Pra ser honesto, o melhor mesmo seria confiscar os bens dessa galera, caçar os direitos políticos, coisa e tal. Um corpo a mais ou a menos em presídio só serve pra gente rir da desgraça alheia mesmo.
E claro, se a ideia é um país mais honesto, que a coisa seja feita seguindo a lei à risca.
Dito isso, o Brasil é um lugar complicado. A lei inexista pra pobre, porcentagens enormes de pessoas trancafiadas em condições desumanas ou por meio da palavra sem prova de um PM ou por meio de arbitrariedade de juiz mesmo. Isso quando o "esperando julgamento" não dura uma vida inteira. Quase nenhum político quer mexer nesse vespeiro, à esquerda ou à direita, todo mundo fingindo que nada acontece.
Aí quando o Lula é preso, todo mundo vira guardião supremo da constituição que foi dada a nós pelos anjos do céu. É um país que em que com todo mundo olhando os caras ainda tentam na madrugada modificar a legislação pra nenhum outro motivo válido senão favorecer eles próprios em projetos sem autoria. Coisa de gente corrupta sendo corrupta na nossa cara.
Se a lava-jato, com todos os seus problemas, está mexendo ao menos nesse vespeiro de política como negociação entre elites sobre como leiloar o país, é muito difícil ser contra. Digo, é fácil do ponto de vista legal, mas é difícil do ponto de vista até ético eu diria. A lei (ou sua ausência) sempre foi a expressão de conflitos entre poderes desiguais; pedir equidade pra um tipo de gente que enriquece (e muito além dos padrões do país) do roubo e da destruição da coisa pública soa como branco reclamando de cotas (digo isso ciente das fraquezas da analogia).
Quantas vezes vivendo como ente fodido e sem esperança nesse país a corda vai quebrar só pra um lado? Quantas vezes a justiça é meramente aquilo usado contra você pra te punir pelo crime de não ter nascido em berço de ouro? Esse país não tem justiça vinda do Estado, não tem justiça vinda do mercado (já que os leilões acima garantem uma divisão entre "aqueles que são amigos de político" e o resto de nós), não tem justiça da imprensa que trata o Temer como melhor amigo da vida deles, não tem justiça dos sindicatos que é um grupo de comadres, etc e tal. Deixa não ter justiça pra essa gente que ninguém pode discordar é um mal pra nação? Eu sei que é um modo autoritário e perigoso de pensar, mas como você me apaga esse sentimento de que pela primeira vez na vida, como alguém disse aí, dá pra ter esperança no futuro desse país?