoras mesmo.
 

Apzu

Member
Para quem interessar, o relatório que todas as matérias fazem referência foi da ONG Save the Children, e o ranking em específico é o 6º tópico do relatório (Girl's opportunity index). Eles discutem um pouco o ranking, mostrando que boa parte dos países ainda não possui uma grande representatividade feminina na política e inclusive é feito um destaque para o Brasil:

http://www.savethechildren.org/atf/...f91d2eba74a}/EVERY LAST GIRL REPORT FINAL.PDF

Child marriage and adolescent fertility are worryingly high in many countries, pushing
them down the rankings. A number of countries in Latin America are performing worse on these indicators than they are for education and maternal mortality. The Dominican Republic and Brazil are cases in point – both upper-middle-income countries, which are at positions 92 and 102 respectively in the index, only slightly higher than Haiti. Both Dominican Republic and Brazil have high adolescent fertility and child marriage rates

E concordo, a posição no ranking em si não é o mais importante, mas ele chama atenção para vários problemas que nós temos na nossa sociedade e quase não fazemos nada a respeito. Casamentos envolvendo menores na idade relatada é preocupante. A pesquisa "Ela vai no meu barco" feita pelo Instituto Promundo tem umas citações que assustam pelo conteúdo ou idade de quem fala, como:

Nas palavras de uma menina que se casou, aos 15 anos, com um homem de 22, em São Luís

ENTREVISTADORA: Como é que tu acha que seria tua vida se tu não tivesse casado, como é que hoje estaria tua vida?
ENTREVISTADA: Olha, eu acho que era uma... Verdade mesmo, que eu ia ser uma “safadona”!
ENTREVISTADORA: Por que?
ENTREVISTADA: Porque essas meninas... Sabe como é essas meninas de hoje. Aí ia puxar pra fazer com um, no outro dia fazer como outro, fazer relação com outro, aí já ia puxar pra droga; ia ser uma ‘da vida’.
ENTREVISTADORA: Tu acha que tu ia acabar caindo nesse mundo de droga?
ENTREVISTADA:Eu acho!

Por que eu tava entrando na minha adolescência, eu queria sair, eu queria curtir, queria andar [...] Eu me relacionei com ele, namorei com ele três meses, ele me convidou pra morar na casa dele, aí eu fui pra casa dele. Não gostava muito dele, eu só fui mesmo pelo fato do meu padrasto, aí na convivência nossa ele me fez aprender a gostar dele, e hoje eu sou louca por ele (risos).

Menina de Belém que casou-se aos 12 anos com um homem de 19 (ela refere-se a seu padrasto maltratando-a, mas não é claro de que forma); ela tinha 16 anos na época da entrevista, e estava grávida

A mulher depois que ela tem um filho e separa do marido tem mulher que fica louca... que andam com um homem, ficam com outro, é uma coisa e é outra, cada dia com um cara diferente. Tem mulher que quando se separa fica assim.

Sobre o machismo institucionalizado, bem, nós também temos parte nisso. Quinze anos atrás nós ainda estávamos sob o regimento de um código civil de 1916 que permitia entre outras coisas anular um casamento caso o homem descobrisse após o casamento que sua mulher não era virgem. E o código civil atual que é de 2002 também tem suas partes bizarras, como permitir o casamento de menores de 16 em caso de gravidez (art. 1520) e o não anulamento do casamento de uma menor de 16 anos caso ela fique grávida após o casamento (art. 1551). Além disso, só em 2006 nós estabelecemos uma lei como a Maria da Penha para ver se conseguíamos diminuir os problemas de uma prática mais comum do que devia ser. Por último, mesmo fornecendo gratuitamente métodos anticoncepcionais, o governo não permite que a mulher faça uma laqueadura antes dos 25 anos ou de ter 2 filhos e não tem nem o que se falar sobre aborto.
 

allansm

Member
Programas que oferecem subsídios financeiros e desonerações tributárias para o setor produtivo, conhecidos como Bolsa Empresário, foram preservados das medidas tomadas pelo presidente Michel Temer para ajustar as contas do governo e devem custar R$ 224 bilhões no próximo ano, ou 3,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Além disso o aparelhamento no governo Temer vai muito bem: novo presidente do Ipea, amigo de Temer, constrangiu a autora de um estudo sobre as perdas na saúde causadas pela PEC 241 e a levou a pedir demissão. A censura pública de que ela foi alvo pelo presidente do IPEA é algo inédito nos 52 anos do instituto.

