Coriolanus
Banned
Eu ainda to tentando entender daonde tiraram a idéia que um acessório persa é de propriedade da cultura negra.
Eu ainda to tentando entender daonde tiraram a idéia que um acessório persa é de propriedade da cultura negra.
Não, nào é. É usado no norte da africa há milenios. Norte. Sabe, perto de onde ficava a Pérsia. Adicionalmente, ser usado não significa que teve origem nela. A palavra turbante é aliteração de origem persa.Ele é usado na africa inteira a milenios
The Bantu-speaking people of southern Africa are believed to have migrated into the region roughly 2,000 years ago from western and central Africa. Their iron-age weaponry and pastoralist way of life enabled them to dominate and displace the original inhabitants of the region, the stone-age hunter-foragers collectively known as the Khoisan.
pouco importa como foi introduzido, se querem clamar como sua propriedade cultural, cabe a eles provarem que deram origem ao adereço. Até que tal prova seja apresentada, segue-se o hitchenismo: "aquilo que é afirmado sem evidência pode ser desconsiderado sem evidência".O persa não fui trazido acorrentado pro Brasil. No nosso contexto, o turbante é herança africana. Também por isso é usado como símbolo de afirmação por parte dos negros na década de 70 em diante.
Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra.
Pessoas negras tb tem cancer e ninguem deveria falar nada se elas usarem turbante.
Você não respondeu minha pergunta, pelo jeito nem entendeu. Se as pessoas com câncer se sentirem ofendidas pelo comportamento agressivo das mulheres negras nesse caso, elas (as pessoas com câncer) tem razão de causarem um bafafá semelhante a esse?
Eu gosto muito de todo mundo falando "comportamento agressivo das mulheres negras" sendo que em nenhum momento eu li qualquer coisa que não seja um "ou, vc poderia tirar o turbante ?" mas blz.
Se as pessoas com cancer acharem que isso foi um ataque a todas as pessoas com cancer elas tem todo o direito de se sentirem ofendidas sim
Duas pessoas que você não conhece chegando em cima de você e falando "tira isso que você tá usando" não é um comportamento agressivo?
Bom, então nós estabelecemos que elas tem direito de se sentirem ofendidas, as pessoas que tem ou tiveram câncer. Nós também estabelecemos anteriormente que se alguém se sentir ofendido por algo que você fizer, você tem que pedir desculpas. E seu argumento parece ser centrado em torno da menina não ter pedido desculpas. As mulheres negras da história pediram desculpas? Ou quem acha que elas tem razão, essas pessoas pediram desculpas? Elas não deveriam?
pouco importa como foi introduzido, se querem clamar como sua propriedade cultural, cabe a eles provarem que deram origem ao adereço. Até que tal prova seja apresentada, segue-se o hitchenismo: "aquilo que é afirmado sem evidência pode ser desconsiderado sem evidência".
"ah mas a gente que trouxe pra cá (com o nome persa, curiosamente)" nada mais é que um argumento que, se eu apropriei primeiro, ta valeno.
Vc acha que as pessoas negras deviam pedir desculpas pq elas ofenderam todas as pessoas com cancer ao pedir que a moça tirasse o turbante ?
Seguindo a sua lógica, sim! Eu editei meu post com um exemplo mais claro. Se a menina está errada por não ter pedido desculpas, ela não deveria ter recebido um pedido de desculpas também? Ela não é uma menina branca normal, ela não é a imagem da opressora, ela é uma menina doente, o que faz dela uma minoria também.
Mas NADA DISSO TEM NADA A VER COM O FATO DELA ESTAR DOENTE
Estar com cancer não fez ela usar o turbante, o que fez ela usar o turbante é ela querer. Ela podia ter escolhido UM QUINTILHÃO de outras opções, o mais comum é o lencinho classico. Existem VARIAS pessoas com cancer no brasil e vc NUNCA vê as pessoas de turbante.
Nessa historia ela esta como pessoa branca usando adereço da cultura negra e SÓ.
Ninguem reclamou que PESSOAS COM CANCER não podem usar turbante, a reclamação é que pessoas brancas que provavelmente não manjam da bagagem cultural que isso representa fica meio bosta usar turbante.
A Cláudia Raia, a Mariana Ximenes e a Patrícia Pillar não tem cancer e receberam o mesmo tratamento.
Eu JURO que se fosse uma pessoa com cancer recebendo tratamento bosta por ter cancer eu seria a primeira pessoa a reclamar.
