Talvez se gente que nem você e esses 8 (e nem fudendo só tinham 8 pessoas envolvidas) não defendessem atos de vandalismo essas outras pessoas não levariam bomba na cara
Sério, defender depredação de qualquer forma é uma lógica tão asinina que eu não consigo nem começar a processar direito. Defender o "direito" da pessoa manifestar fisicamente algo que é da esfera ideológica é que nem defender o "direito" de uma pessoa mais forte do que você te dar um soco na cara só porque você discorda dela. Não faz muito sentido.
Mas aí a coisa desconversa porque é mais fácil botar a culpa na polícia. A polícia é truculenta. A polícia é malvada. A polícia é isso ou aquilo, os verdadeiros heróis são esses porras que precisam quebrar algo como forma de expressão. Foda-se o sistema! A polícia está bem, bem longe de ser perfeita e não há como negar a corrupção latente de parte de seus profissionais, mas enquanto a gente digita isso algum policial perto de você está arriscando a vida pra fazer o trabalho dele. Pode parecer brega, mas é algo que de fato está acontecendo. O que os manifestantes estão fazendo enquanto isso? Shitposteando no Facebook no máximo.
Os manifestantes estão levando porrada, sendo presos, humilhados, chutados, respirando gás lacrimogênio e fazendo tudo isso sem nem receber salário (o lanche de mortadela não conta), por crença mesmo de que esse é o melhor pro país. E aí você parte pra uma retórica que estamos a condenar todo e cada policial que está aí lutando contra crimes muitos legítimos e que precisam ser combatidos. Não é, claro que não é, mas um dos maiores perigos pra nós cidadãos é que a gente perca controle da polícia, que por causa da natureza perigosa e necessária do seu trabalho, que a gente faça pouco caso dos abusos e dos excessos porque quando a gente fala em abuso e excesso da polícia, estamos falando sobre a integridade física das pessoas. Polícia tem o poder e a capacidade de assassinar, se a gente não controla esse poder, como é que falamos em democracia ou direito?
O argumento que você faz é exatamente o mesmo que o meu, que apoiar a violência é apoiar que alguém te dê um soco na cara por discordar de você. Entende como o assunto é complicado e como ele pode ser visto como uma mera e rasteira briga por poder? Vence quem dá o primeiro tiro que se dane noções de justiça e civilização?
Tem que ser diferente e o "nosso" lado (o lado do poder oficial e que emana do povo) deve ser mais moral e mais correto do que as gangues, seja de traficante, seja de sindicalista, senão, de novo, é só uma briga de quem dá mais tiro.
Vale lembrar que muitas das escolas ocupadas foram ocupadas justamente por que elas iam ser FECHADAS por causa dos cortes de verba da educação.
Ou seja, elas foram ocupadas pq se não fossem elas iam ser ocupadas pelo governo e transformadas em random shopping e as crianças iam continuar não tendo aula
Nunca ouvi nada disso. Tem fontes ou é só projeção imaginária de que numa eventual aprovação da PEC é isso que ocorreria?
Eu sei que as ocupações em SP foram mais ou menos nessa (e as escolas aqui não iriam ser fechadas, os alunos seriam remanejados de lá pra cá pra separar os mais velhos dos mais novos ou algo assim); mas essas novas ocupações nunca vi ninguém dizendo que tem a ver com fechamento de escola.