Eu não discordo quanto a um aumento não abusivo. No entanto, sempre que eu ouço o papo de "impostos para os mais ricos", dificilmente eu imagino que não seja um aumento considerável o suficiente pra gerar um efeito adverso e pra mim a melhor forma de pensar nisso é que o governo do PT teve 14 anos pra fazer isso, por que não fez? Porque provavelmente não funciona.

O governo do PT não fez porque tanto Lula quanto Dilma tiveram uma política de conciliação com os ricos. Os governos petistas aumentaram impostos que atingiam também a classe média, mas não sei de nenhuma medida que tenham tomado que afetava somente ricos, e foram muito criticados pela esquerda por isso.
 

Platy

Member
pra falar a verdade, pirataria no wiiu ja pode a quase 1 ano ... o q isso deixa fazer são homebrews tipo aplicativos de desenho e emuladores de arcade e outras coisas cuja legalidade são bem mais de boa
 

allansm

Member
Vale a pena ler a coluna do Elio Gaspari desse domingo, sobre a cartinha do Moro. Tenho uma opinião semelhante: o texto do físico fazia um paralelo histórico, a resposta do Moro é completamente fora de tom e mostra um certo autoritarismo.

No Rio passeta sempre descamba pra porrada. Não sei se é a polícia ou a galera que curte um confronto.

A polícia brasileira é treinada pra entrar em confronto.
 

Kid Ying

Member
Discordo dessa generalização. Primeiro que polícia de cidade grande é diferente de polícia de cidadezinha, segundo que polícia carioca é especialmente treinada pro confronto e isso você vê facilmente comparando os tratos das polícias de outras cidades.

O que não quer dizer que em protesto a galera não atiça também. Já fui em vários e conheço muita gente que vai sempre.
 

Sblargh

Banned
Acho que é mais exato dizer que a ordem da polícia brasileira é "esperar uma desculpa".

Eles não entram já na bala de borracha duma vez, mas eles ficam aguardando qualquer pequena coisa para dar uma resposta incrivelmente desproporcional. A passeata tem que ser composta por 10 mil santos pra polícia não tratar como se fossem 10 mil assassinos.
 
Takillpariu o cemitério que virou o tópico do RDR2. Vocês estão todos vivos? :p

Vale a pena ler a coluna do Elio Gaspari desse domingo, sobre a cartinha do Moro. Tenho uma opinião semelhante: o texto do físico fazia um paralelo histórico, a resposta do Moro é completamente fora de tom e mostra um certo autoritarismo.

A carta do Moro funcionou como direito de resposta, que é algo bem estabelecido na imprensa. O que é compreensível considerando que o paralelo histórico terminava com o Sérgio Moro sendo queimado numa fogueira. Se você quer ver isso como autoritarismo, tudo bem, eu vejo como uma resposta apropriada a um péssimo exercício de jornalismo.
 

Massa

Member
Sempre
O que aconteceu com o topico ?
Eu vi o topico de "reação" mas não tive paciencia de ler 50 paginas pra entender pq virou um cemiterio =P

Alguns questionaram não ter nenhuma mulher na foto que publicaram, e o pessoal que respondeu com os típicos argumentos machistas levou ban. :)
 
Sempre
O que aconteceu com o topico ?
Eu vi o topico de "reação" mas não tive paciencia de ler 50 paginas pra entender pq virou um cemiterio =P

Basicamente o que o Massa disse. Algumas pessoas questionaram a ausência de representação feminina no jogo e alguns responderam dizendo que o artista tem liberdade pra criar o que ele quer, o que não é o sexismo clássico, mas é uma forma "meio" equivocada de pensar no assunto nesse contexto especificamente.
 

allansm

Member
Takillpariu o cemitério que virou o tópico do RDR2. Vocês estão todos vivos? :p

A carta do Moro funcionou como direito de resposta, que é algo bem estabelecido na imprensa. O que é compreensível considerando que o paralelo histórico terminava com o Sérgio Moro sendo queimado numa fogueira. Se você quer ver isso como autoritarismo, tudo bem, eu vejo como uma resposta apropriada a um péssimo exercício de jornalismo.