Mas nesse caso o cancer tem tanto a ver quanto o gosto favorito de musica da pessoa.
...ou até menos pq ela pode ser aquelas pessoas que dizem que gostam de "musica de preto" tipo minha tia =|
É bem isso.O persa não fui trazido acorrentado pro Brasil. No nosso contexto, o turbante é herança africana. Também por isso é usado como símbolo de afirmação por parte dos negros na década de 70 em diante.
É válido criticar a moda, acho, turbante, tal qual a moda se apropriou nos dias atuais, é ao mesmo tempo símbolo de ancestralidade africana quanto de luta contemporânea por direitos civis. É algo que faz completo sentido de ser associado à cultura negra portanto e que justifica a crítica cultural.
Se esse fosse o assunto, eu ia estar feliz da vida, mas o assunto é se é válido ou não assediar moralmente mulher no trem por causa da combinação entre roupa e cor de pele.
Redskins é apropriação cultural. Isso aí é picuínha, pelamor.
em nenhum lugar do texto fala quando os bantus começaram a usar turbantes. Ao passo que a pagina da wikipedia a respeito de turbantes, que eu tenho certeza que tu leu antes de garimpar no google algum exemplo pra tentar construir teu argumento...
pouco importa como foi introduzido, se querem clamar como sua propriedade cultural, cabe a eles provarem que deram origem ao adereço. Até que tal prova seja apresentada, segue-se o hitchenismo: "aquilo que é afirmado sem evidência pode ser desconsiderado sem evidência".
"ah mas a gente que trouxe pra cá (com o nome persa, curiosamente)" nada mais é que um argumento que, se eu apropriei primeiro, ta valeno.
Por isso que o debate aqui realmente não é sobre o africano, mas sobre o seu descendente em contexto de imigração forçada por meio da violência do mercado escravo, que foi um ato de violência de tamanha proporção que ainda é a marca que a une essa gente, mais do que a geografia em si.
E, claro, nada disso tem a ver com psicopata tendo sentimentos magoados porque "turbante é meu e não pode ser seu, pois minha cor de pele" e exigindo pedindo de desculpas.
Redskins é um caso interessante porque fizeram uma pesquisa com descendentes de indígenas e tipo 9 entre 10 não se importavam com o nome.
Se fizessem uma pesquisa dessas no Brasil com a comunidade negra e perguntasse se brancos podem usar turbante, qual seria a porcentagem que vocês acham que diria que "não"? 20%? 30% no máximo.
Se as pessoas entendem pq esse 1 em 10 fica p da vida, pq não entendem 2 ou 3 em 10 ?
As vezes a minoria ta feliz e ela deixa passar os "vc não trouxe o controle, sua bixa ?" e as vezes ela teve um dia bosta e essas pequenas agressões são a gota d'água que faltava pro copo transbordar.
Mas as vezes pedir empatia com um copo que transbordou é dificil né ?
Essa coisa de apropriação cultural não faz sentido pra mim, sinto muito kkkk pra mim é mais uma dessas contradições da esquerda. É uma pena, pois o conservadorismo cresce exponencialmente e a esquerda continua presa no seu mundo imaginário.
Alguém aí conhece um lugar bom pra comprar peças de PC. Faz já muito tempo que montei um e acho que preciso montar um novo.
Pelo que ando vendo parece que o que vai mais em conta é o Kabum. Talvez eu também dê uma passada na Santa Efigênia pra pesquisar.
Essa coisa de apropriação cultural não faz sentido pra mim, sinto muito kkkk pra mim é mais uma dessas contradições da esquerda. É uma pena, pois o conservadorismo cresce exponencialmente e a esquerda continua presa no seu mundo imaginário.
Exatamente como eu penso disso. A única coisa boa é que o pensamento da esquerda está condenado. Hoje eu vi alguém no meu facebook dizendo que quem acha que branco pode usar turbante está APOIANDO A ESCRAVIDÃO. Por isso o conservadorismo está sendo abraçado e esse tipo de maluquice está sendo rejeitado, porque todo mundo está cansado de ouvir que apoia a escravidão ou coisas do gênero.
Alguém aí conhece um lugar bom pra comprar peças de PC. Faz já muito tempo que montei um e acho que preciso montar um novo.
Pelo que ando vendo parece que o que vai mais em conta é o Kabum. Talvez eu também dê uma passada na Santa Efigênia pra pesquisar.
Se é uma coisa boa que "o pensamento de esquerda está condenado", então você deveria estar comemorando o aumento do conservadorismo, que é o se opõe a esse pensamento na maior parte das vezes.
