Eu quero
O rolo do STF ter autorizado aborto até 3 meses de gestação em um processo.
"Feto é gente" tira a discussão de seres humanos tem controle do seu próprio corpo para "aborto é assasinato e liberar todo mundo vai fazer", o que é errado em TODOS os casos de paises que liberaram aborto, já q medidas abortivas são geralmente seguidas por medidas de educação sexual então paises que liberam aborto costumam ter MENOS abortos que paises que botam isso pra baixo do pano e nem querem saber de educação social e autonomia corporal. Autonomia corporal essa que garante que não podem encostar no seu corpo se vc não deixar, mesmo se for pra fazer um simples transplante de sangue q não dói nada mesmo se for o unico jeito de salvar a vida de um ser humano adulto.
Sem contar o fato de quem é bem discutivel do ponto medico/biologico em qual momento ele deixa de ser um amontoado de celulas pra virar um ser vivo
Ah sim, a treta do STF em relação ao aborto. Entendi o contexto agora.
Bom... na minha experiência, durante o curso de medicina e residência médica, nunca percebi qualquer tipo de dúvida em relação à definição de "feto" como algo diferente de um ser humano em desenvolvimento. Inclusive, em termos embriológicos, "feto" refere-se ao ser em desenvolvimento da nona semana de gestação até o parto. Antes disso, temos o embrião, que é um ser humano em desenvolvimento em seus estágios iniciais, e não apenas "um amontoado de células". Aliás, antes mesmo de ser "um amontoado de células", existe uma única célula primordial, chamada de zigoto, que se forma através do processo da fecundação. O zigoto possui material genético próprio, é um ser singular e - por definição da literatura médica - é o início de um novo ser humano. Portanto, até onde eu sei pelo menos, está bem claro o momento em que o ser humano é "formado".
Agora, isso foi o que eu aprendi. Portanto, pode ser que haja outras evidências científicas, contrárias ao que expus acima, mas que eu não conheça. Não tenho problemas em admitir meus erros, em face de evidências contundentes.
Dito isso tudo aí, eu concordo com o restante do seu post. Quero dizer, concordo com
quase todo o resto do seu post. O que eu discordo, é que não há qualquer tipo de contradição em ser a favor da descriminalização do aborto, e saber que o zigoto/embrião/feto - seja lá qual for o estágio embrionário - é um ser humano. Portanto, saber que "feto é gente" não diminui a autonomia da mulher, e não pode ser usado como argumento contrário à descriminalização do aborto. Agora, é claro que vai ter gente pseudomoralista, que vai tentar usar esse conhecimento científico para acusar aqueles favoráveis à descriminalização, de assassinato. Mas, na verdade, estas pessoas estão defendendo seus próprios interesses e ideologias. E assim caminha a humanidade, não há nenhuma surpresa aqui.
E digo mais: aborto é um
problema de saúde pública. Ele simplesmente acontece... e, infelizmente, de forma extremamente banal. Principalmente na população de baixa renda, que depende do SUS. Durante minha prática clínica, nunca vi um único caso de consequência jurídica para uma mulher que tenha provocado aborto. E também não me recordo de gestante que tenha negado aborto, mesmo com indicação médica clara, devido à lei. Já vi recusa por diversos motivos, mas devido à lei... nunca.
Mas sabe qual é o verdadeiro problema que essa lei que criminaliza a maioria dos abortos provocados causa? Não é uma ameaça apenas ao direito das mulheres; é uma ameaça à
saúde delas, e da sua futura prole. Na
prática, o único efeito desta lei, é
impedir que mulheres pobres tenham acesso à assistência médica (para reduzir os riscos e sequelas do aborto) através do SUS. A dondoca aborta em clínica privada, com ou sem lei. Já a pé-rapada que não tem assistência do SUS
por causa da lei, coloca a saúde em risco.
Sabe, nós temos que ter muito cuidado para não perder nosso julgamento crítico, e chegar ao ponto de ignorar evidências científicas, simplesmente porque elas podem representar algum tipo de "ameaça" às nossas ideologias.
Está falando besteira. Não quero discutir isso aqui.
"Concordar em discordar" e tal.
Peço desculpas, então. A afirmação no post anterior me pareceu estranha, e a pergunta que fiz foi honesta. Apenas isso. Também não tenho interesse em "discutir", apenas em conversar.