A fogueira é metafórica. Eu não gostei da comparação, mas é um modo bem óbvio de terminar o texto. E também é óbvio o que o autor imagina que será a "fogueira" do Moro. Conhece a operação Satiagraha?

"A Operação Satiagraha abriu uma verdadeira "caixa de Pandora". Negócios ligados ao nome do banqueiro Daniel Dantas, desde o governo Fernando Henrique até a gestão Lula, foram colocados no centro do debate político de uma hora para outra. O Judiciário está em polvorosa por conta do embate entre a Justiça Federal de primeira instância e o presidente do STF (Gilmar Mendes). É discutida a necessidade de manter ou não o banqueiro preso."

Pra quem não lembra, o Gilmar Mendes acordou de madrugada (!!!) pra dar Habeas Corpus pro Daniel Dantas. O juiz de primeira instância responsável pelo caso mandou prender Dantas novamente, por outra acusação, e o Gilmar mandou soltar mais uma vez. PSDB, PT e a câmara correram pra apoiar Gilmar Mendes e Dantas, o diretor geral da PF foi afastado por ordem do Lula, os delegados envolvidos na operação foram afastados antes mesmo do término da investigação e o juiz responsável pelo caso sofreu processo no CNJ e foi transferido pra outra área e não lida mais com corrupção.

Pra mim é claro que a fogueira é uma referência a um destino como esse.
 
A fogueira é metafórica. Eu não gostei da comparação, mas é um modo bem óbvio de terminar o texto. E também é óbvio o que o autor imagina que será a "fogueira" do Moro. Conhece a operação Satiagraha?

"A Operação Satiagraha abriu uma verdadeira "caixa de Pandora". Negócios ligados ao nome do banqueiro Daniel Dantas, desde o governo Fernando Henrique até a gestão Lula, foram colocados no centro do debate político de uma hora para outra. O Judiciário está em polvorosa por conta do embate entre a Justiça Federal de primeira instância e o presidente do STF (Gilmar Mendes). É discutida a necessidade de manter ou não o banqueiro preso."

Pra quem não lembra, o Gilmar Mendes acordou de madrugada (!!!) pra dar Habeas Corpus pro Daniel Dantas. O juiz de primeira instância responsável pelo caso mandou prender Dantas novamente, por outra acusação, e o Gilmar mandou soltar mais uma vez. PSDB, PT e a câmara correram pra apoiar Gilmar Mendes e Dantas, o diretor geral da PF foi afastado por ordem do Lula, os delegados envolvidos na operação foram afastados antes mesmo do término da investigação e o juiz responsável pelo caso sofreu processo no CNJ e foi transferido pra outra área e não lida mais com corrupção.

Pra mim é claro que a fogueira é uma referência a um destino como esse.

Lógico que qualquer fogueira seria metafórica, mas ainda assim é um recurso linguístico lamentável quando se fala de uma figura pública. Além do mais, autoritarismo seria processar o jornal, bloquear sua publicação, mandar prender o cara que escreveu, algo extremo do tipo. Escrever uma carta porque você não gostou de ir pra uma fogueira metafórica não se enquadra nessa categoria.

E não vamos fingir que qualquer figura pública não se manifestaria num caso semelhante. Eu entendo não gostar do Moro e/ou questionar seus métodos, mas nesse caso eu não concordo porque a imprensa não existe sem o direito de resposta.
 

Platy

Member
Basicamente o que o Massa disse. Algumas pessoas questionaram a ausência de representação feminina no jogo e alguns responderam dizendo que o artista tem liberdade pra criar o que ele quer, o que não é o sexismo clássico, mas é uma forma "meio" equivocada de pensar no assunto nesse contexto especificamente.

Acho bem engraçado como essas pessoas fazem a Rockstar parecer um estudiozinho indie de 5 pessoas xD
Eles fazem pesquisas, tentam reproduzir ambientes realistas e ... nada das mulheres que existiram nessa época ?
A rockstar se baseia muito em filmes para fazer seus jogos ... e os filmes de faroeste eram sim ridiculamente racistas e sexistas. Ai se vc copia isso vc tem q na pior das hipoteses receber criticas relacionadas aos mesmos problemas ué =P
 