Esse tipo de comparação insana não é mainstream na esquerda e você não vai ver candidato a presidente ou senador de esquerda dizendo "votem em mim, pois usar turbante é análogo à escravidão". No máximo um deputado insano de nicho especificamente querendo voto dessas poucas pessoas.
Se você não gosta do pensamento progressista, então não gosta, mas não usa o excesso como desculpa para abraçar o conservadorismo porque isso também não condiz com a realidade.
Por que eu deveria estar comemorando uma reação extrema a um problema real? Eu fico sim muito feliz com essa perspectiva de que essa visão da esquerda progressista tem na minha singela opinião prazo de validade, mas eu não vejo essa dicotomia que me forçaria a celebrar um "outro lado". Pra ser perfeitamente sincero, eu acho que a esquerda progressista é tão ruim quanto a visão popular sobre o conservadorismo, o ideal seria alguma mistura não atualmente existente entre os dois. E essa mistura fica ainda mais utópica quando a gente segue vendo os dois lados como grandes ideologias incompatíveis ao invés de analisar cada caso isolado através de uma ótica isolada.
Mas não é isso que nós fazemos. Se você não concorda em tudo com o "seu lado", você só vai conseguir gente te chamando de ignorante e um destino de ostracismo no seu círculo social te aguarda.
Pra mim, quando você diz que ainda bem que a esquerda progressista está condenada, você está dizendo que ainda bem que essas mães que se reúnem para protestar contra a violência policial estão condenadas ou que ainda bem que a defesa dos povos indígenas contra grileiros e um congresso decidido a, pela primeira vez desde 88, um congresso que tenta diminuir o tamanho do território indígena para satisfazer latifundiários.
Porque na prática quem faz as leis é mais moderado do que reza o marketing da polarização.
A "esquerda progressista", na prática, já é essa mistura que você busca e no atual congresso/senado, ela é tão minoria que é basicamente ignorada. Movimentos sociais do tipo Mães de Maio (formado por mães de pessoas mortas pela violência policial) ou a pastoral carcerária (parte da igreja católica dedicada aos direitos humanos dos presidiários) e outros fazem o mesmo trabalho que sempre fizeram.
Pra mim, quando você diz que ainda bem que a esquerda progressista está condenada, você está dizendo que ainda bem que essas mães que se reúnem para protestar contra a violência policial estão condenadas ou que ainda bem que a defesa dos povos indígenas contra grileiros e um congresso decidido a, pela primeira vez desde 88, um congresso que tenta diminuir o tamanho do território indígena para satisfazer latifundiários.
Essas causas e essas ONGs não podem "estar condenadas" numa generalização do tipo "a esquerda progressista inteira é um bando de gente doida correndo atrás de meninas com câncer no trem"
A defesa dos valores humanos é universal. Não há subordinação às ideologias políticas.
A "esquerda" não é a vanguarda dos direitos humanos, da mesma forma que sua derrocada não serve como argumento para criticar a defesa destes valores.
Se as pessoas tivessem essa compreensão, a parte em bold no seu post não aconteceria.
Se fosse o caso, a gente teria parlamentar atropelando uns aos outros buscando quem é o primeiro a aprovar indenização para o Estado que comete abuso contra os presos. Ao invés disso temos um novo ministro no supremo que ignora a pergunta.
Serra renunciando parece o Miyazaki se aposentando.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/...temer-carta-de-renuncia.shtml?cmpid=facefolha
Ele ainda vai continuar sendo senador, então continua com foro privilegiado.Que surpresa o Serra não terminar um mandato
Quer dizer que agora um dos top 5 mais citados na lava jato não é mais foro privilegiado ? =D
Ou porque só estava lá pra terminar de vender o pré-sal.
É só pensar como tanta coisa é "de negro" (como blues, por exemplo), mas muitas vezes só estoura quando cai nas mãos de um branco (Elvis Presley, por exemplo).
Enquanto a coisa é "de negro", a sociedade rejeita; quando conseguem colocar um branco pra fazer exatamente igual, se torna algo aceitável.
O fenômeno não é imaginário e acho que nem difícil ver o que acontece.
Ele só não pode ser confundido com uma pessoa A rouba cultura de pessoa B agora pessoa A é uma criminosa que deveria ser humilhada em público e pedir perdão.
Mas o oposto, também, se você se recusa a ver como as coisas só fazem sucesso e só são aceitas depois que deixam de ser "de negro", então você está de propósito não olhando pra realidade.