Acho bem engraçado como essas pessoas fazem a Rockstar parecer um estudiozinho indie de 5 pessoas xD
Eles fazem pesquisas, tentam reproduzir ambientes realistas e ... nada das mulheres que existiram nessa época ?
A rockstar se baseia muito em filmes para fazer seus jogos ... e os filmes de faroeste eram sim ridiculamente racistas e sexistas. Ai se vc copia isso vc tem q na pior das hipoteses receber criticas relacionadas aos mesmos problemas ué =P

Concordo. Mais ainda, eu acho que o principal problema com essa questão é que analisando bem superficialmente, o artista realmente tem direito de criar o que ele quiser. Porém, todo artista e toda arte existe dentro de um contexto, e o contexto da indústria de videogames é excessivamente não inclusivo. Teoricamente, ter representação de gênero em alguma indústria faz com que pessoas correlacionem melhor e isso talvez leve a um número maior de mulheres (nesse caso específico) entrando na criação dos jogos. A presença ou não de uma mulher numa obra de ficção não é tão importante quanto a presença ou não de uma mulher na criação dessa obra, e é mais provável do segundo vir em números mais consideráveis em decorrência da existência do primeiro. E aí sim você tem uma inclusão de verdade né, homem escrevendo uma personagem feminina não é o ideal, mas sim uma mulher fazendo isso.

Eu entendo que o GAF não seja um ambiente público e que os moderadores podem fazer como eles quiserem e acharem melhor, mas eu acho que nesse caso talvez banir quem estava falando merda não fosse o ideal porque talvez esse seja um caso de desinformação mais do que sexismo. É como eu disse, superficialmente o artista tem essa liberdade que foi defendida. Mas é uma questão mais profunda que eu acho que talvez algumas das pessoas que defenderam essa "liberdade" teriam possivelmente percebido que elas estavam erradas se tivesse sido falado com mais "jeito". E essa é a ideia né? Mais do que excluir do convívio, acho que fazer a pessoa perceber racionalmente por que ela está errada é a meta, ainda mais num caso "cinza" como esse.

Mas é como eu disse eu respeito a decisão de quem fez a varredura lá.
 

NSESN

Member
Eu acho que R* tem o direito de colocar os personagens que quiser, mas eles tem que esperar que isdo receba críticas.
Isso me lembra um pouco da polêmica do Aonuma( ou o Miyamoto não me lembro) e o sexo do link, eu respeito a decisão dele de manter o Link homem, mas ele deveria ter ficado quieto porque qualquer desculpa que ele desse iria deixar a situação pior, que foi o que aconteceu, e no caso a desculpa dada foi muito estúpida.
 

Platy

Member
E ai o Temer foi pra russia e falou pra imprensa que bateu altos papos com o Putin e que ele amou a pec do teto de gastos ....

...mas só foi wishfull thinking do nosso querido Golpeiro que não chegou a fazer um tete a tete com o Putin =P

....e achar q ele considera a opinião do Putin me deixa um pouco com medo =x

Eu acho que R* tem o direito de colocar os personagens que quiser, mas eles tem que esperar que isdo receba críticas.
Isso me lembra um pouco da polêmica do Aonuma( ou o Miyamoto não me lembro) e o sexo do link, eu respeito a decisão dele de manter o Link homem, mas ele deveria ter ficado quieto porque qualquer desculpa que ele desse iria deixar a situação pior, que foi o que aconteceu, e no caso a desculpa dada foi muito estúpida.

O problema do Aonuma e do Miyamoto é que DESDE O COMEÇO ATÉ AGORA o link foi feito pra representar o jogador. E ele é um novo link em praticamente todos os jogos (tirando Link Between Worlds, Majoras e Link's Awakening) .... ai se vc não quer colocar uma fucking Link num MAR de links homens pra representar uma parcela CONSIDERAVEL das pessoas que jogam seu jogo, fica cada vez mais parecendo que a mensagem que você quer passar é que mulheres não devem jogar Zelda. Ai ou vc espera ele ter cojones dizer isso ou você acha que é um idiota por não pensar que essa é a imagem que ele ta passando. E ninguem que faça algo tão foda, bem feito e com tanta preocupação com detalhes tipo um Zelda ou um GTA é idiota
 

Kid Ying

Member
O neogaf é um forum privado né, então eles fazem o que quiserem em relação a banimento. Quem não quiser participar está sempre livre.

Eu pessoalmente não me importo nem nunca me importei com a presença de sexo nenhum em jogo algum porque eu nunca fico "imerso" em jogo nenhum ou me identifico. Eu só jogo videogame como vejo um filme, alheio a tudo, então pra mim o personagem que controlo é totalmente irrelevante.

Como não é o caso pra muitos, entendo rolar uma celeuminha. Apesar de que os produtores do jogo fazem o que quiser. Em Zelda é a mesma coisa. Mas discordo que é como se mandassem mensagem. Conheço muita mulher que gosta de Zelda e elas cagam pra isso de representação.
 

Massa

Member
Eu acho que a questão não é desse ou daquele jogo ou produtor. O problema é que o mundo é diverso, mas a indústria de games não é. Um jogo por si só feito por homens, para homens, não é um problema. O problema é quando é quase só isso que existe. E é um problema da sociedade como um todo, não é culpa dessa ou daquela empresa.

Acho que o caso do RDR2 chama a atenção por 2 motivos: os caras pegaram 7 personagens para colocar na imagem do jogo, e eles parecem todos iguais. Segundo, porque a Rockstar tem um histórico de fazer jogos para o público masculino pré-adolescente e que representa mulheres de um jeito totalmente horrível. Aliás não só mulheres.

Quando a família vem jogar Wii U eu sempre coloco o Mario 3D World e a reação de meninas quando vêem que dá para jogar com a Peach é sempre a mesma, acham fantástico. Eu pessoalmente não ligo para isso, mas eu não sei o que é crescer consumindo mídia sem me ver representado nela. Querendo ou não, caras como eu sempre estão nas coisas que eu assisto.
 

Sblargh

Banned
CvDfnQ4XEAA1JRd.jpg:large

:D
 

Kid Ying

Member
Engraçado que comigo isso foi o oposto, Massa. Cansei de receber minhas priminhas aqui em casa pra jogar jogos como Mário 3d world e etc e elas nunca escolhiam a Peach ou a Rosalina, não se importavam mesmo.

Óbvio que tem gente que se importa, mas também acho que tem gente que não se sente representado por nada. Eu nunca me senti representado em um filme porque um cara tem pau. Jogo menos ainda, no geral é uma realidade tão diferente que eu não sinto sequer conexão alguma.

Ah, eu sim escolhia a Peach porque ela flutuava. Melhor habilidade do jogo.
 

Apzu

Member
Essa questão da representatividade é importante, eu também nunca tive uma imersão grande nos jogos e nunca me importei muito com quem/como era o protagonista, mas acho importante que tenha sim todo tipo de personagem principal e não só um homem branco se passando como avatar global. Acho que todos aqui conseguem lembrar de algum momento em que algum amigo não quis jogar com um personagem feminino e isso é besteira. Eu lembro que em jogos de luta por exemplo eu era um dos poucos que escolhia personagens femininos, como a Nina no Tekken ou a Morrigan no Marvel vs. Capcom e jogo de luta é um dos que o personagem menos importa para imersão IMO.

E é de certa forma como o Massa falou, o maior problema não é que o jogo só tenha homens, mas que isso é de certa forma um padrão da indústria. As reclamações seriam menores se os jogos de forma geral fossem mais diversos. A meu ver as reclamações que fizeram do FFXV ter só homens são válidas, mas a franquia tem uma certa diversidade que até dá uma margem para absorver melhor essas reclamações.


Mudando um pouco de assunto, vocês estão acompanhando essas notícias recentes sobre reforma política? O que pensam da lista fechada? Eu pessoalmente não sou muito fã de deixar os partidos escolherem a ordem das pessoas eleitas, porque tenho certeza que os nomes de sempre vão ficar no topo barrando uma renovação da classe política, mas de certa forma acho que é um passo importante para fortalecer o voto em legenda em detrimento do voto pessoal que temos hoje. Já vi até relato que as igrejas não gostam muito de lista fechada, porque assim fica mais difícil de influenciar os fiéis a votarem no pastor X, o que me fez ficar com receio de que com a lista fechada elas possam decidir fazer algum dos nossos partidos virar o representante dos evangélicos e aí teríamos nosso próprio partido republicano.


E saindo um pouco da política, li hoje uma matéria no El Pais que achei muito divertida:

La telenovela brasileña que predijo la presidencia de Hillary Clinton en 1998

Basicamente fizeram uma matéria sobre uma conversa entre dois personagens da novela Por Amor, em que a mulher menciona que a Hillary Clinton defendia o Bill Clinton naquela época por ter ambições políticas maiores e que ainda iria virar a primeira mulher eleita presidente nos EUA. Ou seja, agora as novelas da Globo também servem como oráculo.
 

NSESN

Member
Gente faz quanto tempo que o Cunha aceitou o pedido de Impeachment? Porque tanta coisa já rolou que parece que foram anos quase
 

Platy

Member
Gente faz quanto tempo que o Cunha aceitou o pedido de Impeachment? Porque tanta coisa já rolou que parece que foram anos quase

Foi em 2 de dezembro de 2015

11 meses

Aham, o Moro prendeu o Cunha porque era peixe-morte e queria se fazer de apartidário. Faz total sentido essa narrativa.

Relaxa ... vai chegar nas outras pessoas a lava jato ... mas só vai atrapalhar as votações

Segundo a Folha apurou, a expectativa do Palácio do Planalto é que o acordo da Operação Lava Jato com a construtora possa ser homologado entre dezembro e janeiro do ano que vem.

O receio é que o conteúdo da delação premiada venha a atingir o núcleo duro do Palácio do Planalto e até aliados de peso no Poder Legislativo, o que geraria turbulências nesta reta final de ano e prejudicaria votações de interesse do presidente.

[...]

O ideal, segundo um auxiliar de Temer, é que tudo esteja concluído antes da homologação da delação da Odebrecht. A avaliação é que ela irá criar turbulências e já gera certa apreensão, porque ninguém sabe ao certo o estrago que será causado no mundo da política.

O Palácio do Planalto não acredita que o conteúdo possa atingir diretamente o presidente Michel Temer, com a hipótese apenas de citações laterais, mas há o receio de que envolva diretamente pelo menos três ministros e aliados importantes do governo no PSDB, PMDB e DEM.

Detalhe que o Serra e o Temer são citados LOUCAMENTE nisso
 

Platy

Member
Sabe o que eles tem que o Cunha não tem mais? Foro privilegiado. Enquanto ele tinha, também não era preso...

Mais um motivo pra mandar eles pra julgamento o quanto antes

edit : pq afinal, não era vcs q falavam que o foro privilegiado ia salvar o Lula ? se eles salvam o lula então devem botar pra fuder o Serra e o Temer =P
 

Apzu

Member
Finalmente prenderam o Cunha, ele durou até que muito tempo fora da cadeia depois que perdeu o foro privilegiado.

Mais um motivo pra mandar eles pra julgamento o quanto antes

edit : pq afinal, não era vcs q falavam que o foro privilegiado ia salvar o Lula ? se eles salvam o lula então devem botar pra fuder o Serra e o Temer =P
Não entendi essa lógica. O foro privilegiado salva todos os políticos. O STF é uma lesma para julgar esse tipo de assunto e é bastante politizado quando julga, porque afinal de contas todos chegaram ali por indicação política independente de qual lado tenham vindo.

Acho que o julgamento mais rápido para pegar o Temer vai ser o do TSE sobre as contas da eleição, mas mesmo assim deve demorar pra ir pra frente ¬¬
 

Apzu

Member
Ai fudeu pq ja tão falando em julgar as contas separadas (?!) e que não vai ser esse ano
Que não ia ser esse ano já estava na cara, até parece que iam deixar a gente ter outra eleição para escolher o presidente, sendo que podem escolher um indiretamente se o Temer for afastado ano que vem. Essa possibilidade de julgar separado é aquele tipo de noticia meio pendulo, uma hora diz que vai separar, na outra diz que não dá. Eu pessoalmente não entendo como raios se separaria a campanha do candidato e do vice, não é como se elegêssemos os dois separadamente como se fazia antigamente. Se um dos dois fez algo de ilegal e que acabou favorecendo a eleição da chapa, os dois devem ser punidos, caso contrário daqui pra frente os candidatos vão ir atrás de candidatos a vice que estejam dispostos a fazer qualquer coisa.
 

Tiu Neo

Member
edit : pq afinal, não era vcs q falavam que o foro privilegiado ia salvar o Lula ? se eles salvam o lula então devem botar pra fuder o Serra e o Temer =P

Por que na real não são simplesmente dois timinhos que brigam entre si pelo poder, todos comemtem esses crimes e a merda que espirra pro lado também espirra pro outro.
 
Top Bottom